Mariliz Pereira Jorge > Pelo direito de não amadurecer Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A maturidade, ah a maturidade. E filhos, ah filhos, temática recém levantada pelo chefe da Igreja Católica. Afaste-se um triz dos padrões impostos pela sociedade e se sinta vigiado por todos aqueles que se enquadram 'stricto sensu' ao paradigma moderno do ser. Talvez, e ao final, baste-nos ser apenas aquilo que somos ou desejamos ser, de nós para nós mesmos.
Tenho dificuldade em assumir minha idade, a qual já superou meio século, posso listar alguns motivos, mas um deles é a fuga desse estereótipo da maturidade. Claro que não faço questão de ser e comportar com imaturidade, no entanto preso pelo visual despojado, um estilo simplificado, etc. Essa cobrança de ser maduro considero pesada, bom pra quem necessita delas, mas nem todos precisam viver perseguindo um ideal maduro.
Acho que não importa a idade, temos que viver da melhor maneira possÃvel para nós, não como os outros julgam. Sinto que só a idade pode nos levar ao melhor conhecimento Ãntimo. Parabéns Mariliz suas colunas corajosas sempre acrescentam!
Tenho 79 anos bem vividos e vejo em mim os anseios de alma, os valores, os motivos de riso, de quando eu tinha 20 anos. Permaneceu o apêgo ao trabalho, que esteja me motivando em cada momento. Mudaram crenças acerca de mim mesma, sei agora da minha tendencia camaleônica. Mudou a percepção sobre a importancia da familia para mim, ela cresceu. Mudaram crencas sobre a evolução das sociedades humanas, talvez estejam involuindo. Hoje, quero viver intensamente o presente e nao me apegar a futuros.
Outro dia recebi um comentário de um amigo: "Não tenha medo de ficar velho, você vai continuar fazendo as mesmas besteiras, apenas mais lentamente". Achei ótimo.
Desejaria saber o motivo da interdição do meu comentário.
Acredito que maturidade seja fruto de uma evolução, nada forçado ou premeditado. Vai acontecendo naturalmente. Assim como encontramos pessoas que, ao longo da vida, guardam os mesmos traços de personalidade e permanecem aos 50,60,70 como se tivessem 15, 20,30... Geralmente todas permanecem fiéis a si mesmas, seja conservando as marcas originais, seja vivendo transformações. Ainda bem.
Talvez pessoas sem filhos pensem que não amadurecem porque tendem a conviver com amigos da mesma idade. Como 2 carros juntos na mesma velocidade, em que um parece parado para o outro. Quanto se convive diariamente com pessoas bem mais jovens, o contraste entre o que somos e o que éramos (e que percebemos neles) fica mais evidente.
Pelo contrário; a convivência com "diferentes" nos aproxima e os contrastes "podem" ficar menos evidentes.
O presidente desse paÃs e seus eleitores também optaram pelo direito de não amadurecer e cá estamos.
Aà não eh uma questão de amadurecimento. O estrupicio era imprestável jovem, e continua imprestável maduro.
A decisão de não ter filhos nos dias de hoje, já não soa como imaturidade, e sim seu contrário! Não há esperança de vida melhor nu mundo superlotado! Por filhos no mundo correndo o risco deles depender de auxilio dos governo, é que significa imaturidade...
Essa série era ótima mesmo. Só vi até a terceira temporada ( faço sempre isso para evitar o cansaço ). As mulheres tão elegantes, ótimo roteiro e o Sr. Big fazia jus ao nome. Só não sei como ela conseguia manter aquele estilo de vida sendo colunista de jornal.
Valeu demais!!! Tamujunto. Rsrsr
Eu juro que tento ver com bons olhos pessoas na casa dos 50 que só cuidam do próprio umbigo. Não consigo, ainda.
Só é possÃvel quando uma outra pessoa madura sacode cedo no ônibus pra vir até sua casa lavar sua privada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Pelo direito de não amadurecer Voltar
Comente este texto