Painel do Leitor > Você considera o Brasil um país com intolerância religiosa? Por quê? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A religião é por si mesma intolerante na medida que existe " a minha religião " e a " religião dos outros" que na maioria das vezes não é " tão boa quanto a minha" . Esta simples forma de pensar já causa rupturas inconciliáveis.
Sim. As seitas evangélicas é que pregam o ódio e a intolerância em relação à quem não pertence ao seu povo.
O brasileiro, no geral, é um intolerante enrustido. E isso é para todos os assuntos, não só religião. Temos uma incapacidade cultural de entender o espaço do outro, seja polÃtico, social ou religioso. Qualquer comentário aqui afirmando que evangélicos são intolerantes já é por si só um comentário intolerante. Consideramos que só não são intolerantes aqueles que concordam com a gente, mas fingimos que não pra parecer mais legalzinho.
O Brasil é intolerante com tudo religião,futebol,pobre, vida alheia, com o sofrimento .Nada mais que um reflexo da podridão humana.
Sim. Evangélicos não toleram religiões de origem africana e discriminam também o espiritismo kardecista. Catolicismo também não escapa. Lembrar o vÃdeo de pastor evangélico chutando imagem de Nossa Senhora. A discriminação não é de outras religiões contra os evangélicos. É o contrário.
Vejo que a intolerância religiosa sempre existiu no Brasil, mas não chamava atenção enquanto era dirigida a manifestações de origem africana. Na medida em que surgiram outros tipos de alvo, e também com o caminho da civilização brasileira através dos séculos, virou assunto importante. No caso especÃfico do acontecido com a primeira dama, a realidade é diferente e maior. Trata-se principalmente de repúdio à inclusão de um representante religioso em um STF que deve ser leigo.
Não, o Brasil não é um paÃs com intolerância religiosa, exceto para os evangélicos. Estes sim sofrem intolerância religiosa. Há Rede Globo de Televisão sempre que põe em sua teledramaturgia um evangélico é este uma vergonha social. Ela certa vez produziu uma série mostrando um pastor criminoso, imoral e falso profeta. A atriz Juliana Pães novela América, interpretou uma assembleiana que dia era santa, mas a noite era uma pecadora.
Numa outra novela da Tv Globo Antônio Fagundes interpretava o Juvenal, havia uma evangélica, louca, intolerância religiosa, que atirava pedras nas pessoas. A Imprensa persegue os evangélicos. Deles ela zomba, acusa-os de intolerância religiosa, joga-os aos leões.
As religiões no Brasil não se toleram e deve incrementar com o crescimento daquela corrente de evangélicos que enxerga a atividade como negócio muito bem lucrativo (não paga impostos!). O pior dos mundos estaria sendo desenhado para o Brasil com o Estado não laico. Vade retro, satanás!
Sim. A intolerância religiosa é praticada aqui, sem nenhuma repressão legal, por vários grupos evangélicos contra religiões de matriz africana, em alguns casos com incentivo claro ao uso de violência fÃsica. São hipócritas ao quererem posar como perseguidos, "vÃtimas", quando são eles os verdadeiros algozes.
Macedo, Malafaia e Cia.: INTOLERANTES são todos empresários da fé exploradores dos inadvertidos, pobres e desprovidos de conhecimentos.
A intolerância religiosa aconteve no Brasil e é contra apenas as religiões de matriz africana. Contra a Michelle, foi só a falta de compostura de uma primeira dama mesmo. É próprio da famÃlia Bolsonaro ser assim: o presidente também não está à altura do cargo.
Sim, há um completo desconhecimento das religiões, seus propósitos e fundamentos. O desconhecimento provoca a intolerância. Também temos que lembrar, que o papel nada dignificante de alguns lÃderes religiosos não ajuda.
Não enxergo o episódio com a Michelle como intolerância religiosa. Por mim, ela pode ter a religião que quiser, falar a lÃngua que quiser. O que não pode acontecer é misturar a indicação de um cargo no STF com religião, seja ela qual for.
PaÃs da intolerância. Aqui evangélicos e católicos não conseguem respeitar espÃritas e umbandistas. Não vejo melhora nisso.
Sim, existe intolerância religiosa dos evangélicos brasileiros contra as outras religiões. Principalmente as de origem africana. Há intolerância porque os crentes se isolam em seu próprio mundo, com suas próprias músicas, TV's, radios, escolas e lideranças polÃticas.
Por obviedade, a única religião "certa" é aquela do próprio. Todas as outras estão "erradas". Por isso mesmo o estado laico é tão fundamental. A intolerância religiosa tem ficado mais notória, principalmente aquela expressada pelos evangélicos contra as demais.
Nossa sorte é o apego destas facções distorcidas da religião, unicamente ao dinheiro. Se fosse um radicalismo arraigado, estarÃamos sofrendo com os homens-bomba.
Nesse caso não foi intolerância religiosa, foi intolerância ao charlatanismo.
Há. Por isso, não podem, os representantes religiosos, independente do credo, ocupar o poder. Religião se sustenta essencialmente na negação, agressiva ou madura, de seu oposto. Bolsonaro é agressivo.
Duas palavras que não cabem na mesma frase: Michelle. Religião.
Em muitos paÃses a definição religiosa é Ãntima e respeitada como outra intimidade, a escolha polÃtica . Aqui não tem nada tolerado, muito menos em religião. Ainda não temos muitos casos de guerras e agressões, mas já temos algumas. A medida que a vida fica mais difÃcil, e politizada por polarização e maus exemplos de polÃticos, a coisa pode complicar até ao descontrole. O preconceito religioso é similar a outros preconceitos, subliminar. Muitos sabem e outros sentem. Saber é diferente de sentir
Extrema intolerância contra ateus, que têm muitas vezes que dissimular sua condição.
Outro dia criticaram um desenho do filho do super homem beijando um menino....o mundo foi abaixo por isso! E quem o fez ficou com a vida destroçada, foi notÃcia em tudo quanto é lugar, até repercussão internacional teve. Mas ai....desrespeitaram de maneira abjeta os evangélicos e a Michelle, com traços de machismo. Mas nada aconteceu, segue tudo bem ...muitos acharam até bonito esse desrespeito todo. Ou seja, as coisas já mudaram profundamente na sociedade.
Leandro, muitas pessoas, inclusive eu, crÃtica a comemoração exagerada da primeira dama. Nada a ver com a religião dela. Pq tão feliz? Será que acredita que a religião do ministro vai interferir no seu julgamento? Será que não sabe que o estado é laico e que ele deve seguir à Constituição e não a BÃblia.
Eu me guio por evidencias. Como vemos constantemente terreiros de candomble e umbanda sendo atacados, e seus frequentadores e sacerdotes fisicamente e moralmente atacados. Como tambem ja vimos um pastor dando ponta pe em uma imagem de santa catolica, chego a conclusao que ha sim intolerancia religiosa no Brasil.
Igual aos paÃses do oriente, nunca.
Discriminacao e intolerancia sao inaceitaveis em qualquer nivel e em qualquer intensidade.
Discriminacao e inaceital em qualquer nivel.
Há é tolerância a tudo o que é ativismo. LBGTIQ+, negros, mulheres, anões e tudo que se presta ao discurso da esquerda. Já que os evangélicos não são massa de manobra da esquerda, os cristãos podem ser atacados a todo momento sem nenhuma proteção da imprensa ou da justiça! Manda os covardes do Porta dos Fundos zoar Maomé!! Covardes!
Ai... Ai... Napoleão... Continua usando aquela caixa de remédio vencido, não é? Precisa parar com isso, claramente potencializa suas alucinações.
O senhor acha que esses grupos de pessoas nao deveriam ser tolerados?
Não vejo intolerância religiosa na sociedade brasileira mas, vejo uma pequena minoria de pessoas abusando do direito do outro e fazendo barulho e a mÃdia divulga com muita "força ". Brasil é o paÃs de uma grande varidade na fé.
O fato é que o Brasil está se tornando intolerável. Ruim de viver aqui.
É um pais de gente com pouquissima classe e categoria.
Todo mês na folha tem notÃcia de um terreiro destruÃdo. É uma piada de mal gosto fazerem essa enquete em razão de a Michelle ter sido criticada por falar lÃnguas.
"Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar práticas e crenças religiosas de terceiros, ou a sua ausência" Existe intolerância religiosa no Brasil pois percebe-se ataques a espaços considerados de culto de uma religião ou outra. Os ultimos ataques foram a espaços da matriz umbanda.
Se houvesse intolerância religiosa, não terÃamos uma igreja, templo, ou terreiro praticamente em cada esquina, pastores pregando em praça pública e no transporte coletivo e emissoras de rádio e TV veiculando o assunto à exaustão
Isso se da em decorrencia do nosso pais ser um pais laico ontem o povo tem liberdade de consciencia e, portanto, o direito de seguir uma religiao qualquer ou nao, acreditar em um deus qualquer ou nao. Sinto isso em perigo na atualidade, de uns tres anos pra ca vejo controversias embaracosas a respeito de religiao. Controversias que nao deveriam ter lugar em uma sociedade laica.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Você considera o Brasil um país com intolerância religiosa? Por quê? Voltar
Comente este texto