-
Lorenzo Frigerio
Mais um grupelho de juizecos advogando em causa própria. Qualquer mudança na lei não poderia valer para os ministros já acima dos 70 anos.
-
RAYMUNDO DE LIMA
A Venezuela de Chavez-Maduro é aqui. Um governo de direita pode plagiar outro de esquerda? Plágio é ou não crime? E casuísmo?
-
Lygia Barros
Interessante !! este grupelho não se pronunciou quando aprovaram a chamada PEC da Bengala !!
-
Carlos Roberto Pereira Bitencourt
Não deveria haver o teto. Acima de 75, juristas estão no topo da experiência e brilhantismo. Vejam Hélio Bicudo, quase centenário, ao lado da Professora Janaína Paschoal, pedindo o impeachment de Dilma!
-
HELIO TAVARES LUZ
Os magistrados consideram o STF topo de"carreira"(stricto sensu). A Corte, não eleita (falando sério sobre arguição do Senado), não representativa do voto popular, de quem emanaria todo o poder, deveria ser de "brasileiros",no máximo, eleitores. Quesitos para serem elegíveis, criadores da lei. Nada justifica a reserva de mercado no STF, que já teve um médico. Prevalecesse a "tese" da técnica, o juiz estaria restrito ao perito. A "interpretação" garante a passividade dos excluídos de cidadania.
-
Neli de Faria
Eleger a Corte é levar a política para lá. Mais ainda.
-
-
rodrigo vaz soares
Vamos renovar em 2022 e varrer essa turminha que só causa retrocesso. Isso sim.
-
Marcos Serra
Mais do que na hora de renovar a podre e ineficiente ''suprema corte''. Tempo máximo como juiz no STJ e STF: oito anos. Não podemos ficar à mercê de onze autoritários, alguns reconhecidamente incompetentes, que decidem o que pode ou não no país sem que tenham qualquer representatividade, um voto sequer. Chega desse absurdo!!!
-
HELIO TAVARES LUZ
Perfeito! Seria inserir o Judiciário no contexto do país, que não é constituído de pessoas de classe média. O concurso não afere "notório" saber jurídico. Os indicados no período 64/85, inclusive o foram por integrarem um partido político - UDN (Carlos Lacerda - para os não informados). Quando queremos abstrair a ação política, usamos o termo "despolitizar", implícito a manutenção de privilégios não alcansáveis pela massa de trabalhadores que "alimentam" o Tesouro, tipo férias de 60 dias.
-
Neli de Faria
Não se pode politizar o Judiciário. O Judiciário deve ser apolítico para que enalteça o princípio da imparcialidade. Por comungar esse pensamento, sou contra o Quinto Constitucional e ministro das Cortes Superiores deveriam ser desembargadores.
-
-
MARCIA CRISTINA POLON
que turma hein. primeiro briga para subir para 75 anos, pec da bengala, diz que é a melhor coisa para os juizes e poder judiciário, ai votam, a maioria, em Bolsonaro, e com Bolsonaro no poder querem agora abaixar para 70 anos novamente. Casuismo total, o Brasil afundando, a Bandeira Brasileira sendo manchada, enlameada, deputados e senadores perdidos, ou bem achados, comprando casas de 6 milhões, e por ai vamos.
-
Neli de Faria
A idade de setenta anos, para a Compulsória, foi determinada quando a esperança de vida dos brasileiros era de uns cinquenta anos! Agora, por pensar apenas em si, quer reduzir a idade? Deveria ser Vitalício como nos Eua !
-
Neli de Faria
Helio: o Ministro da Suprema Corte fica até morrer. O concurso público, por pior que seja, evita a politicagem no Judiciário. Concurso público é mais democrático. Digo à vontade, porque prestei e não passei. De lege ferenda, para tribunal superior deveria ser desembargador . E sou contra o Quinto.
-
HELIO TAVARES LUZ
São os resquícios da colonia(1808). A vitaliciedade era para garantir nobres, ricos a favor do Rei. Aos vassalos, os impostos. Século XXI, proposta de criação de "clã". Pior, garantia do controle social dos excluídos (80% brasileiros - PNAD-C), feita pela polícia, perpetuada para classe média branca, através de pretenso concurso dito público (15% brasileiros). Só com percepção crítica e maturidade. Independente de ideologia. Nos USA os juízes podem ser eleitos, não há qualificação específica.
-
Neli de Faria
Por que a Associação não se bate contra o Quinto Constitucional? O advogado e membro do M P que quiser ser desembargador , que faça carreira no Judiciário, prestando concurso público para a Magistratura! Diminuir a Compulsória quando a esperança de vida dos brasileiros ultrapassou setenta cinco anos é de um casuísmo abissal. Na Constituição que ficou setenta anos a esperança de vida era cinquenta e poucos anos! Data vênia , Associação , apoie algo relevante para o País!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.