Elio Gaspari > Lava Jato virou sinônimo de espetacularização de ação policial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. benjamim picado

    *Imponente, chique e mordaz, Acheson comeu o pão que Asmodeu amassou nas mãos do senador Joseph McCarthy, que comandou uma caça às bruxas na administração americana. Bebum e mentiroso, ele acabou censurado pelos colegas. Morreu em 1957, levado pela cirrose e pela amargura*. ele quem, acheson ou mccarthy? o colunista tentou complexificar o fraseado e esqueceu que o pronome era impessoal. melhor deixar a complexidade do texto e do estilo pra tio janio.

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      Atrasado, mas vai... Bastaria continuar a ler o texto: ""Anos depois, ao escrever suas magníficas memórias, Acheson deu-lhe poucas e memoráveis palavras. Disse que, como o juiz Lynch (pai do verbo linchar) e do capitão Boycott (pai do verbo boicotar), o senador "enriqueceu a língua inglesa" gerando a palavra macartismo"".

  2. ricardo arantes martins

    Podem ter criado um neologismo para a Lava Jato, mas o fato é que ela de per si foi um espetáculo para o Brasil, Uma nação que nunca tinha visto suas elites Político Econômicas Presas. 03 dos 10 mais ricos dentre dezenas de empresários. Presidente do Congresso, líderes de governo, governadores, ministros, deputados, senadores. Todos num conluio contra o erário brasileiro. mexeram muito e fedeu. é sinônimo de espetáculo e de enfrentamento direto das Elites.

    Responda
    1. Romero Melo

      O pau q dá em Chico, bate em Francisco. Essa espetacularizacao prendeu inocentes, e por ilegal, soltou inescrupulo.sos confessos. A norma legal deve ser um principio, goste V.sa, ou não.

    2. Roberto Rangel

      Os políticos apanhados com as mãos cheias de dinheiro sujo estão quase todos soltos e impunes, com as bênçãos do STF. Já os empresários que foram forçados a financiar a farra em troca de benefícios futuros, só viram seu dinheiro evaporar e ninguém a defendê-los. Talvez em 2023, estando o Brasil sob nova administração, a Odebrecht volte a crescer, de novo sob as bênçãos do ex presidiário, mas ainda condenado em várias instâncias, Lula da Silva.

  3. ricardo arantes martins

    a lava jato pode até ser usada como neologismo, mas o fato é que foi o único tempo, a única operação que prendeu parte das Elites Político-Econômicas da nação. Nunca pensei que veria um Presidente do Congresso preso ou dois governadores. Quem pensou que veria a prisão do alto clero político como ministros, senadores, deputados, líderes de governo de vários partidos e tendências? quem pensou que veria a prisão da real Elite? (03 dos 10 mais ricos - dentre dezenas de empresários).

    Responda
  4. Emerson Luis de Moraes

    Se o Moro fosse um carro, seria um Fiat Marea.

    Responda
  5. Felipe José

    Lava Jato virou sinônimo - além de espetaculização de ação policial - de ataque ao estado democrático de direito e projeto político pessoal. Seus defensores confundem - seja por má-fé ou ignorância - qualquer crítica àquela operação com defesa à corrupção ou a corruptores. O combate à corrupção é bem vindo e necessário, desde que respeite o ordenamento legal. Gostaria que os erros da Lava Jato servissem de lição para o aprimoramento do combate à corrupção, mas isso é improvável.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Cantava a Carmen Costa: "Camelô na conversa ele vende algodão por veludo Não tem bronca porque nesse mundo tem bhobho pra tudo".

    2. benjamim picado

      von kruger acha que é possível contestar provas que não foram apresentadas. bastaria a ele ter lido a sentença de sergio fernando.

    3. ricardo arantes martins

      Não existe, no Brasil, mecanismos legais para pegar esses crápulas das Elites-Político Econômicas - As leis são feitas para criar a Impunidade e da certeza da impunidade temos essa interminável e altíssima corrupção além de caos. Repare o que o Coiso está fazendo com o Brasil na certeza da impunidade, levando centenas de milhares a morte com Kit Covid.

    4. Gustavo von Krüger

      Hahaha! Procedimento legal significa ir à exaustão até chegar a alguém que acabe com o processo. A lava jato nunca teve nenhuma prova contestada nem delação desmentida. Recuperou bilhões, mas foi derrubada por conta de rituais processuais. é pra não funcionar mesmo

  6. luiz jose almeida fayad

    A prisão de Celso Pitta,filmada pela TV e mostrada no Brasil todo,o pobre coitado de pijamas,sonolento e algemado,foi uma ação espetacular da PF,bem antes da Operação LavaJato.Portanto,lava Jato não podes ser sinônimo de espetaculização de ação policial. Quem afirma o contrário comete uma falácia.

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      é a terra onde advogados tiram foto de bermuda e chinelo no supremo, e anulam qualquer processo. só vai pra cadeia o pé de chinelo mesmo

  7. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Lava jato foi fundamental. Só quem critica são os ricos, os puxa sacos de ricos e os bolsolulistas. E a prisão em segunda instância é muito importante.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Tem razão o prezado, nós tucanos, assim como nosso parceirinho Aécio Neves, somos pobres e na pobreza vivemos. Deus nos livre de juntarmos com banqueiros e ricaços para criticar a proeza do miraculoso Marreco.

  8. luiz jose almeida fayad

    Como as ações espetaculares da ação policial precedem a Operação Lava Jato,qualquer tentativa de vincular este tipo de ação âquela Operação,é uma tentativa falaciosa que visa denegrir a imagem dos candidatos Moro e Dallagnol.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Não confunda ações pontuais da PF com ações sistemáticas da República de Curitiba.

  9. luiz jose almeida fayad

    Admiro sua erudição,esclarecendo a nós,leitores,a origem de macartismo ,linchar e boicote.Porém discordo da classificação de Lavajatismo para as ações espetaculosas da PF.A PF sempre,mesmo antes da Operação Lava Jato,já praticava este tipo de ação. Vide a prisão do ex prefeito Celso Pitta,preso de madugada em sua casa,de pijamas ,sonolento e algemado diante das câmeras de TV,na Operação Sathyagra,que prendeu o banqueiro Daniel Dantas e o investidor Naji Nahas,,em 2008,bem antes da Lava Jato.

    Responda
  10. Emerson Luis de Moraes

    Se o Moro fosse um carro seria um Fiat Marea.

    Responda
  11. Alexandre Sartori Barbosa

    Tanto fizeram para tentar impedir Lula e Haddad de serem eleitos presidentes, que agora Lula será presidente e Haddad Governador. O amor venceu o ódio e os bolsopersonagens estão sendo derrotados um a um. A Lava jato ficará no esgoto de nossa história.

    Responda
  12. Hernandez Piras Batista

    É provável que seja o novo significado atribuído ao vocábulo o motivo pelo qual o desempenho do Ex-Juiz nas últimas sondagens de opinião tenha sido um anticlímax. Difícil fazer rir com a mesma piada uma segunda vez.

    Responda
  13. osmar Carneiro

    Lavajato: só um partido político ilegal

    Responda
  14. MARCOS BENASSI

    Mmmmm... Sei não, sêo Elio, acho que o Bozo contribuiu mais para a língua do que a lava jato: como radical (linguístico, não falo do político) é profícuo a mais não poder: a síndrome humano-política completa, a Bozofrenia; o país, Bozofrenistão; como estado mental - e agregado de pessoas compatíveis - a Bozonéscia; resultante da primitivez do Presida e entourage, inaugurou-se a Era Bozozóica. E, por fim, os atos presidenciais, os Bozólitos: as merdiúnculas fossilizadas do Bozo.

    Responda
  15. Cristina Dias

    O lavajatismo não é só a espetacularização de ação policial. É muito mais. É também a cooptação da imprensa, o conluio entre Juiz e Procuradores, o Lawfare e a transformação do Sistema de Justiça em um grande Partido Político.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Perfeito resumo. Poderia ser um verbete da Enciclopédia Britânica.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.