Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcos fernando dauner

    Uma ótima dica é procurar ...outro país - Estônia, Letônia, Lituânia, por exemplo . Está menos entupida de brasileiros .

    Responda
  2. Armando Vieira

    Os colunistas esqueceram de avisar os brasucas que é proibido um brasileiro(a) votar no Chega (extrema direita) . Por que se eles ganharem muita força vão querer expulsar todos os imigrantes... e até muitos tugas.

    Responda
  3. wilson barbosa

    Alguém me explica a literalidade do português? Perguntei onde pegava o ônibus para ir ao centro da cidade e ele me respondeu: "No ponto, ora pois!"

    Responda
    1. Roque Michel Jr

      Outra boa. Aqui no Brasil, adentrando a vendinha do seu Antonio, português nato, perguntei: e a Portuguesa, claro, me referindo ao time de futebol, ao que ele de pronto respondeu: está a fazer o café, referindo-se à dna Maria, esposa dele. Achei muito engraçado...

    2. Josefina A Martins

      São mais objetivos na comunicação, no exemplo q vc citou, vc queria saber onde ficava o ponto do ônibus que ia para o centro , e não onde pegava o ônibus ...kkk

  4. MARIA DO LORETO FRAGOSO DA SILVA

    Saudades da "terrinha"! Texto maravilhoso!!

    Responda
  5. MARIA DO LORETO FRAGOSO DA SILVA

    Saudades da "terrinha"! Texto maravilhoso!!

    Responda
  6. José Valter Cipolla Aristides

    Onde quer que a pessoa vá, para passear ou morar, o primeiro passo é respeitar o jeito de ser das pessoas do local. Já conheci uns brazucas muito exibidos na Itália, EUA e Alemanha. Eu nunca andava junto com eles.

    Responda
  7. Antonio Alencar

    Não que não aconteça no Brasil ! Mas, em Portugal, sem querer generalizar (pelo amor de Deus !), há um mal humor terrível que acomete boa parte da população e caras pouco simpáticas ao se prestar pequenas informações !

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Lá os portugueses não erram a escrita, não vacilem!

    2. Also Sprach Zarathustra

      Nem sempre, nem nunca e nem em todo o lado. O português do sul (principalmente o do Alentejo) é mais fechado e menos bem humorado. O do norte, pelo contrário, é em geral muito acolhedor e simpático. E também no norte muitos têm histórias de familiares antigos que foram para o Brasil.

    3. Antonio Alencar

      corrigindo: ...mau humor....