UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério de Mendonça Lima

    Charlatão na medicina por charlatão no jornalismo compenna asolldo, preferimos o Quiroga.

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Pobre diabo

  2. jose borges

    Um país que tem Janio de Freitas é um país que tem do que e de quem se orgulhar. Sempre o texto preciso, sem desperdício ou falta de palavras. Para ler e reler.

    Responda
  3. Sérgio Ferreira de Azevedo

    Será que ele não tem netos?

    Responda
    1. Fernando Bueno

      E já está vacinados com certeza. Se não foi aqui, foi em Miami.

    2. Fernando José Nicoli

      Netos, certamente. Já...

  4. JUAN CARLOS PARODI MINTEGUI

    Dia a dia a FSP me surpreende mais. Hoje a coluna sobre o Ministro Queiroga excede até o bom gosto e a racionalidade. Profundamente ofensivo. Até quando Catilina vais abusar fe nossa paciência?

    Responda
  5. JUAN CARLOS PARODI MINTEGUI

    Dia a dia a FSP me surpreende mais. Hoje a coluna sobre o Ministro Queiroga excede até o bom gosto e a racionalidade. Profundamente ofensivo. Até quando Catilina vais abusar fe nossa paciência?

    Responda
  6. RUI M N FILHO

    Como todos nesse desgoverno só estão preocupados em agradar a mula e manter seus cargos. O ministro deveria rasgar seu diploma, pois o juramento para manter a vida independente de qualquer interesse já foi contrariado há muito tempo. Triste biografia!

    Responda
  7. José Manoel Martins

    Ele faz parte do seleto grupo dos doutores Mengeles brasileiros, que enga+ naram os cidadãos receitando remédios ineficazes no tratamento da Covid, esqueram do juramento que fizeram de salvar vidas, mas as suas contas bancarias estão robustas, não merecem ter o título de Doutor, e sim de li. xo humano.

    Responda
  8. Giovani Ferreira Vargas

    Janio de Freitas, "colunista" do "jornal" Folha de S. Paulo...

    Responda
    1. marilza abrahão

      Um dos que salvam a leitura do Jornal!

  9. Leonilda Pereira Simoes

    Ele tentou enganar no começo, mas depois a máscara cair e mostra que só está no cargo para cumprir ordens, mesmo que façam com que mais adultos e crianças morram. Não está nem aí. Só pensa em um cargo público, em parecer importante porque está perto de um presidente, mesmo sendo um de última categoria, como o atual. Eles se merecem, mas o país não merece esse tipo de baixo nível.

    Responda
  10. rubens gonçalves

    nao critiquem o ministro da saude. ele recebe ordens e as cumpre. deixa no chinelo o pazzuelo. que é militar da ativa. mas olha so o nome dele.

    Responda
  11. José Rosa

    O sr . Queiroga, sendo cardiologista e não considerando que a pressa é prática da própria perfeição, precisando que um jornalista diga o que deveria saber, é mais uma confirmação, junto com a total submissão ao chefe e outras, não está a altura do cargo e não honra a categoria dos médicos, como tb o CFM que é só silêncio, ou adesão ao mesmo.

    Responda
    1. José Rosa

      Não sei como é feito o custeio do CFM, mas se um centavo dos médicos honrados para isso é utilizado, deveriam espernear contra a direção que, a exemplo de órgãos federais q vêm atuando fora e contrário às suas atribuições e interesses de políticas e de populações que deveriam proteger, deveriam espernear e por todos os meios buscar a renúncia, responsabilização dos mesmos.

  12. Neli de Faria

    Por um poder fugaz, essa gente joga para o l i x o todo sacrifício que fez no passado.

    Responda
  13. Helio Cardoso

    É dever do jornalismo investigativo verificar se o diploma desse ministro não é falso ou comprado. Tá na cara que ele nunca entrou num hospital com placas onde se lê "Emergência", é lá onde a rapidez dos profissionais salvam vidas. Sim, a pressa é importante, se assim não fosse não seria preciso vacinar bebês!

    Responda
  14. Guilherme Corrêa

    Não é só o Queiroga, Medicina, há muito, virou sinônimo de exploração, egoísmo e enriquecimento.

    Responda
  15. Guilherme Corrêa

    Criminoso, ponto.

    Responda
  16. luiz jose almeida fayad

    Para este Cardiologista Dr.Queiroga,a pressa é inimiga da perfeição.Esse adágio não se aplica na Cardiologia,o que me faz concordar com Jânio ,que este tal cardiologista é meio charlatão;Na prática da Cardiologia,quanto mais rápido for o atendimento de uma possível vítima de Infarto,maiores são as chances de sobrevivência.Então para um verdadeiro Cardiologista ,a pressa NÃO é inimiga da perfeição.

    Responda
  17. RUBENS TAVARES AIDAR

    Não existe um tal de Conselho Federal de Medicina, um tal de Conslho Regional de Medicina? Para que serve. Será igual a OAB? Ou pior? País Miliciano só dá acolhida para quem interessa. Lembrem-se que no tempo do Trump ninguém quis incomodar o governo pátrio. As mídias e redes deveriam censurar este ano toda e qualquer notíciaa sobre políticos. Eles seriam obrigados a fazer os velhos comícios. Aí seria bom. Correr do povo. Todos bateriam o Usain Bolter.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Desculpe-me, mas, para defender seu ponto de vista, é desnecessário criticar Conselhos. A OAB sempre atuou de modo a dignificar o Estado de Direito. É uma Instituição quase centenária e sendo um dos baluartes na defesa do estado de Direito na terrível época da Ditadura Militar, inclusive sofreu atentado em que foi ceifada a vida de sua servidora Lyda Monteiro da Silva. Cobre dos Políticos: que pensam apenas em seu interesse e não no País.Todos, sem exceção.

  18. Eda Rocha de Oliveira

    Deveriam reunir-se país e parentes dessas mais , muito mais de 300 crianças mortas por COVID com fotos da cada uma delas, e esfregar na cara desse farsante que elas não são números, irrisórios segundo ele, mas seres que tiveram suas vidas ceifadas por negligência e descuido

    Responda
  19. mario josé corrêa de paula

    Jamais podemos achar normal a morte de crianças. Os números reais não são conhecidos. O melhor número são de 300 crianças mortas. O pior, 10.000 crianças mortas. Só o pseudo ministro do pseudo governo, com seus seguidores fanáticos, podem achar isso normal. Nós temos que ter forças para nos indignarmos com tais situações, sob o risco de perdermos totalmente nossa humanidade se não o fizermos.

    Responda
  20. Carlos Nunes

    Os caras desse governo parece que tiveram o cérebro arrancado para serem aprovados. Não adianta ter estudo, ser empresário de sucesso, ser profissional conhecido no seu meio, pois todos seguem a cartilha do Bozo, feito zumbis. Verdadeira aberração!

    Responda
    1. luiz jose almeida fayad

      Por isso que eu acredito que o roteiro do filme de Philip Kaufman,"Invasores de corpos"de 1979 já previa o que aconteceria no Brasil em 2019.O filme narra que as pessoas à nossa volta começam a se comportar de forma bem estranha.Descobre~se que os alienígenas com exatamente a mesma aparência estão ocupando os lugares dos humanos,quando estes dormem;.A vida imita a arte.Se não,como explicar o comportamento de pessoas que esperávamos que tomassem atitudes inteligentes e não burras,como o Dr.Q

  21. Ana Maria Vaz

    Doutor Mengele Queiroga, o Anjo da Morte de Auschwitz.

    Responda
  22. Juan Valdomero

    O tal de Queiroga está posando de politico para adquirir foro privilegiado com o voto-gado e fugir das responsabilidades na era pôs torre-de-pizza

    Responda
  23. Amarildo Caetano

    falta só um ano para deixarem o poder e irem para o lixo da história .Nunca mais.

    Responda
  24. Elisabeth Schmidt

    Obrigada, Janio. Ao ler tuas análises, eu tenho certeza de que ainda não enlouqueci, tamanho é o meu horror diante das atrocidades que me cercam. Por vezes penso que não gozo mais das faculdades mentais, é tudo demais.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Bolsonaro passa. A estrutura que permitiu que ele alcançace a presidência, e impediu que ele sofresse impeachment, está vivíssima e operando. Ainda estão tentando emplacar o marreco.

    2. rodrigo vaz soares

      Esses sintomas são sinais de bom senso e equilíbrio psíquico. Relaxa que em 2022 começaremos a consertar o que essas criaturas fizeram.

    3. Juan Valdomero

      Elisa, somos dois...Parece muito surreal para ser verdade...

  25. Juan Valdomero

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. fauzi salmem

    Consultar a população? Quem somos nós para opinar, se nada entendemos de imunização, quanto mais de crianças? Achei a ideia bem insuficiente.

    Responda
  27. João Batista Tibiriçá

    Como um médico pode se sujeitar a uma paranóia dessas?! Ou será que é a política? Qualquer coisa que for não se justifica? Como alguns seres humanos são vis!

    Responda
    1. Ana Maria Vaz

      o médico Josef Mengele, o Anjo da Morte de Auschwitz também tinha uma curiosidade mórbida com crianças, utilizava-as em experimentos provocando a morte quase que instantânea com seus experimentos desumanos.

    2. Geilson Silva

      O negócio e rezar para quando um reboco cair em você andando pela rua de uma cidade qualquer não parar em uma emergência com um "médico" desses no plantão..

    3. Juan Valdomero

      Tem médicos e charlatões travestidos de médicos!!

  28. Edemar Afonso Gonçalves

    Alguém do CFM ? Quero uma resposta!

    Responda
    1. Silvio POSSA

      Esses sao tão bonzonaros qto o Queiroga...

  29. carlos campos

    Texto brilhante , leitura obrigatória para todos aqueles que um dia acreditaram nas falácias do capitão , que enquanto o Brasil se desmorona , sai de férias e aproveita pra andar de jet sky e iate, e acaba tendo a brilhante idéia de isentar impostos destas duas maravilhas . Triste Brasil , comandado por pazuelos queirogas , bolsonaros e que ve a fome como noticia ja corriqueira. Ate quando conseguiremos suportar?

    Responda
  30. Marcos Medeiros

    Esse desgoverno trouxe juntamente as pessoas mais desqualificadas em todas as áreas, não tem nada que escape. Junto a tudo isso, misturando religião com incompetência, valores antidemocráticos, o país que poderia dar certo mergulhou no obscurantismo. Depois dessa experiência desastrosa que o país volte a ter alguma esperança e essa gente do mal volte para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      É que o limite intelectual é o Bozo. Como ele é desprovido de inteligência, a não ser para desenvolver as rachadinhas, ninguém minimamente sério e competente aceitaria ser seu ministro.

  31. filipe moura lima

    Piroga aprendeu com algum auxiliar do Führer

    Responda
    1. Ana Maria Vaz

      Queiroga é a encarnação do Füher.

  32. celso callegaro

    O melhor que esse Queiroga poderia fazer pelo Brasil é andar de moto, e ver se não leva um tombo, como o seu também deplorá.vel antecessor na Saúde.

    Responda
  33. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    Chamá-lo de charlatão é pouco. É um criminoso, assim como a quem tão vergonhosamente serve.

    Responda
  34. Marcílio Azevedo

    Num desses comentários, falou-se sobre uma possível "toxidade em seres humanos não totalmente desenvolvidos", crianças são vacinadas na mais tenra idade, porque seria diferente com essa vacina?

    Responda
  35. GUILHERME SOARES CUTRIM

    Qta falta de sensibilidade desse jornalista qdo fala do ministro da saúde! Vacine seu filho ou filha nem sei se tens esse bem precioso e aguarde ou reze para que tudo ocorra bem! Acorde !!!

    Responda
    1. olavo silva

      É impressionante sua ignorância. Crianças tomam diversas vacinas ao longo de sua infância e adolescência. A Polio foi erradicada por vacinação infantil. Sarampo idem (voltando por conta de gente como vc). Esta vacina já foi aplicada em milhões de crianças e teve comprovada sua eficácia e segurança. Vai estudar! Ou cale sua boca.

    2. Joaquim Rocha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. rodrigo vaz soares

      Vacinas sempre funcionaram. Por que dessa vez não? O jornalista está coberto de razão.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O bozoloide ministro da doença abriu mão da ciência para ser capacho do ener gu meno em quem você votou. É um completo desqualificado. As crianças tomam dezenas de vacinas há décadas, por que essa que já foi utilizada e comprovada por mais de 4 bilhões de pessoas seria diferente? Acorda para a vida, ma né!

  36. Marcelo Bondioli

    Existem médicos excelentes. Também tem os ótimos, os bons, os esforçados. No meio há os medíocres, e depois os ruins, os péssimos. Existem aqueles que simplesmente envergonham a profissão. E por fim, existem os médicos bolsonaristas.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Perfeito!

    2. Juan Valdomero

      MJ, de genio!!

  37. Marcelo Seminaldo

    Temos de popularizar as faculdades de medicina no Brasil tal qual é em Cuba. Aí acaba esse mito de profissão nobre, quando o filho da doméstica e do pedreiro virar médico a coisa melhora.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Comentário absolutamente perfeito. As elites médicas não gostavam dos cubanos do Mais Médicos, por que será? A capitã cloroquina aos berros, vaiando os médicos recém chegados no aeroporto. Hoje foi recompensada pelo seu terrorismo, com um cargão no desgoverno. E o povo que era atendido pelo Mais Médicos, ficou à deriva.

  38. marcelo camargo giacomini

    Sou médico e o conhecimento básico a que temos acesso na graduação é mais do que suficiente para refutar os chamados tratamentos precoces contra a covid-19 que se tentou infligir à população; também é mais do que suficiente para apoiar as vacinas para adultos e crianças contra a covid-19. Mas então porque alguns médicos apoiaram o "tratamento precoce" e são contra a vacinação infantil contra a pandemia? Porque colocaram a política acima do juramento de Hipócrates. É estarrecedor.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Valeu doutor. Como pode um cara desse estar ministro? O cara esculhamba com a medicina, põe em risco a saúde do povo e envergonha a classe médica. Mas não é política, doutor, é delinquência mesmo!

    2. Elisabeth Schmidt

      Política, fanatismo, doutrinação, perversidade... Um caldeirão de bruxa é conto de fadas diante destes ingredientes que alimentam não alguns, muitos médicos. Na minha cidade (80mil habitantes), mais de 4 dezenas publicaram no folhetim local a defesa do tratamento precoce, na cara dura.

  39. Edvanio Ceccon

    Há tempos atrás, eu achava que os médicos eram pessoas diferenciadas, superiores, donas de um conhecimento exclusivo sobre a vida. Hoje vejo que estava enganado. Há exceções, é claro, mas muitos são ignorantes do que é o processo científico, alienados e desconectados da realidade. Sabem tratar a doença específica que estudaram. E só. Lidam bem com dinheiro, propriedades e riqueza, mas são desprovidos de humanidade, compaixão e sensibilidade. Queiroga é um bom exemplo disso. Bolsonaro o inspiro

    Responda
    1. rodrigo vaz soares

      Há médicos e há bolsonaristas. Uma coisa exclui a outra.

  40. Alberto Silva

    Infelizmente Queiroga é representativo de uma parte significativa dos médicos brasileiros. Gente que perdeu qualquer capacidade de empatia e que se move por puro interesse pessoal mesquinho. Basta lembrar os protestos contra a chegada dos médicos cubanos ao Brasil, a recente declaração de um diretor do CFM de que o PT seria inimigo da categoria por ter democratizado o acesso à profissão e a defesa enfática do mesmo CFM em relação ao negacionismo bolsonarista e o apoio ao tratamento precoce.

    Responda
    1. Geilson Silva

      Isso mesmo Uma medicina exercida após uma faculdade cujas mensalidades podem chegar a 10 mil reais ou mais, e que só pode ser paga por filhotes de oligarcas e assemelhados, fatalmente resulta no desastre que observamos hoje no país o setor.

  41. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    E tem quem imaginava que era lenda ou ficção a história do médico que vendeu sua alma para o diabo

    Responda
    1. Marcelo Bondioli

      Dizem que Paganini vendeu a alma ao diabo para ser o melhor dos violinistas. Alguns médicos não tem tamanha ambição.

  42. Eduardo Henrique de Oliveira

    Essa insistência em obrigar a receitar vacina é desde o começo. Investiguem se não há algum interesse financeiro por trás disso. Já sabemos que o CRM se submeteu às ordens cloroquinescas do capetão satanaro. Sabemos do caso Prevent. Para desvendar um crime sigam o dinheiro. Se tiver milionários envolvidos certamente não estarão por filantropia. Cadeia neles todos.

    Responda
  43. Eduardo Henrique de Oliveira

    Alguém que se submeta às ordens de um ser como o capetão satanaro está muito abaixo da linha da miséria intelectual, ética, humana. No máximo poderia ser exigido prescrição para quem não deva ser vacinado por algum risco maior. Imaginem as dezenas de milhões de receitas necessárias. Criaram a prevent júnior ? É para enriquecê-la ? Ou a todos os médicos em geral ? Pessoas aguardam anos no SUS para serem atendidas. Genocidas infantis.

    Responda
  44. Lourival Costa

    Já foi dito mas não custa repetir, o governo Bolsonaro é um desastre. O nosso azar é o de que esse desastre acompanha uma pandemia. Se todos têm que ser vacinados para o vírus perder força, deixar de matar e de atrapalhar a vida o que custa mais seres humanos tomarem vacinas? Não custa nada, a fora a bossalidade de Bolsonaro.

    Responda
  45. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Toda morte é aceitável quando é pelo destino de todo o ser vivo. Só não é aceitável quando é por negligência de quem tem a obrigação precípua de cuidar da vida e fica dizendo que ainda é cedo para evitar que crianças morram de covid

    Responda
  46. Cláudio S Silveira

    Sr JF , sempre gostei dos seus artigos. Todavia o que não analisou é que há um risco , tanto de vacinar e de não vacinar. Risco de vacinação- toxidade alta para um ser ainda não desenvolvido é alto, para uma baixa risco de morte. Então não justificaria risco em massa. Parece que querem $$. Questão não é unânime, na sociedade médica. Contraditório é necessário. Calar oposição nunca foi bom remédio . Cadê o diálogo? Cadê as pesquisas? Rolo compressor, você está fazendo parte dele.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Bozominion acéf alo detectado.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não há fundamento científico d as egum no que você está dizendo, não há nenhum estudo apontando toxicidade alta para a vacina da Pfizer. Diversos países desenvolvidos já estão vacinando as crianças. Não vi um único especialista sério contraindicando a vacinação .

    3. marcelo camargo giacomini

      Sou médico. A indicação de se vacinar as crianças é unanimidade entre os especialistas. Os médicos que discordam preteriram o juramento de Hipócrates para apoiar um político.

    4. Edvanio Ceccon

      Cara, em que mundo tu vive???

    5. Elisabeth Schmidt

      Hein?

    6. GIANCARLO DE MARCHI

      Eis mais um cúmplice do Genocida com falsos argumentos. Logo,logo irão voltar de onde vieram.

    7. alex carvalho

      Unanimidade de que a vacina é fundamental no mundo onde a ciência explica o que é uma vacina e o que é uma consequência da não vacinação, as instituições já comprovaram a mais de 100 anos... Mas vcs vivem na ifade média, onde a terra era dita plana e morriam na fogueira quem dissesse o contrário

    8. Fernando Candido

      Desculpe mas isto é mentira. Não há nenhuma morte causada por vacinacao e mais de 5 milhoes de criancas vacinadas nos Eua. O risco benefício não é alvo de nenhuma discussão cientifica. Existem sim os teóricos da pseudociencia, que falam que antiparasitarios curam covid (apesar de serem inuteis), e ao mesmo tempo temem o uso de vacinas seguras e eficazes.

    9. Luiz Fregonesi

      Sim, Cláudio, o Sr. tem razão, Queiroga, Bolsonaro e as madames cloroquinas estão deveras preocupados com os riscos da população. Parabéns em nos lembrar, Jânio de Freitas age com incúria.

    10. Carlos Fernando de Souza Braga

      Cientistas da Anvisa, instituição comandada por um militar escolhido por Bolsonaro, afirmou que a vacina é segura para crianças. Países desenvolvidos estão vacinando suas crianças. De onde vc tirou essas informações que vem mugir aqui? Muito provavelmente vc é um dos adeptos bovinos da cloroquina, né?

  47. Luiz Paulo Barreto

    Perfeito: Papai pagou passou, PPP.

    Responda