Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gabriel Santos

    Parabéns ao povo chileno que não caiu na cilada da esquerda!A Argentina não conseguiu resistir as mentiras do socialismo, e afunda cada vez mais!Avante Chile!O Brasileiro também resistirá aos vendidos que tentam voltar ao poder, é Bolsonaro deverá ser reeleito para o progresso da nossa nação!

    Responda
    1. Ana Monteiro

      Tá atrasado, Gabriel, o seu ultradireitista tosco perdeu, só falta o brazil se livrar desse lixo extrema direita assassino.

  2. Maria Irene de Freitas

    Por pouco nós estaríamos sujeitos aos imensos protestos que se seguiram depois de deixamos Santiago, mas por vezes encontramos essas manifestações populares contra o governo. Todos com quem conversávamos nos diziam que tudo no Chile era privatizado, e custava muito caro. Vários aposentados trabalhando como motoristas de aplicativos para conseguir pagar as contas mensais. Nos sentíamos um pouco melhor por ainda no Brasil não ter tantos problemas, mas foi uma ilusão temporária. Olha nós aqui agora

    Responda
  3. Maria Irene de Freitas

    Estive no Chile em julho de dois mil e dezenove e já havia muitos protestos todos os dias, e nós até fomos impactados com alguns ao caminhar nas ruas principais. Jatos de água, bombas e todo o aparato q a repressão policial podia usar. Por pouco não fomos atingidos. Todos os taxistas q pegamos, todos aderindo ao trabalho alternativo porque suas aposentadoria não cobriam os gastos mensais. Um caso assustador foi um motorista, ex reitor de uma universidade, acusado falsamente e perdeu o emprego.

    Responda
  4. Jose Roberto X de Oliveira

    Maim um vez a Direita fascistóide engana o eleitor. O crime arrefece quando as pessoas não precisam se aliar/entregar a a ele para sobreviver, ou seja, a pessoa tem oportunidade de estudar mesmo sendo pobre. No Chile a educação superior é privada e o povão mesmo querendo não consegue. Aqui o rico estuda muito em boas escolas particulares mas na hora da faculdade a maioria vai para ensino superior público. O objetivo de alcançar aguma situação menos desigual e termos todos em ensino público

    Responda
  5. JOAQUIM LUIS FRANCO

    Desde quando "ordem para alcançar o progresso" é um tema sensível a "todos" os segmentos sociais? Isso é coisa de militarismo, que se nutriu do positivismo. Afinal de contas, que espécie de "ordem" é essa, pois a que temos aqui, por exemplo, nunca encheu a barriga de ninguém, exceto a dos de sempre. O fascismo e até mesmo o totalitarismo pseudo-socialista também utilizaram esse pretexto, para oprimir e reprimir os seus opositores.

    Responda
  6. Henrique Nascimento

    Enquanto a esquerda vive no mundo da fantasia comendo seu caviar, a direita é realista e sabe o que o pobre sente no dia a dia.

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    pobre gosta de luxo - vejam os supermercados da fé neopentecostais !

    Responda
  8. Ivanildo Tomé

    O Chile, que já foi a nação economicamente mais estável e saudável da America Latina, e a única a ser admitida na ocde. Porém, os conflitos inmcentivados e estimulados pela esquerda tiveram um impacto corrosivo e deletério na econmia chilena. A esquerda permitiu que o crime atingisse proporções epidêmicas no Chile, um pais cujo indice de criminalidade sem foi muito baixo.

    Responda
    1. Ivanildo Tomé

      Então, esse foi o mundo real do Ivanildo e dos manifestantes reivindicando seus direitos pacificamente. E tudo isso foi sim incentivado por partidos de esquerda, por associações de esquerda. Santiago inteira soube de onde partiu isso; Alguns cidadãos que nada tinhama ver, foram pegos no fogo cruzado. Eu poderia estar na rua e sabe-se lá o que poderia ter acoentecido, eu dei sorte de estar na hora errada, mas no lugar certo. E agora, a população, a maior parte da população está dando o troco.

    2. Ivanildo Tomé

      ... da destruição total nas mãos de vandalos, depredadores, ladrões, reagiram como puderam. Eram milhares de pessoas, e se os policiais não reagissem com extrema força, seriam fácil e terrívelmente massacrados. Eu vi, eu estava lá a poucos metros. Tratava-se de uma horda enfurecida, disposta a roubar, destruir e matar. Eu só sai do consultorio seis horas depois.

    3. Ivanildo Tomé

      A destruição por toda a cidade foi imensa, um prejuizo incálculável. Quando vários pelotoes de policiais chegaram, os manifestantes não se intimidaram e começaram a atacar os policias com todas as coisas imagináveis, e os poliiciais evidentemente incumbidos de proteger o patrimonio publico e privado....

    4. Ivanildo Tomé

      Bem na frente do prédio onde eu estava, havia uma loja de jeans e roupas para jovens sofisticada. Os encapuzados destruiram as proteções das vitrines, entraram na loja e sairam carregando mercadorias e mais mercadorias, caixas e mais caixas de mercadorias. E no processo, incendiaram a loja. O que mais me chocou foi ver um vigia de alguma loja, que pelo quepe foi (ou não) confundido como policial e esses encapuzados atearam fogo naquele senhor, a uns cinquenta metros de onde eu estava.

    5. Ivanildo Tomé

      Começando pelo fim. No dia dezooito de outubro de dezienove eu estava no consultório do meu dentista, no centro de Santiago, quando a coisa pegou fogo. O que era de inicio um protesto meio pacifico de estudantes contra o aumento das passagens de metrô se transformou numa zona de guerra com um monte de estações incendiadas (não vi quem incendiou.) Mas da minha posição, eu podia ver o comercio da rua sendo destruido por dezenas de encapuzados.

    6. JOAQUIM LUIS FRANCO

      O Ivanildo não vive no mundo real. No mundo dele, quem "colocar em risco a vida e a integridade física dos indivíduos" deve ser preso. Talvez ele não saiba que "Mais de 360 chilenos começaram o ano de 2019 com lesões oculares devido à repressão policial", segundo matéria do site "Brasil de Fato", de 03/01/2020. Não tenho conhecimento de algum policial de lá ter sido preso por ter causado dano à integridade física daqueles indivíduos, para ficar só nesse caso específico.

    7. JOAQUIM LUIS FRANCO

      É muita estupidez achar que, num momento a economia do país vai bem, às mil maravilhas, e de uma hora para outra aparecem "conflitos incentivados e estimulados pela esquerda", que provocam "um impacto corrosivo e deletério na economia chilena". Sem aprofundar, mas onde é que está a solidez de uma economia que não pode aceitar reivindicações?

    8. Expedito Santana de Souza

      Cada ideologia criando um problema. Para direita, basta o país está bem, pouco importa como está o povo. Já a esquerda parece viver no mundo da fantasia, pouco importando a realidade do povo.

    9. Ivanildo Tomé

      Mas existem pessoas, especialmente de esquerda, que acreditam que para haver justiça social antes deve haver o caos social que leve a uma revolução. E isso, além de um anacronismo, é contra as convições mais basilares do povo chileno.

    10. Ivanildo Tomé

      No meu mundo, não há prisões de direitistas ou esquerdistas apenas pelas respectivas convicções; Há a aplicação da justiça e imposição de penas a todos sem distinção, que violem leis, que coloquem em risco a integridade fisica dos indivíduos, e institucional da nação. O Chile foi o paradigma de estabilidade economica, de respeito às leis até recentemente.

    11. Ivanildo Tomé

      Não exagere: Só pq eu morei 19 anos no Chile ? Também não sou tudo isso...rs !

    12. Cláudio Cunha

      Falou o especialista e assuntos chilenos...kkk

    13. Alberto Silva

      No mundo de Ivanildo, tudo é simples: matem ou prendam os esquerdistas e tudo será resolvido. Temer, Bolsonaro e o Centrão mostram que ele tem razão. O Brasil cresceu sem parar, distribuiu renda, acabou com o crime e a corrupção e foi o único país do mundo que não teve uma morte sequer pela pandemia. Pode ser que tudo isso seja verdade no WhatsApp de Ivanildo. Infelizmente para ele a realidade é outra: Fome, miséria, mortes em alta, destruição do meio ambiente e MUITA MAMATA E CORRUPÇÃO.

    14. Ivanildo Tomé

      Além disso, os seguidos confrontos entre a policia e os grupos indigenas separatistas no sul do Chile, ambição contraria a maioria do povo chileno, que também está exausto e inconformado com os ininterrruptos protestos, tumultos e saques estimulados explicita ou implicitamente pela esquerda acabam, naquela que era a nação mais estável da América Latina, por empurrar a maioria sileciosa dos eleitores para a direita.

  9. romulo paiva

    O repórter está mal informado quando afirma que: "pinochetista que apoia uma ditadura que foi tão econômica... maléfica aos pobres". Antes da esquerda reassumir o poder, a direita conseguiu que a população tivesse a melhor qualidade de vida da América Latina, que depois a esquerda destruiu.

    Responda
  10. newton penna

    Um dado me chamou a atenção: dos 38 países da OCDE, o Chile é o mais desigual. Belo trabalho dos garotos de Chicago que passaram por lá rsrs E entre eles, o Guedes, naturalmente.

    Responda
  11. Joao Nash

    No Brasil a culpa é sempre dos eleitores, a não ser quando a esquerda ganha

    Responda
  12. José Cardoso

    Uma coisa é certa: um candidato de esquerda deve ter uma posição internacionalista e não pode defender restrições à imigração. Está certo o Boric nesse ponto. Se o eleitorado preferir o caminho do nacionalismo paciência.

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      A imprensa dominada pela direita reacionária,protegendo os interesses do sistema financeiro está acabando com a ascensão das criptos moedas sem o lastro do dolar ou do ouro .

  13. Robson Barreto

    Não me considero de esquerda, mas simpatizo com as preocupações de sempre buscar dar mais atenção ao bem estar social, bandeira normalmente associada a quem é de esquerda. Porém, uma falha dessa linha ideológica é não querer enfrentar as questões relacionadas ao combate à criminalidade, que sempre está no topo entre as preocupações de qualquer sociedade.

    Responda
  14. Evandro Luiz de Carvalho

    Porque é pobre, vota contra seus próprios interesses. Se não votasse contra os seus próprios interesses não seria pobre. Assim a pobreza cria um círculo vicioso. O discurso da segurança é outra falácia que que engana o pobre, mais desigualdade mais violência, e para coibir a violência com a tal "mão forte" mais violência sobre as comunidades mais pobres. A pobreza é uma doença autoimune.

    Responda
  15. Luiz Pinheiro da Guia

    A desinformação lá também está aqui.

    Responda
  16. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Assim como o brasileiro tem complexo de vira latas e reage indo pra direita, o chileno tem complexo de europeu (ele se diz europeu da América do Sul) , mas europeu "nobre" , logo a direita. Ambos não passam de desprezados pelos mundo desenvolvido. Sai mesmo latino americanos , sem dinheiro no bolso.

    Responda
  17. MATEUS VAZ DE S Sá

    Certamente a extrema direita ganhou no Chile pelas mesmas razões que ganhou no Brasil: manipulação dos meios de comunicação, desinformação e muito dinheiro nas mãos de poucos e lnehum nas mãos de muitos.

    Responda
  18. Evando de Abreu

    Esquerda lá e aqui. Nunca mais. Parabéns chilenos.

    Responda
    1. JOAQUIM LUIS FRANCO

      Você deveria se informar mais, cidadão. Ainda tem um segundo turno pela frente, parece que você não percebeu isso, que já consta logo no segundo parágrafo do artigo.

    2. SERGIO LUIZ COLLINETT

      Salário mínimo é coisa de esquerda,férias também,auxilio maternidade,creche para mãe que precisa trabalhar. etc,etc,etc...essas vagabundas que se virem

    3. Cláudio Cunha

      Acorda