Elio Gaspari > Os avisos de Mourão e Santos Cruz para Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Esses dois generalecos não tem moral nenhuma pra criticar o que quer que seja em relação a este desgoverno. Suas condutas nada mais são do que a continuidade de uma tradição nefasta que assola este pobre paÃs há, pelo menos, 150 anos. Ter de ler hipocrisias como estas, de 2 fardados, só mostra o atraso polÃtico institucional do Brasil
Foram ekeger um infantil isso q da
Depois que não fazem mais parte do "clubinho", vem a público fazer crÃticas. Ora, poupe-nos da hipocrisia...
Mourão dando conselho de como evitar polarização? Quando estava na ativa sempre ameaçou brasileiros desarmados com golpe, com ditadura. Esse é mais um que já foi humilhado pelo bozo e continua fazer genuflexão para um milico que saiu com desonra do exército.
Mourão é vice presidente e não depende dos humores de Bolsonaro.
Eliot, teu artigo é muito esclarecedor e educativo. Seria muito bom que pudéssemos copiá-lo para compartilhar a não-assinantes...
Se existe uma polarização é exclusivamente por causa de uma extrema direita bolsonarista (ou morista, caso tenha tomado banho na última semana). Ou alguém acha que o PT virou um PCO? Muito pelo contrário, como vemos, está cada dia mass centro que centro-esquerda.
Hipocrisia f..ede, Sr Mourão
Faço minhas as suas palavras, Ruy !
Elio Gaspari não entende Bolsonaro e a sua luta ideológica. Se entendermos ele, botamos na cadeia. Se não, essa luta ideológica transformará Bolsonaro em algo maior que o li.xo que ele de fato é. Lembra o malufismo?
São caricatos. Nefastos mesmo. Engendraram o golpe. Montaram esse circo de horrores chamado Bolsonazzi e sujaram as mãos. Agora, quando o defunto está em decomposição, querem largá-lo? Não! Assumam a obra. Preparam-se para navegar no próximo governo. Fora. É preciso ter compostura, assumir os crimes e a justiça precisa responsabilizar a todos os que conviveram tempo suficiente para chegarmos ao caos social, à fome, à morte e ao abandono da quase totalidade dos brasileiros.
Faço minhas as suas palavras, José !
E por que Mourão e Santos Cruz continuam no barco? Porque são do clube, dobraram seus vencimentos e sabem que puxando o saco do capitão conquistam o que querem. São uns hipócritas esses dois aÃ, tão velhacos quanto o chefe, aprenderam os truques de nossa polÃtica suja e não vão abandonar o poder. A prova é que aproveitam espaços na imprensa para angariar a simpatia e confiança que não merecem. Farinha do mesmo saco.
Que comentário ridÃculo e absurdo, além de falso. Mourão é vice presidente e não depende de Bolsonaro, e Santos Cruz está fora do governo faz tempo.
Faço minhas as suas palavras, Abrão !
O Mourão é vice de quem, mesmo?
Folha, por que me censuras?
É exdrúxulo, Bianca. Nem reclamo mais. Todos os meus comentários são submetidos à tal moderação, independentemente das palavras que contenham. A FSP nos trata como crianças mal educadas e rebeldes. Deprimente!
Três exclamações também. Duas passam.
Algo que descobri comentando: numerais são censurados, escreva-os por extenso.
Elogios são permitidos... kkk As vezes tento até cinco vezes... vou decepando o texto, palavra por palavra. Enfim, a FSP na busca da 3a, 4a,... qualquer via que mantenha seu espaço junto aos poderosos de plantão.
Folha, por que a censura ao meu comentário? Não entendi. Só falei que quero que Bolsonaro volte, em 2022, ao es..go, to de onde saiu.
Nenhum desses dilemas estaria presente se esse pessoal tivesse conduta pautada na ética. Integrantes das forças armadas não devem se envolver em polÃtica - diga-se de passagem, o mesmo vale para o clero. Isso piora quando se verifica as vantagens obtidas pelas forças armadas nesse desgoverno. Enquanto escrevem isso, os militares promovem eventos antivacinacao no qual se exige comprovante de vacinação para se estar presente. Querem cordialidade enquanto promovem garimpo nos confins da Amazônia...
Esse pessoal só causa instabilidade na democracia. As Forças Armadas são o maior peso da previdência, mas se escaparam da reforma... contam com 400 mil pessoas nos seus quadros, quando não precisam da metade disso... trata-se de um elefante branco, que arrebenta a democracia para manter privilégios, destrói o meio-ambiente com discurso anacrônico de risco nas fronteiras e, principalmente, não produz coisa alguma além de confusão e bate-boca.
Mourão e Santos Cruz não sabiam quem foi Bolsonaro no Exército e enquanto polÃtico antes de apoia-lo? Óbvio que sabiam. Mourão, inclusive, desde golpe contra Dilma pregou no Clube Militar do Rio de Janeiro. Alimentaram a serpente. Milhares de brasileiros, mortos pela Covid, já pagaram com a vida pela irresponsabilidade do apoio de ambos a Bolsonaro. Cabe aos que restaram lutar, através do voto, para que Bolsonaro volte, em 2022, ao esgoto de onde saiu.
Bem, sêo Elio, "amigo", também não precisa ser; inocente, muito menos - embora, por evidente, não tenha sido esse adjetivo sequer subentendido. Os proto-bozofrênicos em questão, assim como o recém burocrata do TSE, têm contas a prestar. Coisa que também não acontecerá. Falar a verdade? As obviedades estão dando no saco até mais não poder.
Se pensar bem não existe esse negócio de polarização. O que existe mesmo é a cruzada insana do dom Quixote bolsonaro com o resto ta terra plana que ele e seus seguidores acham que é comunista. Acabando bolsonaro acaba com isso e Brasil volta ao normal. E eu espero que ele chore muito no banheiro todos os 300 dias que falta para a eleição. E depois também mas no banheiro da casa dele.
Muito bem, Davi, mas, por favor, deixa o Dom Quixote fora disso... Cervantes deve estar se virando na cova por teres associado o nome desse energúmeno a seu personagem de bom coração.
Davi, só discordo de uma coisa em seu comentário. Espero que, depois, o coiso chore no banheiro da Papuda ou de Bangú !
Agora os generais estão tirando o corpo fora como se não fossem eles os financiadores deste projeto. Não cola.
Um dos poucos que buscam a harmonia, tem barba e passou mais de 500 dias preso. Vitima de um processo hoje considerado parcial! No entanto, quase todos os dias, a Folha perde tempo com as bobagens de Bolsonazi... que tal abrir espaço pra quem realmente agrega?!?
Alberto, de convicção errada já basta o marreco de Curitiba. Vasculharam sua vida econômica até o avesso e não acharam nada.
Relaxa Henrique, o que fez a réplica aà em baixo. Isso nãof az bem para sua saúde mental.
Não sou Bolsonarista,nunca votei nesse mon-stro,mas você acredita mesmo que Lula é inocente?
Ora seu elio, os recentes discursos desses generais sobre polarização não passam de tentativa de classificar o pt de radical. Vc não percebeu isso não? O que esperar de autoridades sem autoridade que passaram a vida sem fazer nada além de passar revista em tropa e sem ler nada exceto o livro das várias formas da ordem unida?
TÃpico de república bananeira, assim como nosso EB - exército bananeiro. O mal que o Bozo tem feito ao paÃs é incomensurável. Nem em dez gerações o paÃs sairá do atoleiro em que nos encontramos.
Com sorte, sairemos em uma... sem sorte, talvez não haja mais de 10 gerações de brasileiros.
Negligentes e inconsequentes...não dava pra imaginar do que o Monstro que alimentavam seria capaz né?...Sei...
Todo mundo querendo se separar do "filho feio"!! Vcs queimaram os militares até os ossos!! Com meu voto jamais!!
Ouço essas duas falas mais como queixumes, um por ter sido escanteado, outro por não poder mais do que gostaria, do que como tentativa de acerto de rumos. Infelizmente os interesses da nação jamais foram seriamente considerados, em prol de grupos e corporações ávidas por espaços, dinheiro e poder.
Eles criaram esse infâmia, agora vem descaradamente falar besteira. Direita é sempre Direta, com essa turma o PaÃs vai de mau a pior. Bozo, Moro e Cruz são fezes da mesma fossa.
Comentário escatológico que é também absurdo e ridÃculo.
Boso é apenas o resultado final de uma série de ações orquestradas para destruir o PT e tudo o que ele representava para o Brasil, a qualquer custo. Gente grande, graúda, parte do judiciário e pessoas ávidas por poder se uniram com um jornalismo servil e indecente para acabar com tudo o que estávamos progredindo. Não era perfeito, por óbvio tinha erros. Acertasse os erros, estávamos muito melhor do que estamos hoje....
Veja Padilha, alianças são necessárias. e de fato, alguns membros do PT não se confunde com o partido que tem excelentes quadros. mas esses membros envolvidos nos esquemões, são nada menos que a cúpula partidária - foram presos 03 presidentes, 02 tesoureiros e 01 secretário do PT, ou seja, seus dirigentes além de 02 lÃderes de governo, 1 no senado (delcidio) e 1 na camara (paloci) confessos. não há pois que se falar em perseguição, né?
Ricardo confunde alguns dos membros com o partido, que é muito mais do que alguns lÃderes e dirigentes, é uma ideia de sociedade. Estranho que ele não faça isso com os demais e chama de de aliados aqueles que convenientemente se aliam a todos que estiverem no poder e sem os quais não se governa nem se evitam golpes.
Tem gente, ainda, que insiste, como ocorre como exa minadores destas pá ginas, em ignorar a f ar s a.
Ações para destruir o PT? o partido há tempos anda muito bem obrigado com as demais elites polÃtico-econômicas da nação - é só ver seus membros e ex futuros aliados presos recentemente - foram 25 condenados (muitos no STF) só no mensalão - no petrolão outro tanto. 03 dos 10 mais ricos que andavam para cima e para baixo no jatinho presidencial de lula e prisões de presidente do congresso a governadores, ministros e lideres de governo (estes confessos). chega de passar a mão na cabeça.
Entendo que as falas equilibradas de dois generais foquem o gado de direita. Entretanto pelo equilibrio no conteúdo, o gado de esquerda também está contemplado.
Os generais tem razão, e deviam apoiar lula publicamente, pois se eles são sinceros, só lula tem capacidade , atualmente, para levar a cabo essa pacificação.
Bozo é acostumado a não receber qualquer tipo de justiça. Como um menino mimado faz o que quer. não recebeu a devida punição nos quartéis. durante 32 anos fala e faz o que quer com respaldo nas im(p)unidades parlamentares e presidenciais. dai da nisso e quem sofre é o povo.
Quem avisa inimigo não é ! Sábias palavras . Ouve e aprende quem quer !
Nada mais acrescentar as palavras do ilustre articulista ," quem avisa inimigo não é" . Lamentamos , poderia ser bem diferente .
Justiça seja feita: pelo menos acabou com Sérgio Moro, e com a Regina Duarte...
Os dois que falaram são companheiros de primeira linha , competentes e, efetivamente preocupados com os destinos do paÃs. Como muito bem disse , o inteligente articulista , " quem avisa inimigo não é " !!!!
Competentes??? Preocupados com o destino do paÃs?? Não pareciam nada disso quando trabalharam para gestar o monstro é muito menos enquanto participaram ativamente e, no caso do Mourão, sinda participa e vive passando pano para genocidios, desmatamento, garimpo ilegal e destruição ambiental.
Bozo é psicopata desde sempre. A novidade é o eleitor - custou mas aprendeu que um cachorro velho e teimoso não aprende truques novos. O animal vai latir para o resto da vida, pensando estar protegendo seu cercado.
Se aprendeu tenho sérias dúvidas. A história não referenda essa afirmativa. Ficando apenas num passado relativamente recente: Ademar de Barros, Janio Quadros, Paulo Maluf, Orestes Quércia, Fernando Collor, Antony Garotinho, Sérgio Moro, BozoDoria e toda a legião que veio a reboque do Bozo.
Sei não, me parecem falas, embora verdades, apenas oportunas para o momento polÃtico que está por vir. Generais se enfileiraram nas colunas do capitão historicamente terrorista e agora, após os desastres em todas as áreas, querem pousar de sensatos? São cúmplices.
As nossas agencias, empresas publicas, estao em retrocesso acentuado fruto da incompetencia e imbecilidade para o cargo de militares com livre nomeacao do Presidente. Pode um sujeito tipo Pazzuello exercer cargo Publico.?
Concordo plenamente embora os civis nada fiquem devendo: Ernesto Araújo, Weintraub, Ricardo Salles, Queiroga, Regina Duarte, Milton Ribeiro, Roberto Alvim, Mário Frias …
Pobres dos brasileiros que precisaram passar por essa dor já prevista com a eleição de um incompetente e eterno aproveitador de recursos públicos, para si e sua prole. Precisávamos passar por toda a nojeira que vivenciamos para dar valor ao momento em que vivemos antes que os "aécios" e "cunhas" inviabilizassem um governo, não maravilhoso mas, que conseguia empurrar à frente a mentalidade do "Brasil para os brasileiros".
O que mais me aterroriza é que nenhuma das nossas instituições democráticas conseguiu, até agora, tirar esse inominável da presidência.
Esse governo dos militares serviu para mostrar que os milicos são incompetentes no governo, um bando de aproveitadores do dinheiro público, sem capacidade técnica, o general da logÃstica incompetente até em logÃstica . Os dois citados no texto incapazes de fazer qq coisa certa, um deles comanda o conselho da Amazônia, e não fez nada até agora, o outro se juntou com um ex-juiz corrupto. Lulala na presidência pro dia nascer feliz! Chega de mÃlico.
A resposta para todas essas perguntas é uma só e simples - trata-se de um idiota que, eu incluÃdo, colocamos na cadeira de presidente da República.
Francisco Viola, Lula tem competência polÃtica para liderar o paÃs. Seu passado, no entanto, não o recomenda. Por outro lado, devo reconhecer que, até este momento, não há um nome que consiga galvanizar as forças polÃticas que se opõe a Bolsonaro - à exceção de Lula.
Parabéns por reconhecer. Mas tendo atingido esse grau de persepcao, deve entender que, mesmo não professando crença na esquerda, so lula tem a capacidade de apaziguar.
O importante é ter honra e humildade para reconhecer os erros , tocar a vida e fazer melhor na próxima.
o barco afundou . é a verdade. quem pode, cai fora !
O brasileiro merece o Bolsonaro e sua famÃlia. Façam arminha que passa.
"O Silêncio é um bom conselheiro"... se assim agisse o presidente Jair Bolsonaro, a reeleição estava garantida. É certo que ele mostrou "quem manda", mas jamais deveria prescindir de Santos Cruz, Moro, Mandetta e Bebianno.
Que o troglodita continue dando suas caneladas. Assim termina seu mandato e o Brasil volta a respirar, se Deus quiser. Bolsonaro foi o maior e o pior erro polÃtico de nossa História.
Quem precisa mostrar “quem manda” não manda nada, é um fraco.
Todos esses generais que agora posam de democratas sabiam perfeitamente quem era o inepto desequilibrado. Pensaram que o controlariam e governariam o paÃs. Provaram, novamente, que são incapazes. Conseguiram mais privilégios e mais benefÃcios. Saiam agora, o mal já está feito. Santos Cruz não se emenda, apoia um juiz que praticou a pior corrupção de todas. Outro engodo.
Bolsonaro segue como um cara honesto com seus princÃpios. Todos sabiam que ele era um idiota e daria essas caneladas. Ele segue idiota e fazendo essas caneladas. Mantém a linha de pensamento. Nos como povo votamos nele sabendo disso. Vota em idiota, ganha idiota. Vota em ladrao, ganha ladrao
Honesto??? Inacreditável essa afirmação! Como pode ser honesto alguém que vive propagando a mentira e que só se sustenta por elas? Alguém que passou a vida e enriqueceu desviando dinheiro público e ainda educou todos os filhos, parentes e ex para seguir os seus passos?
Nem Santa Cruz, nem Mourão, nem Elio Gaspari têm invergadura moral pra falar . Tudo farinha do mesmo saco furado.
Invergadura com i eles não tem mesmo!
Só você que tem embocadura para mugir à vontade para defender o indefensável imbecil...
Elio Gaspari é conhecido pela sua trilogia sobre a ditadura militar. Ganhou fama de historiador. Para quem a leu e acompanha sua coluna na Folha de São Paulo, é um contador de edtórias.
Corrigindo, é um contador de estórias. Falta-lhe análise crÃtica e comparativa que dê coerência e contextualize os fatos narrados. Dois exmplos de historiadores, para destacar o que digo: Eric Hobsbawm e Raimundo Faoro.
Na verdade, são cinco os volumes sobre o regime militar. Recomendo a leitura.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Os avisos de Mourão e Santos Cruz para Bolsonaro Voltar
Comente este texto