Demétrio Magnoli > 'Censura do bem' chegou com força ao Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Se a gente for seguir a fúria dos inquisidores do "bem", os moralistas do "bem", nenhuma, absolutamente nenhuma obra fundamental da humanidade escapa. Nem a BÃblia, nem o Corão. Esses fascistas identitários têm inveja dos fascistas-raiz, que são do "mal". Como fazer quando você é do "bem" e é cheio de boas intenções? Simples! Vão pro inferno, que é o seu lugar.
Grande Demetrio, muito bem, nossa trincheira contra a debilidade intelectual e moral. Estudantes inquisidores, indique a eles o Martelo das Feiticeiras. Vão adorar os métodos ensinados.
parabens Demetrio.Qualquer tipo de censura,é sempre lamentavel.
Aposto que esses alunos censores são mais despreparados da universidade.
Aposto que esses alunos censores formam entre os mais burros da universidade.
Poder religioso em combate com outros poderes. Sempre haverá quem quer estar por cima.
Vocês estão loucos, fascistas de direita? Aonde houve censura? Ninguém é obrigado a publicar um texto que não goste Os estudantes recolheram livros das bancas? Entraram na justiça para proibir que outros o publiquem? Não, eles só decidiram não publicar. Mais liberal que isso, impossÃvel.
Ninguém é obrigado a ler o que não gosta. Mas publicar não pode ser vetado.
O fracasso da esquerda na economia, onde as idéias coletivizantes de Marx, Lênin, Trotsky e outros, mataram centenas de milhões no infelizes paÃses onde se tentou a experiência socialista, levou a esquerda após mais de 100 anos a se bandear para as pautas identitárias de gênero, raça e desigualdade. A esquerda é uma tragédia sem fim que não acaba! Agora se auto nomearam "Progressistas", onde o "Pro" na realidade é "Re".
É preciso combater as polÃticas identitárias, os identitarismos e os identitários todos os dias pelos próximos tempos, até serem extintos. Eles querem nos sufocar, acabar com a nação brasileira e com a convivialidade. Tomarão de volta. São uns medÃocres. Ostracismo é o destino. Até lá, trabalhemos, nem que seja com conversas na fila da padaria e no ponto de ônibus.
Se Graciliano Ramos e Nelson Rodrigues estivessem na terrinha, provavelmente desceriam a lenha nessa tal nova virtude.
Chego à conclusão que não existe 'censura do bem'. Existe sim, nos neo Savonarolas a repressão severa e careta que vem dessa coisa inautêntica chamada domÃnio da (pós)verdade - o que pressupõe uma autoridade moral inexistente. O contraditório é que a defesa de critérios identitários, quando assume forma radical (cancelamento) surgiu em setores que se autodenominam 'progressistas'. Paradoxos com gosto medieval ou espelho do autoritarismo onde falta a independência de pensamento? (Claudia F.)
Progressista é o que dizem. São fascistas. Agem como stalinistas. Fazem o que a polÃcia polÃtica de Stalin fazia. Sugiro livro de Antonio Riserio "Sobre o relativismo pós-moderno e a fantasia fascista da esquerda identitária". Leia-se "esquerda progressista". Assim como "O multiculturalismo como religião polÃtica", de Mathieu Bock-Côté. E o livro "As ideias e o terror", de Bruna Frascolla.
O caso me parece pior que o Index da igreja católica. Afinal, pelo menos no século 20, o máximo que podiam fazer era uma proibição aos católicos de lerem. Não tinham controle sobre o que era publicado.
Causa espécie que isso aconteça dentro do ambiente acadêmico, que por definição deveria estar mais aberto à diversidade de ideias. Além de datada, a visão dos autores deve ser vista como fato que atesta a nossa evolução. Esse não é mais o Zeitgeist? Melhor assim, mas já foi e é preciso que se conheçam essas ideias. Censura nunca foi um bom caminho.
O debate geral é importante. Mas Demétrio, como é seu costume, toma um debate paroquial da ECA e transforma em algo maior. Às vezes, Demétrio não se diferencia daqueles que critica. Ao ler sua coluna, a imagem que tenho é a de Demétrio, com luvas de boxe, a trocar socos com um espantalho. Alguns também chamariam isso de pânico moral.
Os inquisidores estão de volta para carimbar o "nihil obstat" naquilo que, assim supõe, não fere a pureza de suas convicções. Em realidade, são suas mentes que estão corrompidas.
Assustador.
Seu Demétrio, prezado, vá lá que existe sustentação pra discutir o rechaço desse povo à obra. Ocorre que comparar o tipo de defesa feita por esses alunos - que encontra alguma legitimidade - igualando-a à censura católica ou nazi, passa da conta. Também função da academia impor a publicação da obra, com as devidas notas, para que seja alvo de discussão. "Alunos" querem cancelar; que "instituição educacional" é essa que vai nessa conversa? Ficou refém de mentes em formação? Faltou assertividade.
Fernando Pessoa era racista e eurocêntrico e nunca foi vetado nos cursos e livrarias. E q continue assim. Vi ali embaixo alguém dizendo para cancelar Dostoiévski. Não tem q cancelar ninguém e nada. O leitor deve ter a oportunidade de ler tudo, até mesmo para verificar q discursos populistas a "anti comunistas" sempre existiram como ferramenta de fazer medo e dominar as pessoas. Parabéns ao colunista. Excelentes reflexões e posicionamento.
Pode-se comparar os novos evangelistas da ECA-USP aos nazistas da 2a Guerra Mundial e também aos soviéticos, ambos grupos amantes de fogueiras literárias. À imagem da Inquisição, de nazistas e da ditadura ideológica soviética, os evangelistas da ECA-USP se acham verdadeiros profetas do saber, que censuram e decidem pela sociedade o que deve ou não ser aprendido. Que o novo reitor da USP traga o tema da verdadeira liberdade de pensamento e de expressão à ordem do dia.
Muito embora obras ditas de ponto de vista libertador e de liberdade como Mëin Kampf tenham sido proibidas na maio parte do mundo os partidários da doutrina Socio-Politica de Hitler continuam existindo e propagando proselitismo de superioridade e de inferioridade social . Acho bem justo que um texto racista e sexista seja censurado, ao fim das contas tem gente que até hoje considera outros seres humanos menores que Semoventes.
Dostoievski foi anti-semita, tratou os judeus como judizinhos, dizia que eles eram a pior parte da sociedade, que eram um veneno pro povo. Devemos cancelar Dostô, o maior escritor de todos os tempos?
Não dê a ideia, Jarbas. Olha aÃ, já tem um se prontificando a lançar à fogueira os livros de Dostoiévski.
Sim ... devemos cancela lo Sim !
Excelente texto!
Não é preciso ser gênio para saber que a religiosidade é o braço direito do pão e circo cujo objetivo é impedir que o povo evolua mentalmente e perceba o papelão de bobo que desempenha. Ou não é bobo quem conversa com estátua, compra feijão santo, enrosca um cinto cheio bombas no corpo e se explode em meio a crianças para ser recompensado com vinte cabaços no paraÃso celeste?
Eu não sei. Havia um carinha muito do inteligente, mas que nas festinhas bebia e se tornava muito desagradável e por demais inconveniente. Frases constrangedoras. Ninguém suportava. Alguma dica ?
A censura é a clausura da mente: impedindo-a de voar em busca de sua liberdade de pensar.
Excelente, Demétrio. É preciso desbancar esses moralistas-censores, as ideias precisam circular. Parabéns.
Concordo com Demétrio. A evolução apenas é possÃvel apenas se houver a livre troca de ideias. A restrição à liberdade de expressão apenas deve ocorrer em situações excepcionais. O problema é que a lacração tem se tornado regra. A intolerância está cada vez mais presente.
Parabéns ao autor pela coragem intelectual. Precisamos de diques resistentes para conter os exageros. Os quadros de museus tendem a ser os próximos alvos, mas podemos achar soluções criativas para contextualizar certas obras, antes que alguns queiram destruÃ-las.
Vivemos tempo nebulosos, e para alguns faz mais sentido "reeditar" o passado do que trabalhar pelo presente e futuro.
O articulista se perdeu ao colocar no mesmo balaio igreja e estudantes. Perdeu o sentido pois posso argumentar que o articulista é preconceituoso e censor também.
Nossa,. você chegou na conclusão antes das justificativa, que não existem, por sinal. Explique melhor isso, o que você disse não é um argumento, é uma ordem kkkkkkkkkkkk cada pensador comentando viu
Boa, Carlos. Seu comentário é perfeito para se entender o que é sofisma.
Como evangélico vejo que uns dos maiores acertos da igreja católica foi deixar para a consciência dos cristãos o que ler, o que ver, pois de fato o mundo jaz no maligno e o mundo secular não entende a palavra de Deus, muito embora queira participar das bodas de Cristo, a mesma coisa serve para nós evangélicos, que propaguemos o Evangelho e deixemos a escolha para cada um, não temos o direito de obrigar a ninguém a viver como nós
Não, David. Foi o contrário: a igreja catolica vetou, proibiu que cristãos lessem algumas obras.
Que artigo maravilhoso! Pensar o passado para compreender o presente..
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > 'Censura do bem' chegou com força ao Brasil Voltar
Comente este texto