Hélio Schwartsman > Lula x Moro, a batalha das narrativas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não será o PT nem Lula que vencerá a eleição. A memoria do povo, de anos melhores, ganhará a eleicao. Mas se Lula não entreguar isso, ai sim se queimará verdadeiramente. Está historia de corrupto, roubou, desviou é balela pra quem pega busão lotado, desempregado ou falido
Lula receberá votos a partir da memoria do eleitor. Uma lembrança onde a vida estava melhor e não votos ideologicos. Canditados sem historico de trabalhos realizados não vingarão em 2022, principalmente com inflacao alta, descaso publico com a pandemia, desemprego, arrocho pra todos os lados.
Nos anos 70 a esquerda caviar decorava seus quartos com um pôster que dizia "hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás", hoje decora com um pôster com os dizeres "hay que roubar, robar e robar pero sin perder la cara de pau jamás"
E desde quando todo eleitor é um militante?
Ressonância Mag. Foi longe né hélio?! Teorias , análises, narrativas?! Não existe nada disso. O que temos eh um gigante polÃtico , o estadista lula , e o pigmeu juiz ladrão, o marreco , insistindo em por a cabeça fora da água. O pateco não existe. Tentou sair do nada , num delÃrio de poder, torturando a justiça , usando a autoridade de juizeco, cavalgando canhestramente sobre a fulgurante figura de lula. Mas nem assim deu pro gasto.
Uau! "Teorias , análises, narrativas?! Não existe nada disso. O que temos eh um gigante polÃtico , o estadista lula (...)" Acho que um comentário nunca foi tão direto e rápido para confirmar o que está dito no texto, e da forma mais hilária possÃvel!
Para mim Lava-jato é assunto encerrado pelo STF. Se Moro não tiver programa de governo e aliança polÃtica consistentes, ele não emplaca como candidato. Trazer a lava-jato para o debate só vai favorecer o candidato que está à frente das pesquisas. Gostemos ou não, a reviravolta do caso Lula na lava-jato é algo da ordem do heroico. A única pessoa que poderia vencer Lula é Bolsonaro, pq tem a máquina governamental a seu favor. Mas o seu desastroso governo derreteu a sua base de sustentação.
Como explicar a condenação em segunda instancia
Se vc não entendeu até hoje, desista. Mas não eh difÃcil, numa última tentativa, reveja a argumentação daquele gênio do trf4 , que confirmou a sentença do juiz ladrão, explicando como admirava o teor da mesma, pela precisão jurÃdica. aquela sentença em que o marreco falava em 'fatos indeterminados'. Sem está segunda instância admirável, o moro não teria saÃdo da insignificância que sempre mereceu.
Votei no Lula até sua primeira eleição! Após o Mensalão, desisti! O PT era o campeão da Ética! Lula e o PT só não conseguem aceitar que foram eles que nomearam aqueles dire- tores da Petrobrás, que promoveram aquele inegável escândalo de monumentais corrup- ções! Montanhas de dinheiro devolvidos, porquê? Se não havia corrupção!
*(nome fantasia PT)
O que mais agrava a condição do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia), é que a ética foi a principal bandeira pela qual se elegeu. E no governo, quem não se lembra do "nós e eles", instituÃdo por Lula e apoiado pela maioria de seus seguidores pseudosintelectuais frustrados? Que o espÃrito do Natal possa ser o de todos os dias do Ano Novo! Namastê!
Narrativa? A imprensa consegue o fenômeno de ignorar o que ela mesma publicou. A vaza jato comprovando um juiz de direito manipulando pra eleger quem queria. A imprensa deve um pedido de desculpas a Lula.
A imprensa deve um pedido de desculpas ao Brasil! Em nenhum sistema judicial do mundo democrático, o crime deixa de existir porque JuÃzes e Promotores conversaram. Ademais, as decisões de Moro - que não condenaram só a Lula mas diversos "benfeitores"- foram confirmadas por 10 Magistrados de carreira em 03 instâncias e infirmadas por 03 Ministros polÃticos. Namastê!
O militante polÃtico, geralmente, tem um sistema de crenças que escolhe a dedo as evidências. Se uma conflita com seu sistema de crenças; provavelmente formulará hipoteses ad hoc para ajeitar as coisas. Isso indica que ele não se importa com evidência empÃrica e que não está disposto a mudar sua posição à luz de novas evidências. O que há são "fatos" e valores sem objetividade.
Eu sou Lulista convicto, e no entanto vou defender Hélio Schwartsman. O contexto atual deixa mais difÃcil dialogar, refletir, e superar contradições, o que seria melhor do que agir como torcedores. Única crÃtica ao texto: existe sim muita gente analisando evidências, graças a isso que a lava-jato pode ser desconstruÃda. Não é só simples "guerra de narrativas".
Não se trata de narrativas, sr. Schwartsman. Todos os procedimentos do lava-jatismo coordenadas pelo marreco de Maringá, e seu sócio, o procurador Deltan, o "puro", passaram como rolo compressor por cima de todo o processo legal. Acredito que a linha da FDS deveria ter um lado, ao invés de se esconder sob uma possÃvel pluralidade de opiniões. Todos sabemos quem foram e os que são aliados de golpes, como o 2016, por exemplo.
Opinião tÃpica de capacho da elite do atraso que nunca aceita ser derrotada e segue persistindo e insistindo em alguém já comprovado como corruptor do sistema judiciário brasileiro, o ex juiz ladrão. Deveria, pelo menos, honrar um pouco mais a profissão e não se vender tão fácil. Lula não precisa lutar contra o marreco porque esse marreco já está morto e vcs tentam lhe dar uma sobrevida. Tempo perdido!
Obrigado por contribuir com o estudo.
Menas, menas, como diria o seu chefe. Mensalao, Petrolao, pedalins, dinheiro na cueca, etc não serão apagados da memória das pessoas e da historia. Vivemos a cleptocracia da direita e da esquerda.
Essa matéria encaixa perfeitamente nos editoriais 3a via do jornal. Engraçado como a parcialidade vem com muita disfarçatez. Ora.. ora
Só narrativa? "Então, Moro, o juiz, abandonou o posto que lhe possibilitara prender o principal presidenciável e juntou-se ao presidente eleito para ser seu ministro da justiça - seu justiçamento estava completo: prendeu um para assumir-se com o outro". Narrativa?
Teu discurso caro Hélio é muito oportuno ao jogo das elites. Sempre mal disfarçado. Forçar um "novo" Collor, um Bozzo palatável... uma Via qualquer que mantenha uma direita de sapatenis. A imprensa é engraçada. Fez vistas grossas ao FHC, Aécio, Serra, Dória... os trata com uma suavidade pelega, subalterna... É irritante imaginar o leitor, um sonso, perdido no jogo de palavras. Teu comentário poderia tranquilamente representar os editoriais mequetrefes da FSP.
O sr. articulista faz o mesmo, em seu modo polÃtico on ajeita evidências, ignora vazajato e recalca todas as irregularidades do juiz parcial contra o estado democrático de direito
Chamar Lula de ladrão não é narrativa, o nome disso é choro e esperneio.
Chamar Karin de ladra é realidade?
O nome disso é realidade.
Depois de fracassarem em igualar Lula e Bolsonaro, agora tentam igualar Lula e Moro. Lula é inigualável sob qualquer ponto de vista.
Ninguem roubou tanto no PaÃs
Lula será eleito no 1º turno e Moro será preso.
Ex-juiz considerado parcial tirou de forma ilegal o lÃder das pesquisas em 2018 e ajudou eleger um miliciano em troca de cargo de ministro da Justiça e futura indicação para o STF. Serviu o genocida como lacaio por 16 meses e ,ratazana que é,pulou do barco que afunda. Com processos anulados Lula nada de braçada e será elegerá no 1º turno. A História foi atrasada 4 anos..
São dois confrontos: o primeiro, no campo do juiz, este venceu, mas com cara de trapaças; o segundo, na polÃtica, casa do ex-presidente, o juiz não detém credenciais de ser considerado adversário sérios
Só alguém muito afetado pela grande mÃdia poderá ver na história recente envolvendo Lula e Moro uma "batalha de narrativas". Os fatos falam por si e o tempo se encarrega de desmascarar interesses, inclusive de quem insiste em sofismar para classificá-los como meras "narrativas". Haja saco para essa baboseira pós-moderna, conveniente e tardia!
É impossÃvel apagar a corrupção no governo do ex-presidente.
De qual? Bosonaro? Temer? Lula? FHC? Itamar? Collor? Sarney? Figueiredo? Geisel? Medici?
Antes de dizer que o povo irá agir politicamente ao decidir a versão verdadeira, insta lembrar ao jornalista que o STF decidiu juridicamente que o ex juiz agiu criminosamente, ao fazer conluio com o MP , para dar base juridica a uma condenação que todos já sabiam claramente ser polÃtica e os próprios perseguidores agora se revelaram como agentes polÃticos! Ob povo é sábio e vai eleger quem já melhorou sua vida.. Lula será eleito c no primeiro turno e seu carrasco irá para o li xo da história!
Para cuidar do lixo da cadeia que o abrigará !
Não há que se comparar Lula a Moro. A não ser, obviamente, que um tem voto e o outro não. As razões todos sabemos.
Esse cara está tentando equiparar alguém com traços nas pesquisas com o campeão absoluto das intenções de votos... Claro que há segundas intenções, mesmo que sejam do bem: excluir o Bozzo de vez do futuro.
Fosse na Europa, o ex-juiz estaria em maus lençóis. Seria julgado pela Corte Europeia dos Direitos Humanos por parcialidade. Aliás, vale lembrar entrevista em que o “então ainda juiz” responde, indagado acerca de ser candidato: “Se eu fosse para a polÃtica, meu trabalho perderia credibilidade”. Perfeito. Como ele foi para a polÃtica, seu trabalho não tem qualquer credibilidade.
A viagem do presidente Lula à Europa e toda a receptividade que teve como Chefe de Estado, mesmo no momento não o sendo, demonstra o respeito internacional pela biografia de Lula da Silva. Em sendo assim, fosse na Europa, o marreco de Maringá, não teria agido, como dizem os especialistas, ao arrepio da lei. Só em um paÃs como o nosso, infelizmente, a Elite do Atraso, consegue seus objetivos espúrios e lamacentos.
Fosse na Europa, o ex-presidentte estaria em prisão perpétua.
Moro foi somente campeão na cor rupção, pois ignorou o Banestado, condenou sem provas o melhor colocado à cadeira de presidente e pegou um cargo de ministro, tudo isso formando uma quadri lha dentro do judiciário.
De um lado há fatos, conversas vazadas no Telegram e ações concretas junto ao poder de Bolsonaro; do outro lado há acusações sem prova (pelo menos quanto a Lula), ilações e convicções (quase sempre polÃticas). Igualar os dois lados não é intelectual nem moralmente correto.
De um lado há a condenação de diversos "benfeitores", não só de Lula, por Sérgio Moro e a confirmação de suas decisões por 10 Magistrados de carreira em 03 instâncias. E do outro lado, as anulações de diversas sentenças não só de Lula, mas de muitos outros " benfeitores", pelo tribunal polÃtico. Que o espÃrito do Natal possa ser o de todos os dias do Ano Novo! Namastê!
Que batalha esperar entre o laddrão condenado por mérito em 3 instancias e o ex-juiz que o condenou? Moro presidente.
Será mesmo nosso Pr
Dizer que o ex-presidente é réu, ou que foi condenado, é como acusar alguém que foi cobrado na Justiça por dever bilhões através da apresentação de uma nota promissória falsa pelo pretenso credor.
A jurista Susan Rose-Ackerman, professora de jurisprudência da Universidade de Yale, nos EUA, a qual Dallagnol afirmou ser uma das maiores especialistas mundiais em corrupção, apoiou a libertação de Lula e condenou a ilegalidade e imoralidade de Dallagnol e Moro na Lava-Jato.
Acreditar em Lula é a mesma coisa que acreditar que papai Noel existe
3 instâncias não condenariam sem provas. Estão nos processos
E cadê as provas da dita "corrupção" do Lula ?
A se manter a avaliação vergonhosa do STF,de 77% que o desaprovam,Lula perderá as eleições. Basta a campanha de Moro ser minimamente eficaz para lembrar ao eleitorado, que, este não condenou só a Lula mas diversos criminosos e quase todos, não somente Lula, já foram beneficiados de alguma forma por nossa " Suprema Corte". Que o espÃrito do Natal possa ser o de todos os dias do Ano Novo. Namastê!
Vanderlei. Não dá para comparar Lula com Vargas. Este foi Estadista, aquele é um enganador, até hoje. Basta dizer que nada fez pelos trabalhadores. "Pode-se enganar todo povo parte do tempo, parte do povo todo tempo, mas não todo povo todo tempo." (Lincoln). Namastê!
Como historiador não faço previsões. Lembro apenas que embora Vargas tenha sido ditador, embora em seu governo houvesse violações e sim, corrupção a maioria do eleitorado para despero dos udenistas, preferiu o baixinho ao incorruptÃvel? Eduardo Gomes e pôs de volta o retrato do velho na Parede. Suicida, até Chico Xavier deu um jeito de absolvê-lo num texto atribuÃdo ao dito Emanúel.
Moro incompetente e oportunista, Lula não teve julgamento justo, mas faltou com respeito, ética, aceitou favores e deixou que os cofres públicos fossem assaltados, no mÃnimo cometeu improbidade. Sem narrativas. Fico com Ciro Gomes.
Entre o que acredita que a Terra é plana e o que acredita que lula é honesto , acho o terraplanista mais sensato.
Bravo! Assertiva inteligente e didática, suponho que vinda de um professor. Parabéns,inclusive pelo uso do termo " sensato", em substituição a outro mais desabonador para os contrários. Que o espÃrito do Natal possa ser o de todos os dias do Ano Novo. Namastê!
Sei, por isso vc e outro votaram no terraplanista e deu no que deu, consegue dormir com isso?
Batalha de narrativas? So pra quem tiver o miolo mole. O marreco e operativo de agencia external com a unica finalidade de trazer o caos entre nos.
O autor confunde causa com efeito e ainda de dois eventos diferentes. Lula será inocente no passado se vencer as eleições no futuro. O resultado da eleição não define culpa/inocência de Lula. Define sim a culpa de Moro pois como juiz fez a jogada que causou a sua canditura em 2022. Crime de corrupção do poder judicial em 2018 com fins politicos em 2022.
Viva a Lava jato e a prisão em segunda instância. Prefiro quem prendeu Odebrecht do que o amigo dele lulla. Moro tem compostura. Lula traiu o partido pra apoiar famÃlia Sarney etc. Socialismo não tem grande lÃder, só se for stalinistas.. Pt incentiva o ódio, chama bolsonaristas de animais, gado. Prefiro um juiz que trata todos com respeito. Moro presidente
Llula apoia ditaduras. Vamos de novo pro precipÃcio com esse bucaneiro mundial.
Também é a favor do o linchamento público, do tribunal de exceção e da guilhotina? Desde quando Lula é socialista?
Bolsonarista é gado. Não é ofensa chamar gado de gado.
A razão prevalecerá, tem tempo. Moro22.
Prisão em segunda instância é proibido pela Constitução Federal, portanto você é contra a democracia.
É impressionante a facilidade com que muitas pessoas caem nessa conversinha mole da elite escravocrata brasileira. As mesmas pessoas que botaram Bolsonaro na presidência, e impediram seu impeachment, são exatamente as mesmas que agora tentam nos enfiar Moro goela abaixo.
Então vale tudo mesmo: condenação sem provas, escuta de advogados, sigilo telefônico exposto ilegalmente, orientação a procurador, vara não competente para o caso, delatores extorquidos, juiz parcial e, o pior, Power point do Delta. Valeu, deu certo, faria tudo de novo. Viva Moro! É isso mesmo ou entendi errado?
Hélio, aqui, foi infeliz: a) ñ há democracia sem verdade factual, já nos disse Bucci. Bolsonaro, por exemplo, desobedece o STF, porque nega q nossa suprema corte pode criar leis q se tornam fato polÃtico; b) ao julgar Moro, o STF concluiu q Moro foi juiz parcial no julgamento se Lula: eis o fato em relação a tal ex-juiz e junto de nossa constituição. Sob estado de direito, isto ñ é narrativa...
Lula nossa esperança de dias melhores
Onde? Esse marreco não sabe juntar lá com crá.
Guerra de narrativas? moro quanfo juiz nao apresentou uma unica evidencia para condenar Lula,somente ilacoes e acusacoes sem prova. moro e os procuradores de curitiba foram gravados combinando sentencas. E o articulista vem com essa estoria de narrativas. Assim vc insulta a inteligencia de seus leitores.
Não existe essa de "narrativa". O juiz era parcial e tinha lado e condenou sem provas um candidato que estava na frente nas pesquisas, mirando uma vaga no STF. A verdade é uma só, goste ou não.
Só mesmo o Hélio bpsra vir com uma ladainha dessas. Narrativas? Melhor seria dizer fatos. Bilhões foram devolvidos oriundos da corrupção bancada por Lula e seus as seclas. Delações documentadas foram feitas. O entorno do ''honesto'' todo preso. Filhos enriqueceram do nada. Palestras fictÃcias. Narrativas? Deve ser piada de Natal.
DionÃsio, bom dia. Não conseguiste acessar o Google? Coloco-me à disposição para ensinar-te. Verás que é bem fácil. Que eu saiba, lá não tem calúnias.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Moro Pr 22
DionÃsio, conheces o Google? É fácil de usar. Favor pesquisar '' devolução valores Lava Jato''. Irás aprender bastante e parar de escrever mentiras.
DionÃsio, João e Carlos, boa noite. Vocês parecem crianças pegas na mentira, que insistem na negação mesmo diante de evidências. Deixem o fanatismo cego de lado e tentem, ao menos a vez, usar a racionalidade. Qual a razão desses neo empresários só revelarem-se como tal após o papi ser presidente? De zoológico a latifundiário é um salto e tanto, não?
Os filhos do Lula tiveram a vida financeira revirada mais de uma vez nas investigações. Nada de errado foi encontrado. Basta uma pesquisa no Google para ver várias matérias relatando esse fato. Até quando vc vai insistir nessa mentira?
Marcos, ele está certo. Reflita: Lula saiu do poder em 2010. Desde 2017 Moro fez a chapa esquentar para Lula. Lula poderia ter aceito qualquer dos asilos politicos que recebeu. Num faria mais sentido e ele fugir para usufruir os 28 PIBs do Brasil em dólares que ele roubou ? Porque você inocente no lugar dele teria ficado, eu presumo. Estou enganado?
Marcos, cite quantos Reais os filhos de Lula tiveram q devolver ao erario? Pressa com a resposta por favor, nao temos paciencia com caluniadores.
Marcos, cite nomes de quem devolveu Bilhoes e para qual partido militavam?
DionÃsio, cite que os bilhões não foram devolvidos; que os cap angas não estão ou que os filhotes não enriqueceram como um passe de mágica. Outra: as delações foram sob tortura, a ferro em brasa? Melhor mudar tua irrisória argumentação.
Cite alguma palestra ficticia dada por Lula, usada como evidencia por moro? Cite, estamos esperando.
... para vir com uma ladainha ...
Contra fatos não há argumentos .Moro eecarcerou Lula sem provas ,por motivos polÃticos o que é grave e mergulhou junto com Bozó o paÃs na miséria ,com fila do osso e mais de seiscentas mil mortes .uma catástrofe .
Pra lavvar dinheiro o 9 dedos passava nota fiscal? Kkkkkkkkkkk
O Pinochio das Araucárias ex ministro do Bozo é um fantoche.
É um bozo com cobertura de chantilly.
A esquerda pensa que "a operação não passou de uma manobra arquitetada por Moro e seus sequazes"... Primeiro, nunca pensamos que era uma manobra apenas de Moro e seus sequazes, mas da elite econômica-midiática-judicial e até de agências estrangeiras (CIA). Segundo, entre os sequazes estaba vc, Hélio!
Verdade, esse articulista hora apoiava os desmandos judiciais de moro e cia, hora ficava em cima do muro para posar de isento.
Nem Lula, nem Moro, nenhum dos dois possuem competência para enfrentar Jair Bolsonaro em um debate. Serão massacrados, o atual Presidente da República, além de ser o maior filósofo do Século XXI, é sábio e profeta nas horas de lazer.
Tem razão João! Bolsonaro arrrraaaaaasa nos debates. Não vai dar pra quem quer. Será o debate ldembrado por séculos na história do Brasil. Por favor, convença o Magnânimo a participar do debate! Pra praticar, pode ser uma entrevista coletiva com a imprensa. Acho que assim que Lula/Moro virem coletiva eles perceberao que o resultado foi selado. Fala com ele. Você é da base de apoio. Ele sempre faz o que vocês pedem. Pelo Brasil, João. Faz isso. Pede que ele vai.
Além de super competente rsrsrs
Hehehe... Boa...
Bozo vai fugir dos debates sempre foi um covarde.
Kkkkkkkk
Lula 2022. Moro na cadeia.
A democracia pressupõe ou inclui o esforço de desenvolvimento das pessoas de forma plena. Menosprezamos ou falhamos nisso e temos as consequências.
Não roubaram nada. Foi o papai noel.
Finalmente Lula, os tesoureiros do PT, os Presidentes da Petrobrás colocados por Dilma e por Lula roubaram ou não
Jamais! Moro é o feto que já nasceu morto. LULA2022
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lula x Moro, a batalha das narrativas Voltar
Comente este texto