Hélio Schwartsman > Curto-circuito chileno Voltar
Comente este texto
Leia Mais
..."só precisa olhar para a biologia: seres unicelulares deram lugar à baleia azul." Reducionismo estúpido.
Temos que aprender: Os extremos só servem à demagogias! Nem Lula, nem Bolsonaro! Moro é Republicano!!!
Deus ilumine os eleitores chilenos, evitando que as trevas aportem o Chile.
Leia no Jornal do Brasil ou dê um Google: ´´Achá bão é crime?``( do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay).
Acorde, rapaz ! o marreco de Maringá é o que se pode chamar de um pastel-de-vento-sem-nada-dentro ! Vazio, oco, sem substância ! e sem esquecer que corrompeu o chamado Devido Processo Legal, ao se conduzir como juiz parcial e tendencioso
Se Bolsonaro e é extremista e demagogo, como, corretamente, você diz, uma pergunta? Por que seu candidato aceitou ser Ministro da Justiça no governo dele? Por que seu candidato controbuiu para a eleição do extremista e demagogo? Ele não percebeu?
Hello, o gradualismo que você representou a partir da evolução de seres unicelulares até a baleia azul é tão natural quanto o asteroide que extinguiu os dinossauros, que representaria as revoluções de acordo com o seu modelo. Algumas sociedades, paÃses e democracias evoluem pelo gradualismo, outras precisam de um asteroide. Quem sabe depois dele o gradualismo lhes caiba.
Eu comparo o Chile com a Coreia do Sul, Taiwan ou Singapura. Todos eles passaram de ditaduras anti comunistas a democracias, enquanto se enriqueciam com o sistema neoliberal. Espero que mesmo que o Boric vença, a divisão no congresso não permita que ele jogue fora o bebê junto com a água do banho como se diz.
comparação absurda, nem uma criança na primeira infância faria. é de rir ou de chorar?
A história recente do Chile, traz evidências que um gradualismo propicia uma melhora progressiva. Mas progressiva de acordo com nossos padrões. A direita e a esquerda no Chile usa padrões diferentes. Usar a ideia de progresso é melhor que a de racionalidade que se liga ao agente. Não há método único para a formação de consenso. Cada lado pode inovar e contribuir para o consenso se houver vontade de renunciar aos dogmas favoritos. O Brasil pode aprender algo com isso????
Não faz esse tipo de comparação, cara.
Lembro que, a despeito da tradição democrática, o Chile já teve 2 presidentes, Balmaceda e Allende, que morreram no poder no curso de crises polÃticas agudas.
O articulista passa pano nos efeitos sociais negativos causados por uma polÃtica econômica liberal que beneficiou poucos e que empobreceu muitos.
Prezado Elio: as coalizões chilenas estavam comprometidas muito mais com o modelo neoliberal, herdado da ditadura pinochetista, do que com a ideia de democracia. Quando os idosos começaram a suicidar-se face ao sistema de pensões, os mais jovens entenderam que não deveriam esperar tantos anos para dar a vida por este modelo e que era melhor questioná-lo agora.
Renda percapta é uma falácia conceitual: somem a minha renda com a do Maluff. Eu estaria muito bem. É uma destas coisas que parecem verdade, mas não são verdade.
Tá faltando estofo mÃnimo, André: produto interno bruto por cabeça não quer dizer redução de pobreza ou de discrepância distributiva. Não confunda Ú com Únda.
Se foi o neoliberalismo que reduziu exponencialmente a pobreza e aumentou a receita dos chilenos como apontou o Hélio na coluna, então o neoliberalismo é o caminho.
Fora a educação superior, né, caro Vanderlei? Nem precisaram chegar até lá e pagar por ela: com o básico, já deu em Herda.
Mmmmm... Sei se o exemplo foi bom, não, Hélio: o desenvolvimento incremental também deu origem ao homo, parte dele sapiens. A outra parte, contém votantes no Bozo e quem caça baleia. E todos, como grupo, passam o rodo nas demais espécies, no meio ambiente e, revolucionários, agora sujam o espaço. Esse critério de gradualismo não é lá grande coisa, né?
Que "revolução" produziu o homem novo que vocês tanto buscam? A China, que é mais capitalista do que o próprio Chile? A China, onde não há nem mesmo um sistema de seguro social e o gasto social é mÃnimo? A União Soviética, que ruiu como um castelo de cartas?
Jamais um regime de extrema direita conseguiu garantir crescimento e bem estar sustentável, jamais. Esse regimes sempre degeneram , criam a agravam crises. Em minha opinião , só votam em extrema direita pessoas muito toscas, primitivas mesmo, sabe, gente com séria limitação cognitiva - ou então gente muito mal intencionada, pessoas amorais e/ou com tendência à sociopatia e que esperam ganhar poder e influência por atalhos ilegais, imorais ou antiéticos.
Extremismos seja de esquerda ou direita fazem mal, mas a direita liberal é muito melhor, diria até, incomparável a esquerda tosca, identitária, que temos na América do Sul.
Naturalizar relações sociais não contribui para compreender o que foi criado pelos homens.O candidato da direita chilena representa o que resta do fascismo.O "arranjo" entre os últimos governos não incluiu os pobres, os aposentados reféns de gestores privados, por isso recordistas em suicÃdios na AL. Os chilenos querem desarranjar esse pacto de elites, oxalá tenham sucesso!
Ganhos incrementais. Mais um troféu MN
Ora, alternâncias que mantiveram 30 anos neoliberalismo mais a ditadura tosca que gerou um paÃs com economia pequena e fraca e desindustrializada , baseada em extrativismo mineral que beneficia muito poucos num dos paÃsesmais desiguais do planeta. Pib per capita não tem significado. Vendendo as poucas riquezas naturais para enriquecer meia duzia. Isso que revolta o povo.
não faz sentido a metáfora no final, pois a evolução biológica é baseada em alterações qualitativas, e não cumulativas
Troféu madame Natasha
Como não e cumulativa? Vc esqueceu que foram anos de evoluções, uma após outra?
Bom texto para reflexão e debate. Da era das revoluções, caÃmos no incremental chove não molha que levou a era dos extremos. Qualquer que seja a receita requer participação de todos para a um mundo mais prospero e justo.
A literatura institucionalista aponta que as mudanças são, em geral, graduais e sequenciais - o Hélio está certo.
Genial esse final!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Curto-circuito chileno Voltar
Comente este texto