Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ISAIAS DA SILVA

    Não entendi por que censuram meu post anterior, que falava de poesia sem nenhum palavrão... Mas voltando ao que considero um dos primeiros textos ecológicos, a frase final da 'Rima do marinheiro ancião' de 200 anos atrás, é ótima: Ora bem quem ama bem. Ama bem quem ama igual, homem, ave ou animal.

    Responda
  2. ISAIAS DA SILVA

    Não sei quanto a romances, mas a 'Rima do marinheiro ancião' de 1800 é o primeiro poema ecológico. Afora isso, as balsas foram queimadas porque são de pobres, sem encosto político. Elas fazem mal, mas nada se comparado ao garimpo em terra. Honestamente, eu fiquei com vergonha da polícia batendo em ladrão de galinha enquanto dragas engolem crianças yanomamis sem serem importunadas.

    Responda
  3. Marcos Ferreira

    Matéria de alto nível, chamativa e eloquente em seus propósitos. Exatamente isso, são os nossos desejos que clamamos para q aconteçam urgente , antes q seja tardio . São artigos como esse que devem ecoar diuturnamente nas mentes de todos .

    Responda
  4. Antonio Pimentel Pereira

    Quando se pensa que uma prática está mimizada, olha que vem à tona novamente

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Prezado Seu Cândido, o senhor trouxe em seu texto uma fala relevante, que dá ênfase à "vontade política". Eu, chato, enfatizaria que aquilo que fazem Bozo e as Bozolettes refere-se não à vontade política, mas ao crime e a expropriação dos bens públicos. Esse povo é criminoso e sssaafado. Quanto às complexidades da implementação local da lógica mundial de convívio e exploração civilizada, somos perfeitamente capazes de dar conta disso. Temos burocracia e funcionários de campo de alta qualidade.

    Responda
  6. OVIDIO CARLOS DE BRITO

    Parabéns! Excelente texto.

    Responda
  7. OVIDIO CARLOS DE BRITO

    Parabéns! Excelente texto.

    Responda
  8. Rosane Passos

    Parabéns pelo texto Sr Cândido Bracher. Felizmente as balsas saíram do Rio Madeira mas até quando? Espero que não autorizem a presença delas em outros locais...vamos pra frente porque desse governo só espero atos impróprios . E que o Greenpeace continue monitorando a floresta .

    Responda
  9. José Cardoso

    A referência à guerra do Vietnã me lembrou de outro filme cujo título vinha de um discurso do Lindon Johnson. No caso da Amazônia, a proteção da floresta não evoluirá sem que 'os corações e mentes' da população local não estejam comprometidos.

    Responda
  10. luiz jose almeida fayad

    Vão elogiar o filme e o livro?e a essência do artigo?

    Responda
  11. luiz jose almeida fayad

    Bracher,você ficou impressionadp com a foto das balsa no Rio Madeira,realmente é uma bela foto e remete ao ataque dos helicópteros no filme Apocalypse Now.Mas eu acho que foi um espetáculo pirotécnico semelhante aos espetáculos de queima de toneladas de maconha pela PF.São ações de propaganda que nada acrescentam ao combate efetivo dos crimes.são espetáculos pirotécnicos que não são seguidos de ações efetivas de combate ao crime.

    Responda
  12. Henrique Marinho

    The horror, the horror (Conrad)

    Responda
  13. RICARDO BATISTA

    Ótimo texto, obrigado. Apocalypse Now é um ótimo filme, mas Coração das Trevas é imperdível. Quem ainda não o leu, é um belo presente para se dar neste fim de ano.

    Responda