Comentários para:

O desejo em rede

VER COMENTÁRIOS EM Muniz Sodre

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LILIAN FONTES MOREIRA

    Gostei da abordagem. Impressionante uma pessoa fazer sexo virtual durante 15 anos e se sentir satisfeito. Como grande pensador da humanidade e dos tempos atuais, importante nos fazer refletir quanto aos riscos de nos entregarmos ao mundo virtual de modo desmesurado.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Estava indo bem até querer dizer que a política também age de modo parecido. Desde que o mundo é o mundo que conhecemos, somos personagens desempenhando um papel. Imagem que pode ter grande ou pequena abrangência: depende principalmente das nossas condições materiais, tradicionais e de influência no meio social. Quanto maior é o poder de personificação, melhor será o caminho percorrido. Há pesquisas para saber a Imagem do político, do juiz, do jornalista, do médico, do empresário, do militar...

    Responda
  3. José Cardoso

    Pensando bem, a paixão amorosa mesmo no mundo real tem esse lado virtual. Muito do desgaste e fim dos relacionamentos se explica porque com o tempo fica cada vez mais difícil fingir que a pessoa real é a projetada pelo desejo.

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    Emile Durkheim diz que o sociólogo deveria se colocar no mesmo estado mental do físico quando este explora uma região inexplorada do domínio científico. Há fatos empíricos no estudo do comportamento humano. O problema é que o sociólogo, às vezes, dá uma estética aos seus dados para encaixá-los nas suas crenças extra-empíricas.

    Responda
  5. MARCOS BENASSI

    Eita, sêo Muniz, vossa mercê se combinou tematicamente com seu colega Schwartzmann? Porque tamos falando de crenças e crentes: o moço da estorinha quis crer que a Terra era plana, e não quis chegar na beiradinha. As câmeras estão aí transmitindo durante todos esses anos, ele é que não quis ver - ficou "a vatar" e "a onanizar" de meda de olhar pra baixo. O eleitor onaniza com seus queridos políticos porque insiste no logro, e acaba na cama com um Ogro. Ou um Bozo, muito pior.

    Responda
  6. Enir Antonio Carradore

    A reificação vem se desenvolvendo por camadas. A matrioska humana extinguiu-se. Agora se inicia a reificação do avatar, no final tudo será token.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      É, caro Enir, inicia com um "token nada"; pena que termina com um Torquemada!