Marcos Lisboa > O populismo pusilânime e a armadilha da mediocridade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sem reparos. Lamentavelmente, passado dos 70 anos, não vou poder ver a ressurreição do paÃs que, embora pobre, era referência em humanidade, simpatia e alegria contagiante dos que nos visitavam. A inapetência, incompetência, ganância e corrupção nos levaram a um patamar irreversÃvel por mutas décadas. Com salvadores da pátria e polÃticos dessa estirpe lamento pelos meus netos.
Leia o livro do Ciro Gomes e verás que há projeto de paÃs, ali a inteligência se opõe a mediocridade, faça um esforço e veja as lives do Ciro o Armindo Fraga não se acovardou, nÃtido que os candidatos que lideram as pesquisas continuaram fazendo o que sempre fizeram, concessões para os ricos e rentistas em detrimento de reformas estruturais que entreguem justiça social e econômica capazes de nos tirar do atoleiro. Prefiro a coragem e inteligência do Ciro Gomes.
Concordo, com ressalvas.
*continuarão
Por isso precisamos colocar na presidência alguém com experiência e sucesso em alavancar a economia e o bem-estar social do povo.
Somos um paÃs fadado ao fracasso. Nem em 20 gerações conseguiremos sair do buraco em que nos metemos, infelizmente.....
Não adianta! À direita ou à esquerda, estão loucos para eleger o próximo salvador da pátria. É só nisto que pensam neste pobre paÃs.
Como um liberal de carteirinha e seguindo a cartilha dos seus pares sem nenhuma originalidade, classifica de populismo práticas que não se dobram à (s) sua(s) vontade(s) que só fazem aumentar o flagelo da fome, do desemprego e das desigualdades perenes. É fácil olhar o Brasil em preto e branco do alto de um edifÃcio de luxo no centro financeiro do paÃs. Desce e vem ver de perto!
Ou você não tem inteligência o suficiente para interpretar de forma totalmente inversa do que foi dito, caindo justamente na visão maniqueista que o próprio autor falou, ooou, trata-se de um caso de desonestidade intelectual.
O que se vê é que esse governo não tem interesse em solucionar os problemas, mas sim criá-los, sempre com alguém se beneficiando, e muito, com esses.
Por que Marcos Lisboa esconde que o Ciro Gomes escreveu um livro sobre detalhando um projeto de desenvolvimento para o Brasil e vem discutindo-o intensamente nas mÃdias digitais? Ele não faz isso à toa. Porque ele sabe que o projeto do Ciro é contrario a tudo que está nesta matéria. Ele diz que os candidatos não debatem. Mas é ele que não quer debater. Ter um espaço na mÃdia e abordar um tema em que existe posições que são contrárias as dele é fugir do debate. A quem ele pensa que engana?
Perfeito... apresenta os problemas e as soluções. Pena que a quem interessa saber passa longe desta análise!!!
'quase toda a oposição se perde em nomes em vez de discutir projetos para o paÃs'. O 'quase' está aà porque o Ciro Gomes é uma exceção na mediocridade geral. Há uma discussão bem interessante com o ArmÃnio Fraga em seu site. Além de seu livro 'projeto para o Brasil'. Um sÃmbolo da apropriação de riqueza por grupos organizados se viu na quinta feira com o Senado aprovando (mais uma vez!) as desonerações da Dilma. Sem nenhum protesto da imprensa, já que o setor de comunicações é agraciado.
Enfim, lemos em Marcos Lisboa uma crÃtica à não tributação de dividendos. Um liberal racional (são raros, mas existem). Creio que tem razão ao denunciar o desgoverno atual, que supera as piores expectativas. Infraestrutura, um dos itens que aborda, é algo decisivo também porque gera empregos. Enfim, bons diagnósticos não faltam. O que falta aos governantes são escrúpulos.
Nenhuma palavra sobre o neoliberalismo, que desde Collor dita as regras macro econômicas neste paÃs, a deficiência cognitiva destes liberais tupininquins é assombrosa, culpa tudo e todos pela estagnação, menos o modelo econômico hegemônico do Brasil, ou é pura ignorância ou má fé mesmo.
Qual a prática neoliberal acabou com o paÃs?
O Populismo é o motor da enganação. Os que se beneficiam enriqueceram mais ainda. Quem paga a conta são os alvos dos programas de transferência das migalhas mitigantes desta injustica. No frigir, os governos PT, Bolsonaro, Centrão e seus aliados estão nesta onda. Governaram sem planejamento. Não daria e não deu certo.
Pelo tÃtulo eu pensei que o articulista estaria se referindo ao governo do PT. De qual maneira o atual governo também se encaixa.
Esse paÃs ainda tem jeito? Talvez daqui uns 100 anos, quando essa geração de polÃticos desaparecer e o povo procurar se instruir melhor e parar de acreditar em "Mito"; "Salvador da Pátria" ou "Super Ministro."
impressionante como o articulista - teórico notório do "livre mercado" - consegue ver protagonismo de um suposto "populismo" onde todas as medidas mais importantes das últimas décadas- privatizações desnecessárias, desmonte da Seguridade Social, contra-reformas trabalhistas, isenções tributárias para o capital - são produto de um neoliberalismo larvar que ele sequer cita em suas manipuladas linhas
A mediocridade que emanada do Planalto aprofunda a apropriação extrativista do orçamento. Mas os consumidores de engodo se contentam com quaisquer arrotos enfadonhos que lhes satisfaçam os parcos sentidos.
Na grande obra Why Nations Fail [Por Que as Nações Fracassam], Daron Acemoglu e James Robinson realizaram um extraordinário estudo dividindo as nações em duas categorias; as com instituições polÃticas e econômicas inclusivas [as que prosperaram] e extrativistas [as que fracassaram]. O texto do ML é um retrato perfeito da segunda categoria.
Quebramos na emenda a muito tempo.
Bolsomoro sempre foram de tremenda medÃocridade. O ex juiz parcial até enganou no começo apoiado incondicionalmente pela grande imprensa. Mas hoje todos sabem que os Eua (leia se câmara de comércio dos Eua e Cia, através das milÃcias, Lide e Fiesp) financiaram a parte medÃocre do judiciário para derrubar o governo legitimamente eleito. Tudo enaltecendo a bandeira do Brasil.
Não senhor. O atual governo disse ao que viria há muitos anos. Quem o apoiou, agora com dores no cóccix, se utiliza do evento das precatórias para tentar se desvincular de um governo que seguiu à risca o guia de destruição do estado, editado pelos liberais. O candidato Ciro Gomes publicou um livro que é um projeto de governo de altÃssimo nÃvel e bom detalhamento, o candidato Lula fala todos os dias que vai reconstruir o estado que deu certo, acabou com a fome, pagou a dÃvida externa, etc
A voracidade avarenta financeira faz parte dessa tal 'mediocridade', ou é uma qualidade fundamental à tal 'mão invisÃvel'?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Lisboa > O populismo pusilânime e a armadilha da mediocridade Voltar
Comente este texto