Opinião > Papa Francisco e democracia na Igreja Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Democracia na Igreja é ousado e isso depende muito no que essas decisões serão realizadas, serão decisões doutrinárias? Não creio que seja possÃvel até porque elas são baseadas nas tradições bÃblicas e apostólicas, muitas decisões até feitas em ConcÃlios ecumênicos. Decisões administrativas e de evangelização? Creio que seja possÃvel, a própria matéria deu um exemplo de SP. Ordenação de mulheres? A resposta está na seguinte pergunta: há tradição bÃblica ou apostólica de liderança de mulheres?
Angu quente se come pelas beiradas, e o Papa sabe muito bem disso. DifÃcil distinguir na Igreja a atividade de governo administrativo da atividade santificadora ou sacerdotal. Hoje se colocam as mulheres e homens casados em atividades administrativas e amanhã será irresistÃvel não colocá-los também na sacerdotal, até por absoluta falta de atrativos que o sacerdócio, esvaziado, exerce sobre os possÃveis candidatos, mormente considerando as exigências enormes do sacerdócio católico.
Orlando, o ConcÃlio do Vaticano II liberou muitas coisas, digamos assim, que leigos e outras pessoas restritas a exercerem atividades administrativas poderem assumir tais responsabilidades mas, atividades sacerdotais acredito que isso não será possÃvel porque não há tradição bÃblica e apostólica (que eu saiba nunca vi na BÃblia uma "apóstola"). Não sei, acho que a Igreja Católica tem coisas mais urgentes pra se preocupar do que democracia na Igreja.
E o fim do celibato? Não é importante?
Depois de 1700 anos, acho difÃcil.
triste viu? vÃs! a Reforma religiosa não adiantou nada e a Igreja Católica está pior que antes do Concilio de Trento e as igrejas reformadas viraram templos de negociatas e com mercadores que são indignos de serem mencionados. Mas o povo é o que sempre foi, o ópio deles mesmo.
Também não entendi nada! ConcÃlio de Trento foi o maior avanço organizacional da Igreja Católica e tudo que o concÃlio organizou e determinou ainda é válido e está em uso até hoje. O que eu vejo são as pessoas se iludindo com discursos liberais achando que com isso vão resolver os problemas complexos da sociedade dando cada vez menos valor a Deus e a Igreja Católica e querem que esses "valores" sejam implementados pela Instituição como casamento gay e ordenação de mulheres.
Hummm, não entendeu nada o José. Mas, respeitemos os desejos dele.
Prezado seu Edson, esse papinha é um amor. A exemplo de Cristo, que veio à terra para redimir todos nós, bÃpedes ao rés-do-chão, o Papa Francisco veio a Roma pra redimir a histórica chatice dos portenhos. E para dar um merecido e relevante chacoalhão na Santa madre. Boto a maior fé!
É um "amor, mas não é um "papinha", Marcos. É o bicho papão que "chacoalha" o conservadorismo da "Santa madre". Também "boto a maior fé.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Papa Francisco e democracia na Igreja Voltar
Comente este texto