Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Laudgilson Fernandes

    Sou a favor da educação pura e simples. Se o dano causado é ao portador do vício e somente a ele ( que arque com as consequências). O que não se deve confundir o direito do indivíduo se sobrepondo a maioria ( no caso de vacinação contra o covid por exemplo). Que cada um fume no seu canto (seu canto) e fume o que quiser, até mato se assim o desejar.

    Responda
  2. Marco Ferreira

    O artigo faz pouco sentido. É sabido que o tabaco faz mal à saúde do fumante, mas, muito mais importante, sobrecarrega o sistema de saúde, as finanças do Estado (em virtude um indivíduo que poderia ser produtivo morrer mais cedo, deixar herdeiros na conta do Estado) e outros "n" outros aspectos da vida em sociedade. Em pouco tempo, com o banimento, as novas gerações sequer saberão que isso existiu, como mal sabem de hábitos terríveis de povos pré-históricos, e não vai haver vontade de fumar.

    Responda
    1. Lucas Macedo

      Deviam probir as motocicletas também, e tudo que causa prejuízo ao erário público então. Mas discordo do seu pensamento, o Estado existe para servir aos seus cidadãos e não lhes tolher a liberdade. É até possível normalizar as pessoas, já até li isso em alguns livros distópicos, em nada me agrada os possíveis resultados.

  3. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Em princípio a sociedade tem direito de não pagar a conta de saúde do fumante. Em alguns países se você falta na consulta de medicina preventiva, perde o direito de usar o serviço público de saúde. Raciocínio semelhante pode ser usado ao fumante e usuário de outras drogas. Liberdade é essencial, mas precisa ter responsabilidade. E não vale o governo cobrar impostos e ficar viciado nesses impostos (recentemente vi gente celebrando o aumento de impostos associado ao tabaco). Vale isso?

    Responda
  4. Marcelo Magalhães

    Não lhe ocorreu discutir o álcool, a droga que está envolvida na grande maioria das doenças?

    Responda
  5. Decio de Paula Machado

    sempre sou a favor do livre arbitrio e sou completamente contra um Estado paternalista .

    Responda
  6. Benedicto Ismael Dutra

    Diz a sabedoria popular: saúde em primeiro lugar, e além disso, não desperdiçar o tempo com futilidades. Mas na atual ignorância sobre o significado da vida há muitas ideias estapafúrdias que agradam aos fabricantes de cigarros e aos que produzem cigarros fake para venda por preço menor. Os dois matam, o preço cada pessoa pode escolher.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O melhor é tomar conta da própria vida

    Responda
  8. Nadir Longo

    Hoje tiram o cigarro, amanhã o bacon.

    Responda
  9. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Acho que vc nunca viu alguém tentando respirar com enfisema pulmonar. Quanta idio tice.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Meu pai fumou até o último dia de vida, aos 82. Morreu de complicações intestinais, que nada tinham a ver com o cigarro (conforme o médico que o atendia). Abaixo o autoritarismo! E viva a liberdade.

    2. Neli de Faria

      Minha defunta mãe , então viva, num pulmão cem por cento enfisema, noutro oitenta por cento câncer. Respirava muito bem. Fumava desde os dez anos...

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E quem tem enfisema cancer e outras doenças e nunca fumaram ? Uma criança q morre de câncer e nunca fumou , nem seus pais ?