Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luciana Nunes

    Sempre leio sua coluna, as vezes deixo para ler mais de uma, gosto muito! Comprei e li seu livro e ele está fazendo outras pessoas felizes!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Luciana. Fico muito muito feliz. Um beijo carinhoso no seu coração

  2. Ney Fernando

    Obrigado; felicitações para você também!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muita saúde, amor e reciprocidade, hoje e sempre

  3. MARCELO SA DA SILVA

    Seu texto sobre reciprocidade é especial por vários motivos. Não se apuquente por não ter dado a repercussão de outros; o assunto secretamente nos fere pois, secretamente, somos nós exatemente os que não exercem a reciprocidade e nos vemos na situação de baixar a cabeça, refletir ou negar, como fizeram outros. Seu texto é precioso e tenho certeza que chegou aos corações que precisavam recebê-lo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Marcelo, fiquei muito feliz e emocionada com a sua mensagem tão carinhosa e generosa. Chegou ao meu coração....

  4. FABIANA MATOS BARBOSA

    Gosto muito de suas colunas. Há muita humanidade nelas, muita sensibilidade, valores que precisamos fortalecer muito porque os tempos são sombrios. Vc é uma escritora e pesquisadora incansável. Achei de grande humildade vc ter deixado claro o quanto pensa no assunto, nas vírgulas, na releitura e revisão. Parabéns, Mirian! Feliz Natal! 2022 será melhor! Vamos ter esperança, fé e reciprocidade.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Fabiana. Você nem imagina como é importante para mim saber que você gosta das minhas colunas. Escrever aqui é mais do que uma prioridade da minha vida, é um propósito que dá significado ao meu trabalho, à minha pesquisa, aos meus estudos e, principalmente, à minha luta contra a velhofobia. Estou emocionada e feliz de saber que você enxerga humanidade, sensibilidade e humildade no que escrevo com toda a minha alma e o meu coração. Feliz 2022, Fabiana, com muita reciprocidade e amor

  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Estarei trabalhando de plantão. A melhor coisa prá quem não tem família . Recebendo e dando o meu melhor !

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Muita saúde, paz e reciprocidade

  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Ia me esquecendo: Um feliz e verdadeiro Natal para todas(os) e em cada um nós.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Com saúde, amor e reciprocidade

  7. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Aprendi q reciprocidade não é dar ao outro a mesma coisa q recebo dele;" Perfeita. Entendo q saber receber algum presente também é dom q precisa ser desenvolvido. Percebo q hoje às vezes é difícil dar sem q a pessoa q recebeu, sinta a necessidade de retribuir com algo material. Quase como q um pagamento. Questão de ego/orgulho, sei lá. Muitos não entendem q a melhor retribuição, pode ser receber o presente de coração, dar um sorriso e um abração. Isso não tem preço porque não custa nada.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Exatamente... será que compreenderam o que é reciprocidade?

  8. Rachel Matos

    Mirian, Feliz Natal! Seus artigos representam, para mim, reflexões sobre humanidades das quais quase nós esquecemos, cotidianamente, pela sordidez desses tempos horrorosos que vivemos. Precisamos e devemos preservar a fé e esperança no ser humano, esse ser, sobre o qual você dispensa tanto de seu tempo para observar e amorosamente analisar e trazer questões existenciais da mais profunda importância. Vida longa a você que nos faz tanto bem!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Rachel. Fiquei muito feliz e emocionada com seu comentário carinhoso e generoso. Um beijo no seu coração

  9. MARCIA LEDA DE MELO CANEDO

    Adoro suas colunas, e outras tb. Não imaginava o comentário como algo importante. Sinta-se abraçada, gratidão por nos dar o refresco da leitura

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Marcia. É muito importante, sim. É a forma que posso saber se estou escrevendo algo relevante e bonito. Mas sei que não é tão fácil assim comentar... Fico muito feliz com seu abraço carinhoso

    2. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Marcia. É muito importante, sim. É a forma que posso saber se estou escrevendo algo relevante e bonito. Mas sei que não é tão fácil assim comentar... Fico muito feliz com seu abraço carinhoso

  10. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    "consegui acertar o tom e o conteúdo da coluna graças às incontáveis horas, dias e noites de insônia que gastei pensando no tema, no título, em cada vírgula e em cada palavra que escrevi depois de reler inúmeras vezes o texto" ...kkkkkk!!!! A coluna que sempre fala as mesmas coisas!!!

    Responda
  11. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    Professor Miriam, seus textos são sempre muito importantes ! Calam fundo em nossa alma e buscam despertar o que as pessoas tem de melhor ! Nestes tristes tempos por que passa o Brasil, seus textos são um alento ! Pessoas como você são necessárias ! Sou seu fã e leitor assíduo ! Minha mãe, de 87 anos, também é leitora de seus artigos e de seu livro sobre a bela velhice. Que você tenha força, saúde, coragem e entusiasmo para continuar a nos brindar pelos próximos muitos anos !

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Não esqueça de dar um beijo bem carinhoso na sua mãe. Diga a ela que fiquei muito feliz de saber que ela é minha leitora. Um beijo no seu coração

    2. Mirian Goldenberg

      Que lindo, Carlos. Fico muito feliz...

  12. RICARDO BATISTA

    Feliz Natal para você também.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Com saúde, equilíbrio e amizade

  13. J J D Santos

    Beijos à distância. Afinal de contas, essa história de presente de Natal já perdeu o sentido. O maior presente hoje em dia é tomar vacina.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      E uma escuta bonita

    2. Mirian Goldenberg

      Feliz Natal, com vacinas e saúde

  14. Paulo Azevedo

    Minha vontade é te dar mil beijos respeitosos, de carinho. Feliz 2023 para todas e todos, porque 2022 já está perdido.

    Responda
    1. marenildes silva

      Que é isso? Não vamos desanimar, jogar a toalha! Eu acredito sempre que tudo pode melhorar. Acredito na força do pensamento, por isso procuro pensar sempre positivo.

    2. Mirian Goldenberg

      Com saúde, reciprocidade e amizade

    3. Mirian Goldenberg

      Feliz Natal, Paulo, com reciprocidade e reconhecimento