Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    Aposentadoria precoce depois da reforma da previdência acho meio difícil. E já que a economista fala tanto em mercado, porque as empresas não se dedicam a preparar mão de obra qualificada? Investir mesmo. O mercado não tem de produzir o que está em falta pra atender? Só vejo queixa disso, não tá na hora das empresas fazerem alguma coisa? Ou seria obrigação do estado na visão dos neoliberais?

    Responda
    1. Wilton Cardoso

      Caro Hercílio, o capitalismo externaliza custos para dar lucro, ainda mais agora que a taxa de lucro da produção real está em mínimos históricos. A exploração gratuita (e destruição) da natureza por exemplo. Outro custo que o capital não paga é o trabalho de reprodução social da mulheres (cuidados com a casa, velhos, doentes e crianças). A formação do trabalhador é um custo externalizado ao estado, ou seja, a toda sociedade.

  2. José Cardoso

    Um fator importante talvez seja a melhora do padrão de vida na China, que se aproxima do fim de seu processo de urbanização. Os trabalhadores do mundo todo enfrentaram durante os últimos 40 anos a dura concorrência das centenas de milhões de colegas chineses, produtivos e com baixos salários.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Por esta razão muitas empresas se transferiram para o Camboja, Laos, Filipinas, Bangladesh, Paquistão e os países africanos, onde os salários também são baixíssimos.

  3. Wilton Cardoso

    Economia vulgar as ideias da colunista. A longo prazo, aumento de produtividade leva a desemprego e subemprego estrutural: terceirzação, uberização, informalidade, pjotização, bico... Nos países ricos, quem pode foge destas condições de extrema exploração e quem não pode trabalha duro apenas pra pagar as contas, ou nem isso. No 3o mundo não há trabalho e quando há, a renda não dá. Esse é o novo normal de um mundo inundado de bolhas de crédito e taxa de lucro da produção real beirando a zero.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Na Europa Norte-Ocidental, Japão, Canadá,. Austrália, as pessoas "vivem somente para pagar as contas"?! Engraçado, não é a impressão que eles passam!