Hélio Schwartsman > O pós-Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Antes de Bolsonaro tudo ia até certo ponto muito bem. Nunca um Presidente desrespeitou tanto as Leis e a Constituição Federal e contribuiu para a morte de milhares de brasileiros e ficou impune. A Dilma foi retirado por uma desculpa esfarrapada. Nossas Instituições não quiseram retirar Bolsonaro, isso sim é preocupante. O cumprimento às Leis ficou em segundo plano.
Quem prostituiu as agências reguladoras foi justamente o PT.
ok, entao fundamente sua afirmaçao ! aguardamos ...
Estava fora do Brasil irmão, viajou?
Nenhum governo anterior prostituiu as agências reguladoras. Se assim fosse, Collor e Dilma não teriam sido afastados do cargo. Contra-argumentar acusando o PT para ilibar Bolsonaro é, no mÃnimo, leviano.
O que vc quer dizer com isso? Que Bolsonaro não prostituiu o Ministério da Saúde, O IPHAN, o Ministério da Educação, a PolÃcia Federal, boa parte do Congresso e o próprio cargo de presidente?
Chora gado kkkk
Também? Ô, glória!
Assim como ele fez no IPHAM, não dá para riparmos o sujeito?
"Em seu primarismo polÃtico", primarismo cognitivo é mais preciso. Bolsonaro está certo em uma coisa: somos um paÃs de maricas por não termos feito o impeachment deste sa cri panta.
Bolsonaro é um democrata. Democratizou o medo, a desesperança e a agonia entre todas as classes. O que antes estava restrito a preto, pobre, gay e markonheiro, é agora experimentado tbm pelas castas dos intelectuais e artistas., enfim, pelas classes médias anteriormente poupadas dos desmandos dos governantes. Mas quem colocou Bolsonaro :á onde ele se encontra foi esse mesmo setor da sociedade que agora choraminga.
Até parece que você Hélio, não sabe o que significa "Sistema", melhorar o que? Como? sempre é o Sistema que determina e não vem com essa de Povo na Rua resolve, só se for 'armado" belo. Pois não?
Em parte vc tem razão. Foi isso que vc chama de sistema que botou Bolsonaro na presidência (com o seu voto, muito provavelmente) e o manterá lá até o fim do mandato, a despeito de seus incontáveis crimes. O mesmo sistema que golpeou a Dilma por pedaladas e agora quer nos enfiar Moro goela abaixo. Vc é parte "ingênua" desse sistema e nem faz ideia disso.
O problema é quem vigia o Vigia. O PGR não pode prevaricar sem que haja um órgão de controle que o supervisione e possivelmente o puna. O CNMP quando criado foi uma boa iniciativa, mas continua sob controle das corporações. Não resolve nada.
O conteúdo da coluna é mais um atestado da fragilidade de nossas instituições. A cantilena de que as elas estão funcionando não se sustenta. Funcionando estão, claro, porém sem conseguir cumprir a missão de proteger o Estado Democrático. A Democracia como valor universal está longe de realizar, segue tutelada por generais, que se movimentam de olho em sinecuras para si e os seus. Reza a lenda que dentro de um redemoinho há um demônio, no nosso há vários.
Alguma contenção existe, o poder do congresso por exemplo é visÃvel. Mas tanto ele com o eventual presidente não podem ser muito diferentes de quem os elege. Nós somos isso daÃ.
Lembram-se: Durante o Mensalão Lula deveria ter sido impichado pois ficou claro q cometeu crime, os poderes optaram por deixar o barco correr para não tumultuar. Bolsonaro idem. STF deve ser reformado, com certeza.
Impressionante a ignorância. Não há qq paralelo entre o que ocorreu naquela época com o que ocorre hoje.
Esse Encosto só faz isso para pirraçar. Esse governo só serve para atrapalhar.
Já existem meios para isso e está na CF, ocorre que os polÃticos do centrão é que não deixam passar os pedidos de impeachment, esse é o problema, e mais o STE poderia julgar a chapa do bozo inelegÃvel mas não, então.
O comentarista tocou no ponto chave da questão: as instituições tem que ser fortalecidas para conter os desvarios ou vontades próprias de personagens que eventualmente coloquemos no governo. Só "voto" não resolve, afinal foi o voto que colocou Lulas e Bolsonaros onde estão ou estiveram.
Gostei da chamada abaixo do tÃtulo: "precisamos aprimorar nossas instituições....". Sim, precisamos. Nossas instituições não podem ficar ao sabor de caprichos autoritários. Precisamos afastar mandatários lunáticos e criminosos. Precisamos que aqueles que nos representam não se associem a toda sorte de negociata. Precisamos que a nomeação para alguns postos se dê pela competência do indicado e não pela sua obediência servil ao chefe. Precisamos, democraticamente, eliminar muitos da vida pública.
Parabéns Hélio pela reflexão pós-Bolsonaro, precisamos de mudança na câmara federal, senado, tribunais, juÃzes, desembargadores, etc um disparate de tanta verba para polÃtica e o povo comendo osso isso é fato. E conter o pr se faz necessário porque esse estilo incendiário a lá nero já matou, inflamou, golpeou, namorou com o golpe e a inflação resultou o povo vê de forma inacreditável as loucuras, sandices, conspirações os próximos precisam de avaliação psiquiátrica para o cargo.
Fracasso moral que tem nome: dupla Aras-Lira.
Antes de fortalecer instituições, temos que resgatar a dignidade à vÃda, a civilidade, a amizade e os valores deste fragmentado tecido social. A violência generalizada (dolosa ou culposa) nos lares, nas ruas, no trablaho, é consequência do vÃrus Bolsonaro. Ele não apenas mata gente. Divide amigos, divide famÃlias e cultiva o ódio. O CornavÃrus tem vacina que ajuda a salvar vidas. O vÃrus Bolsonaro só tem um antÃdoto: o voto. Chega de ódio. Chega de Bolsonaro!
Caro Luiz Cláudio, tem um que eu voto só resolva um problema, o inicial. A Bozofrenia, estado latente QC tornou ativo, não sumira.com a remoção do estrupÃcio do trono. Há uma longa luta pela frente.
O problema é que nossas instituições é cheia de má fé, e tudo indica que a OMS, também é! Lembre-se que há algum tempo, metade dos brasileiros acreditava na operação lava jato, até ela se encher de razão e cometer desatino!
Sim e não. Se deixarmos só para as instituições escolherem seus lÃderes e terem total autonomia, inclusive financeira, todas elas, sem exceção, são tão corporativas , que se tornarão em pouco tempo pequenos leviatãs monstros .... cuidado!!!!! Todos querem ser um 4.o poder estatal
OMS "cheia de má-fé"? Onde, Adenor?
Pô, caro Hélio, agora me senti bem: dia desses, com o Marcus Mello discutindo parlamentaridades, comentei que preferiria bons controles, porque neguinhos Bozo-like, qualquer o regime, trabalhariam por seu desgaste, tal como agora. Não é possÃvel uma lassidão tamanha, que abre as pernas da República para que um seBozo cheguei e a faça de gato e sapato. A vitaliciedade de postos, as formas autocráticas de indicação, o foro privilegiado e resguardÃssimo por função: essas e outras devem ser extintas
Para complementar o pós-bozo também seria necessário reavaliar os limites de juÃzes, desembargadores, promotores e procuradores em suas decisões e despachos sem cabimento e à revelia da Constituição. Não sei o que é pior.
Oi, Marcos! Sim, esses laços de sangue na polÃtica tb deveriam ser revistos.
Vc tem razão alguns desses aà nem viram a CF
Lendo um outro artigo hoje, os comentários de colegas leitores me alertaram: não é a mãe do Lira, na mãe a que queria me referir é do Ciro Nogueira...
EmÃlia, minha cara, fez-me lembrar da mãe proto-senadora do Lira: outra coisa que me faz saltar os olhos...
Um assassino psicopata nas ruas continuará matando enquanto não for contido.
Já estamos no "pós bolsonaro". Resta apenas levar esse esse entulho fétido de volta para o lixo.
Meus caros, sugiro incinerar, como substância infectante hospitalar...
Já está quase ensacado...
Num breve futuro as pessoas vão se perguntar : Mas como tudo isso foi possÃvel? Um consolo vai ser ver, nos livros didáticos, a foto do mandrião correndo atrás das emas com a cloroquina na mão. Nessa aula, nem a professora mais severa vai conseguir fazer a criançada parar de dar risada.
Caro Ricardo, ridÃculos não faltarão; a mim, importa que as crianças também chorem do trágico, e nem precisa ser o meio milhão de mortes: o Pgr lambedor de saco já bastará como desgraça lacrimogênica.
Eles vão ter vergonha da nossa geração
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O pós-Bolsonaro Voltar
Comente este texto