Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Ricardo Braga

    Talvez Mendonça tenha angariado apoio de onde menos se esperava. Impressiona que uma postulação em que se esperava derrota fragorosa tenha sido confirmada tão facilmente. Algo importante mudou para que isso acontecesse. A pista é a inflexão do discurso - quem mudou gosta do discurso e tá nem aí para os pitacos do Bolsonaro, não precisa dele...

    Responda
  2. RAYMUNDO DE LIMA

    A pseudosabatina do senado parece cenas do Monty Python. Mas pode ser pior com o tal Mendoncinha de cabelo novo no STF: sugiro ver no You Tube, somente 4minutos, "Como identificar uma bruxa". Como um juiz pode usar citações da Bíblia (ou do Corão, no Iran ou Afeganistão), para justificar sua lógica de homem do séc. das trevas, mas que acreditam ser luz. Quantas bruxas ele poderá alucinar no STF?

    Responda
  3. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Na vida e na corte a constituição. Sempre a constituição! No espaço reservado do lar e da família e somente para esses espaços cabe a bíblia.

    Responda
  4. Alexandre Miquelino Levanteze

    A Bíblia ou a Constituição? servir a dois senhores é impossível e incompatível com o cargo.

    Responda
  5. RICARDO ARANTES MARTINS

    Minhas esperanças estão no histórico dos Ministros que tendem a se afastar rapidamente de quem os indicou. Não sei. Em trabalho Mendonça tem os aspecto positivo de ter ajudado a recuperar parte das dezenas de bilhões recuperadas pela lava jato. Mas tem indicação do Coiso e isso da muito medo. Tudo indica que se trata de uma personalidade sana, mas da medo.

    Responda
    1. Romero Lima

      Minha esperança seria Guarulhos se não tivesse a idade que tenho.

  6. Daverson Furlan

    Já agiu igual aos políticos que o sabatinaram.

    Responda
  7. Jove Bernardes

    Mendonça me lembra a definição de Millôr Fernandes para Tancredo Neves, "melífluo". Mendonça, a onça mendaz melíflua e fluida como água, que se conforma ao ambiente rumo ao mar, como se confirmou ontem. Que não se perca de vista que, de um religioso com formação jurídica disposto a chamar Bolsonaro de profeta, pode-se esperar qualquer coisa. Qualquer coisa, até aquela independência que se espera de que se revista ao tomar posse no STF

    Responda
  8. Claudio Belodi

    Antes de começar já é bem mais categorizado que um tal Alexandre de Moraes (e demais). A prova vem estampada na edição de hoje, na página A.9.

    Responda
  9. Carlos Pinheiro

    Há duas lições se tirar desta farsa: a retórica convence incautos incultos e democratas de oposição se mostram, oportunamente, como são, de ocasião

    Responda
  10. Carlos Mello

    Esse é o pior congresso (câmara e senado) da história recente. Aliás, os três poderes o são. Esse cidadão se precisa negar Jesus ele negaria. O mantra desse governo? Tudo por uma boquinha.

    Responda
  11. Rodrigo Tavares

    Não podemos esquecer o desserviço do público evangélicos na política brasileira.

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    Brunão, à lambeção de saco, não. À aposentadoria da democracia, não. Ao autoritarismo e à bozificação, não. À covardia e sabujice legislaboixsta, Não. Acreditar no Bom Velhinho não faz Papai Noel descer pela chaminé; usar um blá pontual como desculpa para deglutir o batráquio carequinha é uma obvia escolha por lamber saco e adjacências. É vergonhoso e inadmissível. Hão de pagar pela traição, ou seremos um país de bbbuundões idênticos a esses Herdas. Covardes.

    Responda
  13. Diego Cruz

    Terrivelmente pilantra.

    Responda
  14. Sylvia Alves Corrêa

    O principal problema a ser corrigido no STF é o processo de indicação dos seus membros pelo presidente da República. Não se viu antes tanta demonstração de fidelidade do indicado . Também nunca se viu, como hoje, a grande distância entre o ser e o parecer da personalidade do postulante. O indicado estudou e desempenhou um papel adequado ao que se espera de um ministro do Supremo. Qualquer suspeita de arrependimento de Bolsonaro na indicação de Mendonça talvez tenha se concretizado na sabatina.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Coisa da qual duvido brutalmente, cara Sylvia: a julgar pelo histórico comportamental do sabujo, não haverá arrependimento. O futuro, também se prediz recorrendo-se ao passado, coisa que não é promissora, senão da obediência servil.

  15. Gustavo Massimino

    Eu não mudei nada, mas os meus cabelos.....

    Responda
  16. mauricio silva

    Foi vergonhosa a defesa que o agora ministro fez pra defender a abertura de templos! O STF virou uma igreja naquele momento com direito a "cristãos podem morrer pelo direito de frequentar os cultos" e espalhar o vírus! Quem sabe com o fim do desgoverno ano que vem e a eleição de Lula ele reveja esses conceitos fundamentalistas!

    Responda
  17. Flávio Rodrigues Fonseca

    Esse é um Senado que pretende representar o povo? Finge independência, mas não passa de carimbador de indicações, Aras e agora Mendonça como se desconhecessem a atuação de ambos em seus cargos. Vergonhoso.

    Responda
  18. Federico Holguin Bottino

    Seria esse o candidato camaleão ? A constituição não dá a possibilidade de utilizar esse recurso e o ministro não pode obedecer a dois amos !

    Responda
  19. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    Não sei não. Tenho a impressão de que na demora para Alcolumbre marcar a sabatina de Mendonça tem o dedo de Bolsonaro. Estavam de conluio. Talvez, a demora fosse, apenas, um modo para deixar o assunto em banho maria e, assim dar tempo para membros do STJ que, também, queriam o cargo, julgar e inocentar Flávio Bolsonaro. Feito isso, passaram a perna nos noronhas e Mendonça chegou ao paraíso, ou seja, ao STF.

    Responda
  20. José Roberto Pereira

    O Fim está próximo, pecadores do 17.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Xiiiiiii, Zé Roberto, não tão nem aí: convictos de que o mundo deve girar em torno de si de suas crença$, neguinho tá mais preocupado com o 24 e o 69. Um saco, além de primitivo.

  21. Fabiana Menezes

    “Lobo canta, pede Promete tudo, até amor“

    Responda
  22. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Esqueçam essa balela de religião. É 01 andorinha só , mesmo que tentasse impor crenças não conseguiria..Democracia é isso , todos tem direito de serem representados nos 03 poderes: evangélicos, espíritas, mac onh eitos , gays, judeus, corruptos.. Tendo conhecimento técnico jurídico, tá valendo. E que vença sempre a maioria..

    Responda
    1. Stefano Domingues Stival

      Çei

  23. Marcelo Moraes Victor

    Um verdadeiro estadista mudava a forma de indicação do STF… nunca seremos a Europa copiando os bárbaros americanos

    Responda
  24. Marcos Serra

    Eu pagaria uns vinte mil reais só para ver a cara de tro uxa do Alcolumbre. Não tem preço. Sobre a capacidade do novo ministro, quaisquer sejam as circunstâncias, é muito, muito superior a Toffolis, Lewandowskis e outros petistas de ''notável'' saber jurídico. Bem melhor que o Kássio, inclusive. Ótima escolha dessa vez. Bruno e seu ''jus sperniandis''. Rsrsrsrs.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Serra, serra, serraram teu lobo frontal. Acho que o nome da técnica é lobotomia transorbital: de boca fechada, nem parece que aconteceu.

    2. Stefano Domingues Stival

      Ih, coitado

    3. Marcelo Moraes Victor

      Um fanático evangélico boa escolha? Estamos indo em direção à uma teocracia? Tipo Irã, bem legal isso só na tua cabeça pre conceituosa

  25. Antonio Ferreira de Castilho

    Não vai cumprir nada do que disse no Senado. Senadores se deixaram enganar, com certeza porque tem algo em troca.

    Responda
  26. José Lemos da Silva Filho

    O comentário "terrivelmente" do Bozo foi para agradar os irmãos crentes. Não somou voto para o afilhado que já tinha os bolsonaristas no papo. O que o bozo estragou, o discurso de bom moço conquistou, atraindo nomes da oposição. Ganhou Mendonça, que atraiu a oposição e ganhou o bozo, com dois serviçais e um povinho crente do seu lado. Cadê a oposição?!

    Responda
    1. rubens gonçalves

      a lava jato a destruiu. em 2016 e 2018.

    2. rubens gonçalves

      foi varrida do mapa em 2016. e saiu do mapa em 2018. agora e nem Deus nos salva.

  27. Adalberto Otaviano Luciano

    Coitado. Gilmar e Lewandowski estão lambendo os beiços.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E vc a bota do inominável

  28. Nehru Gabriel

    Essa forma indicação e escolha de ministros do STF é vergonhosa.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      é assim desde 1889. so 1 foi rejeitado por indicação de floriano peixoto. de la para ca nenhum foi rejeitado. coisas da republica.

  29. Fani Lima

    Tem a chance de ele "fazer o Toffoli". Ass.: A Otimista.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Também acho! E o aluno do Aristides vai se arrepender.

  30. Arnaldo Dos Santos pedroso

    A política é triste e sem escrúpulos. Essa é a única certeza que podemos verificar. Todos falam em: Estado de Direito, liberdade de expressão, respeito a diversidade e defesa do estado Laico, no entanto na realidade, isso na prática não funciona e sim a política suja que sempre propera. Hj na vimos uma sabátina que, até parecia um outro postulante, menos O André Mendonça. Defendeu tudo aquilo que não fez. Isso é uma hipocrisia e um pecado mortal, pois para se chegar ao o objetivo usa a religião.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Usa e abusa da simulação e dissimulação como tantos outros. O Fux e o Toffoli com certeza não seriam escolhidos pelo Lula se soubesse o que seriam no STF. Já outros são mais fiéis ao que deles se esperava, como o Gilmar Mendes, o Lewandovsky, o Fachin e o Barrroso. Outros, como o Mendonça e o Nunes, esperamos que sejam muito diferentes daquilo que imaginamos deles.

  31. Helio Marcengo

    Resta saber qual André Mendonça vai vestir a toga. Se for fiel a quem o indicou, se juntará a Nunes,Gilmar Mendes,Levandowski, e engrossará as fileiras da impunidade aos colarinhos brancos. Se resolver continuar lutando contra a corruc pção, terá que contrariar seu padrinho, restaurar a prisão após condenação em segunda instância e trabalhar por um Brasil + justo.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Não há como "restaurar" prisão de segunda instância porque a Constituição garante a prisão somente após o trânsito em julgado.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não cabe a um juiz lutar contra a corrupção, isso é assunto da polícia e MP. Ao judiciário cabe julgar as provas contra o acusado, ponderados as circunstâncias de fato, aplicando a lei, o devido processo legal e observar as garantias e direitos individuais, notadamente o do contraditório e da ampla defesa. Ao STF a garantia de observância da Constituição, que é seu principal papel.

  32. jose batista

    Pára Bruno. Militância tem limites!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Vai batizar, batista, tá na moda.

    2. Stefano Domingues Stival

      Ui ui ui, militância tem limites, militância tem limites! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk