Djamila Ribeiro > Grada Kilomba enfrenta racismo ao ser rejeitada na Bienal de Veneza de 2022 Voltar
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A Djamila que é uma ativista profissional vê racismo e machismo em qualquer assunto que discute! Será que um artista negro nunca pode ter uma obra rejeitada por uma simples opinião e logo temos que ver racismo ??!! Grandes artistas e gênios foram rejeitados em seu tempo... Manet, Van Gogh, Darwin, Tesla e tantos outros !! Parece uma fanática religiosa !
Mais um caso de racismo epistêmico! Djamila e Grada são duas gigantes do pensamento decolonial!
Bonito e exemplar gesto de repúdio, que aqui faz Djamila, contra uma flagrante atitude de misoginia e preconceito explÃcito desse assim-dito jurado de uma obra e de uma artista relevante para a cultura, não apenas portuguesa, mas do mundo, sobretudo em face do teor, quiçá grotesco, de seus termos, opiniões e péssima compreensão da arte, tout court. Achei muito adequado expor o preconceito que se traveste de "voz informada" do mainstream branco.
Tudo depende de quem entrou em seu lugar para representar Portugal. Não sei se já foi definido pelos patrÃcios.
Admiro muito Djamila. E também Grada Kilomba. O texto acima é muito bom, apenas discordo do tÃtulo . Ficaria melhor “ Grande demais para um jurado menor” Concordo inteiramente que os argumentos do jurado em questão são pueris, mesmo ridÃculos . RidÃculos de causar constrangimento em quem os lê. As visões variam muito dentro de Portugal, há muitos portugueses que reconhecem as violências e erros cometidos no perÃodo da colonização.
alguém escreveu aqui: Esse tema de racismo virou paranoia. Chato isso! Espero que em momento nenhum de sua vida, ninguém de sua famÃlia, ou de seu circo de amizade viva situações de racismo em qualquer lugar. Chato deve ser se olhar no espelho e sentir perfeito e não ter nem com quer discutir seus pontos de vistas, ou o seu ponto de vista. Como por exemplo, não existe racismo no Brasil e em lugar nenhum do mundo e sim pessoas negras que querem ser, agir e pensar como brancos. Ou não?
A pessoa é obrigada a gostar da arte da moça. Se não gostar, é racismo.
Critérios de seleção e curadoria em exposições internacionais não são questões de "gosto".
Perdão, mas não se trata de gosto. Não foi isso que o texto afirma. O argumento de que o assunto seria 'batido' não é razão para impedir a mostra de uma obra. Assim fosse, não haveria mais filmes sobre amor, sobre a morte etc. Fica nÃtido que não se quer falar da herança colonial de Portugal. "Não se deve falar mais no assunto" é uma atitude de censura, e sobre tal assunto, censura racial.
"...aclamada exposição..." "...que levou o público a esperar em filas...".
Esse tema de racismo virou paranoia. Chato isso !
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