Hélio Schwartsman > Língua dos anjos ou dos picaretas? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Isso me lembra aquela história do Homem que sabia javanês!
Os sacerdotes monoteÃstas atribuem ao seu deus, criador do Céu e da Terra e de todas as coisas visÃveis e invisÃveis - inclusive do SARS Covid-19 -, a onipotência, a onividência, a onisciência, a ubiquidade e a bondade, por quê será que ele criou e mantém um mundo tão injusto e cruel?
Hahahah, meu caro, bem-vindo de volta. Boa pergunta, essa. Importa pouco, mas é boa. Porque o que importa é a grosso-lalia do Bozo, impávida e consistentemente descarregando grossuras na orelha nacional. E essa não há de ser presente de Deus, senão de Asmodeu - ou AsnoDeus, conforme prefira o freguês. E segue mais um ano, caro Hélio!
Por que a FSP odeia tanto os evangélicos? Não só ela, mas a tv Globo também! Cara, desde a admissão do André Mendonça pelo STF que os editores da Folha de São Paulo têm postado matérias destruindo e não construindo os valores evangélicos. Aqui estamos diante de maÃs uma matéria que afirma (em forma de pergunta, mas pelo contexto do texto é afirmação do editor) ser lÃngua dos picaretas! Esse é o ponto! "Picaretas!' é o pensa a folha de são paulo/editores do povo evangélico.
Não, Zé Silva, não, não, não. Volte lá no texto e releia com atenção: pensamentos tolos são pensamentos tolos, não interessa quem os tenha, glorifique, comunique, consuma, deles goste ou divulgue. Pensamentos tolos ocorrem equanimemente, envolvem evangélicos, católicos, ateus, umbandistas, estúpidos, Ãndios, incréus. Acostume-se com as crÃticas, que têm sido distribuÃda com fartura - a toda gente! Ninguém tem obrigação de construir valores evangélicos senão eles mesmos. Faltava essa, agora.
Mas, segundo o ombudsman da Folha "depois do Agora SP sair de circulação por falta de recursos a folha deverá ter o mesmo destino" O Paulo Henrique Amorim já profetiza isso! Dizia ele que a Folha tem uma tiragem muito grande, mas já não tem tantos anunciantes. Esse desequilÃbrio iria destruir a folha de são paulo. O Paulo Henrique, o IsaÃas do jornalismo brasileiro, fazia esta profecia também para a Rede Globo de Televisão. A folha de são paulo, passarão, porém o povo evangélico passarinho!
Oh, Hélio! Vc não tem um gato pra puxar pelo rabo, não, meu? Tô imaginando que o que está por trás desses ataques da Folha de São Paulo aos evangélicos é que essa eleição do Mendonça é o cumprimento de uma promessa de campanha feita pelo então candidato Bolsonaro aos lÃderes evangélicos que se deles tivesse o apoio e eleito indicaria para o STF um ministro terrivelmente evangélico. Ele cumpriu essa promessa e assim terá novamente o apoio destes lÃderes evangélicos que são milhões de votos.
E qual a utilidade de toda essa ladainha em outras supostas lÃnguas se não traz nada de útil?
Exatamente, Cleomar. Esse é o ponto. Justificar dizendo que está na bÃblia, fogem do contexto. Em I CorÃntios 14 diz que falar lÃnguas, só edifica a si próprio e que seria mais interessante que se levantassem profetas que falam a todos. Quando Deus dá a alguém o dom de se falar em lÃnguas, ao mesmo tempo dá a outro o dom de interpretar, para que haja edificação de toda a igreja. Ou seja, falar em lÃnguas, sem que ninguém entenda, só tá querendo atenção para si...e parece que alguém conseguiu !
Não existe “falar lÃnguas” em transe, mas simples murmurar, resmungar, gemer, sons inteligÃveis, que o irracional vê como coisa sobrenatural. Também “falar lÃnguas” exóticas não é privilégio de evangélicos. Religiões não-cristãs no globo também usam deste artifÃcio: culto Xangô da Costa Oeste da Ãfrica, o culto Zor da Etiópia, Xamãs no Sudão, e os aborÃgines da Austrália. Portanto, glossolalia pode ser objeto de pesquisa cientÃfica, sintoma psiquiátrico ou simples charlatanismo.
Quando eu era criança, falava a lÃngua do pê. Até que um dia, um anjo me falou "asaftasardemedoem"...
Sim, já ouvi também que "seaquinevasseusavesqui".
isso é alemão. asaftasardemherroidasidem.
Se "insondáveis" são os caminhos do Senhor", como podes afirmar que "pensamentos" não merecem respeito. Por acaso, grandes inventos e descobertas, ou pesquisas cientÃficas, em benefÃcio da humanidade não surgem de pensamentos? Isso parece gosalalia.
Arataia cafarataia papagafaia mimicafaia.
Neste Cafarnaum em que o Brasil se tornou, a sacerdotisa de Belzebu balbucia glossolalias em comemoração à promoção de seu xodó a ministro, tal como aqueles deputados rezaram a oração da propina no Congresso Nacional. Lembram-se?
euqrop o zorieuq avatisoped anarg an atnoc ad euqehcim?
O que esperar em um paÃs em que um presidente é contra a vacina e incapaz de formular uma sentença corretamente, e ou outro diz que ler é chato e dá sono?
Em um paÃs inculto e iletrado, cujo presidente se vangloria de sua grossa ignorância alardeada como troféu da estupidez vitoriosa, quem mais arrota bobagens aos quilos, é louvado no altar do fanatismo fundamentalista como mito de milicianos ou anjo decaÃdo no inferno da vigarice oficial.
Esse é um assunto de fé, que pode ser questionado racionalmente, mas com respeito e empatia. Enxerguei apenas soberba e prepotência neste artigo.
Quando vamos ter a bancada do povo no Congresso? Bancada evangélica, bancada do agronegócio, bancada bolsonarista (independente de partidos)... Até no STF temos bancadas. E o povo, quem representa?
Esse articulista da ultraesquerda é o mesmo que, pregou nesse jornal, a o assassinato o presidente da Repúblca. Não satisfeito, agora destila sua intolerância religiosa e cristofobia. (não sou evangélico e nem católico). o que é crime! Até hoje não vi o mesmo deboche com os muçulmanos ou os devotos dos orixás. Por que será, hein?!! O motivo é claro, basta um raciocÃnio simples.
Quando a ignorância é decorrência de desconhecimento, há que se condescender com a obtusidade das asnei-ras. Quando é proveniente do obscurantismo tor-pe, há que se chamar simplesmente de bolsonarismo.
RaciocÃnio simples é algo que te falta. Chamar Schwartsman de ultraesquerda é a clara evidência disso.
Quando estava no Benjamin Constant de vez em quando ia à missa, que não era realizada por um padre. O senhor, que era psicólogo nos explicou sobre o mito de Pentecoste (uso a expressão mito como estória), o seguinte: "cada um entendeu em sua lÃngua, se nós brasileiros estivéssemos lá, entenderÃamos em nosso idioma). Nada a ver com falar algo quem nem quem fala entende.
Eu fico com a segunda opção!
Acho que pode ser as duas Coisos e nesse caso que vimos recentemente é capaz de ser a lÃngua de um anjo, do próprio Coiso na terra, regente do coral celestial, que é a lÃngua dos pic @retas. De simples analise destes fenômenos temos que a evidente plausibilidade dos b@l bucios e de quem os fez. O bem nunca fala ou pratica o mau e tudo que sai desse Coiso e dos Coisistas causa ciz@ nia e morte.
Uma coluna, e muitos comentários sobre "lÃngua dos anjos". Acho tudo isso um "besteirol". Fato, André Mendonça é Ministro do Supremo. Para mim pouco importa a religião dele. Apenas que ele trabalhe "dentro da Constituição; estamos precisando
Para este senhor trabalhar respeitando a laicidade do Estado será necessário um autêntico milagre.
É muita hipocrisia a pessoa usar um artifÃcio desses para se colocar como alguém que supostamente "fala com Deus", quando na verdade todo mundo sabe que o objetivo ali era passar a visão para o público evangélico, pastoreado por aquela horda de missionários rezando ao redor, para obter o apoio crédulo à reeleição do marido, como se isso fosse algo que o próprio "Deus" quisesse
Ah, Schwartsman... Se eu tivesse que remendar a tua prepotência ignara, começaria por remeter-lhe ao Novo Testamento, especialmente aos "Atos dos Apóstolos". Neles você veria que a sua "pulga atrás da orelha" não tem sentido algum, pois falar em outras lÃnguas NÃO é marca religiosa, mas forma especial de se falar a Deus, por inspiração do EspÃrito Santo. Ocorre que a tua instância só lhe premite cogitar de picaretagens e picaretas, na linha daquela tara cafona do "ninguém presta". Expanda-se!
Falar em lÃnguas nada mais é do que uma auto hipnose. Um tipo de transe religioso que ocorre desde a antiguidade em diversas religiões. É o mesmo fenômeno que ocorre no candomblé, por exemplo, quando um fiel baixa um santo. Normalmente as pessoas falam em lÃnguas de forma sincera quando estão neste estado de transe, mas no caso da Micheque foi picaretagem mesmo para manter o voto evangélico.
Plinio Góes, aproveite o embalo e explique para nós quem criou Deus.
Muito interessante o fato de que a presença de câmeras supostamente faz pessoas falarem com entidades de outros planos...
É a lÃngua com que se comunica com o marido, que, em diversas oportunidades, tem o raciocÃnio totalmente incompreensÃvel.
"Padrasto nosso que estais no Planalto, amaldiçoado seja o seu nome, venha a nós o reino das rachadinhas, seja feita a vontade das milÃcias, assim nas trevas como no pé de goiaba! O leite condensado de cada dia, nos deixai superfaturar hoje, e não deixe descobrir nossas tentações, pois nosso é o reino, o dinheiro e as falcatruas para todo o sempre, amém!
Amém Sr MaurÃcio.
Gostei da paródia...
A ideia que temos de interno, pelo que o cristianismo nos passa, acentuado pelos evangélicos, se assemelha muito ao que estamos vivendo com esse desgoverno de gente perversa e desumana, onde o salário de ter votado errado é a morte de centenas de milhares de eleitores, deixando o paÃs arrasado e com mal cheiro de carne humana, e de animais queimados nas florestas!
Meu Deus! Essa é uma expressão que uso como forma de manifestar minha surpresa diante da repercussão da fala da primeira dama. Os sons incompreensÃveis que proferiu seriam próprios do linguajar dos anjos. É muito difÃcil compreender os desÃgnios divinos e a proteção que a entidade superior oferece a seus crentes. Concordo com Hélio. Por que Deus, em sua onipotência, é incapaz de lhes dar um castigo para punir a farsa, a picaretagem e outros pecados maiores? Dá para acreditar?
Será que é porque esse Deus antropormófico, moralista e vingativo é apenas uma criação humana?
Aprendi mais uma: glossolalia e sua variante xenolalia. Quanto aos falantes e crentes de serem entendidos pela divindade, sejam felizes. Agora, a senhora primeira dama apelando a esse recurso para se exibir e arrebanhar, entendo apenas como oportunismo. Não me lembro de nenhum crente de religião afro-brasileiras exibindo-se enquanto estava no governo. Não é o caso do atual governo, um festival afrontoso de exibição religiosa.
Picaretas
É apenas palhaçada com intuito de dizer que é "abençoado" por um deus-fantasia. A bÃblia é tão ridicula mente falsa que se contradiz o tempo inteiro, veja: Gênesis 10:5 - Destes saÃram os povos dispersos nas ilhas das nações, em seus diversos paÃses, cada um segundo sua lÃngua e segundo suas famÃlias e suas nações. Gênesis 11:1,6-9 - Toda a terra tinha uma só lÃngua, e servia-se das mesmas palavras.
Não sou nenhum bolsonarista, nem lulista, tampouco frequento igreja Pentecostal ou neopentecostal, mas acho que a opinião do autor reverbera um imenso preconceito que não se permitiria ocorrer com as religiões afro (que merecem o meu respeito). Isso não acrescenta ao debate, apenas estigmatiza e rotula as pessoas. Em tempo, o ministro nomeado é discreto, com uma carreira sólida no direito, seria um problema o fato dele frequentar a Igreja Presbiteriana?
O problema, é que eu duvido que o ministro acredite em Deus e na bÃblia...
Todo problema decorre, não da sua fé, que é assunto privado (embora tenha sido utilizada para justificar sua designação), mas do seu desempenho vergonhoso como Ministro da Justiça, quando fez uso do cargo para intimidar e reprimir os crÃticos do chefe.
Com todo respeito aos evangélicos, eu nunca vi a mistura de polÃtica e religião resultar em coisa boa a não ser é claro para o grupo que está agarrado ao poder e usa os fiéis como massa de manobra. Se eu fosse vocês, correria a léguas desse e qualquer governo.
TEMPLHO é dinheiro
Não me parece ser intervenção divina a fala em gromelô da "santa pacificadora" que costuma andar com uma camisa modelo milÃcia "se falar comigo assim a gente vai ter um problema"...
...os associados à internacional evangélica-militarciana-i surrecionista são fluentes em idiomas, em charlatanês são nativos, são muito avançados em muitos outros idiomas. Em lÃngua de donos de escravos eles são fluentes, cantam, escrevem, dançam, falam, e pintam e esculpem e também operam no 'broadcasting' digital. E para ter mais ouro e escravos em suas mãos abusam do poder de arrombar/ administrar o Estado...suas asas devem drenadas e depois banidos da vida pública!!!...
Kkkkkk, a melhor descrição para famÃlia q pratica delitos em série.
Kkkkkkkk, essa foi a melhor descrição para a famÃlia que pratica diversos delitos sumariamente.
Os Bolsonaros e Bolsonaras esquecem o que são e representam neste momento. Eles não tem o menor respeito à investidura que o povo lhes legou por 4 anos (e espero sinceramente que não as renove). Uma primeira dama totalmente desquiciada senão drogada torcendo pelo sucesso do nomeado que em tese deveria ser imparcial e nem chegar perto da famiglia presidencial, porque esse nomeado não sabe se algum dia não terá que julgar algum dos seus componentes de forma isenta. O circo Bolso continua
O circo agora tem mais dois palhaços
O autor já se declarou ateu. Não vejo sentido desenvolver tal assunto na coluna. A argumentação com trabalhos cientÃficos são compatÃveis com o terraplanismo espiritual. Seu conhecimento e articulação são bem superiores a isso. Quem crê em Deus, Supremo Arquiteto, o Eu Sou, tem experiências que parecem estranhas ao método cientÃfico.
Não existe nada estranho na auto hipnose é o que leva as pessoas em estado de transe religioso a falar em lÃnguas, ou a baixar um santo, ou incorporar alguma divindade.
Prezado Helio, a glossolalia não é uma "lÃngua", como muitas vezes é propagado. Trata-se de uma forma de oração em forma de um "balbuciar" que não tem sentido algum, mas que pode expressar uma entrega da alma que não consegue encontrar palavras adequadas para se dirigir a seu Deus.
Ainda que Michelle falasse a lÃngua dos anjos, que ela falasse a lÃngua dos homens, ela nada seria sem o depósito dos R$ 89 mil do Queiroz. Não é só o amor, é também o cartão de crédito corporativo da presidência.
Se Deus existisse ele estaria era muito assustado e arrependido por ter nos criado.
Pois então Hélio, coluna angélica ou do deus da carnificina? (Claudia F.)
Se eu fosse investigado por cheques que caÃram na minha conta do nada, depositados por um operador de rachadinhas, e de repente um amigo meu virasse possÃvel juiz do caso, ainda mais indicado pelo beneficiário das rachadinhas, até eu falaria a lÃngua dos anjos! Isso é puro maná caÃdo do céu! Labaxúrias assererrê rataganta!
Isso tudo parece efeito da cultura zumbi, esparramando aquela gosma por todas entranhas fÃsicas e mentais.
Agora, vai querer usar um texto desse nÃvel como base de argumentação contra quem acredita em bobagens do tipo "falar em lÃnguas"...
Falar em lÃnguas extraterrestres (pois são lÃnguas estranhas à toda humanidade) é um dos muitos absurdos das religiões que me empurraram para o ateÃsmo. Ao longo da vida fui descartando conceitos religiosos como eternidade, inferno e paraÃso, pois deixaram de fazer sentido para mim. Afinal eternidade não tem fim e viver uma vida eterna, para mim, seria um castigo e não uma benção. A aliança entre terraplanistas e criacionistas foi o incentivo derradeiro e não sinto falta nenhuma de deus.
Eles invadiram o Estado laico com o seu teatro neopentecostal sem qualquer respeito pela erudição secular que pautou o conhecimento que deu origem ao reconhecimento do valor da laicidade. Tudo por interesses escusos dessa horda hipócrita travestida de religião cristã.
Meeeeeuuu Deus. Vi o vÃdeo. Senhor. Peço-lhe fervorosamente: salvai-os.
Essa mulher consegue ser mais 3,14kreta que o marido! Espertalhona. Casou com o metido a esperto e herdou o reino dos céus...aqui na terra (do osmar). Tem um vidão!
Gostei da simbologia para não ser censurado pela Folha.
Essa mulher consegue ser mais 3,14reta que o marido! Espertalhona. Casou com o metido a esperto e herdou o reino dos céus...aqui na terra (do osmar). Tem um vidão!
Quando o estado não é laico, fé demais...
Fé de mais não cheira bem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Língua dos anjos ou dos picaretas? Voltar
Comente este texto