Ian Bremmer > Invasão russa à Ucrânia é improvável, mas coloca lógica preocupante da Guerra Fria em ação Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ivanildo Tomé

    O Gen. Carlos P sugere que a FSP publique "uma coluna com os fatos", o que dá a entender que a FSP não publicou os fatos e mais, que ele General P, tem acesso aos fatos. Por exemplo, a inteligencia a serviço do General P já sabe que o o golpe na Ucrania foi patrocinado pelos EUA, e mais, "mandam no governo local." O Gen. P também poderia informar se os EUA instalaram ou cogitam instalar misseis nucleares na fronteira da Ucrania com a Russia.

    Responda
    1. Alberto Silva

      O soldado raso Ivanildo tem orgulho de sua ignorância. Lê na Folha e no Estadão histórias requentadas de agências de notícias norte-americanas e se sente bem informado. Acredita piamente que os EUA lutam pela democracia mundial e só querem ajudar a humanidade a evoluir, não têm nenhum interesse econômico ou geopolítico nessa disputa. Como bom soldado, bate continência para a bandeira americana e se acha um patriota. Se tivesse um pouco mais de inteligência ou cultura talvez não fosse só soldado

  2. Alberto Silva

    Beleza Folha, vocês acabam de publicar a versão norte-americana para os acontecimentos. Que tal publicarem agora uma coluna com os fatos? Os EUA patrocinaram o golpe na Ucrânia e na prática mandam no Governo local. O objetivo norte-americano é levar a OTAN para as fronteiras da Rússia a fim de facilitar um eventual ataque ao país. Imagine se a Rússia fosse instalar mísseis nucleares no México. Como os norte-americanos iriam reagir?

    Responda
    1. Alberto Silva

      Ivanildo, não se trata de escolher um lado. A vida não é filme, que divide o mundo entre bandidos e mocinhos. O objetivo é entender a realidade de modo mais equilibrado e levando em conta o contexto amplo. A instabilidade atual é gerada pelos norte-americanos que buscam pressionar a Rússia com a expansão da OTAN até suas fronteiras. Nem tudo se resume a narrativas ou à esquerda e direita. Muito menos à liberdade e totalitarismo. Tanto Rússia quanto EUA são totalitários a seu modo.

    2. Ivanildo Tomé

      Eu bato continencia para a bandeira americana. Eu tenho uma estranha preferencia pelo DisneyWorld sobre Lubianka, mas eu tenho lá minhas razões para isso, que dificilmente uma pessoa da magnitude e da sabedoria do obshcheye se degradaria a entender.

    3. Ivanildo Tomé

      Pravda, obshcheye P ! (Eu achei melhor me dirigir a um general russo no seu idioma nativo.) Eu como humilde praça, não tenho credenciais de segurança para receber os informes do Glavnoje Razvedyvatel'noje Upravlenije, como o obshcheye P. Então tenho que me resignar à imprensa civil e convencional. Sim obshcheye P, acredito que os EUA são uma democracia, embora com menos liberdade do que a Russia, que tem menos do que a China que por sua vez menos liberdade do que a Coréia do Norte..

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.