Marcos Lisboa > O populismo pusilânime e a armadilha da mediocridade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Jorge Ceretta

    Sem reparos. Lamentavelmente, passado dos 70 anos, não vou poder ver a ressurreição do país que, embora pobre, era referência em humanidade, simpatia e alegria contagiante dos que nos visitavam. A inapetência, incompetência, ganância e corrupção nos levaram a um patamar irreversível por mutas décadas. Com salvadores da pátria e políticos dessa estirpe lamento pelos meus netos.

    Responda
  2. Graça Almeida

    Leia o livro do Ciro Gomes e verás que há projeto de país, ali a inteligência se opõe a mediocridade, faça um esforço e veja as lives do Ciro o Armindo Fraga não se acovardou, nítido que os candidatos que lideram as pesquisas continuaram fazendo o que sempre fizeram, concessões para os ricos e rentistas em detrimento de reformas estruturais que entreguem justiça social e econômica capazes de nos tirar do atoleiro. Prefiro a coragem e inteligência do Ciro Gomes.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Concordo, com ressalvas.

    2. Graça Almeida

      *continuarão

  3. Paul Muadib

    Por isso precisamos colocar na presidência alguém com experiência e sucesso em alavancar a economia e o bem-estar social do povo.

    Responda
  4. Carlos Alberto siciliano

    Somos um país fadado ao fracasso. Nem em 20 gerações conseguiremos sair do buraco em que nos metemos, infelizmente.....

    Responda
  5. Hernandez Piras Batista

    Não adianta! À direita ou à esquerda, estão loucos para eleger o próximo salvador da pátria. É só nisto que pensam neste pobre país.

    Responda
  6. Jane Medeiros

    Como um liberal de carteirinha e seguindo a cartilha dos seus pares sem nenhuma originalidade, classifica de populismo práticas que não se dobram à(s) sua(s) vontade(s) que só fazem aumentar o flagelo da fome, do desemprego e das desigualdades perenes. É fácil olhar o Brasil em preto e branco do alto de um edifício de luxo no centro financeiro do país. Desce e vem ver de perto!

    Responda
    1. José Inaldo

      Ou você não tem inteligência o suficiente para interpretar de forma totalmente inversa do que foi dito, caindo justamente na visão maniqueista que o próprio autor falou, ooou, trata-se de um caso de desonestidade intelectual.

  7. mario josé corrêa de paula

    O que se vê é que esse governo não tem interesse em solucionar os problemas, mas sim criá-los, sempre com alguém se beneficiando, e muito, com esses.

    Responda
  8. Reinaldo da Silva

    Por que Marcos Lisboa esconde que o Ciro Gomes escreveu um livro sobre detalhando um projeto de desenvolvimento para o Brasil e vem discutindo-o intensamente nas mídias digitais? Ele não faz isso à toa. Porque ele sabe que o projeto do Ciro é contrario a tudo que está nesta matéria. Ele diz que os candidatos não debatem. Mas é ele que não quer debater. Ter um espaço na mídia e abordar um tema em que existe posições que são contrárias as dele é fugir do debate. A quem ele pensa que engana?

    Responda
  9. Reinaldo da Silva

    Por que Marcos Lisboa esconde que o Ciro Gomes escreveu um livro sobre detalhando um projeto de desenvolvimento para o Brasil e vem discutindo-o intensamente nas mídias digitais? Ele não faz isso à toa. Porque ele sabe que o projeto do Ciro é contrario a tudo que está nesta matéria. Ele diz que os candidatos não debatem. Mas é ele que não quer debater. Ter um espaço na mídia e abordar um tema em que existe posições que são contrárias as dele é fugir do debate. A quem ele pensa que engana?

    Responda
  10. Lilia Adão

    Perfeito... apresenta os problemas e as soluções. Pena que a quem interessa saber passa longe desta análise!!!

    Responda
  11. José Cardoso

    'quase toda a oposição se perde em nomes em vez de discutir projetos para o país'. O 'quase' está aí porque o Ciro Gomes é uma exceção na mediocridade geral. Há uma discussão bem interessante com o Armínio Fraga em seu site. Além de seu livro 'projeto para o Brasil'. Um símbolo da apropriação de riqueza por grupos organizados se viu na quinta feira com o Senado aprovando (mais uma vez!) as desonerações da Dilma. Sem nenhum protesto da imprensa, já que o setor de comunicações é agraciado.

    Responda
  12. José Fernando Marques

    Enfim, lemos em Marcos Lisboa uma crítica à não tributação de dividendos. Um liberal racional (são raros, mas existem). Creio que tem razão ao denunciar o desgoverno atual, que supera as piores expectativas. Infraestrutura, um dos itens que aborda, é algo decisivo também porque gera empregos. Enfim, bons diagnósticos não faltam. O que falta aos governantes são escrúpulos.

    Responda
  13. Valdeci Gomes

    Nenhuma palavra sobre o neoliberalismo, que desde Collor dita as regras macro econômicas neste país, a deficiência cognitiva destes liberais tupininquins é assombrosa, culpa tudo e todos pela estagnação, menos o modelo econômico hegemônico do Brasil, ou é pura ignorância ou má fé mesmo.

    Responda
    1. José Inaldo

      Qual a prática neoliberal acabou com o país?

  14. Paulo Emmerich

    O Populismo é o motor da enganação. Os que se beneficiam enriqueceram mais ainda. Quem paga a conta são os alvos dos programas de transferência das migalhas mitigantes desta injustica. No frigir, os governos PT, Bolsonaro, Centrão e seus aliados estão nesta onda. Governaram sem planejamento. Não daria e não deu certo.

    Responda
  15. NACIB HETTI

    Pelo título eu pensei que o articulista estaria se referindo ao governo do PT. De qual maneira o atual governo também se encaixa.

    Responda
  16. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

    Esse país ainda tem jeito? Talvez daqui uns 100 anos, quando essa geração de políticos desaparecer e o povo procurar se instruir melhor e parar de acreditar em "Mito"; "Salvador da Pátria" ou "Super Ministro."

    Responda
  17. milton temer

    impressionante como o articulista - teórico notório do "livre mercado" - consegue ver protagonismo de um suposto "populismo" onde todas as medidas mais importantes das últimas décadas- privatizações desnecessárias, desmonte da Seguridade Social, contra-reformas trabalhistas, isenções tributárias para o capital - são produto de um neoliberalismo larvar que ele sequer cita em suas manipuladas linhas

    Responda
  18. JOSE LINO DA SILVA

    A mediocridade que emanada do Planalto aprofunda a apropriação extrativista do orçamento. Mas os consumidores de engodo se contentam com quaisquer arrotos enfadonhos que lhes satisfaçam os parcos sentidos.

    Responda
  19. João A Silva

    Na grande obra Why Nations Fail [Por Que as Nações Fracassam], Daron Acemoglu e James Robinson realizaram um extraordinário estudo dividindo as nações em duas categorias; as com instituições políticas e econômicas inclusivas [as que prosperaram] e extrativistas [as que fracassaram]. O texto do ML é um retrato perfeito da segunda categoria.

    Responda
  20. Senival Bezerra do Nascimento Filho

    Quebramos na emenda a muito tempo.

    Responda
  21. Alexandre Sartori Barbosa

    Bolsomoro sempre foram de tremenda medíocridade. O ex juiz parcial até enganou no começo apoiado incondicionalmente pela grande imprensa. Mas hoje todos sabem que os Eua (leia se câmara de comércio dos Eua e Cia, através das milícias, Lide e Fiesp) financiaram a parte medíocre do judiciário para derrubar o governo legitimamente eleito. Tudo enaltecendo a bandeira do Brasil.

    Responda
  22. Marcelo Magalhães

    Não senhor. O atual governo disse ao que viria há muitos anos. Quem o apoiou, agora com dores no cóccix, se utiliza do evento das precatórias para tentar se desvincular de um governo que seguiu à risca o guia de destruição do estado, editado pelos liberais. O candidato Ciro Gomes publicou um livro que é um projeto de governo de altíssimo nível e bom detalhamento, o candidato Lula fala todos os dias que vai reconstruir o estado que deu certo, acabou com a fome, pagou a dívida externa, etc

    Responda
  23. Antonio Catigero Oliveira

    A voracidade avarenta financeira faz parte dessa tal 'mediocridade', ou é uma qualidade fundamental à tal 'mão invisível'?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.