Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAYMUNDO DE LIMA

    O estresse é inevitável, para desde fugir de um tigre, aglomeração e ignorantes em tempos de pandemia. Sinalizo a variante do estresse, “distress”, é a incapacidade do psiquismo e do próprio corpo para superar as situações-limite, ou crises que se arrastam por muito tempo sem solução, resultando desgastes profundos e danos irreversíveis no nosso sistema psicossomático. Tal como os flamingos, estamos testando nosso “distress”, diantes de sociopatas, mudança climática, pandemia.

    Responda
  2. milton temer

    Muniz Sodré, sempre acrescentando conhecimento a partir de observação sequencial dos fenomenos naturais e sociais. É a verdadeira luta ambientalista, sem protagonismos performáticos, mas sim mobilizando a consciência coletiva para os perigos que se avizinham

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    Seu Muniz, de estresse, é uma; de desgosto, aflição, fome, doenças e Incúria, outras. Morrem, pessoas, instituições, idéias e sentimentos. A empatia, por exemplo, agoniza. A democracia, resiste a duras penas, mas sabe lá por quanto tempo. Mas já disse o filósofo do caos, Bozo, o Seboso, "todos morremos um dia"; apenas gostaria que, ele, antes. E dolorosamente. A conferir se teremos essa sorte.

    Responda