-
EDSON CARLOS MOROTTI
Antes de Bolsonaro tudo ia até certo ponto muito bem. Nunca um Presidente desrespeitou tanto as Leis e a Constituição Federal e contribuiu para a morte de milhares de brasileiros e ficou impune. A Dilma foi retirado por uma desculpa esfarrapada. Nossas Instituições não quiseram retirar Bolsonaro, isso sim é preocupante. O cumprimento às Leis ficou em segundo plano.
-
Bruno Andreoni
Quem prostituiu as agências reguladoras foi justamente o PT.
-
DAVIDSON PISMEL CONDE
ok, entao fundamente sua afirmaçao ! aguardamos ...
-
Anderson Santos
Estava fora do Brasil irmão, viajou?
-
Carlos Valentin Bravo Villalba
Nenhum governo anterior prostituiu as agências reguladoras. Se assim fosse, Collor e Dilma não teriam sido afastados do cargo. Contra-argumentar acusando o PT para ilibar Bolsonaro é, no mínimo, leviano.
-
Luiz Paulo Santana
O que vc quer dizer com isso? Que Bolsonaro não prostituiu o Ministério da Saúde, O IPHAN, o Ministério da Educação, a Polícia Federal, boa parte do Congresso e o próprio cargo de presidente?
-
Aderlan Silverio
Chora gado kkkk
-
Eduardo Luiz De Faria
Também? Ô, glória!
-
-
Fernando Minto
Assim como ele fez no IPHAM, não dá para riparmos o sujeito?
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
"Em seu primarismo político", primarismo cognitivo é mais preciso. Bolsonaro está certo em uma coisa: somos um país de maricas por não termos feito o impeachment deste sa cri panta.
-
Raimundo Carvalho
Bolsonaro é um democrata. Democratizou o medo, a desesperança e a agonia entre todas as classes. O que antes estava restrito a preto, pobre, gay e markonheiro, é agora experimentado tbm pelas castas dos intelectuais e artistas., enfim, pelas classes médias anteriormente poupadas dos desmandos dos governantes. Mas quem colocou Bolsonaro :á onde ele se encontra foi esse mesmo setor da sociedade que agora choraminga.
-
José Augusto Bernabé
Até parece que você Hélio, não sabe o que significa "Sistema", melhorar o que? Como? sempre é o Sistema que determina e não vem com essa de Povo na Rua resolve, só se for 'armado" belo. Pois não?
-
Carlos Fernando de Souza Braga
Em parte vc tem razão. Foi isso que vc chama de sistema que botou Bolsonaro na presidência (com o seu voto, muito provavelmente) e o manterá lá até o fim do mandato, a despeito de seus incontáveis crimes. O mesmo sistema que golpeou a Dilma por pedaladas e agora quer nos enfiar Moro goela abaixo. Vc é parte "ingênua" desse sistema e nem faz ideia disso.
-
-
Robson Barreto
O problema é quem vigia o Vigia. O PGR não pode prevaricar sem que haja um órgão de controle que o supervisione e possivelmente o puna. O CNMP quando criado foi uma boa iniciativa, mas continua sob controle das corporações. Não resolve nada.
-
NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA
O conteúdo da coluna é mais um atestado da fragilidade de nossas instituições. A cantilena de que as elas estão funcionando não se sustenta. Funcionando estão, claro, porém sem conseguir cumprir a missão de proteger o Estado Democrático. A Democracia como valor universal está longe de realizar, segue tutelada por generais, que se movimentam de olho em sinecuras para si e os seus. Reza a lenda que dentro de um redemoinho há um demônio, no nosso há vários.
-
José Cardoso
Alguma contenção existe, o poder do congresso por exemplo é visível. Mas tanto ele com o eventual presidente não podem ser muito diferentes de quem os elege. Nós somos isso daí.
-
Fernando Becker
Lembram-se: Durante o Mensalão Lula deveria ter sido impichado pois ficou claro q cometeu crime, os poderes optaram por deixar o barco correr para não tumultuar. Bolsonaro idem. STF deve ser reformado, com certeza.
-
LEILA DE MORAIS
Impressionante a ignorância. Não há qq paralelo entre o que ocorreu naquela época com o que ocorre hoje.
-
-
Flavio França
Esse Encosto só faz isso para pirraçar. Esse governo só serve para atrapalhar.
-
Gilmar Maghenzani
Já existem meios para isso e está na CF, ocorre que os políticos do centrão é que não deixam passar os pedidos de impeachment, esse é o problema, e mais o STE poderia julgar a chapa do bozo inelegível mas não, então.
-
JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES
O comentarista tocou no ponto chave da questão: as instituições tem que ser fortalecidas para conter os desvarios ou vontades próprias de personagens que eventualmente coloquemos no governo. Só "voto" não resolve, afinal foi o voto que colocou Lulas e Bolsonaros onde estão ou estiveram.
-
Sylvia Alves Corrêa
Gostei da chamada abaixo do título: "precisamos aprimorar nossas instituições....". Sim, precisamos. Nossas instituições não podem ficar ao sabor de caprichos autoritários. Precisamos afastar mandatários lunáticos e criminosos. Precisamos que aqueles que nos representam não se associem a toda sorte de negociata. Precisamos que a nomeação para alguns postos se dê pela competência do indicado e não pela sua obediência servil ao chefe. Precisamos, democraticamente, eliminar muitos da vida pública.
-
Rosane Passos
Parabéns Hélio pela reflexão pós-Bolsonaro, precisamos de mudança na câmara federal, senado, tribunais, juízes, desembargadores, etc um disparate de tanta verba para política e o povo comendo osso isso é fato. E conter o pr se faz necessário porque esse estilo incendiário a lá nero já matou, inflamou, golpeou, namorou com o golpe e a inflação resultou o povo vê de forma inacreditável as loucuras, sandices, conspirações os próximos precisam de avaliação psiquiátrica para o cargo.
-
Mauro Tadeu Almeida Moraes
Fracasso moral que tem nome: dupla Aras-Lira.
-
Luís Cláudio Marchesi
Antes de fortalecer instituições, temos que resgatar a dignidade à vída, a civilidade, a amizade e os valores deste fragmentado tecido social. A violência generalizada (dolosa ou culposa) nos lares, nas ruas, no trablaho, é consequência do vírus Bolsonaro. Ele não apenas mata gente. Divide amigos, divide famílias e cultiva o ódio. O Cornavírus tem vacina que ajuda a salvar vidas. O vírus Bolsonaro só tem um antídoto: o voto. Chega de ódio. Chega de Bolsonaro!
-
MARCOS BENASSI
Caro Luiz Cláudio, tem um que eu voto só resolva um problema, o inicial. A Bozofrenia, estado latente QC tornou ativo, não sumira.com a remoção do estrupício do trono. Há uma longa luta pela frente.
-
-
adenor Dias
O problema é que nossas instituições é cheia de má fé, e tudo indica que a OMS, também é! Lembre-se que há algum tempo, metade dos brasileiros acreditava na operação lava jato, até ela se encher de razão e cometer desatino!
-
PATRICIA CARDIERI PELIZZER
Sim e não. Se deixarmos só para as instituições escolherem seus líderes e terem total autonomia, inclusive financeira, todas elas, sem exceção, são tão corporativas , que se tornarão em pouco tempo pequenos leviatãs monstros .... cuidado!!!!! Todos querem ser um 4.o poder estatal
-
MARCOS BENASSI
OMS "cheia de má-fé"? Onde, Adenor?
-
-
MARCOS BENASSI
Pô, caro Hélio, agora me senti bem: dia desses, com o Marcus Mello discutindo parlamentaridades, comentei que preferiria bons controles, porque neguinhos Bozo-like, qualquer o regime, trabalhariam por seu desgaste, tal como agora. Não é possível uma lassidão tamanha, que abre as pernas da República para que um seBozo cheguei e a faça de gato e sapato. A vitaliciedade de postos, as formas autocráticas de indicação, o foro privilegiado e resguardíssimo por função: essas e outras devem ser extintas
-
Emilia Amoedo
Para complementar o pós-bozo também seria necessário reavaliar os limites de juízes, desembargadores, promotores e procuradores em suas decisões e despachos sem cabimento e à revelia da Constituição. Não sei o que é pior.
-
Emilia Amoedo
Oi, Marcos! Sim, esses laços de sangue na política tb deveriam ser revistos.
-
Gilmar Maghenzani
Vc tem razão alguns desses aí nem viram a CF
-
MARCOS BENASSI
Lendo um outro artigo hoje, os comentários de colegas leitores me alertaram: não é a mãe do Lira, na mãe a que queria me referir é do Ciro Nogueira...
-
MARCOS BENASSI
Emília, minha cara, fez-me lembrar da mãe proto-senadora do Lira: outra coisa que me faz saltar os olhos...
-
-
Antônio Carlos de Paula
Um assassino psicopata nas ruas continuará matando enquanto não for contido.
-
Jesse G
Já estamos no "pós bolsonaro". Resta apenas levar esse esse entulho fétido de volta para o lixo.
-
RICARDO BATISTA
Num breve futuro as pessoas vão se perguntar : Mas como tudo isso foi possível? Um consolo vai ser ver, nos livros didáticos, a foto do mandrião correndo atrás das emas com a cloroquina na mão. Nessa aula, nem a professora mais severa vai conseguir fazer a criançada parar de dar risada.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.