Luiz Felipe Pondé > Somos uma espécie pré-histórica perdida nas redes sociais e nos shoppings Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Algumas pessoas aqui nesse espaço acreditam mesmo que vão me intimidar de manifestar minha opinião? Doravante, farei print dos meus comentários pra que qdo eles eventualmente sejam censurados, eu os volte a publicar. Até ficar caracteriza perseguição. Fica a dica para quem aos censores/as.
Começou bem, terminou mal.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Realmente...kkkkk Nós mulheres da atualidade estamos perdidas nos bancos escolares e nas empresas...DeverÃamos continuar seguindo nossos genes ancestrais e procriando repetidamente desde os 14 anos e cuidando dos netos na menopausa... Que falta de noção a nossa né?!
Que o Ponde adora cutucar e polemizar todos aqui sabemos, mas desta vez ele bateu com a cabeça! Começou trazendo dados cientÃficos interessantes ainda que sabidos, para enveredar pela questão sexual distorcendo e justificando certos comportamentos, me poupe! Ponde: o homem das cavernas era mais comprometido com as crias e menos machista do que tu. Vá ler Sapiens: homens e mulheres de um grupo estavam envolvidos com a criação e cuidado de toda prole, independente de quem eram os pais.
Tinha que ter a palavra fetiche no texto. Kkkkkkk.... Eu gosto realmente de ler Pondé.
Procurando na natureza e na biologia uma boa crÃtica para a cultura. Não sei se estou lendo o Pondé ou aquele genebrino que ele próprio tanto critica, o Rousseau.
Fui ler a crÃtica deste livro no jornal inglês The Guardian, descreveram-no como "autoajuda misturada com pseudociência". Os autores não tem boa reputação, se demitiram do Evergreen College no Estado de Washington por supostas posições racistas. São adeptos da teoria conspiratória que o vÃrus da COVID-19 foi feito em laboratório e por aà vai. Agora vem o nosso filósofo maior endossar a tese que os homens preferem as mulheres difÃceis.
Resumo desse texto: os homens nao criam os seus fhos porque as mulheres sao va ga bun das. Eu já vi muita desculpa para justificar homem folgado e irresponsável mas essa ai da pré história ganhou de todas. Quando um "filósofo" vai buscar na biologia justificativas para as questões culturais nós já sabemos onde querem chegar. Machista e misógino.
O Brasil importou mal o neo conservadorismo. Não faltam razões para questionar o progressismos mas a baixa qualidade da Direita, regada a best sellers de auto ajuda sociológica, torna ridicula a oposição a esquerda na America Latina. Enquanto esta fabrica emprego para milhões de pessoas, madames e seus acompanhantes, digo Professores de Filosofia, fazem pose de marmore veneziano.
No caso, problema nao é ser de direita. O problema é má fé mesmo.
Pois é, perda de tempo, não Flávio? As pessoas deviam todas empregar-se em atividades produtivas, em ofÃcios que produzem mercadorias, bens de valor, em vez de pensamentos que não respondem perguntas práticas, questionamentos que não resolvem questões urgentes, pesquisas que se perdem no nada, romances e eca! poesia.
Eu não entendo a razão de se opor direita a progressismo. O cara pode ser de direita e, ao mesmo tempo, ser também um progressista. E pode ser, sei lá, socialista e um baita conservador. A polarização que está aà não é entre esquerda e direita ou entre progressistas e conservadores, mas, sim, entre razão e barbárie reacionária.
Que bobagem. Como se a psique humana e as maquinas não tivessem afinidades lógicas, como se humanos não transferissem desejo a mitos desde a antiguidade. Essa conversa de best seller engana ignorantes mas qq um com um minimo de cultura não cai nessa farofa reacionária.
Se sua diversão é dupla, a minha é tripla. Além das besteiras do Luizinho e as defesas dos buldogues, há o deleite Ãmpar de ler observações irônica, sagazes e inteligentÃssimas como as suas. Anime o auditório, Emerson. Vamos, junte-se ao hospÃcio!
Hoje gostei da coluna do Pondé, muito pertinente e interessante. Na alimentação fica evidente nossa ancestralidade (as intolerâncias diversas, ou o mal que o trigo nos faz), mas esse texto joga luz sobre outras e talvez mais importantes dimensões. Tomara que esse livro seja logo traduzido pro português.
Você acha mesmo que o superficial e conservador Pondé leu esse livro? Kkkkk
Ter filhos nos dias de hoje, principalmente aqui no Brasil, é a confirmação cabal de que descendemos dos macacos. Taà uma coisa irracional e totalmente instintiva. Perpetuar essa nossa espécie pra quê?
Para os polÃticos e religiosos terem discÃpulos/seguidores.
Alguns produtos como o álcool ou o açúcar, assim como o hábito do sedentarismo ilustram que a civilização tem seu lado destrutivo. Mas na esmagadora maioria dos casos, nossos genes se adaptam muito bem ao conforto da civilização. E tentar viver como os antigos é penoso como dirigir um carro de câmbio manual depois de acostumado a um automático.
Os esquerdinhas e ou inteligentinhos não suportam o Pondé. Aproveito para lembrar o excelente programa na TV Cultura à s quintas feiras, o Linhas Cruzadas, com o Pondé e a Thais Oyama. ImperdÃvel. Só não assiste os esquerdinhas e os inteligentinhos habitantes do mundo mental da lulalândia.
Os cães ladram e a caravana passa.
O problema do Pondé nao é ser de direita, o problema é que ele é bur ri nho. Alimentando reaça para ganhar ibope. Filhote do olavinho, praticamente. Com um vernizinho universitário mas ainda ressentido.
Essa conversa fiada do reacionário chique já passou do prazo de validade. Já os minions que a defendem sem o QI necessário para compreender o que está em jogo, nem pegaram o selo anvisa de minima qualificação intelectual para o debate. Tic tac tic tac.... vcs já eram.
Vi uma vez. É programa para tucano e direita. Pondé é um conservador medÃocre, Oyama, para tucano só falta aquele bico.
Bastante reflexivo o texto! Concordo com o final do texto. Não acredito que escrever isso vá fazer a culpa cair sobre a mulher. É um texto muito útil para mulheres que decidem ter filhos. A questão toda é: Hoje, nós mulheres temos a escolha de engravidar do homem que queremos usando pÃlulas, etc, porque a maioria das mulheres não faz uso deste acessório? Temos a escolha de querer engravidar do homem que queremos na hora em que quisermos. Ou seja, inverter o jogo. Vc homem é confiável ?
Incrivelmente, na conclusão de Pondé o homem depende do amadurecimento da mulher para amadurecer junto. PsicanalÃsticamente falando, Pondé acredita que os homens querem ser filhos de suas esposas. Como estes homens iriam criar filhos de outros homens? Seria amadurecer demais!
Conti. ... Vc homem é confiável o suficiente para ser pai do nosso filho? Seja este filho adotado ou não? Quando engravidar é uma atitude consciente por parte da mulher (isso só é possÃvel com anticoncepcional porque existe a possibilidade do estrupo) ela só vai engravidar quando confiar o suficiente no homem. Hoje, a mulher não faz isso porque não quer,ou por falta de informação(adolescentes,ou seja, a criança solitária do texto do Pondé).
Como sempre a culpa recai sobre a mulher. “ a mulher fácil, barata?” Oras, senhor Pondé, os homens facilmente livram-se da responsabilidade com os filhos, não interessa o comportamento que nós, mulheres, adotamos. Sua postura ao final do texto revela mais uma vez sua veia machista e “conservadora”. Decepcionante.
Pondé sendo Pondé, não é? Conservador, curto de pensamento, misógino e principalmente enrolador de incautos. Acho que ele leu mal e mal a orelha do livro no qual ele baseia o artiguinho primário
Parece que não entendeu o texto.
Que preguiça
Como já comentaram, o texto ia bem até os últimos parágrafos. A relação afetiva desenvolvida entre um pai e seu filho extrapola a condição da paternidade biológica. Um pai com a capacidade de amar, manterá o seu sentimento pelo filho que descobre não ser seu, independentemente do desprezo ou até do ódio que passará a ter da mulher.
Enquanto fazia resenha do livro Ponde ia bem, ao fim tentou incluir um pensamento pessoal e estragou a resenha do livro.
legal, por falar em livro para crianças e adolescentes, achei interessante a quadrinização de Sapiens, de Yuval Noah Harari, se não gostarem da HQ sobre os nossos ancestrais, pelo menos, as ilustrações de David Vandermeulen e Daniel Casanave, são um primor e valem a incursão pelos dois volumes de nosso passado.
Cheguei na mesma conclusão que vc, o foco do texto é a criança solitária. O pano de fundo é a criança solitária. Tudo no texto do Pondé de hoje é voltado à reflexão sobre a criança. A mulher tem a consciência da responsabilidade de engravidar? Se ela tem o marido dela terá? É uma prisão para a mulher está situação e muita solidão para a criança.
Artigo interessante, final estranho.
Não achei estranho, não. É óbvio!
A coluna ia bem até o penúltimo parágrafo. Aà Pondé tropeçou em seus velhos preconceitos. A queda das taxas de natalidade é um fenômeno de causas complexas, com destaque para as exigências do mercado de trabalho (que deixam menos tempo para criar filhos) e a falta de perspectiva do futuro (esse mesmo mercado de trabalho produz uma legião cada vez maior de desamparados). Dizer que a causa é uma suposta desconfiança quanto à paternidade é de um reducionismo primário.
Pondé, creio ser precipitado presumir afetos atuais a partir da ancestralidade dos caçadores e coletores. Os registros arqueológicos que temos são pinturas rupestres (caça, sexo, dança, rituais), artefatos lÃticos e restos de fogueira. Como inferir que os homens investiam somente nas mulheres em quem confiavam como mães de suas crias, em grupos de cinquenta a cem pessoas nômades? Há cenas de sexo em grupo nas pinturas rupestres (penso na Serra da Capivara, aqui mesmo no Brasil).
A quebra de confiança na mulher é q impedi a paternalidade? Eu entendi direito? Como assim? Excelente forma de culpar a mulher pela ação irresponsável de pais irresponsáveis. Pf se eu tiver compreendido errado, esclareçam-me.
Sérgio, o DNA entra nesta reflexão porque tanto o homem quanto a mulher tem um cérebro muito bem desenvolvido que levou 200mil anos para desenvolver. Basta usar! A reflexão aqui se vc não percebeu é a solidão do filho deste homem e desta mulher tÃpicos que Pondé descreve no texto. Repare que o texto inicia com a recomendação de leitura pelas crianças e termina com a solidão da criança.
Ele está falando sobre séculos de convivência. O teste de DNA é um fenômeno recente. Não serve para esta reflexão.
Igor o homem tem sim como saber. Tem teste de DNA para fazer com facilidade. A questão toda é que o homem pode sim, simplismente cismar que seu filho legÃtimo não é dele. Daà pedir o teste de paternidade e o resultado ser de que o filho é realmente dele. Além de ficar um climão depois, não tem como fugir de uma paternidade na qual seu filho e sua esposa estarão completamente insatisfeitos com a tal paternidade de forma permanente.
O aumento da traição feminina foi substancial, assim como o aumento do número de parceiros, nessa realidade, o homem não tem como saber se o filho é dele, o que leva à quebra da confiança. A situação é bem grave e a coisa tende a piorar.
Pondé é a sÃntese do pensamento pré-histórico. Não vou me espantar se um dia escrever que a Idade da Pedra acabou por falta de pedras.
Criar um filho é muito caro custa uma vida, criar filho dos outros é duplamente mais caro!
me vi dentro das aulas de antropologia na faculdade de história!
Um pensador pré-histórico que não entendeu a própria época, perdido na própria vaidade e nas redes sociais.
Essa teoria, da ancestralidade que não está procurada com a evolução cultural, é revolucionária no melhor dos sentidos, pois joga por terra várias expectativas quanto ao domÃnio, p.ex., das máquinas sobre o homem. Isso estaria mais distante pq jamais "deixarÃamos" que nosso território fosse dominado por algum inimigo.
Pondé sendo Pondé. Enrolando incautos para emplacar sua caretice! Homem de pensamento conservado raso. Realmente não consigo entender como a Folha ainda dá espaço para esse engodo!
Ao comentarista do meu comentário: leio sim, às vezes. Leio para checar como ando o grau de conservadorismo da Folha, ao dar espaço a esse tipo de gente. Leio sobre o Bozo, sobre o Marreco, sobre tudo que tenho oportunidade. Isso não quer dizer que sou isso ou aquilo enrustido. Não dá para criticar sem ler, não é? Ou é assim que você faz?
Não gosta do que o cara escreve, e ler as matérias do cara! Me pareceu um amor enrustido!
Mulheres no paleolÃtico grávidas o tempo todo? Me parece que não, a cada 4 anos. Isso so começou com a revolução neolitica.
Pondé acha que enrola todo mundo aqui...#sqn
A estratégia do Pondé está contida nos 5 últimos parágrafos. É aà que ele se revela. Nunca saberemos se Pondé leu ou não o livro que cita. O importante é a conclusão que ele retira para justificar o seu tosco conservadorismo ideológico. Ele não diz: "mulheres, é assim que os homens querem que vocês sejam". Ele é esperto. Não é ele. É o autor do livro, entenderam?. Ele apenas reproduz. Recomendo a leitura dos livros Homo Sapiens e Homo Deus de Yuval Harari e fechem a tampa do mausoléu.
Aliás, boa indicação dos livros do Yuval. Pondé só engana os preguiçosos, como ele.
Não leu. E se leu, não entendeu. Esse é o Pondé. Mas já sabemos...
Dureza é a Folha insistir com o atraso que esse moço representa...ou tenta representar.
Não se pode esperar respostas enlatadas de alguém que, como Pondé, força-nos a exercitar os neurônios.
Ora. Basta ler os livros certos. Esse cara é uma enganação. Filósofo para preguiçosos e gente que não lê.
Força quem, cara pálida?
Ponde um conversador do cotidiano.
Tirou um peso de minha consciência este brilhante artigo, como todos, os do autor. Agora eu sei porque acho a humanidade inteira estúpida.
Comentário que ilustra o alcance desse pensador, bem como seus leitores. Obrigado pelo comentário. Kkkk
Tava indo bem, escorregou no penúltimo e último parágrafo. Exagerou, hoje é mais fácil saber quem é filho de quem, com alto grau de certeza.
Bom, pode ser que o homem simplesmente goste da “prole” e desenvolva por ela outros sentimentos que não aqueles esperados do macho-alfa sÃmio.
Ja tinham dito que esse Ponde escreve sobre o que não sabe, mas ele abusa ao querer explicar epigenêtica. O resto é tão sem propósito, pq ele acha que ser tecnico em um livro é afetação? Que diabos é uma psicologa feminista? Qual é essa da paternidade negada, seria um chifre? Ele deve pagar pra escrever na folha, só pode.
cabra bom! queria ter um filho assim ...
Não quero puxar o saco do Pondé, mas a folha de São Paulo. precisa contratar estes gênios da literatura, para substituir o Pondé. Não curto o lado polÃtico deste autor, mas suas matérias, toca em ponto reflexivos, pelo menos para quem não ler tantos livro como parece ler seus crÃticos! Afinal estes crÃticos, quer entender algo, ou apenas julgar o autor?
Tenho uma opinião muito parecida com a sua. Pondé é um enrolador de incautos! Há tempos eu não gastava meu tempo com ele. Hoje li e vi que que continua de mal a pior.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Somos uma espécie pré-histórica perdida nas redes sociais e nos shoppings Voltar
Comente este texto