Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rondinelle Nery Silva

    É bom o empresariado Lulair se acostumando...

    Responda
  2. eduardo ramos

    Pode ser que o empresariado tenha até achado esquisito. Mas os empresários, tipo empreitei ros, que vivem invisíveis à sombra do estado estão saltitantes apesar de preocupados se sobrará alguma coisa para pegar . De volta aos velhos tempos. O atual além de tudo precisa ser bajulado publicamente. Que círculo vicioso que vivemos. Moro 2022.

    Responda
  3. Antonio Pimentel Pereira

    Alckmin ao buscar essa aliança, demonstra que de nada valeu sua vivência no psdb, pois lula e o pt sempre culparam seus fracassos gerenciais as políticas públicas do psdb, os trinta por cento dos eleitores ainda estão a espera de um candidato que trate dos temas das moradias para os sem teto, emprego, renda, apoio a agricultura familiar, combate a violência as drogas e a impunidade que impera em nossa nação, é preciso até por parte da imprensa tbm tratar dos temos cm seriedade, o brasil precisa

    Responda
    1. Antonio Pimentel Pereira

      Antes da eleição só tem santo, depois na gestão viram uma criatura que todos nós já conhecemos, negócios cm o centrão, altos reajustes para a elite de servidores públicos, alta carga tributária, baixo crescimento econômico, temos de romper essa barreira, a pesquisa diz que existe espaço pra uma terceira via, é nesse sentido que deve ser a campanha, solucionar crimes, punir os responsáveis, gerar emprego e renda, crescer, diminuir os gastos publicos cm fins eleitoreiros, gente séria q precisa

    2. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      As acusações entre PT/PSDB sempre foram mutuas. Quem esta procurando bom desempenho em emprego, renda , agricultura familiar, politicas publicas de meio ambiente, etc, tem no PT a melhor escolha cim base em fatos, e não apenas em promessas ao vento. PT e PSDB foram os melhores governos desde a ditadura. Neste caos em que Bolsonaro afundou o Brasil, faz todo o sentido essa união.

  4. Daniel Telles

    Empresariado ridículo

    Responda
  5. Geimison Falcão

    Hitler teve o apoio da elite alemã. Bolsonaro tem o apoio da elite brasileira. Precisa falar mais alguma coisa?

    Responda
  6. ricardo arantes martins

    Como o empresariado se comporta eu não sei. Sei que a Elite Econômica sente muita falta de Lula, haja visto a prisão de dezenas de empresários dentre 03 dos 10 mais ricos (odebrechdt e irmãos batista) que andavam no avião presidencial para cima e para baixo. Tenho certeza que os patrões de Lula o aguardam ansiosamente.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Dor-de-cotovelo....

    2. Luci Dann

      Haja vista -“haja visto” pode até parecer simpática e correta, mas a norma padrão da língua determina apenas o uso de sua irm㠓haja vista”.

    3. Luci Dann

      Haja vista -“haja visto” pode até parecer simpática e correta, mas a norma padrão da língua determina apenas o uso de sua irm㠓haja vista”.

    4. Luci Dann

      Haja vista

  7. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Estranhamento? O que causa estranhamento de fato é ver empresários aplaudirem a confissão de crime feita pelo presidente. Mas, claro, aplaudem porque um dos seus foi beneficiado pelo crime confesso. Deveria ser motivo de indignação, mas o corporativismo não se sujeita à razão e à justiça.

    Responda
    1. José Bueno

      Há uma palavra que começa com fra e termina com de, que não permitem publicada aqui, mas que define o que houve. Seu principal responsável não deveria estar perambulando por aí.

  8. José Bueno

    Una parcela boa do empresariado não está de arminha nas mãos, dando tiros no pé.

    Responda
  9. José Bueno

    Existem empresários e empresários. O que pensam os 60% que não rejeitam o ex-presidente?

    Responda
  10. Jose Walter Da Mota Matos

    A verdade é que essa chapa encerra a disputa para as eleições do ano que vem. Os reticentes vão aderir a medida que a campanha se inicie e é muito difícil pra quem apoiou engolir o estrondoso fracasso do bolsonarismo.

    Responda
  11. José Bueno

    Calma, pessoal, vamos aos fatos! Existem empresários e empresários. A manchete destaca o "estranhamento" com citações de algumas poucas lideranças mas não destaca os que ela reconhece que consideram positiva a chapa. O Datafolha mostrou que 40 % de empresários rejeitam Lula, mas o que pensam os 60 % restantes? O país tem uma parcela grande de empresários que não concordam em pegar as "arminhas" para ficar dando tiros no pé. Os mais velhos devem contar aos herdeiros experiências passadas.

    Responda
  12. Franco Oliveira

    Painel, todos os candidatos que não representarem o liberalismo “a brasileira” gerarão estranhamento de uma certa cepa do empresariado nacional, sobretudo das associações que sempre são dominadas pela ala dos seus respectivos segmentos que querem mais incentivo, menos impostos e o menor compromisso possível em ajudar o país a vencer nossa enorme desigualdade social. Bola pra frente!

    Responda
  13. rodrigo vaz soares

    O tal "empresariado" elegeu o atual governo desastroso que destruiu o próprio país em três anos. Credibilidade zero. O povo sabe, Lula vem aí e não resta nada a fazer. Vão tentar golpe de novo? Não vai rolar. Aceitem.

    Responda
    1. Odir Claudino Paris

      Análise completamente errada.

  14. Cleyton I S

    Matéria para empurrar Moro goela abaixo. Acham que todo mundo é tolo? Lula já está eleito e não tem nada que vocês possam fazer.

    Responda
  15. Antônio João

    Empreasiado! O Brasil é um país de privilégios para essa casta, é um país mais fechado que a própria China. Para cada setor da ecomia brasileira, apenas meia dúzia de gigantes comandam.

    Responda
  16. Rosivaldo Amorim Amorim

    Esse é o desespero do empresariado brasileiro que apoia a extrema direita. Nao existe mais tempo para compor uma terceira via.

    Responda
  17. Rosivaldo Amorim Amorim

    Não existe mais tempo para formar uma terceira via. Esse é o desespero do empresariado brasileiro que apoio e continuando apoiando a extrema direita. O mercado em 2022 vai tirar o investimento do Brasil porque persistir o massacre da floresta.Quem viver verá....

    Responda
  18. Antônio João

    Lógica kafkiana para propagar Moro, outro outsider, para novas aventuras desastrosas.

    Responda
  19. marcos fernando dauner

    o que dizer da eventual chapa sulista - Sérgio Moro / Luciano Hang ? o Hang é athleticano . Será que o ex semi deus do Paraná também é ? Ou será coxa-branca ?

    Responda
  20. marcos fernando dauner

    agora só faltas surgir , como contrapartida, a chapa "Bobo" - Bolsonaro/Boulos - será possível ? aguardem os próximos dias ...

    Responda
  21. Anna Rodrigues

    Esse bando de FDP não acham nada estranho apoiar Bolsonaro para a presidência. Se tá ruim para eles deve ser bom para o País. Vejam que no Chile o mercado e as bolsas reagiram mal à derrota do nazista.

    Responda
  22. Hercilio Silva

    Acalmar o empresariado quando ele quer apagar o século XX nas relações trabalhistas talvez seja impossível. Quando ele entra nesse radicalismo, costuma só acordar quando explosões populares o convencem que é melhor entregar os dedos pra não perder os anéis. É muito estranho que essa explosão ainda não tenha ocorrido dada a situação calamitosa que pode ser vista em qualquer semáforo. Isso o país já não tinha.

    Responda
  23. Nelson Vidal Gomes

    Essa aliança sem princípios, sem pudor ideológico é talvez a primeira explicação para a dianteira de Lula nas pesquisas em face da candidatura de Sergio Moro. Somos isso. Um povo sem pudor cívico, sem nenhuma preocupação nacional nem com os destinos do país. Não somos uma nação ainda, e sim um punhado de indivíduos em busca da consecução de interesses pessoais. Este é verdadeiro retrato que sai do jantar de Lula e Alckmin. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Debates se dão em torno de ideias e não de versões. Aí o que se tem é outra coisa. Moro não condenou só a Lula (fato) mas a diversos criminosos, todos poderosos (fato). Impossível que o fizesse dentro de padrões tradicionais. Agora, valer-se disso para propagar a versão de que o fez de forma ilegal, é uma covardia retórica sem precedentes. Tanto assim não foi, que suas decisões foram confirmadas por 10 Magistrados de Carreira em 03 instâncias e infirmadas por 03 Ministros políticos. Namastê!

    2. Marcelo Ribeiro

      Não há como desvincular Moro de Bolsonaro. Moro deu todos os subsídios a eleição de Bolsonaro. Idealizou-se a reeleição de Bolsonaro através da chapa Bolsonaro/Moro. Fazer o que, cada um tem o seu fascistóide de estimação. Namastê!

    3. Paul Muadib

      Concordo, se o povo tivesse pudor cívico não teria aceito a condenação sem provas - somente por "convicção" - do candidato à presidente em primeiro lugar nas pesquisas.

    4. Fernando Candido

      Democracia é um principio que deve ser seguido, e ela envolve alianças, conversas, discussões e consensos. temos que acabar com o extremismo bolsomorista.

  24. Nilton Silva

    Tá explicado porque o turismo no país está a ver navios. O cara aí do setor não sabe fazer uma análise política simples sem olhar a coisa de modo enviesado.

    Responda
  25. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Empresários são o único segmento onde Bolsonaro ainda lidera a pesquisa Datafolha. Faz pouco sentido perguntar à eles o que pensam dessa chapa.

    Responda
  26. Ana Monteiro

    E não causa estranhamento nessa gente um genocida, psicopata, ensandecido que está destruindo o país. Aí tudo bem. Dois estadistas se unindo em uma chapa, aí sim, é estranho. Nossa elite é a do atraso mesmo.

    Responda
  27. Rondinelle Nery Silva

    Acham estranho a chapa Lula-Alckmin, mas pensam ser normal a candidatura do monstro Bolsonaro?!? Vai entender...

    Responda
    1. SAUL DUQUE

      A variante Moro da bolsonarite aguda que acometeu o empresariado afeta a capacidade cognitiva

  28. Geimison Falcão

    Os aplausos que Bolsonaro teve na semana passada, numa reunião da FIESP, quando ele fez uma de suas piores falas, mostra o perfil incivilizado da elite brasileiro.

    Responda
  29. Joao Costa

    o pais aos frangalhos e o "empresariado" aplaude e pede bis. primeiro ato politico responsavel em anos e o "empresariado" estranha. o primeiro implica necessariamente o segundo. completamente logico, nem deveria ser noticia.

    Responda
  30. Ricardo Ruano

    E desde quando qualquer coisa na política causa estranhamento?!?!

    Responda
  31. Geimison Falcão

    A escravidão nos legou uma elite racista, autoritária e propensa ao capitalismo selvagem. Aqueles aplausos na FIESP para Bolsonaro, quando este proferiu uma das piores falas que já fez, demonstra o perfil da elite brasileira. O empresariado brasileiro não tem possui espírito de mação, e sim de apenas ganhar dinheiro, seja da forma que for, ou seja, até mesmo sem direitos trabalhistas e destruindo o meio ambiente. A elite brasileira está para e elite europeia do século XIX.

    Responda
  32. Fernando Candido

    Empresariado quer o mesmo que o mercado, que é o oposto do que interessa a grande parte da população. Alem disso, os moristas sempre arranjam um jeito de botar ele no meio, o empresário fez um malabarismo: como alckmin ajuda lula, entao atrapalha bolsonaro e, portanto, moro melhora? o que?

    Responda
    1. Geimison Falcão

      E pior eh o achismo em torno de um possível apoio do Centrão para Moro, ou seja, o morismo, que é uma segunda via do Bolsonarismo, também vive numa realidade paralela.

  33. Ygor Aragão

    Segunda dica da manhã: "Art. 722 - Os empregadores que, individual ou coletivamente, suspenderem os trabalhos dos seus estabelecimentos, sem prévia autorização do Tribunal competente, ou que violarem, ou se recusarem a cumprir decisão proferida em dissídio coletivo (...)" (Notando que querem mexer nesse artigo também no congresso legalizando o 'locaute').

    Responda
  34. Dartagnan Santos

    A pior elite do mundo estranha até quando se faz concessões a ela própria.

    Responda
  35. Paulo Sarmanho

    Qual desses ai estavam no picadeiro aplaudindo os absurdos que foram ditos sobre o IPHAN? . A FSP prestaria um grande serviço informando quais desses dissimulam o papel de "gente de bem" .

    Responda
  36. Samuel Fagundes

    E desde quando os empresários veem os interesses do país e do povo brasileiro?? São mesquinhos, consciência política zero. Ô pessoal pessoalzinho atrasado. Provavelmente se dividirão entre o ruim e o pior ( moro e boso )

    Responda
    1. Paul Muadib

      Kowalski , deixa de fake news.

  37. Samuel Fagundes

    E desde quando os empresários veem os interesses do país e do povo brasileiro?? São mesquinhos, consciência política zero. Ô pessoal pessoalzinho atrasado. Provavelmente se dividirão entre o ruim e o pior ( moro e boso )

    Responda
    1. Geimison Falcão

      A elite brasileira do século XXI se comporta como a elite europeia do século XIX. Um grupo propenso ao capitalismo selvagem e com consciência ambiental zero.

  38. Paulo Sarmanho

    Jornalismo de casta. Não quero saber a opinião dessa gente que sempre ganha. Quero saber a opinião dos que sempre perdem. Como diminuir a miséria. Distribuir melhor a renda.

    Responda
  39. Wagner Santos

    Essa turma apoiou Bolsonaro, ainda apoiam e batem palma para crime confessado, e acham estranha uma associação para consertar o erro enorme que eles cometeram e não tem a hombridade de admitir. Empresários nunca tiveram coração, mas parecem sem cérebro também.

    Responda
  40. RICARDO JOSE PICCOLO

    Essa união talvez seja para, mais uma vez, mostrar à elite econômica que a política neoliberal do tripé macroeconômico, que legou baixo crescimento ao país e altos rendimentos especulativos, vai continuar.

    Responda
  41. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Estranho são os empresários brasileiros que, apesar da relação dolar/real estar pior do que nunca, da inflação estar a maior dos últimos 20 anos, do preço do combustível nas alturas, apesar das falas sem sentido do ministro da economia, continuam a apoiar Bolsonaro e torcer o nariz para todos os candidatos que se lançaram até o momento. Isso sim é estranho. Está na hora do povo olhar e ouvir lideranças outras que não esse ta canho empresariado brasileiro.

    Responda
  42. Marcelo S Perez

    Não há o que estranhar, é um gesto de grandeza e união de todos em prol da democracia, da cultura, da educação, da civilização.

    Responda
  43. W Magrao

    Acho engracado o pessoal reclamar do bozo, elogiar lula, falar..... o povo blablabla. Quem votou no bozo é o que? Elite? 57 milhoes fazem parte da elite? Cuidado com a democracia, ela nas maos de quem nao sabe o q fazer com ela da nisso , hehehe. Colica esse pessoal todo pra trabalhar, td paria, moro, lula bozo .....

    Responda
  44. Nelson Vidal Gomes

    Só os pseudosintelectuais frustrados seguidores do "templo" do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros ( nome fantasia PT), em cujo "culto" são doutrinados a amar mais ao partido que a nosso povo, não estranham essa associação da " esquerda brasileira", de que tanto se orgulham. Namastê!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Calma! Calma! O Marreco milagroso vem nos salvar. Aleluia! Aleluia!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Fernando. KKK! Abraços fraternos!

    3. Fernando Candido

      Menos Nelson, menos.

    4. Jose Neto

      Mhuhuhuhuhuhuhu

    5. Nelson Vidal Gomes

      Deus te ouça Ricardo. Abraços fraternos.

    6. ricardo arantes martins

      Nelson, esses cara não são a esquerda brasileira. Para o bem do Brasil a esquerda irá se reestruturar e encontrar seus caminhos.

    7. Nelson Vidal Gomes

      Do outro lado, vê-se "Lá marque de La Trahison des Clercs Brésilienes", do que tratou Julien Benda em sua célebre obra de 1927. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus!

  45. Hudson Rodrigues Lima

    Se o empresariado do Brasil tivesse boa intenção com o povo brasileiro, não teria colocado a aberração de desgoverno que temos e muito menos defenderia o juiz que dará continuidade à aberração.

    Responda
  46. Cláudio Cunha

    Esse Fábio Aguayo é um parasita de plantão....ex viúva do Bozo. Moro é um fantoche.

    Responda
  47. Alexandre Sartori Barbosa

    Que estranho né, o papito do pato não cola mais. Por que será? José! Será porque saímos do pleno emprego para a miséria? José! Será porque o salário mínimo caiu pela metade? José! Por que eles não mais acreditam no papo do pato?! José!

    Responda
  48. Fatima Marinho

    Esses empresários não são grande coisa, o cara da indústria do plástico, a que mais polui o meio ambiente, deve ficar bem preocupado porque o correto é restringir uso do plástico.

    Responda
  49. Antônio Carlos de Paula

    Estranhamento é o apoio que esses empresários ainda dão ao presidente genocida!! Esse sim, está destruindo o país.

    Responda
  50. ricardo arantes martins

    O empresariado andava muito bem obrigado com Lula, prova disso foi a prisão de 03 dos 10 mais ricos na época pela lava-jato (Odebrechdt e Irmãos J W Batistas) dentre vários empresários do topo da Elite pelo esquema do petrolão, esquema nefasto que veio substituir o mensalão e desviou dezenas de bilhões. No mensalão foram presas 25 pessoas - somando tudo 3 Presidentes do PT foram presos, mais 02 tesoureiros e 1 secretário e 2 líderes de governo. E Lula não sabia de nada? Negacionismo.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Joaquim. A pouquíssimo tempo atrás o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), dava essa designação ao Alckmin, como a todos que não pensam igual a companheirada, ou que pensam. Namastê?

    2. Nelson Vidal Gomes

      Joaquim. A pouquíssimo tempo atrás o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), dava essa designação ao Alckmin, como a todos que não pensam igual a companheirada, ou que pensam. Namastê?

    3. Nelson Vidal Gomes

      Ricardo. Você é dos mais independentes comentadores deste site e dos poucos que como eu ( graças a Deus), temos autonomia de pensamento e nem perdemos "boquinhas" ou pensamos em ganha-las. O que Moro é ou deixa de ser é do seu campo espiritual. O que nos interessa é o que ele fez. Foi uma "árvore que deu bons frutos e por isso é apedrejada", para que estes caiam e sejam consumidos,no caso, pelos famintos por dinheiro público e poder. É a melhor opção para Presidente! Namastê!

    4. Nelson Vidal Gomes

      Ricardo. Você é dos mais independentes comentadores deste site e dos poucos que como eu ( graças a Deus), temos autonomia de pensamento e nem perdemos "boquinhas" ou pensamos em ganha-las. O que Moro é ou deixa de ser é do seu campo espiritual. O que nos interessa é o que ele fez. Foi uma "árvore que deu bons frutos e por isso é apedrejada", para que estes caiam e sejam consumidos,no caso, pelos famintos por dinheiro público e poder. É a melhor opção para Presidente! Namastê!

    5. Joaquim Salomão

      Tá com coceirinha no dedo pra votar na fascistada de novo. Acertei?

    6. W Magrao

      Imoressiona como lula, nao o pt, esse é so um amontoado de espertalhoes, ainda tem eleitores. A ham que o pais mudou com o pt, nao tem capacidade p entender o trabalho antes do pt e as condicoes mundiais, sem contar a defesa da bandidagem, tanto a que vive em brasilia qto a que assola o povo nas ruas.

    7. Cláudio Cunha

      Fale mais do Pinochio das Araucárias o marreco??

    8. ricardo arantes martins

      Eu não propus nada Fátima - só chega de negacionismo, não idolatrar esses párias e ver o que eles fazem com a nação. Bozo é a pior Coiso que assolou a nação nesses quase duzentos anos e é perder tempo tentando resumir tamanha catástrofe - O "marreco" não tem experiência ou cancha política. Seria rapidamente devorado num congresso onde a lava-jato mexeu, prendeu, investigou com grande parte do seu alto clero e seus chefes das Elites Economicas.

    9. Fatima Marinho

      Seu discursinho jacobino já não cola mais, vc propõe-se o que? O exjuiz suspeito, o que corrompeu o devido processo legal para perseguir e condenar? O genocida? Lula é infinitamente melhor que esses caras todos.