Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. alderijo bonache

    Conheço um rapaz que nunca foi muito afeito a estudar, entrou numa faculdade das piores que existem no país por conta do FIES, hoje ele deu o nome de uma sorveteria a Doutor Sorvete! Dispensa comentários.

    Responda
  2. Marcos Roberto Banhara

    Terminei de quitar o meu em agosto deste ano (mensalidade de R$ 293,00). Nao culpo quem não teve como pagar (exceto os de má-fé). Na época, o funcionário da Caixa me respondeu, quando falei que queria me formar logo: "Reze para conseguir um bom emprego, para poder quitar o financiamento"! Inclusive, devedor do FIES afeta a margem de comprometimento com outros financiamentos (habitacional, p.ex).

    Responda
  3. Neli de Faria

    O Aluno do Fies deveria pagar , pelo menos, a metade da mensalidade da faculdade. Explico: a faculdade recebe esse dinheiro. Se houver calote, quem arcará com o prejuízo será o Poder Público. Há uns tempos, conversando com um estagiário (do fies!) a sua mensalidade era quase o dobro de um estudante normal. Os donos das Faculdades, mais uma vez, estão enchendo os bolsos à custa do Aluno(ex) e do Poder Público. Se a mensalidade é mil, para o aluno do Fuies deveris ser 60o. Dinheiro certo.

    Responda
  4. Nelson Vidal Gomes

    Há uma obra em francês de 1927,cujo título traduzido corretamente para o vernáculo é "A traição dos intelectuais" que, se aplica "in totum", desde a descoberta dos Mensalão e Petrolão, como uma luva ao cenário político brasileiro. Mutatis Mutantis. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Concordo Neli. Mas há também os pseudos-intelectuais frustrados, seguidores do templo do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), em cujo "culto" são doutrinados a amar mais ao partido do que a nosso povo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    2. Neli de Faria

      Intelectual não pensa, por isso acata tudo que o marqueteiro fala. Né? !

  5. Nelson Vidal Gomes

    Há uma obra em francês de 1927,cujo título traduzido corretamente para o vernáculo é "A traição dos intelectuais" que, se aplica "in totum", desde a descoberta dos Mensalão e Petrolão, como uma luva ao cenário político brasileiro. Mutatis Mutantis. Namastê!

    Responda
  6. Luis Marchesi

    Nesse cenário, não podemos esquecer de Fernando Haddad. ex-ministero da Educação e defensor dos empresários espertalhões da Educação. Agora, em artigos, quer posar de santo nessa maracutaia com dinheiro público

    Responda
  7. eli moura

    mais um mente capto com suas premissas. Na China, pos revolução os criticos condenaram a populaçao do ensino sem qualidade. Mas a qualidade aos poucos foi se juntando, houve retreinamento e esta lições aprendidas fora da faculdade foram introduzidas e coisa foi evoluindo. Qual TV ou celular não tem um elemento chines? A industria americana e européia seguiriam sem ter na cadeia a industria chinesa? O melhor investimento é a educação ou não é? VTNC.

    Responda
  8. Victor Henriques

    Lula voa até hoje no jatinho do Walfrido Mares Guia, dono do grupo Cogna. O importante é deixar os pobres felizes com seus diplomas e os empresários faturando, enquanto as universidades federais, reduto da excelência, continua sendo reservada àqueles que receberam uma educação básica e fundamental de qualidade nas escolas privadas.

    Responda
    1. Neli de Faria

      a mensalidade, para o aluno do Fies, deveria ser a metade: a faculdade receberá com certeza o dinheiro.

  9. Luciano Napoleão de Souza

    Élio, o FIES foi um projeto populista e corrupto ( enriquecimento de donos de faculdades) criado pelo seu líder e mentor, Lula!!

    Responda
  10. José Cardoso

    Nos Eua o crédito educativo também é um esqueleto sempre a beira do calote. Para mim o único crédito que funciona é o que tem garantias reais como a compra de um imóvel e carro. Como cobrar de um profissional, muitas vezes ganhando pouco, pagando prestação de casa ou aluguel, às voltas com filhos pequenos, o empréstimo que pagou sua faculdade? Pagar essa dívida será sua última prioridade.

    Responda
  11. Jorge Couto

    Ranço do pensamento escravocrata. O pobre que se acomode na senzala!!!!. Universidade é somente para quem está preparado, ou seja, ‘os ricos’. A FSP poderia prestar um melhor serviço à sociedade.

    Responda
  12. NACIB HETTI

    Por traz de tudo está o cartel do ensino privado, bem aquinhoado desde sua forte presença no Conselho Econômico do Lula.

    Responda
  13. Eladio Gomes

    Portanto, que alunos sem renda parem de estudar e assumam sua posição no andar de baixo e que o governo pague suas dívidas. O viés elitista do articulista resolveu sair do armário...

    Responda
    1. Eladio Gomes

      Argumento válido, caro Dalton. Discordar de políticas empreendidas por Lula e o PT não significa alinhamento automático ao atual inquilino do planalto, como alguns gostam ou fingem acreditar. Porém, me chama a atenção sustentar a argumentação pelo pior (alunos com baixo desempenho) do que pela média (alunos que tiveram no Fies uma oportunidade de seguir estudando). Por isso, achei tendencioso.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é esse o viés. Que esse gasto populista eleitoreiro houvesse sido direcionado ao ensino básico e secundário, com qualidade e eficiência, de modo a qualificar a população sem renda e habilitá-la, aí sim, ao ensino superior. Aliás, essa foi sempre a promessa do PT. E sempre votei em lula (minúscula proposital) até o primeiro mandato. A consequência aí está. A propósito, não votei no bozo (tb minúscula proposital) e jamais votaria nesse estúpido.

  14. Peter Janos Wechsler

    Distribuiu-se dinheiro a rodo para semianalfabetos frequentarem cursos em faculdades sem nível. Motivação puramente política e demagógica..

    Responda
  15. Carlos Telles

    O crédito educativo do governo militar foi igualzinho. O Élio que conhece bem, nem fez questão de lembrar. Uma coisa é certa, no Brasil, com o nível de carências e com a quantidade de ladrões, tudo que for feito, vai ter roubo.

    Responda
  16. João Braga

    Ao que parece o articulista quer dividir um Fies populista e mal planejado lá trás com o governo que chegou agora. A conta não fecha, mas Lula e Dilma pouco se importam. E assim a banda toca...

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é necessária tal divisão. O governo que chegou, não agora mas há três anos, é ululantemente mais nocivo que os anteriores.