-
Hercilio Silva
Aposentadoria precoce depois da reforma da previdência acho meio difícil. E já que a economista fala tanto em mercado, porque as empresas não se dedicam a preparar mão de obra qualificada? Investir mesmo. O mercado não tem de produzir o que está em falta pra atender? Só vejo queixa disso, não tá na hora das empresas fazerem alguma coisa? Ou seria obrigação do estado na visão dos neoliberais?
-
Wilton Cardoso
Caro Hercílio, o capitalismo externaliza custos para dar lucro, ainda mais agora que a taxa de lucro da produção real está em mínimos históricos. A exploração gratuita (e destruição) da natureza por exemplo. Outro custo que o capital não paga é o trabalho de reprodução social da mulheres (cuidados com a casa, velhos, doentes e crianças). A formação do trabalhador é um custo externalizado ao estado, ou seja, a toda sociedade.
-
-
José Cardoso
Um fator importante talvez seja a melhora do padrão de vida na China, que se aproxima do fim de seu processo de urbanização. Os trabalhadores do mundo todo enfrentaram durante os últimos 40 anos a dura concorrência das centenas de milhões de colegas chineses, produtivos e com baixos salários.
-
Hernandez Piras Batista
Por esta razão muitas empresas se transferiram para o Camboja, Laos, Filipinas, Bangladesh, Paquistão e os países africanos, onde os salários também são baixíssimos.
-
-
Wilton Cardoso
Economia vulgar as ideias da colunista. A longo prazo, aumento de produtividade leva a desemprego e subemprego estrutural: terceirzação, uberização, informalidade, pjotização, bico... Nos países ricos, quem pode foge destas condições de extrema exploração e quem não pode trabalha duro apenas pra pagar as contas, ou nem isso. No 3o mundo não há trabalho e quando há, a renda não dá. Esse é o novo normal de um mundo inundado de bolhas de crédito e taxa de lucro da produção real beirando a zero.
-
Hernandez Piras Batista
Na Europa Norte-Ocidental, Japão, Canadá,. Austrália, as pessoas "vivem somente para pagar as contas"?! Engraçado, não é a impressão que eles passam!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.