UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Clarice Silveira

    A zombaria é porque ela está comemorando uma vitória em nome de Deus mas que foi por meio de mentiras e enganação.

    Responda
  2. Sandro Carvalho

    Têm os evangélicos o mesmo respeito e ausência de preconceito que reclamam para si quando a fé e a religião dos outros não é a mesma deles? Não são eles que dizem serem os católicos idólatras? Não são eles que chamam a devoção a Maria de mariolatria? Não são eles que atribuem a demônios as manifestações espíritas?

    Responda
  3. Sandro Carvalho

    O falar em línguas referido no livro de Atos são línguas de outros países, que os discípulos não conheciam, não o balbuciar ou gritar palavras desconexas e que nada dizem.

    Responda
  4. Anna Amélia Meule

    Ah tá, mas se fosse uma mãe de santa ali no congresso que falasse, não em outras línguas inventadas, mas nas línguas de origem africana, os evangélicos, que de tolerantes já provaram que nada são, fariam o quê? Como pastores já quebraram imagens da Nossa Senhora, já chamaram a igreja católica de fajuta e morta (Marco Feliciano), crentes chutam ofertas etc etc... imaginem? Infelizmente eles mesmos abriram caminho para intolerância

    Responda
  5. Eltier Postal

    A fé se expressa de muitas formas. Através dos Orixás, dos espíritos, da óstia, e das línguas desconhecidas. Não dá para admitir falta de respeito a fé por questões políticas. A liberdade é para todos. Até mesmo para os que a desprezam quando não é de seu interesse. Liberdade religiosa, de gênero, quanto a sexualidade ou liberdade política se defende, sem escolha quanto a pessoa ou partido.

    Responda
  6. Thiago Montenegro

    Micheque é só mais uma palhaça soltando mugidos imaginários. Típico dessa gente insana e bandida.

    Responda
  7. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Estou me lixando se a moça fala tupi-guarani, plutoniano, reptiliano..... religião não tem que se ligar ao estado. 100% dos ministros do STF, dos deputados, dos senadores, têm que respeitar o estado laico.

    Responda
  8. David Silva

    A esposa do capetão se divertindo com um bando de falsos Cristãos! Vão para o inferno!

    Responda
  9. Pedro Martins

    O marido defende a morte e ela ainda se diz cristã.

    Responda
  10. JOAO BATISTA DA SILVA

    Uma vez estive numa igreja pentecostal e vi um dos fieis falando uma língua estranha. Como eu era ainda muito criança, saí com a impressão de ter ouvido ele dizer: "meu pai vendeu a égua"!

    Responda
  11. Lorenzo Frigerio

    No meu tempo isso se chamava esquizofrenia.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, hoje é a terceira ou quarta impagável que suncê sortô!

  12. Paulo Luizona Castagnao

    Ridícula, vergonha é pouca. Quando se sentir ridícula lembre dessa cena!

    Responda
  13. Pedro Fernandes

    Na minha timeline foi meio a meio entre quem manifestou preconceito religioso com piadas jocosas e aqueles que só ficaram estarrecido com o fato de que o Estado, aqui, deixa de ser laico em grande parte. Fato esse sequer ponderado na matéria.

    Responda
  14. Zizi Paul

    A tradução do que ela diz é óbvia:Cadê meu cheque,Queiroz?

    Responda
  15. Danilo Meira

    A fé não se discute. Cada um a profere como achar mais adequado. A questão desse momento foi a total falta de decoro que mostra a que ponto chegamos. A celebração interna não deveria ter sido divulgada.

    Responda
    1. Maria Irene de Freitas

      Mas acredito que quem a divulgou foi um traíra, pois percebe-se que ninguém está com o celular e pelo angulo da filmagem era uma pessoa longe do círculo de apoiadores. Nem quando começou a celebração apareceu celulares gravando. Alguém vazou e vai receber a visitinha das forças sesegurança.

  16. Enio Filho

    Coisa patética...

    Responda
  17. elton goulart

    Michele a iluminada. Não tem haver com preconceito ou intolerância religiosa tem haver com falsidade, mentira e imbromação daqueles que zombam da fé do povo.

    Responda
  18. Pedro Perini-Santos

    Uijty oikhy jjg Deus jkiomgu hal eiuuoa hajjgum , Senhor.

    Responda
  19. Pedro Perini-Santos

    Uijty oikhy jjg Deus jkiomgu hal eiuuoa hajjgum , Senhor.

    Responda
  20. Pedro Perini-Santos

    Uijty oikhy jjg Deus jkiomgu hal eiuuoa hajjgum , Senhor.

    Responda
  21. Mário Mauá Chaves Ferreira

    Pura encenação. Siricutico pras câmeras gravarem e ficar todo mundo comentando "nossa como a Michele é religiosa". Religiosidade deturpada. Lobos em pele de cordeiro. Que sejam combatidos e derrotados para o bem do país.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Perfeitamente.... encenação. Eles são os maters da mentira.

  22. Maria Irene de Freitas

    Depois da aprovação, costumeira pode-se dizer, no senado desse pseudo merecedor do cargo, as ações e processos do hoje aposentado ministro Marco Aurelio Mello serão assumidos pelo hoje aprovado e ainda não empossado o senhor Mendonça, inclusive os que estão relacionados à alguns membros do clã, inclusive a chorona e fervorosa senhora. Só isso já explica todo esse comportamente além da conta, convenhamos.

    Responda
  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O grande erro da humanidade foi não cobrar royaltis de quem falasse em Deus e Jesus

    Responda
  24. mario josé corrêa de paula

    Recomendo verem no youtube o curso do Apóstolo Arnaldo para falar em línguas estranhas. Viva a IEPG. Ah, é um comediante, para quem não sabe.

    Responda
  25. Stefano Domingues Stival

    País do Silas Maracutaia Salafaia Salafista. Língua de malandro, é essa que eles falam. Estamos no sal.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Estamos no Evangelistão.

    2. MARCOS BENASSI

      Hahahah, Alemuuuia irmão! Hahahahah!

    3. Bento Brito Teixeira

      Salafrário!

  26. Wirben Márcio Lages Ferreira

    O significado de fé mudou?

    Responda
  27. Lênin Camargo

    Nesse governo tudo é fake. Principalmente o " fervor" religioso. Até porque a prática de falar em línguas não é da denominação da tal Michele e nem da denominação evangélica a qual o tal ministro eleito diz ser pastor. De tal forma que ali tudo parece ensaiado para comover e construir uma ideia messiânica aos olhos dos menos desinformados. Tirando a questão religiosa, o comportamento do eleito aonde misturar com a primeira dama e a base do governo já mostra a total incapacidade para o cargo.

    Responda
  28. Fernando Candido

    O que Deus teria de interesse em colocar um ministro do stf? Tantos momentos importantes na humanidade, o espirto santo resolve descer justo ali naquela sala? não confundam interesses mundanos da sra bolsonaro com religiao.

    Responda
  29. LENY MANZATTI RODRIGUES

    Sério que a Folha de São Paulo se deu ao trabalho de fazer matéria sobre a zombaria que Michele B. recebeu nas redes??? Senhores, por favor, quem zomba da cara dos brasileiros é essa senhora usando o nome de Deus... Aliás, por que o Queirós depositou 89 mil pra ela mesmo? Será que ela comemora cada depósito com aquela fala estranha?

    Responda
  30. Fernando Candido

    Quando tiram sarro de outras religioes, associam a coisas do de mo, ninguem se lembra de intolerancia.. me desculpem, mas acho que misturar milhoes de pessoas que tem fé de verdade, milhares de pastores de fé, com edir macedo, silas malafaia, michele bolsonaro e cia é debochar da verdadeira fé..

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      A verdadeira fé tem quê pregar a concórdia, a paz e a generosidade. É difícil: mas as pessoas de boa vontade têm quê perseverar. Precisamos evitar nossa auto destruição.

  31. José Nascimento

    Pior nessa matéria são os comentários acusando de tolerância religiosa. Tá certo, essa gentalha acha que vandalizar terreiros de candomblé e queimar templos indígenas conta como tolerância religiosa também?

    Responda
  32. Flávio Leal

    Somente os discípulos de Cristo é que tinham o dom em falar em línguas. Depois deles nunca houve mais ninguém. A prova é que a Flor de Liz se diz falar também em línguas.

    Responda
    1. Aristides Silva

      Nesse caso preciso voltar a leitura dos Atos dos Apóstolo, por acaso escrito por um grego.

  33. Flávio Leal

    Discípulos de Edir Macedo, Malafaia, RR Soares, Valdomiro e outros. Andam longe de serem discípulos de Cristo.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Por vezes os discípulos ainda podem seguir algo sério, principalmente quando se seguirem esses pastores pelo princípio do faço o que eu digo e não faça o que eu faço.

  34. Ednaldo Miranda de Freitas

    Sem nenhum xingamento eu apenas opinei que esse pessoal vive dando um jeitinho de escapulir de qualquer aprofundamento sobre esse assunto. Línguas estranhas. É fácil adaptar, especialmente quando aquele que fala as tais línguas estranhas desconhece o que diz, além de não haver nenhuma semelhança com algum idioma existente. E a FSP censurou. Ora, bolas.

    Responda
    1. Ednaldo Miranda de Freitas

      Pois eu digo e repito: me engana que eu gostio. Muitio.

  35. rosana gaio

    Línguas??? Dancinha??? Eu mereço mesmo, pagar 27% de IR.

    Responda
  36. Valdeci Gomes

    Eu vi um vídeo de uma deputada evangélica falando em línguas, foi a que cooptou os filhos para matar o marido.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      e ao que tudo indica falou em línguas com os filhos também.

  37. Alessandro Mádson De Fávari

    Poxa Folha...q materia ruim...ja nao bastasse os tempos sombrios e tristes q vivemos no Brasil. Intolerância religiosa jamais,,,,mas dar credito noticiciario a este episodio é lamentável. Paciência....vamos em frente...

    Responda
    1. José Nascimento

      vocês gostam de se fazer de vítima, né? vem com essa besteira de tolerância religiosa contra evangélicos, cristofobia, essas idiotices num país absurdamente católico enquanto terreiros de candomblé são vandalizados e templos indígenas queimas. Mas faz sentido em um país que elege um li xo "terrivelmente evangélico" pra presidente

  38. S RGIO DA SILVA

    O ato de falar linguas ininteligiveis em certos momentos são ditas em crenças Afro como Candomblé como manifestações de Exus. São linguas ancestrais de épocas pré-biblícas.

    Responda
  39. Vinicius Aquilino

    Xurias labaxurias rachadineas malafaiasss Gloria

    Responda
  40. Anderson Nunes

    Se morrer e ir pro céu vamos encontrar bolsonaro, malafaia e valdomiro na portaria? Além do resto dos brasileiros de bem e de verdade? ....e pensar que no inferno estarão todos os artistas, cantores, escritores, músicos, escritores, poetas e todos os outros brasileiros do mal, hem?

    Responda
  41. eli moura

    Não é razoável que Deus fale uma língua exclusiva, afinal ele existia desde o princípio e viu as línguas serem construídas. Nada a ver com aramaico hebraico ou sânscrito, mas com um estado auto hipnótico. Além do que aquela turma já está no quarto perto dos quintos.

    Responda
  42. Luís Lopes

    Escória nojenta e maldita! Fazem rachadinha, roubam, prejudicam as pessoas, só fazem o mal e depois vêm pular que nem idiotas fingindo que estão falando uma língua espiritual.

    Responda
  43. Rafael Gonzalez da Silva

    A reportagem deveria ter ido além, entrevistado um linguísta que certamente explicaria que não se trata de uma língua. Pois línguas são signos constituídos socialmente. Se alguém pronuncia algo que só uma possível divindade entende, logo, ela não está a pronunciar em uma língua. Agora, quando é que evangélico defendeu pai de santo ao balbuciar as crenças dele nos rituais? Não sejam hipócritas nem se façam de vítimas. OBS: Parabéns, todos sem máscara em uma sala fechada. O corona agradece.

    Responda
    1. Paulo Marcon

      Sim! O correto é mesmo "embaixo" (advérbio). Obrigado por apontar o erro.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Ora, Marco Antônio. Deixe o Paulo Arcom escrever em língua estranha. Se a Michele pode falar em língua estranha, o Paulo pode escrever. Qual o problema? E tem uma vantagem na escrita do Paulo: mesmo "errada' o senhor entendeu. O que o senhor entendeu da fala da Michele?

    3. Marco Antonio Barbeito Santos

      O correto é : Assino embaixo, paulinho arcon.

    4. Anna Amélia Meule

      Exatamente. Era mais do que necessário falar com um especialista na ciência da linguagem. Como disseste, nada no comportamento humano precisa mais do social do que a linguagem. Fora, é inexistente. Ou seja, é pura invencionice.

    5. Pedro Fernandes

      Perfeito. Além da matéria dar um peso desproporcional às piadas. O absurdo que motivou a viralização não foi a “língua”, mas a mistura promíscua e óbvia entre Estado e religião. Talvez não fosse o foco da matéria, mas valia a ponderação.

    6. Aldomar Rückert

      Assino embaixo também !

    7. Aldomar Rückert

      Assino embaixo também !

    8. Paulo Marcon

      Assino em baixo.

  44. Francisco Barbosa

    Estratégia de marketing para atrair a fatia fundamentalista do eleitorado, a religião da família bozo é o poder e a grana, de preferência em espécie.

    Responda
  45. Helio Cardoso

    Um abraço de ursos, gravado por interesses escusos e desprezo ao povo. Ato repugnante que, no futuro, pode virar do avesso quando o pastor tiver que ser "ministro" ante as falcatruas dos encantadores de serpente. Bleargh!

    Responda
  46. Marco Antonio Barbeito Santos

    Dizem assim : " Eu quero ser o Califa no lugar do Califa ". Pois sim. Cresçam e apareçam, inúteis. Querem ir para o Céu sem ter um pingo de Fé em Deus e sem carregar sua própria Cruz. Tá escrito. Vade retro e reto !

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Inútil é essa cambada! E incautos sao os que apoiam seitas religiosa onde os pastores vivem em paraiso aqui na terra prometendo um paraiso inexistente aos pobres coitados.

    2. Marco Antonio Barbeito Santos

      Que Céu? Jesus, na hora de Sua morte, disse ao bom ladrão :" Em Verdade te digo que ainda hoje estarás comigo no Paraíso." Na hora de Sua morte. Ateu. Infeliz. Uma vida inteira seca. " De que vale viver tantos anos sem amor?" diz a canção.

    3. Sandro Carvalho

      Todo mundo pode ir para o céu. Basta viajar de avião.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Q céu meu jovem ?

  47. Adonay Engelke da Cruz

    FODA-SE toda vcs qie me CENSURAM HIPÓCRITAS! O TAL DO BISPO E UM COMEDIANTE QIE PASSOU POR DENTRO DESSA PORCARIA TODA E JUSTAMENTE POR ISTO SABE DOQIE ESTÁ FALANDO! E AEMDD TUDO É INTIMORATO COMO EU! SEI BEM O QUE SIGNIFICA MEU NOME SEUS "FALSOS PROFETAS" (conforme Ele falou) TANTO QUE VOU REALIZAR UMA RETIFICAÇÃO DE REGISTRO AQUI PARA SER RECEBIDO PELO CORÃO: ME CHAMEM ABUD AMAL A A PARTIR DE AGORA. RELIGIÃO SÓ SERVE E SEMPRE SERVIU PARA DOMINARA DE DIVIDIR. ESTÁ NA HISTÓRIA!

    Responda
  48. Marco Antonio Barbeito Santos

    Querem ver outro exemplo de ignorância? Lutar pelos seus Direitos. Sempre lutei pelos meus Direitos. Me chamam de "chato". Quem luta por seus Direitos , no Brasil, é taxado de "chato". Mas , quando a gente consegue vencer, aparecem dezenas e dezenas querendo fazer igual, mas sem ter conhecimento de causa. Querem os louros, querem o dinheiro que o outro que lutou conseguiu. Infelizes. Perdedores. Rebeldes sem causas e sem calças.

    Responda
    1. Marco Antonio Barbeito Santos

      Ele dizia que Jão Fézis o deixava muito feliz pois lembrava Fei-jão.

    2. Marco Antonio Barbeito Santos

      Havia um carinha chamado Zé mer-dha. Um dia ele se cansou do nome, e mudou o dito cujo. Para Jão Fézis.

  49. Alison Sales

    Quando é para chutar imagem de santo, agredir mãe de santo, proferir homofobia, etc essa gente evangélica sabe fazer muito bem. Agora quando criticados por essa farsa burlesca de falar línguas logo vem com esse papinho de intolerância. O que eles falam muito bem é a língua de tirar $$ de pessoas muitas vezes fragilizadas ao ponto de acreditarem em um pastor.

    Responda
    1. Marco Antonio Barbeito Santos

      Não generaliza, senhor. Se tivermos coragem de macho e enfrentarmos nosso passado, poderemos nos ver em situações bem piores do que chutar imagens santas.

  50. Aldomar Rückert

    Oportunismo, vigarice e enganação. Teatro para tentar se livrar de vários crimes. Charlatanismo é pouco...

    Responda