Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Foi um sabujo do bozo até ser descartado. Agora é requisitado para dar respaldo para outro sabujo covarde. No brasil milico sempre encontra um lugar para se refestelar e mamar.

    Responda
  2. DAVIDSON PISMEL CONDE

    a democracia brasileira nao será efetiva nem enraizada enquanto todos ,cidadaos e instituiçoes, nao impedirmos formalmente ou nao a participaçao dos militares alem do espaço especifico de força a ser acionada apenas e tao somente em caso de ataque estrangeiro ao nosso territorio ; fora militares sempre!

    Responda
  3. J Guilherme Guimarães

    os ditos "guardiões da pátria" só continuam alvoroçados, cobiçando e mordendo os cargos públicos, proferindo suas sórdidas ameaças, por nunca terem sido responsabilizados pelos desmandos dos governos da ditadura. Em países onde foram punidos, guardam seus instintos "anticomunistas" e suas "salvaguardas " dentro do saco da prudência, porque a luz do sol quadrado desbota suas gandolas. Os que os apoiam, o fazem por ignorância ou no interesse em manter os sem-oportunidsde sob as botas opressoras.

    Responda
  4. Clair Calandreli

    São cobras que deixam o veneno na folha para atravessar um rio

    Responda
  5. Antonio Catigero Oliveira

    O discurso 'anticomunista' destes falsos patriotas já foi desconstruído. Resta-lhes a aposentadoria polpuda$ paga com nossos impostos, coitadinhos...

    Responda
  6. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Impressionante essa fixação por milicos por determinado seguimento da sociedade civil. Justamente de onde menos se espera. Bem verdade que saudosistas, volta e meia surgem, e alguns ate não reconhecem como golpe de 64 atribuindo um outro nome para esse movimento. Embora o momento que está passando o país capitaneado por esse presidente e seus seis mil cargos de militares espalhados, talvez seja pouco.

    Responda
  7. Jurema Nordeste

    Cada país com os democratas que merece...

    Responda
  8. Jurema Nordeste

    Cada país com os democratas que merece...

    Responda
  9. milton temer

    Cristina Serra mais uma vez vai grão, para alertar incautos que se iludem com "dissidências" circunstâncias formais, sem nunca se desligar da essência do regime do qual se separaram sem deixar de elogiar na hora de partir. E o TSE comprova, pois lá não entram ingênuos, que as instituições servem mesmo é ao setor hegemônico da pirâmide social. Os maganos que aplaudem Bolsonaro em jantar da Fiesp

    Responda
  10. Neli de Faria

    Se os Ministros do STF se deixaram serem ameaçados pelo general villas boas, então, desculpe-me, estão em função errada.É um menoscabo para eles achar que se deixaram ser peitados por um general. Toffoli errou! Lula, em seus 15 anos de poder, escolheu ministros dignos, cultos, juristas a altura das tradições da Corte.Homenageio os! Direito e Teori(Grata!), aposentados:Barbosa, César Peluso,Grau,Aires e os atuais:Fux, Barroso, Rosa, Carmen, Fachin . E não se curvariam, repiso-me, a um militar.

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      ótimo comentário. sua lista de homenagens é irrepreensível

    2. ricardo arantes martins

      Neli, se um Coisinho ler seu comentário ele achará que o STF estará se protegendo com um menoscabo... a fim de não prendê-los.

  11. Renato Batista de Moraes

    É, Cristina, 2022 vai ser um ano de muitas emoções pelo visto. Estou bem curioso pra ver, mas certamente coisa boa não vai dar, pelo menos pro povo.

    Responda
  12. Gabriel G

    Obrigado, Cristina. Sempre tratando dos assuntos que se tornam apenas notinhas nos jornalões. O general responsável por eleições e um banqueiro sendo consultado pelo presidente do BC, duas aberrações que passaram batido no debate público.

    Responda
  13. MARCOS BENASSI

    Essa Herda de sençura folhista... Cristina querida, em resumo de meu comentário original, digo: não são 50 tons de zorra nenhuma, é cor única: cor-de-burrro-quando-foge. A cor do Bozo e da Bozonéscia.

    Responda
    1. filipe moura lima

      A folha está desdenhando de seus assinantes, censurando comentários sem nenhuma justificativa.

    2. MARCOS BENASSI

      Hahahah, colegas - confrades, como diria nosso confrade sumido, o Ayer - o bagúio é lôko, e eu diria até que melhorou a sençura; ocorre que este primeiro nível, 'tomático, ficou mais imprevisível. Antes, a regra era burrrra e evidente. Agora, parece-me menos burrrra, mas mais arcana, obscura - e olha, eu sou bom em encontrar regularidades, fazer debug, e várias vezes não atino com o pecado verbal. Agora, a humana, é tão obscura quanto sempre. Que réiva, que nem disse o Ricardo! Hahahahah!

    3. ricardo arantes martins

      e tem dia que da uma baita de uma reiva. dai eu penso, Dna. Foia, isso não se faz, da próxima veiz nós num escreve mais.

    4. Neli de Faria

      Penso para escrever, mando e a dona folha, menoscabando o leitor não publica. Alguns sim! Mandei sobre o azeite e o cara censurador deu um nem te ligo. Agora mandei um aqui... pelo menos me sinto um intelectual na ditadura: quando é publicado...que bom! Quando não é, guardo para o futuro...

    5. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

      É meu caro Marcos, tá difícil escrever comentários por aqui. Acho que a FSP resgatou algum membro da censura no tempo da ditadura. Fazer o que, para quem disse que o Bozo era do campo democrático....

  14. SERGIO saraceni

    Tempos de horrores em mais um governo militar. Nunca acaba.

    Responda
  15. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Não sei por que, mas vi o título e pensei que fosse tratar da mídia.

    Responda
  16. Carla Oliveira

    Concordo plenamemte!

    Responda
  17. DERLAN TROMBETTA

    É isso mesmo, Cristina! Os militares brasileiros são a cara do nosso atraso político, ético e técnico! As únicas coisas em que nossos militares se destacam é no oportunismo/mamatas, golpismo, politicagem e na sabotagem à democracia!

    Responda
  18. luiz jose almeida fayad

    O golpismo é como um câncer que infiltra os tecidos sadios com suas células malignas,invisíveis a ôlho nu.

    Responda
  19. JAYME KOPELMAN

    Cristina, assino embaixo! JK

    Responda
  20. José Bernardo

    Prezada Cristina, absolutamente sem ressalvas sua preocupação quanto à tutela; nesse caso específico, contudo, pode ter sido estratégico para barrar na nascente questionamentos sobre as urnas: a conferir...

    Responda
  21. filipe moura lima

    O Brasil não desopilou as instituições dessa meleca fardada. Por isso os estrelados continuam de nariz empinado.

    Responda
    1. Edson Jardim

      Milicos no Poder mais vinte anos , ...aí... Credo!!!

    2. Edson Jardim

      Aí , Credo, militares de nariz empinado outra vez!

  22. Tha Virgens

    Cristina tem a mais sensata coluna da Fsp

    Responda
  23. Evando de Abreu

    As urnas não são confiáveis, o candidato do stf e da sua imprensa, pelo datafolha lidera, mas não pode ir a nenhum lugar sem que o chamem com o adjetivo correto. Pelo datapovo já perdeu. Aplauso a escolha e exijo voto com recibo. É fácil e não custa nada.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      O berrante tocou de novo e o gado muge juntinho: Lula não pode sair na rua que é xingado. Vcs são ridículos.

    2. ANTONIO CZAS

      De fato as urnas não são confiáveis, menos as pesquisas ainda, não? Afinal os Institutos apontavam a vitória do haddad por longa margem de votos e foi o mandatário atual que ganhou. Com certeza a eleição foi fraudada. O mandatário atual deve ter encontrado um jeito de fraudar. Aconselho procurar um personagem simaobacamarte, vai ajudar voce.

    3. Lucia Coelho

      Evando perdeu o R no caminho. R de razão.

    4. Fabricio Loffredo

      Relato esquizóide e oligofrênico, parece até ser do Carluxo!!! Vai estudar um pouco por favor!!

    5. Ana Ferraz

      As urnas são auditáveis. Seu mico quer permanecer no poder, não importa como. O bolsonaro, o nano presidente, antes um praticante de pequenos furtos que ficou 28 anos na câmara, agora está mirando outras arenas. Leia o xadrez do Nassif no GGN. E os militares querem garantir suas boquinhas e destruir o que resta do país e do sonho de um país civilizado.

    6. filipe moura lima

      Dá-lhe, Benassi, sem piedade.

    7. filipe moura lima

      difícil a coisa, não? forabozo!!!

    8. MARCOS BENASSI

      Óia a cor-de-burrro-quando-foge! "Fácil e não custa nada" entrega a coloração Bozofrênica até para quem está de olhos fechados...

  24. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Nossa República foi parida de um golpe militar. Aliás mesmo na independência já houve um golpe militar fechando a constituinte de 1823. Conservamos o fetiche da farda: outro dia um amigo me disse que agora no órgão estadual onde ele trabalha aqui no Rio não havia mais corrupção.

    Responda
  25. Marcelo FL Cordeiro

    Certíssima!

    Responda
  26. Valdeci Gomes

    Excelente Cristina, excelente.

    Responda
  27. Renato Almeida

    Cristina arrasando novamente. Grata surpresa do jornalismo escrito nos últimos anos. Mas ainda acho que vale diferenciar o general Azevedo daquele velhote pequenininho que ocupa o GSJ e do tal Braga Neto, golpistas assumidos.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Tá diferenciado pelo tipo de trocadilho possível, Renato: "Azedo". Tá ótimo! Comparando com o exemplo do Brega Natto, respeitoso. E com o "Augusto" "Heleno", cujo nome já é uma ironia pronta com a pessoinha de Goblin, nem se fala.

  28. MARCOS BENASSI

    Querida Cristina, conforme envelheço, vou percebendo disfunções novas ou limites que meu corpo já tinha, mas eram relativamente irrelevantes. Talvez, além do diabetes, eu tenha pego daltonismo: só enxergo cor-de-burrro-quando-foge (principalmente da responsabilidade). E não é privilégio verde-oliva, não: um ou outro nem fugiu, mas caiu, e todos mantiveram a cor-de-burrro. Basta ver o Weintrolha e o Fujuello, diferentes, mas tão iguaizinhos...

    Responda
  29. Fagner Torres de França

    Bravíssima!

    Responda
  30. Jane Medeiros

    O silêncio da mídia foi surpreendente sobre esta nomeação para a referida função. Algo estranho! Logo para o STE? Num ano de uma eleição muito particular e decisiva?

    Responda
    1. Jane Medeiros

      Corrigindo: TSE

  31. Sebastião Carvalho

    Concordo plenamente com a ilustre colunista: militar, na reserva ou nao, nao tem que ocupar cargo civil. Eh simples assim.

    Responda
  32. ricardo arantes martins

    Sim. O Brasil é cheio de 50 tons de tudo. Nesse caso Uns tons são totalmente caóticos, outros tem cores camufladas de ditabranda mas no fundo é a mesma Coiso. o Bozo despertou sentimentos de há muito reprimidos por parcelas radicais/reacionários que pensei tivessem morrido na década de 80. Mas tem outros 50 tons. nada indica que houve participação de Psol ou outros na enorme corrupção das gestões petistas, mas eles continuam falando que nada houve, enganando o povo. tudo 50 tons.

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Mas quase sempre é o menos pior José. "A democracia não serve para elegermos os melhores, mas para que de tempos em tempos possamos tirar os piores".

    2. José Bernardo

      Suas considerações são pertinentes, Ricardo; mas se a alternativa for o menos pior, então será o menos pior - e sobre quem é o menos pior não há tergiversação possível...

    3. ricardo arantes martins

      Perfeito Waldemar. A vitória de Lula é iminente mas já vi muita coisa em política. Por outro lado o negacionismo causa um enorme surto daltônico no Brasil. Ver esses defensores da ditadura resurgindo das trevas e com todo seu ódio é que deixa tudo azevedo. Por outro lado ver o povo enganado com mentiras daqueles que deveriam ser um socialismo probo, dizendo que nada houve ante a enormidade de condenações e fatos expostos também deixa tudo azevedo, pois sem socialismo não há saída.

    4. Val Valente

      Seu comentário é Azevedo sem o V de vitória que ficará com o Lula!

  33. José Antônio

    Cristina, o seu artigo é muito bom! Continue sempre assim!

    Responda
  34. Ana Ferraz

    A criatura que os militares arranjaram para a presidência da república comete crimes todos os dias e agora chega a falar dos crimes abertamente para a "seleta" plateia de empresários em sede da FIESP. Está certo da impunidade. Sua obra é a fome, o desemprego, o desmatamento, a doença, a ruína do Estado. E é com este ser repulsivo e maléfico que os golpistas pretendem ir até o fim, ou seja, até o fim de qualquer projeto civilizatório de país.

    Responda
  35. RICARDO BATISTA

    Pouco tempo depois de assumir, ele ordenou a exoneração do fiscal do Ibama que lhe aplicara uma multa. Agora, queria divulgar os nomes dos técnicos da Anvisa que aprovaram a vacina da Pfizer para crianças. Quanta infâmia! O Brasil foi dar as chaves do Castelo de Grayskull para o Esqueleto, e agora ele não quer mais ir embora.

    Responda
  36. Melchisedc Felix

    Falou tudo! Os militares brasileiros, notadamente os do exército, julgam-se seres superiores em relação aos "paisanos". Estão sempre se imiscuindo nos assuntos da sociedade civil. Fazem política descaradamente e com fuzil e canhão à mostra. Não à tutela militar! Se havia alguma alguma dúvida quanto ao papel deletério dos militares brasileiros na consolidação das instituições, esta dúvida não existe mais: a eleição de Bolsonaro a dirimiu. Estamos pagando muito caro, mas aprendamos a lição!!!

    Responda
    1. luiz jose almeida fayad

      Sabe o que eu lembrei,Melchisedc?Há poucos anos atrás,as colunas sociais eram inundadas por mensagens pedindo a volta dos militares ao comando do país,bem como ataques ao STF.Eu acreditei que era o povo querendo a volta dos militares mas agora vejo que eram as malditas fakenews.Disparadas por quem?não é difícil concluir.