Blogs Cozinha Bruta > São Paulo, a feia cidade do chopps com dois pastel Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu gosto de São Paulo, conheço pelas viagens a trabalho e turismo. Mas, como toda a cidade grande tem defeitos, mas as qualidades são muito maiores. Museos, MASP, Ibirapuera, Mercado Público, Galeria do Rock, rua Augusta só para citar alguns lugares que considero legais.
As cidades brasileiras são feias. Quando tem algo bonito, é rapidamente destruÃdo. Obras arquitetônicas são demolidas para dar lugar a aberrações prediais. Em alguns lugares a natureza ainda se impõe. Mas, é questão de tempo, todas serão São Paulo, e sem os seus parques e sem os agonizantes bairros/jardim. Aqui se opta pela feiúra e pelo disfuncional, de maneira consciente e deliberada. E a comida? Ora, para que celebrar o paladar, se a vista, a audição e o senão polÃtico já eram?
É isso mesmo. Só de quem chegou a pouco de fora.
Eu acho interessante a visão bem limitada que as pessoas têm de beleza. Confesso ser privilegiado em ter conhecido muitas cidades ao redor do mundo (menos do que gostaria, todavia). SP é, sobretudo, muito mal cuidada, além de sofrer com a pobreza da população, com polÃticos incompetentes que não sabem administrá-la, com a falta de espaços verdes (ainda que tenha vários) e má gestão urbanÃstica. Se fosse muito melhor cuidada, São Paulo se revelaria de verdade.
Eu sou Flamengo e sei como é ser Odiado pelo Brasil inteiro - Há uma semana uma derrota onde poderiaser o contrário ( não è Micharel ? ) a derrota casual do Flamengo depois de 9 vitórias seguidas sobre o mesmo adversário, aconteceu um Frenesi tão grande que parecia ( talibãs comemorando a derrubada das Torres Gêmeas De New York ) Era tanto foguete aqui na cidade do RJ que parecia Revéillon - - -Era a festa do que chamamos de Arco Iris -
Conheçam a Serra da Cantareira e os bares e restaurantes da região. É São Paulo! São Paulo não é apenas concreto como apregoam.
É isso aÃ, Victor. Além do mais, a beleza não está somente na natureza. Está também na arquitetura, no fato de se ter um remanescente de mata Atlântica no coração da cidade (parque do Trianon), beleza também da diversidade cultural e se ouvir muitos sotaques em uma mesma cidade, em se ter muita história para contar e aprender com seus monumentos e manifestações culturais. Sou de Sampa, amo o Rio, Curitiba e Salvador, cidades em que estive muitas vezes, todas com seus encantos.
Sou carioca, amo o Rio. Já morei em SP e adorei. A poeta Elizabeth Bishop tem uma frase com que concordo muito: o Rio de Janeiro não é uma cidade maravilhosa, é uma paisagem maravilhosa para uma cidade. Fotos antigas mostram um Rio realmente lindo, mas a especulação imobiliária, descaso dos dirigentes, ganância, corrupção etc inspiraram a americana.
O minhocão deveria ser fechado em definitivo para pedestres e para jardins, com carros de comida, de chope e mesinhas de boteco, aparelhos de exercÃcios, etc. Falta imaginação.
Sim, no geral, as cidades brasileiras são feias. Miséria em excesso, urbanismo na idade da pedra lascada e Poder Público venal demais para ordenar e civilizar o espaço impedem que a beleza e harmonia floresçam. O Minhocão é um dos sinais disto.
Essepê tem a força da grana que ergue e destroe coisas belas!
Amemos o que temos. Pode ser feio para uns, mas se significa um respiro diante do caos de uma grande metrópole, lindo é. Amemos o Brasil e suas idiossincrasias: somos belos justamente porque somos muitos, e somos um só.
Definitivamente é local não tem nada de belo!! E concordo, São Paulo no geral é desprovido de belezas. Mas o que muitos não entendem, é que existe um certo prazer em ambientes acochegantes com vista para o caos, como o restaurante em questão. Pessoas ali se descontraindo na maior calma, é o caos e tudo que mais se odeia na megalópole ali ao lado. Pretendo também visitar o local.
São Paulo realmente tem excelentes serviços e abastecido com tudo do melhor mas daà dizer que olhar para um monte de laterais de prédio é uma excelente vista chega a ser ridÃculo.
Coluna honesta, gostei.
Aliás, há uns 25 anos atrás, quando o litoral paulista ainda estava muito mais preservado, eu disse para uma amiga cearense que o litoral paulista era o mais bonito do Brasil. Ela ficou tão indignada com o que falei que quase brigamos definitivamente. Bem, levei ela para conhecer, pois ela não conhecia o litoral de SP. Fomos pela Serra do Mar, então muito mais preservada, muito mais verde, sem as favelas de hoje, etc. Ela voltou de boca fechada e depois me confessou que eu tinha razão.
Pelo visto você nunca passou pela Costa Verde do Rio...
Porque não Sampa? Ora, quem é este senhor para dizer como as pessoas tem que chamar Sampa? Fala sério. Aliás, deixa eu dizer uma coisa: só tem uma coisa realmente feia em Sampa. O custo de vida, que afasta os paulistanos de sua cidade, aumenta a miséria, torna a vida muito mais difÃcil. De resto, brother, se vc acha Sampa feia, vá embora. Agora, se vc fez sua vida em Sampa e deve o que vc é a ela, seja minimamente agradecido e faça uma autocrÃtica. Abraços paulistanos.
Marcos (abaixo), as pessoas podem chamar Sampa do jeito que quiserem. Quem é Marcos Nogueira para dizer como as pessoas devem ou não chamar Sampa? Me cheira forte a patrulhamento ideológico. Outra coisa, como eu disse acima, beleza não está somente na natureza. Nem somente na estética ou no que é visÃvel. Beleza é um sentimento associado a muitas coisas ao mesmo tempo, inclusive a uma diversidade de locais dentro de uma mesma cidade que nenhuma outra do Brasil tem como SP.
Sou paulistano e, honestamente, não sei se lembro de ter ouvido na vida alguém daqui usar o termo "Sampa". Além disso, achar a cidade feia é ser desagrecido? O que uma coisa tem a ver com a outra? Adoro São Paulo, mas, efetivamente, está longe de ser um lugar conhecido pela beleza de sua paisagem. Na verdade, o que me agrada é justamente a oferta cultural mencionada pelo colunista. Qual é o problema nisso?
Caaalma, Roberto... Ele tá só brincando.
É sempre bom ler essa coluna no sábado. E que restaurante adorável, embora o Minhocão seja um trambolho mesmo.
Sempre podemos ir ao aeroporto de Congonhas ver os aviões decolar. . .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Cozinha Bruta > São Paulo, a feia cidade do chopps com dois pastel Voltar
Comente este texto