Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    Obrigado, Cristina. Perdemos muito, mas ainda temos você.

    Responda
  2. MARCUS VINICIUS FILGUEIRAS JR

    Parabéns, Cristina Serra! Seus textos são um serviço à Nação brasileira. Siga firme. Precisamos de você. Abraço fraterno.

    Responda
  3. milton temer

    o cenário é trágico, e me pergunto a que ponto chegou a consciência dos que, conhecendo Bolsonaro e sua folha corrida de parlamentar, participaram da lavagem cerebral mitificando Moro e acreditando no "contra tudo e todos" do inominável. "Mas, no entanto, é preciso lutar"

    Responda
  4. Jurema Nordeste

    Que trio satânico!

    Responda
  5. Ana Ferraz

    Mais um texto primoroso! O Brasil sob bolsonaro se transformando em um buraco sem fundo cheio de gente comendo osso, crianças desnutridas e fora da escola, entregadores trabalhando 12 horas por dia e uma "elite" que fede fazendo campanha para um marreco que deixará o buraco incivilizado em que nos encontramos ainda mais profundo. E heleno, heleno é o atraso do atraso, decrépito como bem colocou Cristina, como tudo nesse governo.

    Responda
  6. luiz jose almeida fayad

    A cratera que ficou em Serra Pelada representa o início do túnel que ,quando crianças ,acreditávamos que se abrisse um buraco bem profundo aqui no Brasil iria sair lá na China.Acho que Curió,Heleno e Bolsonaro levaram a sério esta lenda.Ìndios.terra,floresta ,como você comenta,tudo aniquilado para benefíciuo de meia dúzia de celerados em detrimento da maioria.Só falta mesmo liberar a mineração em terras indígenas para o genocídio se concretizar.Patriotas?Não,genocidas.

    Responda
  7. Joaquim Rocha

    Desse generaleco e do milicineco nada de bom poderia ser esperado. Ou melhor: tudo de ruim poderia ser esperado.

    Responda
  8. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    O problema é mais antigo que Serra Pelada: alguém sabe da Serra do Navio, no Amapá?

    Responda
  9. João Larizzatti

    Exploração mineral em escala regional, integrando diversas disciplinas, tais como Geoquímica, Geofísica em ambiente dw Sustema de Informações Geográficas, podw indicar áreas potenciais para a mineração. O Serviço Geológico do Braßil é capacitado para isso. Issso geraria ainda conhecimento dos teores naturais de vários elemwntos químicos na região. Solução técnica existe. Basta vontade política.

    Responda
  10. Maria Nascimento

    Amei o epíteto decrépito! Perfeita imagem do passadismo do pensamento cívico militar brasileiro.

    Responda
  11. Gilmar Maghenzani

    Ciro X Lula, Doria X Ciro, ou ainda Dória X Lula e não temos outras saídas, menos pior que coisa

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      em sua linha de pensamento, Menos pior não sei, mas Mais pior é o Coiso. Extremamente improvável que o Brasil saia da linha Coiso-Petista, mas só de saber que o Coiso sairá, já é algum alento.

  12. RICARDO ARANTES MARTINS

    A mineração em moldes legais não deveria ser problema (vide brumadinho). Mas a questão é, qualquer nação pode e deve ter mineração, respeitando o meio ambiente, a vida e pagando os devidos impostos. No Brasil a questão é feita nas coxambranças. O Brasil é enorme e da para termos agro negócio e preservamos o meio ambiente, da para colonizarmos, termos espaço aos indígenas e respeitar a lei. A questão é que aqui é 8 ou 80. ou não faz ou faz errado. Falta vontade política.

    Responda
  13. Carlos Pinheiro

    Bolsonaro é um mero boi de pi-ranhaque atravessou o Rubicão para invadir a República com suas milícias de milicos oportunistas. Entre estes, a figura mais nefasta é Heleno, excrescência abortada da Ditadura, com sua grotesca figura de figurante decadente de filmes de terror de quinta categoria. Sobrevoa nossas cabeças como abu-tre a ameaçar atacar com suas garras postiças da 25 de março. A diferença é que a carni-ç não é a sociedade civil, mas o próprio governo do qual ele é o coveiro asqueroso.

    Responda
  14. Paulo César de Oliveira

    Não sei do que a autora está reclamando. A exploração do ouro por empresas legalizadas deverá ser feita dentro da lei e, obviamente, sem o uso de mercúrio. Quem recorre ao metal tóxico são os ilegais, que não têm recursos e tecnologia para a separar o ouro dos resíduos sem poluir.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Esse povo do gado é tão bobinho, né?

    2. Gilmar Maghenzani

      Quanta ignorância, ou vc é um tbm que vai se beneficiar?

    3. Régis Cava

      Acredita em coelhinho da páscoa Paulo? Pelo amor....

    4. RONALDO F VAZ

      Ingenuidade é tristeza não têm fim. Achar que um capitalismo predador como o brasileiro vai ser limitado pela lei, que não busca ganhos imediatos e fácies, é se auto-iludir, ou possuir concessão para exploração de ouro em terras indígenas!

  15. TEREZA JOACY GOMES DE MELO

    Eita! Que esse tal general heleno é uma desgraça. Já devia ter sido interditado.

    Responda
  16. FLAVIO Costa

    O pior é o discurso que a devastação trará riqueza para os nativos.

    Responda
  17. LUCIANO NEDER SERAFINI

    São exterminadores do futuro. Sociopatas.

    Responda
  18. Jane Santos

    Tudo feito por quem prometeu governar sem corrupção, sem velha política.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      VC acreditou?