Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carolina Figueiredo

    Muito legal, Maria Homem e Pondé escreveram sobre o mesmo assunto.

    Responda
  2. Carolina Figueiredo

    Acredito que eu entendo o ponto de Vista do Pondé. Adquirir sabedoria de vida,aprender a viver não é evoluir, é viver melhor. Isso de viver melhor nós não temos. Definitivamente, não temos. Imagina a evolução que leva milhões de anos?

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Se vermos a história fazendo afirmações empíricas sobre o mundo. Não podemos usar a contraindução: porque aconteceu no passado vai falhar no futuro. Peirce em "A Atitude Científica e o Falibilismo" diz que a pessoa que tem a "atitude científica" nunca bloqueia a investigação pensando que seu conhecimento é completo pois na ciência que é um campo aberto há sempre mais a aprender "

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    A história não anda em círculos. Isso parece vir de uma historiografia "científica". Essa hipótese de como a história opera enfrenta o problema da indução de Hume: "Se estamos baseando nossa hipótese nos dados que examinamos até agora, estamos fazendo uma suposição de que os dados futuros se conformarão ao que nós experimentamos no passado. Mas como nós sabemos isso?? Como eu disse abaixo a história não determina o futuro. Falar que a história anda em círculos é bobagem!

    Responda
  5. Vito Algirdas Sukys

    Não são só as utopias que moldam o futuro. Piketty traz evidências que no próximo longo período ,há um retorno a uma acumulação de capital e uma concentração de renda persistente. Scheidel diz " os avanços tecnológicos levem as desigualdades a novos extremos, separando uma elite biomecatrônica e geneticamente aperfeiçoada dos mortais comuns, sendo estes perpetuamente mantidos a distância", isto não é utopia, as evidências caminham para isso. O resto é ficção científica.

    Responda
  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    No meu caso, sem ilusões utópicas, sem ceticismo, mas com ajuda de Lao Tsé: "O incompleto será completado. O curso, endireitado. O vazio, preenchido. O insuficiente aumentado. O excessivo, dissipado. No fim, tudo retorna à perfeita integridade." Gosto desse "deixar acontecer, do zen em ação....(Claudia F.)

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    W. Scheidel diz: "A história não determina o futuro", ao contrário do que Marx pensava. E que a história nos ensina duas coisas sobre o nivelamento: "as intervenções políticas radicais ocorrem em tempos de crise" e " a criação de políticas só pode levar-nos até certo ponto". O homem agora consegue resolver mais problemas na ciêncIa do que resolvia no passado remoto. Podemos pensar num progresso epistêmico pragmático?

    Responda
  8. José Cardoso

    Um dos símbolos do progresso técnico é não haver tanta necessidade de esforço físico. E também haver mais abundância de alimentos. Mas um cara obeso e sedentário não está certamente mais 'evoluído'.

    Responda
  9. José Eduardo de Oliveira

    Que saudades do Paulo Francis

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Ponde viu um filme da Belle Époque de Hollywood e acha que antes das duas grandes guerras os outros 99% da população também tomavam champagne, que aqueles é que eram bons tempos.

    Responda
  11. Raymundo de Lima Lima

    Faz sentido a provocação de Pondé, principalmente diante dos intelectuais acovardados nas universidades, que acreditam na 'evolução-progresso' do ser humano. Eu já fui um desses. Apenas um sintoma atual, vide "Bolsonaristas seguem discurso de presidente e atacam vacinação de crianças". O retorno de Heródes no governo terrivelmente cristão de Bolsonaro.

    Responda
  12. MARCELO DAWALIBI

    Dizer que a humanidade evoluiu, regrediu ou estagnou moralmente é uma questão de opinião, como já vimos aqui nos comentários. Lembremos, porém, que a alvorada deste século - que seria (ou será?) a concretização das grandes utopias modernas - foi marcada pelo ataque às Torres Gêmeas, que matou quase 3.300 pessoas. Em contraposição ao progresso moral, a crueldade também evoluiu e a história se desenvolve como sempre: não uniforme ou linearmente, mas aos tropeços, entre avanços e recuos.

    Responda
  13. Lourival Costa

    Verdade! Se esforçando e sofrendo sem saber para quê. A crueldade da vida nos faz depositar esperanças na política e na religião, duas criações humanas cheias de falhas e que andam juntas. Viver é um sofrimento atenuado pelo amor, independente do tempo.

    Responda
  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    Acho extraordinária a capacidade de Pondé dizer tolices sob a capa da erudição. Marx estava errado e Hegel certo. Não são as necessidades materiais que movem a roda da História, mas as ideias. Uma vacina, o vapor e a eletricidade, a internet e o smartphone, mudam mais e mais rápido que qualquer utopia. Até hoje o Iluminismo luta contra a injustiça e as trevas.

    Responda
  15. Paloma Fonseca

    Concordo que se trata de uma ilusão ver uma seta de sentido único na história. No entanto, utilizando a categoria de 'espaço de experiências', que se relaciona com a de 'horizonte de expectativas' na teoria de Koselleck, creio que dá pra olhar pra trás e dizer: escravidão, guerra, ditadura, tortura, hiperinflação, emprego de força humana nos processos produtivos, pena de morte: libertar-nos disso pode nos levar para algo mais interessante como humanidade.

    Responda
  16. Vladimir Micheletti

    Meossaco!

    Responda
  17. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Não evoluiu: concordam todos os que acreditam na “beleza” da sociedade rígida, em que só homens brancos, bem nascidos, podem ter vez. Evoluiu: concorda o resto da humanidade, incluindo os homens brancos não tão bem nascidos. Só uns 90% da humanidade, imagino...

    Responda
  18. Henrique Marinho

    A evolução humana do último século se deu inicialmente como tragédia (guerras mundiais, nazismo, comunismo) e mais recentemente como farsa (com a internet, os idio tas perderam a modéstia). Na circularidade do eterno retorno, resta saber qual delas se repetirá primeiro.

    Responda
  19. WALDIR LAU

    Pergunte a qualquer mulher, judeu, preto ou gay se preferiria viver hoje ou há cem anos. Excluidas eventuais respostas dos que ocupam gabinetes em Brasília, teremos uma unanimidade que prova que o mundo melhorou e muito.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ponde é um sinal de que . temos muito em que melhorar, mas a humanidade avancou muito, veja taxas de natalidade, expectativa de vida...

  20. Hildebrando dos Anjos

    Refrigerador, anestesia, escovas de dentes e mais recentemente o GPS são conquistas da evolução da humanidade, mas o ser humano em si continua repetindo atitudes das primeiras civilizações, mostrando pouquíssima evolução.

    Responda
  21. Wellington Anselmo Martins

    Só se sabe se há avanços se se sabe para onde está indo. Ora, se o objetivo é conquistar uma sociedade mais tecnológica, digital e interconectada, então, sim, estamos avançando nessa direção dos iPhones! Há inclusive revoluções informacionais ocorrendo justamente nessa direção. Enfim, negar esse movimento seria negar o próprio mundo em que vivemos.

    Responda
  22. Adailton Alves Barbosa

    - Gostei Professor, o final do texto faz jus em muito nossos dias.

    Responda
  23. julio alves

    E a Folha insistindo com esse cara! Eu hein? Tanta gente boa pensando e escrevendo por aí...

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Certo Julio, pessoas retrogradas como Ponde levaram ao Bolsonarismo. Ponde apoiou Bolsonaro.

    2. João Garcia

      Deixe de ser autoritário, eu, por exemplo, não vou lá nos textos dos progressistas para pedir a cabeça deles.

    3. Hildebrando dos Anjos

      Já parou pra pensar que é só não ler, Julio?

  24. Iago M Zulu

    Muito bom. Pondé é uma ilha de inteligência rodeado por um mar de mediocridade "copia e cola" quase unânime dos colunistas da folha.

    Responda
  25. Rodrigo Ribeiro

    Olhando para o Pondé, tenho certeza de que não evolui.

    Responda
  26. Antonio Nunrs

    Tudo o que é sólido se desmancha no ar. Sem possibilidade de ser diferente.

    Responda
  27. marcelo barbosa

    Excelente artigo. A humanidade não anda, é arrastada, é massa de manobra tola e frouxa, mas todo mundo se acha o maioral. Acho os artigos do Luiz a única coisa que presta neste jornal, o resto é marmelada, mariola, bananada, para não falar das guloseimas. Mas os comentários são, na minha modesta opinião, nitidamente estúpidos, presunçosos, etc. mas tudo que o Felipe menos precisa é de baba ovo. Nem Deus conserta esse mundo achatado.

    Responda
  28. FERNANDO GOMES

    VC mesmo Pondé é exemplo: nega as demandas das pessoas trans, tem problemas com os que optam pelo veganismo, isso apenas pra elencar algumas de suas pérolas. Não sei como essa Folha ainda dá espaço pra VC.

    Responda
  29. Roberto Gomes

    Primeiro êrro de Pondé é no título. Nesse contexto, não se deve usar evoluindo e sim progredindo. O conceito de evolução não pressupõe melhoria. Evolução pode levar inclusive ao desaparecimento da espécie por extinção. Evolução biológica pressupõe variação e mudança, não necessariamente para melhor. Progredir sim, é sempre para melhor. E nada garante que a espécie humana esteja progredindo sempre,por inúmeras razões, inclusive culturais. Vale ler consciliência, de Edward Wilson.

    Responda
    1. Michele D Ambrosio

      Caro, Roberto Gomes, segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de Antônio Geraldo da Cunha, evolução é “o desenvolvimento progressivo duma ideia, acontecimento, ação etc.”, portanto, por essa definição, parece não se verificar a suposta distinção que você faz entre evoluir e progredir. As vezes discordo de arrazoados do Pondé, mas a ideia que ele apresenta neste texto, pra mim, é genial! Permita-me sugerir que você reconsidere. Abraços!

  30. Marlon Marcos Vieira Passos

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Nadica de nada!

    Responda
  31. RICARDO BATISTA

    Sim, ser humano nunca vai valer muita coisa. Mas particularmente, prefiro estar vivo em nossa era. Quando alguém fala que o passado era melhor, dá sempre vontade de responder : Antigamente não havia vacinas e antibióticos, e as pessoas podiam morrer de uma simples infecção. Hoje, abrimos a geladeira e podemos ter alimentos produzidos a quilômetros de distância, e saindo de SP de manhã chegamos em Londres de noite. Pra encerrar a discussão: Ninguém tinha vaso sanitário em casa.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ponde viu um filme da Belle Époque de Hollywood e acha que antes das duas guerras os outros 99% da população também viviam bem.

    2. RAYMUNDO DE LIMA

      Sintomas de avanços tecnológicos, talvez de hábitos (usar vaso sanitário), mas não significa que o ser humano melhora, avança no modo de ser psicossocial. O ódio hoje continua existinto, mais em forma de política grupal; chegamos ao genocídio-holocausto, etc. Guerras são uma realidade. Convivemos muito mal uns com outros. Não aprendemos com outras epidemias, tem gente que até regride em forma antivacina, anti-direitos...

  32. José Augusto Bernabé

    De alguma forma os Humanos evoluíram até a década de 20 quando surgiu um cara chamado Edward Bernays, daí pra frente as Massas com iPhones e tudo mais só serviram ao Grande Trono de Ferro. Pois não?

    Responda
  33. João Alberto Moreeuw

    No espetáculo da vida muda-se apenas os cenários e os figurinos. Nós, hora somos atores, hora somos espectadores.

    Responda
    1. RAYMUNDO DE LIMA

      Pior, muitos atores nunca aprendem com os seus personagens. As vezes pioram como seres humanos. Caso da Regina Duarte. Na Sociedade do Espetáculo, vale-tudo para extrair gozo, principamente o sofrimento, a dor e a morte.