Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. daniel arruda

    O preconceito existe em cada um de nós e se observa de homens e mulheres. Mas me chamou a atenção que na batalha contra a velhofobia também há que se cuidar para não ser tão radical e recusar - também por vaidade - alguns recursos que a medicina nos oferece. Entre o idoso enrugado raiz e o idoso plastificado existe um meio-termo possível e equilibrado.

    Responda
  2. Neli de Faria

    Amei! Nem de homem,nem de mulher!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Quando fiz vinte e cinco anos, deu um pane em minha mente, porque achava que era velha: e menti a idade até os quarenta:aumentava o ano de nascimento!Antes de fazer cinquenta, pensei: se com vinte e cinco...agora será pior. Nada! Comemorei a efeméride o ano inteiro!Até os trinta não me achava bonita: aí fiz autoafirmação que era linda e me convenci para a vida : sou linda!

  3. adenor Dias

    Desculpe Miriam:- é que eu me baseei só em mim!

    Responda
  4. JOSE CARLOS BETONI

    Sabe aquele fusca velho, carburador amarrado com arrame, platinado lixado, pneu com manchão. Sou eu. A lataria tá mais ou menos. Quase original de fábrica como lembrou uma leitora. Cada amassado e cada arranhão faz parte de uma história. Afinal, com diria Guimarães Rosa, o sapo não pula por boniteza mas por precisão.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Cada ruga e cada sorriso....

    2. Mirian Goldenberg

      Cada ruga de preocupação conta um pouco a nossa história, cada sorriso também

  5. adenor Dias

    O bom ser homem, é que não sofremos com o envelhecimento, a não ser com as dores reumáticas! Infelizmente não estou podendo namorar, mas hoje tenho até mais facilidade em arrumar uma namorada, do que quando era jovem!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Sofre no pior. Como disse uma vez minha defunta mãe, lá no início dos anos mil novecentos e sessenta,para uma amiga: aspas,mué é mué a vida inteira e homem não... E, só agora, no episódio bolsonaro e Brigitte Macron, fui perceber o que ela dissera.

    2. Mirian Goldenberg

      Os homens também sofrem, sim, e muito

  6. MARCOS BENASSI

    Justa que Latiu, dona Mirian, cada navalhada... A senhora devia botar uma praquinha no começo do artigo: "Adentrando nesse texto, abandone a autopiedade". Vosmecê virou o Janio de Freitas da introspecção ética e estética! Jesus da Goiabeira, guie e guarde; e mantenha a dona Mirian com o megafone na mão: ela fala uma língua só, português cortante, e não revira os zóio em má companhia masculina. Hahahahah!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adentrando neste texto, abandone a velhofobia que existe dentro de nós mesmos....

  7. Marina Gutierrez

    Tenho um sobrinho engenheiro de produção e ele fala muito sobre "custo-benefício" Para parecer mais jovem o melhor "custo-benefício" é tingir os cabelos grisalhos, o preço da tintura é acessível e pode-se fazer isso em casa. Acho que a Nora Ephron já havia feito essa análise.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Olha, cara Marina, uns dez dias atrás eu tava na praia com minha esposa e uma prima dela, as duas com seus cabelinhos grisalhos, lindas. Inda por cima queimadinhas, fazendo contraste. Cara, esse negócio de pintar cabelo, retoque em raiz, putz....

    2. Mirian Goldenberg

      Acabei de dar uma entrevista para o UOL sobre tingir ou não

  8. Marina Gutierrez

    Me interesso muito por esse assunto e gostei do artigo. Nora Ephron, escritora famosa escreveu sobre o assunto no livro "Me sinto mal com meu pescoço "com senso de humor ela compartilhou seus altos e baixo e escreveu sobre o envelhecimento, menopausa e a vida em geral.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Preciso reler o livro dela

  9. Marina Gutierrez

    "Uma mulher precisa de um homem como um peixe precisa de uma bicicleta" Esta expressão foi aparentemente cunhada pela primeira vez por Irina Dunn, escritora australiana e ativista social e posteriormente popularizada pela feminista Gloria Steinem. Fonte:www. quora..com, mas Gloria acabou se casando quando tinha 66 anos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Sempre vai ter alguém criticando, não é mesmo?

    2. Marina Gutierrez

      Mirian: isso eu não sei, mas alguem a chamou de hipócrita por ter se casado. Ela enviuvou logo depois e não sei se tornou a se casar. Nessa idade talvez ela tenha casado para ter alguem com quem compartilhar a velhice. A Jacqueline Kennedy Onassis uma vez disse mais ou menos isso: a primeira vez casamos por amor, a segunda por segurança financeira ( Onassis) e a terceira vez para se ter uma companhia.

    3. Mirian Goldenberg

      Mas será que ela casou porque precisava? Ou porque queria?

  10. Carlos Fernando de Souza Braga

    Gosto muito dos seus textos, das suas análises, sempre originais. Mas será que pensar que temos a alma sempre jovem não seria uma velhofobia? Ligar uma atitude positiva a algo jovem e negativo a algo velho? Acho que se alma souber envelhecer ela fica mais bonita, sem preconceitos, sem tantas neuras, uma sabedoria que só a idade traz, caso se esteja aberto a isso e se esforçando para evoluir.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A alma floresce... e por isso fica cada vez mais bela

  11. Ivan Zacharauskas

    Mirian, felicitações pela coragem do sincericídio. Poder cuidar a si próprio, para poder cuidar aos outros, pode ser benção ou martírio. Martírio de quem só se olha no espelho. Benção para quem se olha no olhar do outro. Cheguei aos 50! Amo meus filhos e minha esposa. E aceito não ter mais o corpo do moleque de 20. Faço o melhor de mim a cada idade. E sempre é renovador. Nunca sinta-se velha! Apenas o corpo físico envelhece, a alma não.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A alma não envelhece: a alma floresce

    2. Mirian Goldenberg

      Verdade, Ivan

  12. Hélio Barbosa

    Fico feliz demais em saber que há pessoas que fogem das imposições da ditadura da eterna juventude - que no final é mesmo impossível existir. Geralmente, resta o ridículo. Minhas rugas, meu tempo, meu viver...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Deixa a vida me levar...

  13. Fernando Becker

    Sem homem, quem vc iria culpar por tudo?

    Responda
    1. Alexander Vicente Christianini

      Acho que você sequer leu o texto e se apegou apenas a um possível conteúdo baseado no título. Se ler, verá que seu comentário não faz sentido.

  14. Isabela Calil

    Tenho 54 anos e por pouco, pouco, muito pouco, quase sou original de fábrica. Ainda me ressinto com comentários externos (também é pouco, pouco, muito pouco) mas aquela "velha ressentida" que me habita, essa eu matei a pauladas...morta e enterrada. Os outros que se ocupem dela, eu mesma estou sem tempo.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahah, que ótemo! Tô também, como a Marina, com uns dentes fake. Hahahahah, que coisa: quanto mais longe da linha de montagem e perto do desmanche, mais a gente dá valor às peças originais!

    2. Marina Gutierrez

      Isabela Calil: gostei muito do "original de fabrica" muito divertido. Eu tambem sou "original de fábrica" exceto por um implantes dentário.

    3. Mirian Goldenberg

      Quase original de fábrica... adorei

  15. Luiz Ferreira

    Muito bom o texto, mas o resumo irônico seria; "por que as pessoas não cuidam da própria vida?" rsrs

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Por que será?

  16. Chiara Gonçalves

    Reflexos de uma sociedade que nega o amadurecimento, inclusive espiritual. Por que temos que ser jovens de alma, o que quer dizer isso? Que ser adulto é perder o entusiasmo? Não será um conceito equivocado?

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Com certeza

  17. Carlos Telles

    Ontem li que a jogadora de vôlei Thaisa teve dificuldade ao fazer reconhecimento facial no aeroporto, pois seu rosto teve tanta mudança feita em reconstituições faciais que a foto do passaporte não foi reconhecida pelo scaner de avaliação. Ela tem 34 anos.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Orra, mano, aí pegou pesado. Exigimos a identificação por impressões digitais! Voto em papel e passaporte sem foto! Hahaha!

    2. Carlos Telles

      Enquanto a educação for relegada ao segundo plano e o estivermos pagando universidade publica para os médicos fazer cirurgia plástica em quem não precisa, continuaremos nesse culto ao corpo.

    3. Mirian Goldenberg

      Por que a ditadura da juventude e beleza na cultura brasileira provoca tanto sofrimento?

  18. LUIZ GONZAGA SILVA

    Eu não diria" você mulher precisa de um homem" E nem o contrário: Acho que precisamos sim de uma companheira ou companheiro. Alguém com o qual possamos compartilhar nossa vida, nosso amor, nosso sexo, e tudo mais que possamos construir juntos. Nossos pais, mais cedo ou mais tarde vão embora! Nossos irmãos constroem suas novas famílias! E nós podemos ter alguém com quem partilhar tudo também! E tudo isso é muito bom sim!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Como uma escolha, não como obrigação

  19. Alexandre Miquelino Levanteze

    Lindo o seu texto Mirian!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz de saber que você gostou, Alexandre

  20. Ana Fisch

    Detalhe que você está maravilhosa na foto que não suportou!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É o seu olhar carinhoso e generoso, Ana. O meu ainda não é assim

  21. Rosane Zetola

    Mirian parabéns pelo texto, muito emocionante e sensível! Já mandei pra varias amigas!!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muito feliz de saber que você gostou, Rosane

    2. Mirian Goldenberg

      Muito feliz de saber que você gostpu, Rosane

  22. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Parabéns!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que bom que você gostou

  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quinta aula de velhofobia... mandar os outros andarem com suas opiniões sobre a vida dos outros ! E viva Mírian!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahaha, Mirian, é o velho botão do Soda-fe!

    2. Mirian Goldenberg

      E ligar o botão da libertação

  24. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quinta aula de velhofobia... mandar os outros andarem com suas opiniões sobre a vida dos outros ! E viva Míriam !

    Responda
  25. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quinta aula de velhofobia... mandar os outros andarem com suas opiniões sobre a vida dos outros ! E viva Míriam !

    Responda
  26. Nilton Silva

    Com amigas assim, você nem vai precisar de inimigas. Tenha mais amigos e esqueça as amigas competitivas, minha cara colunista.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A grande maioria é amiga de verdade

  27. Sylvia Alves Corrêa

    As cenas apresentadas cronologicamente por Mirian evidenciam, cada uma a seu modo, a mentalidade atual sobre o envelhecimento. O culto ao belo, perfeito, jovem, se infiltrou pelo coletivo de tal maneira que não se admite que uma mulher opte por envelhecer com as suas pálpebras, seu bigode japonês e outros efeitos da gravidade. A inteligência, com frequência, é desconsiderada como atributo necessário. Já o uso do botox.........

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Sylvia, minha irmã chama o tal bigode de "chinês" mas é o mesmo bigode....

    2. Mirian Goldenberg

      Muito triste e cruel

  28. José Cardoso

    Acho que as mulheres mais velhas tem um dilema que uma vez uma amiga nossa inglesa morando no Brasil falou: quero um cara esperto, mas que não seja 'isperto'...e fazia o sinal com as mãos para roubar.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      É isso que chamo de velhofobia, não é mesmo?

  29. Isabela Calil

    Tenho 54 anos e por pouco, pouco, muito pouco, quase sou original de fábrica. Ainda me ressinto com comentários externos (também é pouco, pouco, muito pouco) mas aquela "velha ressentida" que me habita, essa eu matei a pauladas...morta e enterrada. Os outros que se ocupem dela, eu mesma estou sem tempo.

    Responda
  30. Galdino Formiga

    Se o assinante concorda não há censura; se discorda há.

    Responda
  31. Vera Maria da Costa Dias

    Mirian, não precisa ser tão cruel. Intervenções que deixam pessoas plastificadas são mesmo horríveis e mal feitas, mas há as que são tão suaves que só aumentam a autoestima, nossa e de quem nos circunda, pode apostar. Qual filha ou filho que não gosta de ver sua mãe bonita? E mulher que trabalha e se garante não precisa de homem, mas que é bom, é bom, certo?

    Responda
    1. edilson borges

      ops, a beleza na terceira idade ainda deverá estar presa ao rostinho esticado e corpinho esculpido? não tem mais nada prá mostrar (ou guardar...) não?

    2. Mirian Goldenberg

      Acho que foi isso que eu disse, não foi?

  32. Jahy Carvalho

    Confesso: não conheço Mirian Goldenberg. Com base no artigo, seria o ideal de mulher para o meu previsível jeito de viver. Como mulher inteligente, brinca com os estereótipos espalhados pela vida comum. No dia a dia talvez eu pudesse ajudá-la a destampar o vidro de conserva. A vida bes ta é, por vezes, prazeirosa.

    Responda
    1. Hélio Barbosa

      Acho que isso foi uma cantada - elegante, acho.

    2. Mirian Goldenberg

      Que bom saber que você gostou

  33. Jahy Carvalho

    Confesso: não conhecia a Mirian Goldenberg. Com base no artigo, seria o ideal de mulher para o meu previsível jeito de viver. Como mulher inteligente, brinca com os estereótipos espalhados pela vida comum. No dia a dia talvez eu pudesse ajudá-la a destampar o vidro de conserva. A vida bes ta é, por vezes, prazeirosa.

    Responda
  34. DANIELA Krause

    Experimenta parar de pintar o cabelo com 50 anos (ou nunca pintar se mais nova), para ver o tipo de comentário. Acho que a maioria dos casos contados se deve muito mais ao machismo que a velhofobia. Essa dermato, por exemplo, iria criticar alguém de 20 anos também, talvez por outros motivos. Porque o corpo feminino é sempre assunto de todos. Mesmo o caso da feminista advém do machismo. Enfim, praticar o desapego da opinião alheia é um processo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Complicado, não é mesmo, Daniela?

  35. Hélio Costa

    Cada vez curto mais seus textos... aqui vou aumentando meu amor por minha esposa e por mim enquanto a idade passa, temos orgulho de nós nos sentirmos "jovens de alma"... e sua coluna me desperta mais esse alerta, pra tentar tirar essa coisa de "velhofobia" que vira e mexe vem bater na minha menta... obrigado por mais essa "dica".

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei Hélio, fico muito feliz

  36. Lilian Onuki

    Sensacional!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que bom, Lilian, fico feliz

  37. Anibio Jr

    Parabéns Mirian!!! Cronologia perfeita para uma mulher inteligente. Me fez lembrar de várias famosas q se submeteram às cirurgias plásticas, estragando todas as belezas naturais da mulher.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      A cultura da juventude nos massacra, Anibio

  38. J J D Santos

    Esse artigo foi escrito com base nas fal sas necessidades importas pela midia à mulher brasileira. Não é à-toa que os sites de relacionamento se xxuais estao lotados de mulheres acima dos 40 procurando homens estrangeiros que só precisam ser homens, nao precisa ter emprego, condiçáo de vida boa, ser honesto nem ficar no Brasil. E eles se aproveitam. Se envolvem com elas, pegam documentos brasileiros e se mandam .

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Acho que os homens de 40/50 anos são muito mais vítimas desse tipo de coisa que as mulheres. O que tem de cara procurando mulher que só precisa ser bonitinha, não precisa ter emprego nem ter condição de vida nem nada. E, né, eu nem consigo ter pena.

    2. Mirian Goldenberg

      Coisas muito piores acontecem