Vinícius Torres Freire > A nova política do Brasil da religião barulhenta e da fome quieta Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Catigero Oliveira

    Desde 2016, via toda essa farsa com muito pessimismo. Mas, infelizmente, tenho que concordar com o texto e admitir que meus prognósticos dantescos foram superados.

    Responda
  2. José Antônio

    Culpa do Patão Amarelo inflável e de seus seguidores os camisas-amarelas.

    Responda
  3. José Cardoso

    E com tudo isso, é difícil achar um pedreiro.

    Responda
  4. João CArlos Albuquerque

    Mas tem diferenças importantes nessas mudanças recentes. Tem fanatismo, ignorância e uma mentalidade tacanha como combustível dessas religiões. Só pode dar em atraso, retrocesso, barbárie....

    Responda
  5. Valdir Teixeira da Silva

    Criaram um estado mínimo e ausente para os pobres e gordo para os ricos (juízes, promotores, militares, empresários que vivem do dinheiro público e etc.), o povo não protesta anestesiado pela ignorância, pela fé e pela mídia. Talvez, com o tempo, surja um movimento em defesa do povo que reúna fé e conhecimento de classe.

    Responda
  6. Márcio Queiroz

    Ótimo artigo, porém os poderes estruturados permanecem, para mudar tudo isso precisaria de um fim e um novo começo, difícil.

    Responda
  7. Luiz Candido Borges

    Artigo excelente, "diz tudo". Gostaria de lembrar que grande parte deste mutismo dos movimentos sociais se deve à atuação - ou falta desta - do partido que se intitula "dos trabalhadores" e do buraco negro chamado Lula, que impede a emergência de qualquer liderança à esquerda. Nesta semana, os direitos dos trabalhadores foram extintos e o "grande líder" permaneceu mudo.

    Responda
    1. José Antônio

      Leia: ´´Partidos e Políticos..`` (Editora JB. Vários autores). Textos e fotografias de excelentes repórteres e fotógrafos. Baratinho na estantevirtual e em outros sebos virtuais.

  8. josé mário ferraz

    Para acabar com todo este horror social basta que a juventude descubra a finalidade do pão e circo.

    Responda
  9. João A Silva

    Grande Artigo!!!

    Responda
  10. Nelson de Paula

    Gostaria de poder dizer que lhe falta lucidez. Mas não.

    Responda
  11. Antônio Carlos de Paula

    Nunca vi uma cena tão patética, a primeira dama dançando igual uma maluca comemorando a aprovação do terrivelmente evangélico. O Brasil virando uma grande comédia.

    Responda
    1. Roberto Amaral

      Caro está virando não já é uma grande comédia macabra em que temos como os donos circo os que estão hoje no poder e olha que é muita gente e o povo os palhaços de sempre.

  12. adenor Dias

    O futuro do Brasil, está desalentador!

    Responda
  13. George McXera

    Esse texto me fez lembrar da Escola dos Annales O tempo As mudanças numa Sociedade. Umas levam tanto tempo que são imperceptíveis! Pois é! Os evangélicos chegaram ao establishment. Os evangélicos são a nova força política. Não é o Partido dos Trabalhadores. Nem as Universidades. Nem a Imprensa. Os evangélicos têm o poder de eleger de Presidentes a Vereadores! A Esquerda perdeu o trono. Os evangélicos sentaram na ponta da mesa e dão as cartas, porque têm gente e gente é poder!

    Responda
    1. adenor Dias

      O negócio é viver na miséria esperando ir pro céu quando morrer! O problema é que temos tanto medo de morrer que só nos resta alongar nossa miséria...

  14. MARCOS BENASSI

    Vêtêfê, caríssimo, é que nem descida de morro: devagarinho, é só no começo; agora, já tá acelerando e pegando embalo. Óia as "modernizações" da CLT que tão saindo pelaí; óia o passaporte de vacinação recusado pelo Bozo; junta com esse tanto de coisa que vossa mercê listou. Junta duas xícaras de açúcar e pode bater o bolo envenenado que alimentará o que sobrar do país. Virgem Santa...

    Responda
  15. Jane Medeiros

    Quanto à política e politicos se curvarem a está ou aquela religião em busca de voto e permanência no poder é triste, tristíssimo! É o culto ao bezerro de ouro!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Jjjuumento de Ouro, né, Jane? O bezerro tá engordando no curral, esperando ser abatido ano que vem e vendido pra China.

  16. Jane Medeiros

    O autor desta coluna que sempre me pareceu um entusiasta do chamado mercado e de suas prioridades, vem de algum tempo mostrando um desencanto notório com relação aos donos do dinheiro. São senhores que de tão preocupados em sempre lucrar mais, parecem não perceber o mundo real, a fome, o desemprego, a ruina financeira dos que marcham os seu lado, mas, sem grana! Sua análise de hoje me lembra o tom melancólico de outro colunista da Folha que interrompeu ontem sua colaboração com este periódico,

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Perdão Jane, perdi esta: pode nomeá-lo, por favor?

  17. Sandro Carvalho

    Visitem o canal do professor Fabio Sabino, no YouTube. O mesmo, tendo sólida formação teológica e havendo sido pastor, rompeu com o sistema religioso e revela muito do que os pastores não contam nas igrejas sobre a composição da Bíblia, sua autoria, inspiração, etc.

    Responda
  18. Helano Timbó

    O Titanic colossal afunda há tempos no mar de hipocrisia e violência.

    Responda
  19. Ana Ferraz

    Começo a achar como um outro leitor escreveu recentemente, que Vinícius Torres Freire não escreve esta coluna sozinho. Este texto, apesar de expressar o tamanho do abismo em que o país se encontra, não tem a mesma crueza e acidez de textos anteriores sobre o mesmo tema. De qualquer modo, estamos caminhando para uma transformação profunda, o país agora é todo barbárie em que diferentes tribos (evangélicos, militares, agrotrogloditas, rentistas, varejistas) querem saquear o Estado e a natureza.

    Responda
  20. fabio miguez

    não tão desapercebidos. Agora , esse debate é travado pela própria Folha e outros veículos. Não noticiam Lula e restringem o debate as "aflições do mercado". Assim, não adianta reclamar...

    Responda
  21. Jose Roberto X de Oliveira

    O sujeito acreditar em Deus tudo bem. Não há problema algum. Cada um escolhe ter suas crenças desde que não obtenha privilégio por isso tudo certo. A grande questão é o truque para muitos Pastores Evangélicos enriquecem retirando parte do dinheiro daqueles que creem. Em nome de Deus uns ficam milionários.

    Responda
    1. Otto Cabral Mendes Filho

      Retirando não, saqueando sim

  22. Lourival Costa

    O desmonte de todos os núcleos progressistas possíveis não é a toa, não é sem propósito. As eleições diretas e a democracia tem essas "qualidade" de ser um passo para algo muito pior e curiosamente pelo voto. Então, não tem saída sem muita militância sem cair na polaridade. Tem-se fazer uma resistência cilenciosa e bem pensada, pouco a pouco.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Porquê a resistência ou reações têm que ser pouco a pouco? Perante calamidades em curso as providências e atitudes de emergência devem ser tomadas com as medidas possíveis.

  23. Gabriel Ghilardi

    Quanta bobagem.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      O que é bobagem? O colunista fez um retrato do atual Brasil. Está assistindo muito culto por aí não?

  24. José Fernando Marques

    Seria muito bom que os moradores de rua de todo o país se manifestassem em conjunto e em peso para afinal serem ouvidos.

    Responda
    1. adenor Dias

      Infelizmente, os pobres nunca protestam! Eles são como ovelhas bicheirenta, se acomodam atrás da moita, até morrerem silenciosamente!

    2. MARCOS BENASSI

      Caso ocorresse, Zé Fernando, seria a desgraça da categoria: extermínio coletivo, com a rumorosa aprovação da crasse mérdia e das Zelites.

  25. Carlos Fernando de Souza Braga

    E ainda tem uma Copa do Mundo no meio do ano que vem pra gente esquecer as desgraças... Kkkkk

    Responda
    1. adenor Dias

      A próxima copa do mundo é no fim do ano!

  26. Marco Antonio Barbeito Santos

    Parece que "diversidade" é só da boca-prá-fora. Dentro de casa, só machos héteros. E mulheres femeninas.

    Responda
  27. Daniel Gomes Pereira

    Bem, observando o andamento econômico, político, cultural, observei que essa mudança ou decadência começou logo após a queda do golpe militar, foi lenta mas profunda, até nos alicerces da educação infantil.

    Responda
  28. RICARDO BATISTA

    Excruciante esse penúltimo parágrafo, ainda bem que não tive filhos. Mas não precisa ser um vaticínio, e ainda há tempo de reverter. Bem, assim espero.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Tomei idêntica providência: sem descendência. Dessa culpa, não padecerei.

  29. José Fernando Marques

    Diagnóstico preciso. Pena imensa de ver no que o país se transformou. As próximas eleições podem quando muito amenizar esse quadro, se alguém honesto e de juízo se eleger. Lula, por exemplo (que no entanto continua a dever explicações aos que ajudamos a elegê-lo). Mas a doença é da estrutura do país, essa desigualdade arcaica, o século XIX de pesadelo que não passa. E se a fome acordasse? FHC já dizia que se acordar temos a polícia (se não disse, agiu conforme). Se os famintos da Sé?...

    Responda
  30. márcia corrêa

    Disse tudo e mais um pouco de forma contundente e inegável. Ficarei surpresa se alguém honesto discordar!

    Responda
  31. José Marques Mendes

    Perfeito. A laicidade do estado é de suprema importância. E não podemos ter pessoas que mentem descaradamente para conseguir vaga no STF, com a anuência do Senado.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.