Muniz Sodre > Vestígios de um declínio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Aonde existe democracia ? Nem na casa da gente.
Por pior que seja a democracia e que precise ser aperfeiçoada é o que temos de melhor em termos regime de governo e o capitalismo como sistema econômico/financeiro é o que temos, embora haja muito o que melhorar. O verdadeiro desafio é criar prosperidade para todos os seres humanos sem destruir o ambiente natural e jamais flertar com ditaduras e com regimes totalitários sejam eles de direita ou de esquerda, cristãos ou ateus.
"A democracia é o pior sistema polÃtico que existe, tirando todos os outros".
Alguns acham que apenas via sociologia nós podemos adquirir um entendimento "cientÃfico" da democracia liberal no mundo. Alguns tentam até usar o programa forte da sociologia tentando torná-la mais cientÃfica. Tentam atacar as visões filosóficas da crenca teórica sobre a democracia liberal, achando que algumas opiniões possam ser interpretadas como fatos. Alguns sociólogos acham que crenças, não importa o status epistemológico são partes da rede causal do mundo.As evidências derrubam uma teoria?
É a China... dominando Africa, America Latina, Asia e US. A democracia ocidental já está desmoralizada em sua desigualdade desde o século 19. Em miudos: tanto faz ser miserável sob este ou aquele regime. Liberdade é para uma minoria cada vez menor no ocidente. Os tontos, pseudo conservadores, fascistas por ignorancia ou vocação, se agarram no Brasil a um "sonho americano" usado de terceira mão. Nunca foi tão facil derrubar um Imperio.
Muniz Sodré, sempree erudito sem deixar de ser didático. Sempre leitura indispensável. Só ousaria acrescentar um neologismo. Para além da mafialização da polÃtica, há um salto qualitativo para a malafaialização, por conta do expressivo poder que vêm assumindo as bancadas neopentecostais, de cunho profundamente reacionário, no Congresso. Valeu, emérito
"Num ninho de malafaios, tinha um tanto de malafaioIinhos. Quem os desmalafaiolinizar, bom republicano será!" Hahahah! Tens razão, caro Milton, extrapola a fé, é uma voracidade secular e reaça.
Análise de mestre!
O Ocidente é como um satélite em órbita, está sempre em queda livre segundo os profetas do apocalipse, mas ao mesmo tempo sempre no alto. A liberdade é essa sensação mista de prazer e medo resultante da ausência de peso.
Apesar disso o brain drain, nos moldes descritos por Claude Julien em seu livro de 1968 O Império Americano, continua reunindo as melhores inteligências mundiais; são exemplo os 355 prêmios Nobel. O império americano continua manipulando tudo e todos com a mesma força dos algoritmos da internet, o que sempre fez mesmo antes da difusão da Rede, a ditar os rumos do planeta. O declÃnio e o abismo são da humanidade, os EUA descem junto.
Pô, seu Muniz, vosmecê é precioso mêmo: de fato, a constatação técnica é "menor" do que a voz polÃtica do império. A hegemonia cultural ainda está Ãntegra, esfacela-se a econômica, com a presença da Ãsia, China em particular. As consequências de longo prazo da transferência da produção pra lá, creio, não estava equacionada no modelo original de império. Com a fratura polÃtica reverberando ao redor, e a grana chinesa entrando, tem um enorme imprevisÃvel adiante. Haja Roliúdi pra dar conta disso.
Hegemonia cultural americana? Já era. No momento é europeia, a caminho de se desmanchar.
O liberalismo é a base da democracia moderna, seja ela exercida por governos de esquerda ou direita. A liberdade de expressão, voto secreto e periódio, alternancia de poder, tripartição de poder e por ai vai. Na verdade na história do mundo, toda nação que tem inclusão e bem estar social são democracias parlamentaristas consolidadas há muitas décadas. ditaduras, em geral, levam seus povos ao caos. algumas levaram a desenvolvimento, nenhuma tão grande como a nazista, mas elas não servem de guia.
Mais ou menos Benassi. A inglaterra era um grande império no Séc. XIX e seu povo vivia incrivelmente mal. Conforme a democracia evoluiu na europa ocidental eles foram perdendo suas colonias e crescendo em qualidade de vida. Parece que quanto mais eles vão perdendo seu papel de protagonistas no mundo, mais sua sociedade evolui, mesmo aparecendo estes animais b@stas da extrema direita eventualmente.
Caro Ricardo, não discordo dessa apreciação que você faz - muito embora o presidencialismo norte-americano tenha conseguido um bom nÃvel de bem-estar por muitos anos. Mas os estados tradicionais de bem-estar social se apoiaram na exploração de colônias, que permitiu a geração de riqueza. A democracia parlamentarista Europeia, não fossem as colônias expropriadas, não teria o que distribuir.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Vestígios de um declínio Voltar
Comente este texto