Celso Rocha de Barros > Carisma de Lula, sozinho, não reverterá derrotas da esquerda dos últimos anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Onde estão os empreiteiros corruptores que foram presos pela lava-jato junto com Lula e os outros corruptos do PT? Também foram soltos? E a volta do PT ao poder significa a volta da roubalheira que já foi esquecida? Será que não temos nenhum candidato que não seja ladrão ou psicopata para governar este paÃs? É uma vergonha...!
Nunca votei em Alckmin, mas acho que Lula precisa se movimentar em direção ao centro. Doutra forma, pode vencer, mas não governará.
A pergunta é se o PT (com seu passivo de corrupção) vai somar algum valor a Geraldo Alckmin (com seu ativo de polÃtico ético). Mas vale tudo quando a incoerência toma conta. Claudia F.
Concordo que Alckmim é um bom nome e do discordo que o PSB e um partido de centro esquerda. O PSB desde sua criação com o saudoso Miguel Arras sempre foi esquerdo. Quando as derrotas das esquerdas, isso é irreal, pois um golpe polÃtico e jurÃdico não é derrota. As Esquerdas em particular o PT sofreu uma perseguição judicial com um esquema corrupto e leviano de um juiz e alguns procuradores que montaram esse esquema para desacreditar o PT. Mas como toda falcatrua desaba, tá aà a Lei do retorno.
O TÃtulo da matéria reflete leviandade! O Brasil sofreu um GOLPE em 2016, logo foi apenas uma derrota! Ah! Mas tem as eleições para prefeito e vereador! Sim, tem! Mas a matéria trata isso? Por isso leviano!
Eu acho que falta um 3o elemento nessa equação. Achei inteligente reforçarem do PSB para se criar um ambiente de 2 partidos de centro-esquerda, um trabalhista e outro democrata-social, mas creio que bom seria ter um partido de centro ou direita moderada para fechar a equação. Maggi e Alckmin são nomes que poderiam (e querem) compor esse partido, ocupando um papel que deveria ser do PSDB, de ter proposto um armistÃcio em nome da democracia.
Li. Refleti. Só não me ocorreu quais foram as "grandes derrotas das esquerdas". O Golpe de 2016 realmente foi uma derrota inesperada. O Golpe não consta nos rituais de escolha de governantes na Carta de 1988. As esquerdas "foram" tolerantes com o jogo não democrático ali instalado. Se Ãndices sociais demonstram o nÃvel de satisfação/ desenvolvimento, tenho saudades dos governos das esquerdas.
Simplesmente noj/ento Alckimin apoiar o Lula. chuchu vai sempre ser um chuchu, toma vergo nha na sua cara, ja nao basta esse governo de lad/roes e agora querem colocar outro para continuar rou/band/o esse pais. Eta povinho , merece sofrer
Concordo. Geraldo Alckmin foi eleito governador do Estado mais importante do PaÃs por três mandatos, sendo nos dois últimos eleito no primeiro turno. É alguém com reconhecida capacidade e espÃrito público para agregar valor à cha- pa do PT.
O vice pode ser definido em meados do ano que vem. O importante agora é: qual o projeto de Lula para o paÃs? Por exemplo: vai manter as modificações feitas nos últimos anos como a reforma da previdência? Como o PT foi contra as mudanças, é razoável que se espere uma tentativa de retorno aos 35 anos de serviço. Ou foi contra só da boca para fora?
tá por fora meu irmão. quer fazer a cabeça de quem com essa idéia?
Só faltou uma hipótese, estrategicamente ocultada pelo jornalista, o golpe contra Lula para o chuchu assumir. Que é certo!
O Alkimin foi de longe o pior governador do Estado de São Paulo. Acabou com muita coisa boa e não deixou nada de bom. Só alguém que não mora em São Paulo pode pensar em colocar o Alkimin no goveno de novo.
O raciocÃnio de Celso está correto: Alckmin na chapa ajudará Lula, mas não o Brasil. Assim como Bolsonaro, ambos fazem polÃtica de uma forma que não podemos mais aceitar, a cooptação. Não estamos condenados a está mediocridade, a fila anda, e há boas opções com experiência para esse desafio.
Cor- rup- ção. Impede o crescimento sustentado da economia, gera desemprego, fome, falta de assistência médica, unidades universitárias sem professores, falta de saneamento que gera doenças de veiculação hÃdrica ( o Brasil é, vergonhosamente, um dos mais atrasados entre os paÃses em desenvolvimento), juventude sem referência ética, professores fanatizados, eleitores despreparados etc. Namastê!
O Alkmin não vai sujar sua biografia juntando-se ao chefe de quadrilha ,condenado a quase trinta anos de cadeia pelo maior assalto aos cofres públicos e Estatais do Planeta.
O pior para nossa estabilidade democrática e econômica está agora no poder. Quanto ao "chefe de quadrilha" teve suas condenações anuladas por erros processuais graves. Concordo também que o Alckmin tem muito mais a perder, mais também diante do mal maior que aà esta, vejo que a chapa Alckmin/Lula fica muito mais palatável
mas ele não apoiará o Bozo miliciano. leia novamente o texto
Colunistas que baseiam suas matérias em análise de institutos de pesquisas de votos, desconhecem a realidade do que se passa na cabeça das pessoas, e fica claro que se alimentam dos próprios sonhos e delÃrios!Lula arrisca nem ir aà 2o turno das eleições, e Bolsonaro deve ser reeleito no 1o turno!Vocês deveriam sair à s ruas “pesquisar” as pessoas em diferentes regiões do Brasil, verão que a esquerda está morta!
Aviso aos navegantes: Lula não foi inocentado de nada, apenas beneficiado por questões processuais. Os bilhões tungados durante os governos do PT com o seu beneplácito continuam depositados no erário, como a lembrar aos mais desavisados da dura realidade. Isso e mais outro tanto de lembranças desagradáveis serão devidamente rememorados pela direita, ao contrário de um manso PSDB de outrora.
Lula, como qualquer cidadão brasileiro, não precisa ser "inocentado" (sic) de nada. Com a anulação daquilo que mais parecia um linchamento do que um processo, ele não tem nenhuma condenação. Aliás, se fosse mantido, o caso do triplex seria uma das maiores aberrações jurÃdicas da história. Uma pessoa é condenada por supostamente ter recebido de proprina por um contrato que sequer foi individualizado um imóvel que nunca esteve na sua posse, tampouco, tem a propriedade registrada em seu nome.
Alan Santos. Faltou o dos
Presunção de Inocência. Não há no Brasil qq sentença ou decisão judicial que declare a pessoa inocente, pois a inocência é a regra geral. Ademais, tdo crime (ato anti jurÃdico) depende de materialidade do crime, autoria e definição em Lei, no caso do Lula faltavam os dois primeiros, pois não houve investigação, apenas perseguição.
A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, a qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.
Concordo com o articulista. Seria uma chapa muito importante para reverter esse momento trágico na nossa história democrática.
Bolsonaro se elegeu não por um plano de governo, mas por conta do antipetismo e o Lula pode se eleger pelo antibolsonarismo. Em suma, um alimenta o outro e o projeto de paÃs ficou para trás para dar lugar a uma briga de torcidas organizadas.
Perfeito. No "culto" do templo do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), são doutrinados a amar ao partido e por este torcer, não em função do bem que venha a fazer ao paÃs mas a si mesmo, acetando ou errando, igual times de futebol e suas torcidas organizadas. Namastê!
Bolsonaro se elegeu por causa dos leitores de fake news que ficaram com raiva do PT, porque o mili ciano só teve 39% dos votos possÃveis. A quantidade de votos em branco, anulados e dos que não votaram poderiam facilmente virar a mesa.
Artigo com ótimas ponderações, contrário à linha antipetista da Folha, que só tem dado espaço aos não-Lula não-Bozo. A parte que comenta o apoio explÃcito da grande mÃdia ao marreco e ao calça-apertada é perfeita! Ah! Sim, claro...o picolé de chuchu é dos males o menor: a melhor estratégia para tirar a extrema direita da frente do Brasil e deixá-lo crescer em paz!
Recomendo a leitura do artigo "A autodestruição da esquerda contaminada pelo lulismo", no site Correio da Cidadania.
Felizmente Lula não está sozinho. E as mentiras e os conluios da direita desmascvarados, as polÃticas contrárias aos interesses da nação somados certamente contribuiurão em muitoo para apontar a esquerda como a opção que melhor interessa ao povo brasileiro.
O artigo dá como certo e definitivo coisas da polÃtica que costumam se alterar no tempo. 1) Quem garante que Lula será mesmo candidato a presidente? 2) Algumas pesquisas erram até na véspera da eleição (Ex: Dilma em MG em 2018). 3) Assim como aconteceu com Bolsonaro, pode acontecer com Ciro, Moro, Dória, Pacheco, Vieira, Tebet (crescer no meio do ano). 4) Quem garante que os escândalos de corrupção e a demagogia populista não serão rejeitados pelo povo? 5) Repetir erros do passado não é burrice?
Nada foi mais desastroso para o paÃs em toda sua história, do que a decisão do STF de lançar Lula à s eleições com a "fantasia de mártir" sob a qual padece a nação despossuÃda e humilhada pela corrupção. Urge corrigi-la de alguma forma. " A democracia é o império da Lei e não do voto! Namastê!
A eleição de Sergio Moro tende a fazer essa correção pelos brasileiros bem formados moralmente, não sujeitos a outras influências que não as da própria consciência, sem engajamento polÃtico-partidário nem em movimento religiosos. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Parabéns! Você a cada dia se mostra um bozomarreco mais eficiente! Seus comentários parecem, cada vez mais, tirados de um banco de abobrinhas anti esquerda, que você pública aqui sem aornos ler os artigos. Seu "namastê" não colabora em nada. Vá estudar, moço!
Em meu pensar,o problema eleitoral do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) é que a opção, até aqui, majoritária por Lula, é um "segredo guardado à 07 chaves entre os eleitores e os institutos de pesquisa", que o divulga de vez em quando. Nos bares, nas empresas, nos clubes, nas igrejas, nas festas dos amigos ninguém o confessa.Fica a impressão de que se Lula se entendia bem com as empreiteiras porque não o faria agora igualmente com os institutos de pesquisa.Namastê!
aió! os eleitores brasileiros sempre votaram em carismas e mitos. nunca sairemos desse atraso medieval e medÃocre. aleluia e amém e saravá.
concordo com do celso rocha
Julien Benda celebrizado por sua obra "La Trahison des clercs" de 1927, passa a ser uma obra de referência entre nós em face do cenário polÃtico atual. O povo cuida de sua sobrevivência e onde estão nossos intelectuais, senão omissos ou até em defesa da corrupção. Triste assim! Namastê!
Concordo com o articulista. Bora tirar o coiso.
O Alckmin enlouqueceu pra querer se juntar a gente com biografia tão enllameada.
Na prática pessoas que votam em Lula tem vergonha de dizer, pois rapidamente vem a pergunta: você vai votar em corr upto? Outro fato, o presidiário não anda em qualquer rua do estado de SP, tem medo, inevitavelmente será vaiado. Se ganhar teremos um presidente sabidamente corrupto e rejeitado pela maioria esclarecida do paÃs.
Só para esclarecer: Lula não sofreu NENHUMA condenação! O que se intentou, e conseguiram, foi tirá-lo da eleição de 2018 para dar passagem à s milÃcias e milicos. A extrema direita, representada atualmente pelo Bozo e pelo indecoroso Moro, tende a ser a 3º colocada no primeiro turno em 2022. Gente decente não vota em Moro nem Bozo!
João. A quem acredite aqui, ou finge acreditar, que um julgamento pelo STF, que soltou André do Rap e se prepara, segundo a imprensa, para fazê-lo a Sergio Cabral, limpa o nome de alguém que foi, como Lula, condenado por 10 Magistrados de Carreira em 03 instâncias e ademais, dando-o status jurÃdico "sui generis" na história do Direito de "descondenado". Namastê!
Mostre-nos em qual processo ele foi condenado por corrupção, depois de ter a vida devassada pela PF, enquanto que os membros da fami lÃcia não deixam sequer que vejam seu extrato bancário.
Estamos diante de ter que optar entre a cruel realidade, a insuportável mentira e a esperança. A primeira trará mais sofrimento, a segunda mais ilusão sem acabar com o sofrimento e a terceira inveja e muita oposição. Namastê!
Não penso como a A Rica! Bolsonaro teve a missão "divina", de tirar "parcialmente do poder" o que existiu de mais enganador na polÃtica nacional, a qual viveu o drama de ter que optar entre um "lobo desconhecido" e o com "pele de cordeiro já conhecido". Ninguém se arrepende de ter eleito o primeiro, só não o quer mais, simples assim. Missão cumprida. Namastê!
A disputa de 2022 já está definida. Será entre Bolsonaro, Lula e Moro ou entre a cruel realidade, a insuportável mentira e a esperança. Nada tem a ver com direita, esquerda e centro. Todos três são de centro-direita. A diferença é que um se orgulha de se fazer crer de "extrema-direita", outro diz há 50 anos para seus seguidores pseudos-intelectuais frustrados que é de "esquerda" e estes acreditam e outro diz que é de "direita", para pegar os eleitores desta e não perder os de centro. Namastê!
Olha, eu teria vergonha de dizer q votei no Bolsonaro.
Ai, ai, se a campanha-eleitoral já tinha algo de xarope em seu escopo temporal original, essa de um ano e meio será dolorosa. Enfim, caro Celso, acho que é isso, começa a se definir uma chapa: a mim, agradaria mais ver a geração do Haddad e do Boulos na frente, mas reconheço que a remoção do estrupÃcio tem prioridade sobre qualquer coisa. Depois vê-se como renovar.
Duas coisas precisam ser consideradas. A primeira é que fora da pesquisas ninguém fala que votará em Lula. Nos bares, nas empresas, nos clubes, nas igrejas, nas festas dos amigos. Fica a impressão de que se Lula se entendeu bem com as empreiteiras porque não o faria igualmente com os institutos de pesquisa. A outra, é que os brasileiros bem formados moralmente sem engajamento polÃtico-partidário ou religioso tendem a votar em Moro. Namastê!
Quem tem moral não vota num quadrilheiro como o marreco.
Esse petismo de direita consegue ser mais cringe que os quadros fundadores do PSDB.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Até que enfim! KKk. Não me sinto mais sozinho aqui. Depois de quase 12 mil comentários. Confere lá Gustavo, se você quiser, na Coluna F 5. Lá diz quantos comentários temos. Namastê!
Alckmin é aquele tucano de rapina que mandava a cavalaria da PM espancar alunos e professores que ocupavam escolas em defesa de direitos básicos da educação né? Pessoalmente não confio em golpistas truculentos. Mas mesmo que o Chuchu decida abandonar a carreira de golpista, ele ainda seria um ótimo fantoche para atiçar a tentação dos demais golpistas.
Lula só será candidato se o apoio da direita se ampliar bastante, se conseguir empresário para vice ou polÃtico que ajude a limpar seu nome e se o principal adversário for mesmo Bolsonaro, que tem sido o seu principal elemento aglutinador. O quadro eleitoral oferece opções de candidatos não envolvidos nos escândalos de corrupção e nem comprometidos com os clãs e grupos oligárquicos que se apropriam do Estado. O objetivo principal de Lula já foi atingido: se livrou dos processos. Vai se arriscar?
O artigo dá como definitivas coisas da polÃtica que costumam se alterar no tempo. 1) Quem garante que Lula será mesmo candidato a presidente? 2) Algumas pesquisas erram até na véspera da eleição (Ex: Dilma em MG em 2018). 3) Assim como aconteceu com Bolsonaro, pode acontecer com Ciro, Moro, Dória, Pacheco, Vieira, Tebet (crescer no meio do ano). 4) Quem garante que os escândalos de corrupção e a demagogia populista não serão rejeitados pelo povo? 5) Repetir erros do passado não é burrice?
O nome dele já foi limpo e "passado a limpo" pela justiça. E por escândalos de corrupção, mostre-nos um partido que não tenha um corrupto indiciado em suas linhas.
Sua melhor opção seria convidar Bolsonaro para ser seu Vice. Ambos são de direita, fazem de seus "crentes" massa de manobra e já trabalham juntos, com sucesso, desde a eleição de Arthur Lira na Câmara em defesa da pauta impunidade e contra o impeachment de Bolsonaro. Namastê!
Se não fosse um gênio não o faria. Mas Lula é o maior enganador de todos os tempos. Até hoje é lÃder do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e ainda tem muitos pseudos-intelectuais frustrados que o seguem. Namastê!
A soberba fez o PT cometer erros polÃticos absurdos. A invenção Dilma foi uma tolice sem precedentes. Má gestora e péssima polÃtica. Tomara que aprenda, pois os inimigos são conhecidos.
A misoginia derrubou a Presidente Dilma. Dos polÃticos, principal e inequivocamente! Misóginos! Mas da população também, que foi à Paulista com suas bandeirinhas verdes-amarelas como desculpa: por trás de tudo, um bando de misóginos (inclusive mulheres, é incrÃvel!).
Verdade, Silvério. A Dilma foi uma invenção desastrosa.
Lula fez governos de direita como é que vai reverter derrotas da esquerda? Namastê!
Cheio de achismos!
Disse tudo. De uma lógica absurda. Bora torcer pela parceria Lula-Akckmin!
O "carisma" de Lula hoje é o de maior enganador da história.Nada fez pelos trabalhadores, nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos. Obrigou pobre subsidiar rico com alta tributação do consumo.Deixou 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo. 40 milhões de invisÃveis descobertos pela Caixa. 6 bilhões de prejuÃzos no balanço da Petrobrás retirados dos mais carentes etc. Namastê!
Paul. Seus argumentos são de lógica precária. Isso talvez explique os apresentar mais em resposta a outros do que como assertivas suas. Bolsonaro não se elegeu no paraÃso mas no Brasil deixado por Lula e o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Sua "dedução" de que Lula foi o melhor presidente provam duas coisas: que você é frequentador do "templo" do PEB e não se interessa pelo estudo da história do Brasil. Estadista é aquela cujas obras se projetam no tempo! Namastê!
O governo Lula foi o melhor governo da história do Brasil para os trabalhadores: deu-lhes emprego pleno, aumentou o salário mÃnimo em dólar, criou mais universidades e escolas técnicas que todo o resto do perÃodo republicano, aumentou a renda per capita, e por aà vai. Contra os fatos registrados - indicadores sociais e econômicos - só há convicção de raivosos conta o PT, longes da realidade.
Censuradores covardes. Não querem crÃticas, parem de escrever bota!!
Celso, tu é craque. E, por uma feliz coincidência, tenho concordado com tuas análises. Em especial com relação à eleição de 2022. Sou daqueles que acreditam que o difÃcil não será ganhar a eleição, mas governar. E, mais do que para ganhar a eleição, composições com o centro e mesmo com a centro-direita, se não desejáveis, serão altamente necessárias.
A chapa Lula e Alckmin é um contra censo. Não deve existir. É um absurdo.
A esquerda morreu no mundo todo, só está renitente para deitar. Fracassou fragorosamente pela incompetência e corrupção, o que a levou à s ditaduras, por falta de opção. Num mundo mais conectado é mais difÃcil esconder as diferenças de renda e bem estar. A direita liberal se saiu melhor, não por mérito ou ideologia, mas sim, por pragmatismo. Num mundo de algoritmos e inteligencia artificial os lideres tem que reciclar seus métodos e expectativas. Esperem mudanças inesperadas e rápidas.
Não é de direita, muito menos de esquerda. É pragmática. Mao era de esquerda. Lembra ? De mais a mais, a China é a China. Inventou a bússola e nunca descobriu nem colonizou nada. Inventou o papel para os imperadores desenharem borboletas. Inventou a pólvora e não a usou para canhões, só para fogos de artifÃcio. Não segue Jesus nem Alá. Não quer, nem nunca almejou dominar o mundo, construiu uma muralha imensa, 200 anos antes de Cristo para manter o mundo fora.
Fonte: minha cabeça.
"A esquerda morreu no mundo todo"? Perguntar não ofende: a 2a.economia do.mundo é de direita?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Carisma de Lula, sozinho, não reverterá derrotas da esquerda dos últimos anos Voltar
Comente este texto