Podcasts > O que a carne do seu prato tem a ver com o desmatamento; ouça podcast Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Octavio Rossi de Morais

    Criar ou engordar gado não é o objetivo de quem desmata, o gado é usado em uma etapa, para legalizar a terra desmatada. O objetivo de quem desmata é abrir área para vender. Primeiro retira-se a madeira, depois queimam-se as leiras de galhos e folhas, e se joga a semente de braquiária, aí entram os bois. Com pastagens e bois fica mais fácil legalizar a terra. Vende-se a terra e os bois. Essa mesma terra será usada para plantio de soja, agora numa terra legalizada. O boi só é usado no processo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E a soja é utilizada principalmente para a produção de ração para o gado. Ademais a atividade agropecuária em si é emissora de gases do efeito estufa, não apenas as decorrentes do desmatamento. Portanto, reduzir o consumo de carne vermelha é não apenas recomendável do ponto de vista da saúde como também para redução do desmatamento e da emissão de gases que contribuem para o aquecimento global e para as mudanças climáticas.

  2. CLAUDIA DAS NEVES COSTA

    Esses chefs de cozinha estão piores que o Bolsonaro! Só falam bobagens sem fundamentos científicos. Deviam ler mais artigos sobre ILPF produzidos pela Embrapa e universidades!

    Responda
  3. Reginaldo Reis

    Eu não como carne vermelha a muito tempo mas não sou contra com quem come, Agora no meu ponto de vista acho que as pessoas que comem deveriam consumir com mais moderação, Porque essa cultura que muita gente ainda tem enraizada em si de comer carne todos os dias não faz o menor sentido.

    Responda
  4. Flávio Lofêgo Encarnação

    Pare de comer carne e coma soja para proteger as florestas? Que piada. A Cargill, analisando essa tendência, deve estar planejando mais um um porto graneleiro na Amazônia.

    Responda
  5. Monica Ferreira Camargo

    Eu parei de comer todas as carnes há 4 ano. Houve uma melhora enorme na minha saude, como os exames de rotina indicaram. Hoje como com mais variedade e qualidade, alem de dormir com a em paz por não contribuir com queimadas ou abate de animais. Valeu muito a pena. Carne nunca mais.

    Responda
    1. PEDRO DOS ANJOS JUNIOR

      3% da produção de soja é destinada para o consumo humano.... Tire suas conclusões.

  6. Luiz Norberto

    Oi , eu crio gado no centro oeste mineiro , não tenho nada a haver com queimada na Amazônia , ao contrário na minha região lutamos contra às queimadas que devastam nossas pastagens e plantações. Então pode comprar carne bovina de minas gerais sem preocupação.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas a atividade agropecuária é em si produtora de gases do efeito estufa.

    2. Osnir Watanabe

      Isso aí Luiz, bom senso em todos os negócios! Parabéns….

  7. Guilherme Ramos

    Sem animais, inclusive gado, é praticamente impossível manter uma propriedade sustentavel como um Organismo Agrícola. Aí demanda agroquimicos que contaminam os vegetais... Dá para harmonizar tudo. O problema não é o gado é o Homem.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bem, não me parece que se pretenda eliminar o consumo de carne mas precisamos sim reduzi-lo, por razões de saúde, comer carne vermelha todos os dias não é saudável. Carnes processadas são cancerígenas, mesmo a carne in natura é suspeita de causar câncer se consumida muito frequentemente, principalmente na forma de churrasco. A atividades agropecuária é produtora de gases do efeito estufa. A soja é quase toda usada para alimentar o gado. Portanto, há toda uma cadeia nociva em torno da carne.

    2. Osnir Watanabe

      Apoiado… Não sejamos radicais

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.