Maria Herminia Tavares > Lula entre dois mundos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Abobrinhas da autora do texto, abobrinhas dos comentaristas. Poderiam dar ao mÃnimo trabalho de ir até o google e pesquisar a veracidade ou a distorção. Mas, não, é o liquidificador em ação, misturando tudo!
Exatamente, sr. Marcos.
Defesa delirante de ditaduras é sinal de que L. não sabe entender/ reconhecer o que é democracia. Falta a convicção democrática. Antiamericanismo não explica sua posição. Fica entre a incoerência e suas projeções idealizadas dos regimes esquerdistas ditatoriais. (Claudia F.)
'...associar o imperativo do combate à crise do clima à redução da pobreza e das desigualdades no mundo.' Meu irmão mais novo, quando era criança, uma vez comentou candidamente uma fala da Papa da época: 'mas o papa só diz coisa óbvia!' O que numa famÃlia católica teve o efeito do menino da fábula que diz que o rei está nu. Sempre lembro disso nesse tipo de declaração do Lula. Como os papas, ele é o rei das platitudes utópicas.
O problema é que quem segue uma ideologia, segue uma regra burra. Cuba é uma ditadura e não tem como negar isso e nem justificá-la pelo embargo dos EUA.
Professora Maria Herminia com toda a sua sabedoria fazendo coro com aqueles que preferem ver o paÃs em ruÃnas. Em 13 anos de poder o PT jamais ameaçou a democracia brasileira ou tratou a imprensa a bordoadas como faz bolsonaro. Jamais tivemos um 07 de setembro golpista como o último. Por favor, professora, não engrosse o caldo daqueles que querem que a destruição do paÃs siga seu curso e tentam destruir seus adversários. Hoje a candidatura de Lula representa o retorno do paÃs à civilização.
A questão Benassi não é o Lula, mas o que ele representa e, neste sentido, representa uma direção mais democrática e civilizada para o paÃs. Lula e PT nos deram motivos de sobra para crÃticas, mas acho insuportável a imprensa brasileira jogar pesado para que a extrema direita continue no poder e junto toda a destruição de que é capaz.
Esse antiamericanismo que ele fala não existe, haja vista que o Lula tem até estátua nos esteites, está sim engrossando o caldo contra o Lula
Ôôô, Ana, minha cara, tive impressão muito diferente. Parece-me que a dona HermÃnia não baixa a guarda crÃtica - evidente, é talvez excessivamente ácida para quem for mais doce para com o Lula, sem ironia alguma.
Dona HermÃnia, a senhora me permitiria ser vosso sobrinho? Minhas tias foram perecendo e eu adoraria ter, novamente, uma tia esclarecida e ácida pra prosear. Aceitando ou não minha auto-indicação para sobrinho, faço unÃssono: por datado, antiamericanismo não é mecanismo ideal para consensos esclarecidos. Até porque, ao menos em parte, o que vira por aà é greenwashing: fala-se muito disruptivamente; faz-se muito mais do mesmÃssimo. E dá-se margem ao porco e tosco blá direitista.
Não existe justificativa para um presidente que se manteve calado quando em visita a Cuba as prisões de Fidel, então vivo, encontravam-se abarrotadas de prisioneiros polÃticos ou que concordou com a deportação de dois pugilistas cubanos caçados em nosso solo nacional. Lula e Bolsonaro são iguais.
Um ESTADISTA como Lula, maiúsculo mesmo, nunca que agrediria um outro governante por ser um comu nista, fas cista ou qualquer coisa, apenas iriam conversar para trocar experiências, simples assim, mas não aà vem aqueles que gostam de criti car pq não aceitam o PT ou seus polÃticos.
Lula jamais ameaçou a democracia brasileira. Jamais houve um 07 de setembro golpista com ataques diretos ao STF como o último. Quem diz que Lula e o minúsculo e repulsivo bolsonaro são iguais, são bolsonaristas em busca de um bolsonaro menos tosco. Encontrarão em moro o candidato ideal. É tão autoritário quanto o atual presidente, mas sabe usar os talheres e não fala palavrões em público. O Brasil será reduzido à pó!
Prezada Bethânia, certamente são, ambos, merecedores de crÃtica aguda. Mas não iguale desiguais de raiz, é um desserviço à reflexão polÃtica e à ação de limpeza.
Não é antiamericanismo. É apenas uma questão de independência. O paÃs não pode ser independente vivendo sob tutela do "tio" que quer determinar ao sobrinho adulto com quem ele pode ou não se relacionar. O Brasil não deve e não precisa ter nada contra nação nenhuma pq mesmo as nações que vivem sob ditaduras são compostas por cidadãos inocentes que também precisam vender seus produtos e sobreviver. O Brasil já saiu da adolescência e entrou na vida adulta e Lula é ótimo em compreender isso.
Cara EmÃlia, eu iria um passo adiante: deveria ser uma discussão sobre modelo polÃtico-econômico, sobre a absoluta injustiça e precariedade que gera, sobre a imensa concentração de riqueza que torna intolerável a vida de muitos. O antiamericanismo, se a gente bobeia, dá margem a um enfrentamento cultural desnecessário e fora de foco.
Excelente texto sobre a grandiosa estada de Lula na Europa. Mas, só pra registro, Lula NÃO FOI CONIVENTE COM DITADURAS. O expediente fácil de apenas replicar a narrativa que estão querendo impor não ajuda a esclarecer os fatos. Para quem não leu a matéria do El PaÃs ou não assistiu à entrevista ou mesmo não viu os discursos de Lula na Europa, segue tudo que ocorreu de forma clara. https://youtu.be/EC3KcWPOAPU
Professora Maria HermÃnia Tavares, fiquei com a impressão que a Sra. no lugar do Lula nessa viagem à Europa faria as mesmas afirmativas que o ex- presidente Lula fez? Acertei?
Zé, só rindo kkkkkk
Se é isso mesmo que tô pensando, professora, a gente fica {Eu} entre duas opiniões divergentes de duas pessoas que escrevem pra FSP. O Joel Pinheiro no dia 23/11/2021, se não me engano, " contrário da senhora" condenou essas falas do Lula dizendo que o ex-presidente só é contra ditaduras qd estas são de direita. Outros ilustres editores acompanharam o Joel. A Sra. me desculpe se li uma coisa e entendi outra, mas pelo modo final do texto me deixou com essa impressão que a Sra. está com o Lula!
Articulista tentando justificar o injustificável. Ditadura não possui lado, é ditadura e.
A colunista deu branco na memória, esqueceu que os EUA atuaram com a lava jato ora derrubar o PT e mudar a lei do Petróleo. Não se trata de anti americanismo, mas de anti imperialismo. Os EUA tratam a América como quintal de tal maneira, que entregou Cuba aos soviéticos apenas por não admitir uma nação na região se declarando independente. Lembra que Fidel não era comumista? Virou por pressão americana que quis derrubá-lo.
Sugiro todas(os) ouvirem excelente entrevista no podcast hoje na Folha, q entre outras coisas aborda como foi a atuação da grande mÃdia ("imprensa"/"jornalismo") no caso da perseguição jornalÃstica p/ justiçamento de Lula. O tÃtulo: "É um alÃvio Moro disputar eleição e não vaga no STF - diz desembargador Marcelo Semer". Globos, MÃrians Leitões, seu Filho, Veras Magalhães, Jungs, Catanhedes, Wacs, Sardenbergs, Jabores, Mervais, Camarotis deveriam ouvir. Afinal como enfraqueceram nossa democracia!
Celso Daniel.
Arrã. Pedro Ãlvares Cabral.
Procurou o nome certo no Google?
Saudade de lula, mensalão, petrolao e de Jonas Daniel.
Tem o covaxão, rachadinha, rachadão, micheque, tratolão, chocolão, orçamento secreto, corporativão....tudo isso para você se lambuzar...
Tadinho, não fique com saudades, não. Na regência d'El Rey, temos fraudes noticiosas eleitorais, burrrices incontáveis, orçamentos secretos corruptivos e Gustavo Bebianno. Relaxa e prosa, Adalberto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Lula entre dois mundos Voltar
Comente este texto