Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ney Fernando

    Muito bom, mas quanto ao nome logo alguém vai dizer que deveria se chamar "mulhinecron".

    Responda
  2. José Cardoso

    Se há algo que essa pandemia ensina é a extensão de nossa ignorância. Quem diria que a Rússia por exemplo, depois de passar um ano e meio pouco afetada, iria ser atingida fortemente? Haverá uma grande onda em países africanos quase 2 anos depois do início da pandemia? Se isso ocorrer, como se explica tanta defasagem?

    Responda
  3. renato pacheco de oliveira melo

    Parabéns Vera, simplesmente irretocável!

    Responda
  4. Galdino Formiga

    Crônica com texto admirável, porém propondo normas pouco práticas. Testes, vacinas, distanciamentos, bloqueios de viajantes são medidas necessárias.

    Responda
  5. MICHAEL XAVIER

    Que maravilha de texto. Parabéns!

    Responda
  6. Paulo César de Oliveira

    Para que tanta preocupação com uma variante se ainda não sabemos se ela é mais contagiosa, mais virulenta ou se tem mais facilidade para driblar o sistema imunológico das pessoas vacinadas? Por via das dúvidas, está correto suspender os vôos vindos da África mas não vejo motivo para pânico, queda de bolsas e suspensão de festas.

    Responda
    1. Fernando Candido

      Via das duvidas acaba punindo quem encontra novas variantes, nem sabemos se surgiu lá ou só foi encontrada lá, visto que ja está espalhada no continente europeu.. a bolsa não tem lastro na realidade mesmo. Acho que tem que ser um estimulo para ampliar a vacinacao, por hora, nada mais.

  7. Marina de Figueiredo Lima

    Excelente. É por colunas deste nível que assino o jornal.

    Responda
  8. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Qual seria a mutação necessária p/ os seres humanos sobreviverem se não uma visão de conjunto mais inteligente e menos predatória?". Cara Iaconelli, me permito fazer uma analogia de seu texto com matéria na FSP, sobre a fome. Enquanto não houver sensibilidade dessa elite do Touro de Ouro (q vive no 1o mundo e patrocina as mídias), em relação à miséria escancarada, digo q não adianta colocar telha só no pedaço da Faria Lima. Eles sempre precisarão das "grades do condomínio p/ dar proteção".

    Responda
  9. RICARDO BATISTA

    Texto impressionante! Uma aula de antropologia, especialmente o antepenúltimo parágrafo. Sendo justo com nossa época : A humanidade já enfrentou outras pandemias antes, mas é a primeira vez que somos 8 bilhões, e que temos a possibilidade de sair de São Paulo de manhã, e estar em Londres de noite. Todos estamos tendo que aprender e parece que será uma guerra longa.

    Responda
  10. marluz cesar mazepa

    Muito bom!

    Responda
  11. Mario Kurtz Filho

    Tautologia!

    Responda