Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Augusto Coccaro Filho

    Direita, esquerda, centro, até quando vamos perder tempo com paradigmas ideológicos que perderam razão de ser, e que nunca se mostraram verdadeiros na política partidária brasileira? Servem apenas para tanger o gado, de um lado para outro da estrada, e gado não lê propostas de governo, caminha de cabeça baixa não se sabe para onde.

    Responda
  2. Erlon Campos

    Demétrio afirma que Moro "promete subverter institucionalmente o sistema judicial pela criação de um tribunal especial contra a corrupção no qual seria normalizado o conluio ilegal entre juízes e procuradores." É sério? Moro prometeu a subversão institucional e a normalização do conluio ilegal? Quais serão as "fontes" do articulista para afirmação, digamos, tão peculiar? PS aos Inquisidores na Tribuna: Moro jamais terá meu voto!

    Responda
  3. Antonio Carlos

    Reportagem sem profundidade, leviana e sempre própria de quem a faz. Vamos ser sérios e tentar construir um país melhor. Uma análise como essa só faz regredir. Precisamos avançar. São intelectuais medíocres, como esse, que impedem uma tomada de posição prospectiva da maioria que o lê. Ele é pago por escrever essas asneiras ?

    Responda
  4. Carlos Eduardo Cunha

    Uma análise interessante mas com uma falha importante, pois o Moro não cometeu nenhum erro ao punir junto de outros 11 juizes de estâncias superiores políticos e empresas corruptas. Chega de impunidade! Isto ficou evidente quando vemos que os juízes mais sérios do STF o absolveram, infelizmente uma maioria "politizada" o condenou. Isto tem de ficar muito claro.

    Responda
  5. RODRIGO NAFTAL

    Texto bastante lúcido. Em regime presidencialista, uma vez reeleito, o político não deveria ser mais permitido concorrer à nova eleição. É muito triste ver que os movimentos progressistas não conseguem viabilizar uma candidatura para além do Lula. Voto no Ciro. O PT de alguma forma deveria pagar por ter instrumentalizado o Estado via petrolão para inviabilizar a troca de poder. O que também se aplica ao PSDB no Estado de São Paulo.

    Responda
  6. Paulo Azevedo

    Lula arrebentou com a esquerda no país.

    Responda
  7. João Manoel Ferreira Gomes

    Ótima análise. Muito lúcida, esclarecedora sem meios tons. Isso tem feito muita falta. Valeu Magnoli.

    Responda
  8. Helano Timbó

    Artigo perfeito.

    Responda
  9. Juliano Probst

    O Sr. Demétrio conquanto inteligente, acaba escorregando como sempre. Sempre culpa Dilma, mas é incapaz de reconhecer o cerco de Aécio Neves e de Cunha. Mais um daqueles que sobrevivem nas costas da Globo.

    Responda
  10. José Cardoso

    Acho um risco o Alckmin como vice. Se o Lula morrer durante o mandato, ele não teria o apoio do PT e de grande parte do eleitorado que votou no velho. Haveria uma crise de legitimidade. Melhor alguém alinhado como o Haddad ou a Dilma. Ou algum dos governadores do PT do nordeste que não disputassem a reeleição.

    Responda
    1. Rodrigo F Cabral

      Ah tá. E o Temer tinha, né? Nunca o eleitor pensou no vice. Agora é tema de reflexão.

    2. Jose Antonio Lerosa de Siqueira

      Alckmin não aceitará fazer parte da chapa sem antes escutar que projeto o PT deseja executar. O compromisso com o Centro precisa ser definido, detalhado e divulgado para os eleitores.

    3. Jose Antonio Lerosa de Siqueira

      Alckmin não aceitará fazer parte da chapa sem antes escutar que projeto o PT deseja executar. O compromisso com o Centro precisa ser definido, detalhado e divulgado para os eleitores.

  11. Gonçalo Ferraz

    “A devastadora crise econômica precipitada por Dilma”? Hmmm… eu acho que foi pelo João Goulart. Ou, quem sabe, pela Princesa Isabel?

    Responda
  12. Alberto Henrique

    E o pior de tudo é que tem quem acredite que Lula é inocente,Bolsonaro é contra à corrupção e Sérgio Moro é bandido.

    Responda
    1. adherbal oliveira

      Sérgio Moro revelou-se um marreco.

    2. Wagner Lemos

      Sérgio Moro (e sua lava jato) foi um juiz que não cumpriu a lei. É fato, aceite.

  13. Laércio Jean Demarch

    Consciente essa análise do Demétrio. Chega-sse a conclusão que (mesmo numa sinuca de bico) o Ciro é a melhor opção para o pleito. Basta apenas o povão que vota saber disso.

    Responda
    1. stefania gazzinelli

      Concordo! Votarei no Ciro.

  14. Alberto Henrique

    Qualquer M * erda na presidência da República é melhor que Bolsonaro.

    Responda
  15. Nilton Silva

    O grande erro político do Lula foi a Dilma. No mais, o cara é um bom estrategista.

    Responda
    1. CARLOS VASTARE

      E o grande erro da Dilma foi opor-se ao Eduardo Cunha que, através de conluio com o centrão, tornou o governo inviável, confessando mais tarde que recebeu milhões da JBS para comprar votos pelo impeachment. O Brasil é uma soma infindável de erros.

  16. Francy Litaiff Abrahim

    Existem evidências de que Moro foi parcial? Leniente com a corrupção? Ou são apenas as mesmas narrativas artificiais dos ressentidos com aquele que foi o melhor momento do judiciário brasileiro em toda a sua história?

    Responda
  17. Francy Litaiff Abrahim

    Existem evidências de que Moro foi parcial? Leniente com a corrupção? Ou são apenas as mesmas narrativas artificiais dos ressentidos com aquele que foi o melhor momento do judiciário brasileiro em toda a sua história?

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Ha várias não? Nao eh uma leniencia pedir aos acusadores que deixem certos atores em paz pra não melindrar alguém? Atropelar o devido processo legal para atingir certos fins a qualquer custo, até mesmo custando a verdade, já que o esforço pra arrancar as 'provas'da delação a qualquer preço estimula até mesmo o talento ficcional dos delatores não? Uma vez que que o delator tem tudo a ganhar contando uma história.

  18. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Análise apimentada e excelente!

    Responda
  19. MARCIO Gionco

    Sensacional artigo

    Responda
  20. Emilia Amoedo

    Acho ótimo quando algum articulista se refere aos anos do PT como cheios de corrupção e miséria econômica... E o que existia antes? Depois do PT ficou melhor? Chega de Direita. 500 anos entre dizimação de povos indígenas, escravidão, engenhos, realeza louca e brega, política do café com leite, ditadura militar, reforma educacional, privatizações, perda de direitos trabalhistas e previdenciários, Estado religioso e por aí vai... Chega, chega de Direita.

    Responda
    1. Emilia Amoedo

      Pilhagem pela esquerda segundo quais provas? A do pequeno Juiz? Chega de direita.

    2. henrique campos

      Tudo bem a pilhagem contra patrimônio público, desde que praticado pelo Messias da esquerda, certo?

    3. Emidio Jose Cunha de Carvalho

      Assino embaixo...Chega de Direita !!

  21. Nelson Oliveira

    Excelente artigo! Essas são as peças no tabuleiro.

    Responda
  22. adenor Dias

    Se a voracidade pelo cargo de presidente no Brasil, fosse sinônimo de capacidade administrativa, nem necessitava do nosso voto! Bastava disputar no palitinho. Um país cheio de problema, e um monte de gente afim de pegar no pau de bos...

    Responda
  23. MARCOS BENASSI

    Seu Demétrio, vassuncê é cheio de bossa, quem sou eu pra desdenhar de vossa análise? Entretanto, pontuo: "devastadora" foi a campanha anti-petista de anos, iniciada mesmo durante épocas de prosperidade econômica. Junto com as KHgadas petistas, alimentou o profundo sentimento anti-esquerda que agora empurra todos os partidos pra direita. Ah, o PSOL não "é do Boulos", nada disso: não somente ele é disciplinado -assim como o Haddad - como o partido é bastante democrático em suas escolhas.

    Responda
    1. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      Ah sim! E Bolsonaro junto com seus ministros militares, todos de direita, fizeram um excelente governo, ne? E viva o dolar batendo os RS 6,00 e a gasolina a RS 7,00. E viva a direita brasileira!

  24. George McXera

    " Uma gota de sangue {de Cristo" Carta aos Hebreus fala que Jesus é um cordeiro que nós devemos imola-lo e aspergir o seu sangue sobre nossa vida para que sejamos lavados de nosso pecado e não mais fazer isto com novelhos e bodes como se fazia no Antigo Testamento. Agora, no Novo Testamento, é o sangue de Cristo que nos purifica de todo nosso pecado.

    Responda
    1. George McXera

      "Uma Gota de Sangue" é o livro escrito pelo Demétrio Magnoli, seus chatos!

    2. adenor Dias

      Se o nome de cristo fizesse a diferença na política, o Brasil seria um paraíso! Cobras lagartos e ratos, usam este nome por aqui...

    3. George McXera

      " O giro da Direita' o PSOL é uma sublegenda do PT, que irá apoiar o Lula seja qual for a circunstância, ' o Bolsonaro fracassou em tudo,' sua retirada humilhante do sete de setembro" Vc vai votar no Lula? Eu não!

    4. Paul Muadib

      Fantasia religiosa no meio de papo sobre política ?

  25. Antonio Catigero Oliveira

    Quando são escritas visando neutralidade, as análises do colunista são muito boas.

    Responda
  26. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Como sempre, colocando de maneira persistente algo contra Lula. A elite que nunca aceita Lula.

    Responda
  27. Alvaro Almeida

    Se depender da vontade desse Sociólogo, Lula não existiria. O que ele escreve é igual a nota de três reais!

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      Nada disso, Lula paga o preço pelo que fez - se agarrar ao poder a qualquer custo, e mandar os princípios que passou a vida defendendo às favas. Ah, e botar uma sucessora que não lhe fizesse sombra, totalmente sem condição. Deu no que deu

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      De fato Magnoli é antipetista, mas sua análise me parece correta.

    3. Paulo César de Oliveira

      Seria bom para o Brasil se Lula, Bolsonaro e Moro não existissem.

    4. Paulo César de Oliveira

      Seria bom para o Brasil se Lula, Bolsonaro e Moro não existissem.

    5. Max Morel

      Tenho a impressão que você não entendeu o artigo.

  28. Heveson Lima

    Gostei da análise.

    Responda
  29. Jane Medeiros

    Análise excepcional do cenário político e dos seus personagens. Quem era chamado de radical caminha para o Centro com sublime inteligência e rara sensibilidade. Os demais? Bem, não merecem comentários!

    Responda
  30. RICARDO BATISTA

    Análise primorosa da atual conjuntura. Os mais pobres não precisam ter percepção tão apurada, mas que tenham aprendido o que é a extrema direita no poder.

    Responda