Ilustríssima > Obra de Hannah Arendt é a mais profunda sobre liberdade política, diz professor Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Faço minhas as palavras de Humberto Eco: Na ocasião, quando recebeu o tÃtulo de doutor honoris causa em comunicação e cultura na Universidade de Turim (Itália), o escritor e filosofo italiano discursou dizendo que as redes sociais haviam dado voz a uma "Legião de imbecis", antes restrita a "um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade"
A maré da opinião pública é muito forte, e um pensamento discordante aparece como uma falha. No caso da integração racial nos EUA, um autor que li recentemente, o Thomas Sowell tem a mesma opinião da Arendt, pelo menos quanto a um efeito colateral. Segundo ele, havia instituições de qualidade para negros que se degradaram com a integração forçada. Antes podiam selecionar alunos, depois não mais.
Arendt critica Marx. Diz que ausência de estado seria um terror. Mas admiro as sociedades indÃgenas aqui do Brasil que são sociedades não estatais.
Intelectualidade é sinônimo de complicabilidade. Nem existe a liberdade natural de Rousseau e Locke visto que o recém nascido depende de adultos, nem existe liberdade polÃtica se a humanidade está fadada a dar vida mansa e suntuosos palácios a falsos lÃderes, Bezos e Hangs do mundo.
Sensacional, senhor@s! Esse livro deve ser excelente. Fiquei com a boca cheia d'água, eu que li uma merreca da arendt já faz décadas, acho que vou me divertir. Grato pelo trabalho e por essa entrevista!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Obra de Hannah Arendt é a mais profunda sobre liberdade política, diz professor Voltar
Comente este texto