Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gustavo Porto de Mello

    A autora do texto deve ter algum ranço com o RIo, com algum ou alguma carioca. Ela não está de todo errada, mas se ela quer ser tão contundente (ou provocar muitos cliques para seu texto) poderia ver tb o copo meio cheio e não apenas o copo meio vazio. O Rio sofre com a falta de educação, mas aqui as pessoas não dão sanduíche com soda cáustica para moradores de rua. Eu poderia inclusive apostar que aqui no Rio é muito mais fácil um estranho ser ajudado na rua do que em São Paulo.

    Responda
  2. LUCIA TEIXEIRA DE S E OLIVEIRA

    Que artigo raso, preconceituoso, cheio dessa ridícula e ultrapassada disputa Rio-SP, que coisa triste ver vc, Marilene, escrever uma coisa ruim dessas!

    Responda
  3. E Mathias

    Rio de Janeiro não é para amadores, mas para quem ama a cidade, e com ela sofre desse amor mal correspondido. Viva o Rio!

    Responda
  4. lenise de souza ferreira

    O Rio de Janeiro está terrível há mais de 25 anos . Mas São Paulo , em termos de educação e civilidade, não fica muito atrás .

    Responda
    1. Marisa Coan

      Lenise, acho que vc não conhece SP, conhece? Ninguém aqui estaciona em cima das calçadas, poucos furam sinal de trânsito. há muitas diferenças, muito embora sem dúvida 2 cidades com vi o lência.

  5. Sergio Dias

    O Rio perdeu sua alma. Sabe lá se conseguiremos recuperá-la! A fantástica produção cultural dos subúrbios cariocas foi imolada nos altares das igrejas pentecostais. Ali, nossos ancestres maiores, de Pixinguinha à Arlindinho Cruz tornaram-se adoradores do mal. Sua gente mais criativa se viu acossada pela crueldade e destruição. De facções a milícias decretaram a morte cultural da cidade.

    Responda
  6. Sergio Dias

    Uma cidade onde tantos negros morrem assassinados precisa de uma administração antirracista. Que venha o Rio Antirracista! O Rio de Janeiro de Cartola, Nelson Sargento, Monarco e tantos outros só pode ser antirracista. As mortes de tantas crianças e adolescentes negros nos comove. Só não sensibiliza os racistas. Afinal, todo racista é um sádico!

    Responda
  7. Sergio Dias

    Uma cidade onde tantos negros morrem assassinados precisa de uma administração antirracista. Que venha o Rio Antirracista! O Rio de Janeiro de Cartola, Nelson Sargento, Mônaco e tantos outros só pode ser antirracista. As mortes de tantas mortes de crianças e adolescentes negros nos comove. Só não sensibiliza os racistas. Todo racista é um sádico!

    Responda
  8. Rodrigo Tupinambá Carvão

    A doutora podia aproveitar tamanha sapiência e ficar bem distante, no paraíso aonde, decerto, vive. Basta deixar o Rio para quem o ama e busca, por este mesmo amor, viver com os seus em meio ao caos. Curioso é o caso, no entanto, de uma autora supostamente progressista - a destilar tanto preconceito contra uma cidade que é, em si, uma vítima.

    Responda
  9. José Roberto Franco Reis

    Rio de janeiro, cidade maravilha purgatório da beleza e do caos...cidade cheia de contradições com coisas assustadoras e outras maravilhosas, com legados culturais inesquecíveis e outros catastróficos (milícias e bolsonarismos). No entanto a pergunta a ser feita é: São Paulo, por ex., do PCC e do bolsodoria, chacinas de Paraisópolis, Carandiru, empresariado que aplaude "ripada" no IPHAN mas também de contribuições culturais, políticas e econômicas fundamentais ao país é tão diferente assim?

    Responda
  10. denise messer

    A pessoa, vem ao Rio, acha que conheceu tudo e resolve escrever um texto cheio de rancor, mágoa e preconceito. E o PCC em SP? E a cracolandia?E o PSDB com Paulo Preto. Da mesma forma que São Paulo não é só isso, o Rio Tb não é , da próxima vez escreva sobre o que realmente conhece, é mais honesto. E a Folha continua com esses colunistas que criam polêmica, isso é pra gerar engajamento?!

    Responda
  11. José Cordeiro

    Mais uma vez, um texto ruim. Não dá nem pra entender

    Responda
  12. marcelo Gitirana Caetano

    Estado policial e facista onde negros e pardos são vítimas de um genocídio cometido pelo estado! Bolsonarismo representa o que há de pior nesse política suja.

    Responda
  13. Marlon Marcos Vieira Passos

    Eu amo o Rio. Mas impossível não enxergá-lo na lucidez do seu texto. Profundo, triste e engraçado ao mesmo tempo... O Rio se tornou a pedra do caminho, a pedra que além de derrubar, mata. E continua lindo. Só que não.

    Responda
  14. Daval Pina Pinheiro

    Belo texto. Um modo de ver o Rio que casa muito bem a subjetiva visão da autora com o fatídico Rio concreto. Marilene fisga o Rio contaminado (racista, miliciano, religioso e prepotente) e o puxa pra fora da água.

    Responda
  15. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Bom e o pcc

    Responda
  16. Renan Almeida

    Tem que conhecer a História do estado alheio antes de comentar. Turistas não sabem quem foi quem aqui no RJ e querem dar palpites.

    Responda
  17. Renan Almeida

    Tenho 51 anos, sou carioca e B ri zo la foi o melhor governador. O pobre era res--peitado. Eu estudei escola publica no tempo dele. Até lasanha era servida no refeitório.

    Responda
  18. Victor Henriques

    Antes de mais nada, sou mineiro e não morro de amores pelo Rio, mas tudo o que essa mulher escreve é tão saturado de inveja e rancor que chega a dar pena.

    Responda
  19. Renan Almeida

    La_cer_da foi o responsavel pela fave_lização da Zona Oeste, com a CDD, Vila Aliança. Todos os seus seguidores foram der--rotados nas urnas: Flexa, Sandra, AmaralNeto, Raphael de Almeida,.. Viu Bri---zola se eleger deputado em 62 com um mar de votos.

    Responda
  20. Guilherme Nobre Souto

    Cresci ouvindo, de longe, pois sou do interior de Minas, até o morro ia invadir o asfalto, pelo jeito a coisa anda ocorrendo, mas não do jeito que eu ouvira dizer.

    Responda
  21. Marisa Coan

    Para seu texto ser mais exato, Marilene, parece que faltou apontar o grande, inigualável, Leonel de Moura Brizola que em sua brizolice, mandou a polícia deixar os tra ficantes em paz nos morros, e em troca estes passaram a fazer nas fa velas o que era obrigação do estado fazer, ou seja, cuidar dos moradores.

    Responda
    1. Gildasio Fernandes Dantas

      A acusação contra Brizola vem de grupos conservadores. O Brizola somente obrigou a polícia tratar os moradores do morro como seres humanos. Antes a polícia invadia a residência dos favelados sem ordem judicial. Agora em relação ao tráfico ele só existe por causa dos usuários. E toda droga que chega ao Rio passa pelas estradas de São Paulo. E acho que o consumo de drogas em São Paulo deve ser muito maior que no Rio. Só que em São Paulo tudo é jogado por baixo do tapete.

    2. Gildasio Fernandes Dantas

      O PCC começou pela chacina do Carandiru onde os bandidos resolveram formar um sindicato do crime para se auto proteger. Enfim uma mafia brasileira.

    3. Marisa Coan

      Nada sei sobre o P cc que parece é filhote chocado a partir do C V, se não me engano remanescente da década de 70 e gerado no seu estado.

    4. Marisa Coan

      A polícia nunca precisou invadir minha casa, moço. E seu ponto de vista sobre Brizola é apenas seu ponto de vista. Há controvérsias. Foi durante o governo dele que o estado se omitiu em muita coisa relacionada às fa velas. Onde o estado saiu os trafi cantes entraram.

    5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Mentira. O q o brizola queria eea a polícia subindo morro com m8nisterio público. Delegados. Juízes. Sem pé na porta. A polícia já invadiu seu apertamemt9 com pé na porta ?

    6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E o pcc. O q me dizes ?

    7. Renan Almeida

      O tr fi co é obra do AI-5. Juntou guerrilheiros e ban di dos comuns juntos, na Ilha Grande! Bri zo lsa herrdou um estado falido pelo cha guis mo! Bri zo la foi um gover na dor tão ruim que venceu com mais de 60% dos votos aki em 89, estr anho, né?

  22. ANGELA MARIA CARDOSO FIUZA

    Oh Folha, assim não dá! Não se trata de ideologia ou pensamento político. Simplesmente, essa criatura não sabe o que faz e não sabe o que lê. É uma provocadora pedestre, caiçara e primitiva. Ela particulariza o Rio ( e não sou do Rio, nem de nascimento nem de adoção) sob um ponto de vista que é comum a todo Brasil. Mas é negra, e aí tem espaço privilegiado na grande imprenda, sem que outros (amarelos, pardos, brancos , mestiços, marcianos, etc), mais preparados, possam se expressar.

    Responda
  23. Cleiton Moya de Almeida

    Por que os paulistas elegeram um Bolsonaro do RJ pra deputado federal? E porque Bolsonaro teve votação em SP igual a do RJ no segundo turno, 68%, vencendo em 631 das 645 cidades? Falar que o bolsonarismo é problema exclusivo do RJ é ser extremamente superficial.

    Responda
  24. Gildasio Fernandes Dantas

    Essa pseudo escritora e quem escreveu contra monteiro Lobato, vendo racismo com olhos de hoje, sem levar em consideração as circunstâncias de um século atrás. Lobato era um escritor que correspondia com Lima Barreto que era desprezado por ser mulato.

    Responda
    1. Marisa Coan

      O Rio não ficou do jeito que está por acaso. Naquela época ia muito a N.York e o Rio perto daquela cidade era um paraíso. Mas depois eles tiveram tolerância zero, e vcs tiveram deixar rolar. Veja hoje como estão os 2 lugares. SP é rota p/ o Rio, pois está mais ao sul, então muita coisa q vem das fronteiras passa por um monte de lugares, inclusive por aqui e segue p/ onde tem usuários aos montes.

    2. Marisa Coan

      Gildásio, escrevo em relação a uma postagem sua a um comentário meu acima. Frequentei o Rio em décadas passadas e ouvia justamente dos motoristas de taxi referências ao que Brizola fez em relação à subida da poli cia nos mor ros cariocas. Certamente vc deve ter uma imagem romanceada deste senhor. Será q ele impediu a poli cia de subir mor ros pela razão q vc apontou? Sabia q havia uma troca? Ele não incomodava o tráfico e em troca eles cuidavam do lugar.

  25. Gildasio Fernandes Dantas

    Apesar da violência da polícia eu acho a rota de são Paulo muito mais violenta que a polícia do Rio. Eu sou branco e morei em São Paulo e vi explicitamente o racismo na sociedade paulista, praticado como estivessem no EUA. Essa escritora é uma descompensada. Sou mineiro mais moro no Rio há 40 anos.

    Responda
  26. BENEDITO DE OLIVEIRA JR

    Excelente texto fazendo contraponto a Ruy Castro que escreve colunas e livros e mais livros sobre os anos 50 do Rio. Como em um conto de fadas: “Era uma cidade maravilhosa...” São Paulo moderna capital nordestina do Brasil, berço do PT e ascensão do Lula teve a nordestina e excelente Luiza Erundina como prefeita em 1988!!! Isso seria impossível no Rio.

    Responda
  27. Stéfano Salles

    Infelizmente o olhar ignorante que boa parte dos brasileiros destina ao Rio é o das belas paisagens, da criminalidade e dos problemas socais. Incapazes que são de perceber o quanto fez mal a transferência da capital de uma cidade viva, forte e pujante, para um nada construído no Centro-Oeste. Sem que se fosse oferecida qualquer tipo de compensação à Belacap. O Rio é vítima de escolhas brasileiras que o sangram e mutilam até hoje.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E o Brasil é um m por causa de pessoas vomo vc olavete

    2. olavo silva

      O Rio é essa m.rda por causa dos cariocas . Simples assim.

    3. Alexandre Pereira

      Sim, os parasitas saíram e deixaram a doença, que só piorou com a extinção da Guanabara. Só não acho que a presença malévola teria melhorado alguma coisa. Fosse assim, Brasília seria um paraíso ao invés de um bordéu.

  28. Maicon Nicolino

    Grande parte dos comentários reforçam o que autora nos quis dizer. Marilene Filinto é fu fundamental no debate sobre o Brasil!

    Responda
  29. Stéfano Salles

    O primeiro parágrafo é falho ao dizer que falta talento para escrever um romance, que sairia primário pela falta de talento. Não é falso, mas vale também para uma coluna tão curta e eivada de lugares-comuns. A cidade mais complexa do Brasil tem inúmeros problemas e pode ser criticada com contundência. É preciso, no entanto, reunir argumentos para construir uma crítica relevante. Mas a Folha é assim. Em 3 dias publicará uma exaltação ao Rio, após as críticas. E chamará isso de pluralidade.

    Responda
  30. Alberto Silva

    O Rio é Brasil, assim como São Paulo. Não importa a forma da violência, mais aparente ou escondida, somos um país brutal, que massacra seu povo para que uma pequena elite retire dele o máximo. São Paulo, nesse sentido, é ainda pior que o Rio. E não se engane, a paz de cemitério de SP, fruto do acordo da polícia com o PCC, esconde os arranjos mais gravosos de uma elite que destrói o país há mais de cem anos. Somos iguais em desgraça.

    Responda
  31. Adriana Souza

    Essa coluna mostra um total preconceito contra uma cidade que é o maior ícone do Brasil, em vários aspectos positivos. Praticamente tudo o que temos de relevante culturalmente nasceu ou foi divuldado no Rio. Somos ainda o mais importante caldeirão cultural... e sempre seremos... Sim, há problemas no Rio... Mas essa coluna me parece escrita por alguém que simplemente tinha objetivo de criticar por criticar uma cidade que tornou o Brasil o que é, em todo o seu mais belo potencial criativo

    Responda
    1. Marisa Coan

      Renan, reveja sua assinatura e curta seu paraíso.

    2. Renan Almeida

      Concordo. Penso seriamente em rever minha assinatura. Como carioca sinto-me ofendido com este artigo. O que para autora é falta de educação eu diria que é característica cultural do carioca. E ela cita bairros nobres. O Rio não é só Gavea, Leblon,...

    3. Peter Janos Wechsler

      Marisa. Não é bairrista, apenas política e ideologicamente engajada. Basta ler os nomes que cita, com toda justiça, e os que omite de propósito.

    4. Marisa Coan

      Adriana, Adriana, menos, bem menos. Tudo o que vc escreveu não tem mais realidade. Esta coluna não é bairrista, é bem realista!

    5. Peter Janos Wechsler

      Verdade, mas menas.

  32. Jose Olinda Braga

    Com as milícias bozianas, todo o Brasil derrete ladeira abaixo.

    Responda
  33. J Junior

    Quando falam de pretos mortos, deve se por na conta pardos... o que não acontece quando a pesquisa revela os pretos mais ricos, onde os pardos já não entram na conta. Logo...

    Responda
  34. J Junior

    Quando falam de negros mortos, deve se por na conta pardos... o que não acontece quando a pesquisa revela os negros mais ricos, onde os pardos já não entram na conta. Logo...

    Responda
  35. ANTONIO JOSE JORDAO

    Excelente, o Rio é o Brasil e São Paulo se salva pelo fato de o PCC comandar e ser muito mais organizado que o CV. O Estado? Podem esquecer, é refém, como todos nós.

    Responda
  36. Carlos Pinheiro

    A realidade dos fatos é complexa e dialética e o outro lado do Rio não é Ipanema ou Leblon, mas a cidade não oficial que você não quis ver pois apenas se decepcionou com o cartão postal que não correspondeu à sua fantasia. Poderia ter pego o ramal Santa Cruz e observado a dura vida de vendedores no trem driblando com humor a sobrevivência de cada dia. Ou saltado em Madureira e ido à feijoada da Portela para cantar Monarco: o mundo passa por mim todos os dias enquanto eu passo pelo mundo uma vez.

    Responda
  37. Peter Janos Wechsler

    Desde Carlos Lacerda ninguém que prestasse.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Alguém conhece o aterro? Alguém se lembra da falta de água?

    2. Carlos Pinheiro

      Lacerda só tem uma rima.

    3. Carlos Pinheiro

      Lacerda era um fascista da extrema-direita que os milicos usaram e jogaram fora porque era lixo radioativo. O pior governador do Rio. A única coisa justa que a ditadura fez foi devolver Lacerda ao esgoto.

    4. Renan Almeida

      L@. cerd@ foi tão bom que: -viu Briz. 0l@ ter um mar de votos na Guanabara, em 62. -viu seu candidato perder em 65 (Flexa Ribeiro) Só não viu as derrotas de sua pupila em 82 (Sandra Cavalcanti) e de seu vice bionico (Raphael de Almeida Magalhães).

    5. Marisa Coan

      Sério?? Era tão devoto do " garoto ". Parece que para lils, Battisti era um perseguido político.

    6. Peter Janos Wechsler

      Lula se lembrou e hipocritamente pediu desculpas ao governo italiano.

    7. Marisa Coan

      A lembrança de Battisti vem em boa hora, será que alguém ainda lembra do moço?

    8. Peter Janos Wechsler

      Obrigado Marisa. A esquerda enxerga apenas o que a cartilha manda. Tanto pior para os fatos. Battisti é inocente.

    9. Marisa Coan

      Concordo com vc, Peter.

    10. Peter Janos Wechsler

      Lacerda combateu Vargas. Este, sim, tinha sido anteriormente um ditador sanguinário fascista e simpatizante nazista. Tentou assassinar Lacerda ferindo-o e matando um militar que estava com ele. Lacerda foi membro do partido comunista que abandonou. A história dos mendigos é lorota. Lacerda foi cassado pela ditadura. Grande governador.

    11. Carlos Pinheiro

      A fama de Lacerda era que ele mandava jogar mendigos no Rio da Guarda. Bem feito que os milicos jogaram esses fascista na lixeira da Hustoria. Lacerda só tem uma rima.

    12. Alaor Magno

      Lacerda o assassino de moradores de rua. Mandava matar pessoas que não tinham onde morar ensacando-as e jogando em alto mar. Víbora!

    13. Peter Janos Wechsler

      Lacerda foi perseguido pela ditadura. O Rio nunca esteve tão bem como durante o seu governo como Guanabara. Isto é fato. Depois só veio aventureiro e corrupto.

    14. Daniel Alvares

      Viúvas da ditadura ainda caminham pela Terra.

    15. Alvaro Almeida

      O que! Um dos principais responsáveis pelo golpe militar de 64. Que horror!

    16. Carlos Pinheiro

      Lacerda era o fascismo que terminou sendo traído pela própria direita que ele atiçou contra as instituições com seu udenismo moralista. A História fez justiça com esse abutre.

  38. Maurício Costa

    O Rio deu ao Brasil coisas maravilhosas no século XX (o samba, o carnaval, a Bossa Nova etc.), mas terminou o século produzindo originalmente os dois maiores flagelos do início do século XXI: a milícia (com seus braços políticos e evangélicos) e o bolsonarismo, como nova expressão do ultraconservadorismo brasileiro. É uma tristeza!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Esqueceu os traficantes, políticos e autoridades corruptas, meliantes endinheirados protegidos pela corrupção, prevaricação e demais! abusos de poder. Detalhes, né?

  39. Alaor Magno

    Estar no Rio é ver que tem milicianos armados nos morros, esperando a hora de todos descerem para o asfalto gritando o nome do genocida e fazendo medo para os turistas e quem quer que esteja passando pelo local. A explicação dada é de que fendas entre o mundo humano e demônio se abrem periodicamente e alguns conseguem escapar do inferno que virou o Rio de Janeiro e informar o que se passa no lugar.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Esqueceu os traficantes, políticos e autoridades corruptas, meliantes endinheirados protegidos pela corrupção, prevaricação e demais! abusos de poder. Detalhes, né?

  40. Jose Mendes

    Lembro de uma pesquisa feita há alguns anos com turistas estrangeiros na partida do Rio: cerca de um terço afirmava que não pretendia retornar. O chocante nem é isso, mas sim o fato de que os cariocas continuam incapazes de reconhecer o que o resto do mundo vê.

    Responda
    1. SRS S

      Carioca continua achando tudo uma maravilha. A pose continua a mesma, a marra, a falta de educação, a grosseria etc. sou carioca e saí do Rio há 13 anos, por não suportar a mentalidade da cidade. É o fim do mundo a mentalidade carioca.

    2. Dartagnan Santos

      O que surpreende é ler que só 1/3 não pretenderia voltar. Todos os turistas estrangeiros com quem falei não só não voltam ao Rio como se arrependeram de ter ido.

    3. Alexandre Pereira

      Cê é daqui camarada?

  41. Flavio Colker

    De fato. Eu acrescentaria que Gavea, Leblon e Jardim Botanico são bem mais provincianos do que Copacabana em sua decadencia monumental. O bairro mais interessante da cidade é a Gloria.

    Responda
  42. Vanderlei Augostinho

    Brizola começou essa ecatombe! Fui ao Rio 5 x/pouco provável que volte lá! Congessos da Amib e SBC Taxistas malandros que vão lhe explorar! Malandros em todos os setores,inclusive em hotéis 4 e 5 estrelas. Enfim ,acabou Agora virou a Capital Mundial do Turismo Sexual Que pena ! Quanta beleza natural habitada por malandros!

    Responda
    1. Marisa Coan

      Sem dúvida nenhuma Brizola deu andamento a uma curiosa maneira de cuidar da cidade! Deixou os traficantes à vontade no morro e em troca muito do que era obrigação do governo para com os moradores destas favelas ficava a cargo dos mar ginais em troca da não subida da polícia nos morros.

    2. Peter Janos Wechsler

      Felinto jamais vai criticar Brizola e os camelódromos. Nem Benedita ou Minc. Não se encaixam.

  43. MADELEINE MONICA ATHANAZIO

    Precisamos começar a mudar este cenário difícil. As eleições estão aí. Temos chance com a coragem de Marcelo Freixo, aparentemente o único que vem enfrentado a milícia de peito aberto.

    Responda
  44. Hernandez Piras Batista

    E o taxista de Xerém deve se achar muito cristão, é claro, com este culto materialista da morte, do dinheiro e da absoluta falta de fraternidade!

    Responda
  45. Mario Lincoln Gomes de Carvalho Junior

    Inquestionável a violência urbana alarmante que todos nós enfrentamos em todas as grandes capitais brasileiras. Inquestionável também os desafios que cada cidade enfrenta, considerando questões históricas, culturais e as especificidades de cada localidade. Porém, achei o conteúdo do artigo superficial, passional e com alguns comparativos desconexos e sem evidências.

    Responda
  46. Marcus AYRES

    Quanta desinformação, mentiras,meias verdades e preconceito…..

    Responda
    1. flavia fonseca

      Poderia detalhar?

    2. Eduardo Rocha

      Quanta realidade também.

  47. Nivaldo Villela

    Por mais duro que seja ler isso ( pois há um lado do Rio realmente maravilhoso, onde as pessoas se encontram nos protestos na Candelária, que gritavam na porta de Cabral, que batem as panelas, solitariamente em Ipanema e Leblon, que gritam fora Bolsonaro com Gal, Criolo, Alice Caymmi, Johnny Hooker e tantos outros no Circo Voador, que choraram no baixo Botafogo e na Lapa quando Haddad perdeu, que se “mistura” muito mais que os Pauiistas, dentre outras tantas maravilhas..), a autora está certa!

    Responda
  48. Sergio Dias

    Rio, a cidade mais racista das Américas! Há dúvidas, mas o número de mortes o confirma! Derrotou-se Cartola, Nelson Cavaquinho, Pinxinguinha, Xango da Mangueira, Bezerra da Silva e tantos outros. Todos lamentaram as mortes das crianças. Rio a cidade em que crianças negras são chamadas de "sementes do mal"! Triste, muito triste!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok sr perito em estatísticas, essa é sua única conclusão? E se 95% forem pobres? Todas as mortes não são lamentáveis? Se fosse meio a meio estaria OK? Mais fácil recitar a liturgia e concordar com essa argumentação tosca.

  49. Bernardo I

    Nu, quanto ressentimento. Alguém da um abraço nessa colunista.

    Responda
    1. Victor Henriques

      Quando ela chamou a ABL de inútil eu percebi que era um problema pessoal. Muita mágoa acumulada.

  50. Sergio Dias

    Pelas milhares de mortes de jovens e adolescentes negros nos últimos 20 anos. Pelos mais de 10.000 processos de assassin... atos de crianças e adolescentes inconclusos. Pelas várias milícias armadas legais e ilegais cariocas. Pelo racismo estrutural que está na raiz de todas estas mortes. O Rio de Janeiro é a cidade mais racista das Américas!

    Responda