Opinião > Antipolítica no Chile Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Se seguir o caminho brasileiro, os motins acabam fortalecendo os conservadores. Afinal a maioria da população quer ordem e progresso.

    Responda
  2. MARCOS BENASSI

    Caro João Victor, esse seu último parágrafo parece nos descrever, infelizmente, tão bem... Evidente, o processo de chegada é completamente distinto, mérito para os chilenos, mas o embate é, afinal, semelhante. O desmonte constitucional, que lá dependerá de uma tacada, aqui vem sendo lento, mas as sucessivas emendas têm tido algum sucesso. Contudo, poderemos ver, após as experiências autoritárias, se criamos juízo, ambos os países.

    Responda
  3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Discordo de associar extrema-direita a populismo. Na América Latina os populistas, (Cárdenas, Perón, Vargas, Batlle Ordoñoz, presidente do Uruguai), foram os que promoveram o pouco que tivemos, e vamos perdendo de domocracia social.

    Responda
  4. RICARDO ARANTES MARTINS

    Não temos, na história mundial, nenhuma nação que tenha alcançado liberdades, com inclusão e bem estar social sem Democracia Parlamentarista Consolidada em muitos décadas. a américa latina não tem tradição democrática, mas antes muitas ditaduras que corrompem o Estado. Essa falta de identidade com a democracia, essa apatia política, essa imaturidade eleitoral, faz com que apareçam os Coisos, chaves e afins.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.