Opinião > Inflação empobrece Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Essa alta de 4% de emprego, é mais uma mentira desse governo cujos dados não são confiáveis. Não foi levado em consideração a taxa de demissão do mesmo perÃodo, que foi alta. Me admira esse editorial não levar em conta esse fato.
O principal fator que gerou o aumento da inflação foi o câmbio, numa economia altamente internacionalizada, tudo que se importa fica mais caro, quem exporta vai querer vender aqui, pelo preço que recebe do exterior. O câmbio se desvalorizou em função dos juros baixos, será que precisamos desenhar?
A inflação revela aquilo que o Bolsonaro disse que não queria: tirar do pobre para dar ao paupérrimo. Ajudar o paupérrimo na base da gambiarra fiscal, sem aprovação de novos impostos ou aumento dos já existentes, leva a uma espécie de tributação indireta dos que trabalham duro e ganham pouco. São eles que forçados a consumir menos, alimentam os famintos desempregados.
É pior. O neoliberalismo tira do pobre para dar ao rico. Para o bolso de quem está indo o aumento de preço do gaz e a gasolina? O arrocho salarial de quem ainda tem emprego favorece quem? E, isso acontece em toda economia. Para isso foi dado o golpe em Dilma e veio Temer com sua ponte para o futuro e a eleição de Bolsonaro com Guedes na economia. Para nos esfolar. Ricos estão ganhando dinheiro como nunca.
Uma das coisas mais sem nexo são essas moderações estúpidas que a Folha promove contra seus leitores em suas manifestações.
E, não obstante esse cenário pavoroso - somado à tragédia de 2018 -, parte do empresariado e mÃdia vão tentar eleger um estagiário à presidência.
Nesse momento, inflação não é exclusividade do Brasil. É infortúnio que assola a humanidade. Mentes notórias buscam causas e correções aplicáveis à cada povo. Entretanto, como subdesenvolvidos, e, por conseguinte, desprovidos de recursos, só nos resta a proteção divina. Brasil acima de todos; Deus acima de tudo.
A inflação é de custos e não de demanda. Se os juros subirem, os investimentos produtivos diminuirão ainda mais e desemprego aumentará. Ou seja, a inflação irá diminuir porque parte da população não terá dinheiro para comprar.
Não é inflação de demanda. Os preços subiram por especulação do mercado (dólar e commodities). O que os economistas chamam de austeridade fiscal é colocar a conta desses fenômenos nas costas dos trabalhadores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Inflação empobrece Voltar
Comente este texto