Vinícius Torres Freire > Depois de Bolsonaro, é preciso desbozificar instituições e ideias do país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
´´A desbozificação é mais do que desbolsonarização: tem de lidar também com o pântano em que isso brotou.`` Abaixo os camisas-amarelas!
O articulista aponta alguns caminhos essenciais para o debate da próxima eleição para Presidente. Sem que esse debate se aprofunde e que a sociedade se manifeste a respeito, teremos a reprise de uma democracia capenga, dominada por instituições corporativas poderosas no Estado. Uma reforma polÃtica, além de propostas de polÃticas públicas, é da maior prioridade para o paÃs. Acabar com o poder imperial e autocrático dos 3 poderes. Temos que despertar deste horrÃvel pesadelo iniciado em 2018.
A Alemanha nazista sofreu um processo de desnazificacao feita pelos aliados após a Segunda Guerra Mundial. O governo fascista do bozo também pode ser retirado da memória dos desprovidos de bom senso e em seu lugar vira o melhor Presidente que o Brasil já teve: Luis Inácio Lula da Silva.
A Folha já teve público mais qualificado...
E onde entra a figura jurÃdica da suspeição na atuação do PGR? Deveria se declarar impedido em tudo que envolvesse o Presidente...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Mais que desbozificar será difÃcil desmilitarizar. Porque a maioria dos polÃticos são covardes e adoram cheirar coturnos e os milicos adoram boquinhas e boconas. Os milicos estão em todas as frestas e buracos do serviço publico aqui e no exterior. E é como erva daninha.
Caro VinÃcius, li de primeira o neologismo verbal como "desbostizar", o que pode ser sinônimo, não é?
Ódio petista. Por isso essa rejeição enorme do Lula. Petista tem que respeitar.
Esta dando um trabalho enorme desPTizar as instituicoes!Voce deveria ser grato ao povo brasileiro, por conseguir frear a corrupçao de assolava a todos nos por decadas!Mas fique traquilo, estamos salvos ate 2026 com Bolsonaro na presidencia!
''A verdade é bem outra. A primeira delas é a de que desde o governo Lula deixamos de ser devedores do FMI e até nos tornamos dele credor. A segunda decorre de que também desde o governo Lula fizemos um estoque razoável de reservas que, embora já mordidas pelo atual governo, ainda funcionam com nossa âncora a nos proteger de ataques à moeda.''(A estratégia do Estado arrogante. Por Adhemar Bahadian. No Jornal do Brasil).Por favor, NÃO vendam as reservas internacionais.Caso contrário, o FMI volta!
E o pT??? Muuuuuu
Carluxa??? É vc santa? Aproveitou o espÃrito natalino e adotou o arcanjo como nick?
Caro em que mundo você vive?. O Bolsonaro não ganha a próxima eleição, espero que ilumine o povo brasileiro ao dar seu voto. Se ele ganhar o Brasil vai retroceder tudo que tÃnhamos conquistado no Brasil!
Voltaremos ao Bolsa FamÃlia, ao Minha Casa, Minha Vida etc. Foi pura perda de tempo criar esses nomes exóticos ao gosto dos bozomÃnions.
Desmilicianizar o Brasil. Brasil com mais polÃtica e menos milÃcia! Fora bozo dos infernos!
O neologismo mais adequado é desmilicar o governo.
chora mais mortadela...
Sem dúvida. A torpeza, a desumanidade e tudo quanto há de deletério sujou o paÃs, mesmo que essa sujeira já existisse e Bolsonaro conseguisse "apenas" fazer com que ela mostrasse sua cara imunda sem medo. O que significa que, mesmo com aquela Coisa fora de tudo, ainda haverá muito o que fazer para civilizar devidamente essa terra...
Certo, mas primeiro vamos ter que concluir a despetização e a deslulação que ainda assolam os cantos obscuros da nação e do estado brasileiros.
E lá se vão 5 (CInCO) ANOS e meses de governos-camisas-amarelas (Decorativo e Bozo).
Vamos sim ter de colocar coração nos extremistas de direita. Pois nascem sem coração que está do lado esquerdo do peito. Quem não tem coração tripudia dos pobres, pretos, e só quer benesses para si e para os ricos
Eu vou dar muita risada dos Bolsomions no próximo anos irão levar uma nas urnas!!!!
o choro dos esquerdistas é musica aos nossos ouvidos!
Pelo contrário, querida. Vamos Lulalizar todo o paÃs para começar a consertar a lambança que vcs da direita, e eleitores envergonhados do Bolsonaro, fizeram.
Lula já
Que asneira! Esse desgoverno abriu a tampa do es. goto e com ele veio esse tipo de gente in. culta e sem cérebro.
Que vergonha, Folha de S.Paulo: aceita todos os impropérios e adjetivos ofensivos ao Presidente Bolsonaro. Mas censura todos os meus comentários.
ela também faz isso com os meus... depois o censor publica.
Não é verdade, aceitou o maior palavrão: bolsonaro
Espere 2027. Quem sabe lá a e.squerd.a volte à Presidência.
Tudo isso só vai ser resolvido com a implantação do parlamentarismo no Brasil. Se nao for por meio dele poemos tirar o cavalinho da chuva e o ultimo wue sair apague a luz
Parlamentarismo com nossos parlamentares? Hoje, muito provavelmente, Artur Lira seria o chefe do executivo, com o Centrão com mais poder que hoje, se fôssemos parlamentaristas. É isso que vc quer para o paÃs?
Todos os cargos, todos, deveriam ser ocupados por concurso. Chega de indicação.
Temos que defenestrar o gadonarismo...
PolÃtico tem que trabalhar e cumprir promessas de campanha durante o mandato. E não usar o cargo somente com foco na reeleição. O eleitor deve fiscalizar e exigir resultados. Por essa razão o sistema de reeleição deve ser sumariamente eliminado. O ócio é a arte do vÃcio já dizia Hermann Hesse.
A única saÃda para exterminar a sujeira de ponta a ponta é acabar com reeleição em todas as instâncias,federal, estadual e municipal, e criar outro sistema de escolha dos ministros do STF, STJ, PGR, etc que extirpe o poder de domÃnio e manipulação do Presidente da República sobre estas carreiras de Estado. Cortar o mal na origem é a solução definitiva. O polÃtico que realmente for correto, volta a concorrer após quatro anos e é provável ser eleito novamente. Isso acaba com a corrupção. Simples.
Nao é nada simples, não garante nada! A corrupção está no sistema polÃtico que não tem quase nenhum partido ideológica e programaticamente identificável, as legendas são apenas fachadas de aluguel para acomodar interesses meramente cartoriais. Isso favorece os salvadores da pátria e a dança partidaria fisiológica. Esses partidos estão com quem estiver no poder e o apoiam em troca de benesses de vários tipos. Quem ainda não percebeu isso? O Centrão participa de todos os governos! Alô!
CorretÃssimo, VinÃcius!
Um problema sério é a questão militar. As forças armadas, na falta de inimigos externos, tornaram-se uma espécie de última linha de defesa da propriedade. E cobram cada vez mais caro por isso, inventando inclusive riscos para a propriedade que não existem. É urgente pensar em atribuições para as forças armadas em tempos de paz.
Pau1lo Costa, não delira. A Guerra Fria acabou em 1989. Quem vive do passado apodrece num mundo de pesadelos. Maldita Intentona Comunista, que desde 1935 atormenta a cabeça da milicada. Mentes com formação arcaica, anacrônica e infantil. O General Heleno é a prova viva dessa mentalidade atrasada. É um dinossauro geopolÃtico como você.
O lema desse desgoverno é o inverso de JK, que era cinquenta anos em cinco. O bolsonarismo será regressão de quarenta em quatro, será lembrado como o campeão do atraso, da incompetência, da mamata, do subdesenvolvimento e da mentira.
Criador da máquina do tempo....viagem de volta ao passado.
E retornar aos quartéis os incompetentes que de lá jamais deveriam ter saÃdo.
Perguntas ao doce articulista: 1. Qual governo está fazendo reformas estruturais ? 2. Qual governo não tem casos de corrupção? 3. Qual governo cuida responsavelmente do erário público ? 4. Qual governo teve que enfrentar a maior pandemia de todos os tempos ? 4. Qual governo socorreu empresas e cidadãos tão bem durante a pandemia? 5. Qual governo supriu generosamente todos os estados de recursos para saúde ? 6. Qual governo que promoveu a maior vacinação em massa do planeta ?
Em que planeta você vive? Se vive no planeta Terra não se refere ao Brasil Talvez seja um tal "gente de bem' Nau dos insensatos, pouco se lixando para o sofrimento dos pobres Implacáveis na invenção da estupidez e boçalidades
Querida, acho que vc se confundiu. Aqui na não é o grupo de zap Bozolóide da sua famÃlia. Aqui são os comentários da Folha. As pessoas tem um mÃnimo de informação e não acreditam nessas mentiras que vcs tentam espalhar. Volta lá pro teu esgoto, vai. Lá vc faz sucesso.
Está falando do governo da Nova Zelândia, do Japão, da Finlândia ou da Noruega?
Existem vários paÃses que podem ser citados como resposta, mas com certeza o Brasil está na últimas posições nessas questões.
A vacinação anti-covid-19 aconteceu no Brasil apesar do governo e não por mérito dele. O presidente fez de tudo para boicotar a vacina e continua fazendo ainda retardando a vacinação de crianças.
Esse é que não foi
1. Que reformas? 2. A corrupção se combate, não se desculpa e este desgoverno acabou com o combate. 3. Bozo não enfrentou a pandemia. Por ele, deixaria o vÃrus correr solto. 4. Quem socorreu foi o Congresso. O desgoverno tentou levar o crédito. 5. Os recursos são de transferência obrigatória. 6. A China, com 2,6 bilhões de doses e mais de 80% plenamente vacinados.
Alô Houston... temos um problema.
Como está o clima aà na lua?
Bolsonaro em apenas 3 anos conseguiu fazer o Brasil regredir 50 anos e de sobra trouxe do fundo da internet escura uma parte da população que não tinha coragem de expressar seus preconceitos e violência. Agora possuem e praticam ao vivo e a cores.
Tbem acho q o proximo presidente terá um imenso trabalho p reconstruir este pais. O proximo herdará um pais em frangalhos, desorganizado, economicamente falido, povo pobre, c fome, desmoralizado no exterior cabisbaixo aqui, resultado deste governo caotico. Nao será tarefa facil p o prox presidente. Não poderá ser um aventureiro ou inexperiente. Menos mal q vemos bem colocado nas pesquisas, o unico candidato capaz de fazê-lo. Alias, já iniciou a pavimentacao. Lula.
Lula terá apoio do mundo todo, pelo menos a parte civilizada, para reconstruir o Brasil.
Único? Tá mal este paÃs mesmo.
Vinicius, esse foi nosso assunto na mesma do café da manhã. Você foi cirúrgico e didático. Fica a pergunta: quem terá coragem de uma iniciativa gigantesca , porém inadiável?
Padilha: lembra do Collor? Caiu pelo mesmo motivo da dilma... E a dilma é tão boa que nem convidada para o Jantar em Homenagem ao Geraldo Alkimim foi.
Lembra da Dilma Rousseff, a presidenta enxotada? Pois é, diante dos seus teclamos populares de 2013 ela foi a única a lançar uma proposta para equacionar a situação do paÃs, prontamente rechaça por todos, um plebiscito para o povo decidir se queria uma mini constituinte para fazer a imprescindÃvel reforma polÃtica. A sociedade não quiz, preferiu depo-la!
Todos nós povo e polÃticos democratas
Não esquecer de incluir a imprensa
Excelente artigo, apoiado.
Pois é, o mundo gira e a Lusitana roda. Sabe quem, em meio a uma revolta popular sem precedentes, fez a única proposta para tentar dar conta dessa balbúrdia toda, esse caldo de cultura que favorece o surgimento de monstros? Nada menos que a mais do que execrada e golpeada ex presidenta Dilma Rousseff, que propôs a realização de um plebiscito para que o povo decidisse sobre a instalação de uma mini constituinte para tratar da reforma polÃtica, a mais crucial de todas Â…
Padilha: lembra do Collor? Caiu pelo mesmo motivo da dilma...
Padilha: lembra do Collor? Caiu pelo mesmo motivo da dilma... E a dilma é tão boa que nem convidada para o Jantar em Homenagem ao Geraldo Alckimim foi. Golpe? O marqueteiro fala e vocês vão atrás repetindo: golpe, golpe, golpe... Collor também foi golpeado? Golpe foi em sessenta e quatro.
Um ninho de bozogafos Tinha quatro bozogafinhos Quem desbozificar o ninho de bozogafos Bom desbozogaficador será
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk, é trágico mas só rindo!
Por incompetência e absoluta ignorância, no sentido mais abrangente da palavra, Bolsonaro expôs a vergonha e a promiscuidade entre os poderes da república. Andamos 50 anos para trás e estamos vivendo a Espanha de Franco, com um negacionista arremedo de presidente.
Baita comentário.
A solução passa pela extinção imediata dos 40 mil cargos de confiança, automatização da gestão pública, redução em 50% da máquina pública, mudança na lei do concurso público que testa a decoreba -, para escolher os melhores candidatos preparados para o exercÃcio da função.
Principalmente os formados pelas instituições públicas, que ao meu deveriam retribuir ao paÃs, o que adquriu gratuitamente.
Reforma administrativa—, libertar o orçamento das ganância dos burocratas. Gastar 4/5 do orçamento com funcionários públicos e aposentados é assalto ä mão armada na mesa de 140 milhões que vive na miséria.
Péssimo diagnóstico e péssima proposta. O que tem que ser feito já foi muito bem dito pelo Vinicius, resta saber como viabilizar e exigir essas reformas, elas sim, cruciais para que outras sejam feitas democraticamente. Sabe quem propôs uma mini constituinte para fazer a reforma polÃtica? Nada menos que a execrada e golpeada presidenta Dilma Rousseff em pleno 2013. Sabemos todos qual foi a resposta da sociedade !
Raramente concordo com o articulista, mas tem razão com relação ao despreparado Presidente. Também poderia propor o mesmo para essa Folha, da qual pela qualidade atual, ele se transformou em um dos principais nomes. Que tal também para a justiça, com o STF, que libera presidiários e Cancela penas de corruptos. Muita descontaminação precisa ser feita.
Quando seu/sua filho(a) for preso(a) e você, depois, descobrir que o juiz que o/a mandou pra cadeia agiu mancomunado com a promotoria/acusação, você manterá esta mesma opinião ?
Realmente muita descontaminação será necessária, notadamente a descontaminação dos bozofrenicos reacionários (aliás bozofrenico e reacionario é redundância).
Discurso de ódio.
Tirar a mamata dos militares que preenchem milhares de cargos nos órgãos do governo. Fazer eles compreenderem o papel deles, que eles não são um poder de estado. Acabar com este ranço golpista que povoa o paÃs nos dias de hoje. São as tarefas mais sensÃveis e difÃceis para o próximo governo.
O primeiro passo é reduzir o tamanho dessas forças e profissionaliza-las, sem se incomodar com os esperneios que virão. Uma forte e decisiva intervenção na formação dos militares para incutir-lhes a sua total subserviência a Constituição e ao poder civil e a proibição total para que ocupem cargos polÃticos e na administração pública.
De um ninho de Bozogafos, Vêtêfê, criou-se um paÃs de Bozogafinhos. Quem o desbozogafizar, belo democrata será. Mas não vai ser fácil: essa Milicaiada vai largar a boquinha de boa? O centrão, Bozofrênico de ocasião, qualquer-coiso-frênico por vocação, se acomodará à ordem republicana? Bozogafinhos variados resistirão, em nome do desplante e das vastas possibilidades de uma polÃtica e justiça autoritárias e personalistas. Será longo trabalho, esse de re-civilizar o Jângal Bozofrênico...
Não sou vidente, mas, digo: seja quem for o próximo presidente o Centrão Governará! E quando perceber que o barco está afundando, saltará para a margem. Foi assim na Ditadura Militar! No Collor, Dilma. O Centrão governou, governa, e governará, com todos: Ditadura Militar( do meio para o fim!), Sarney, Collor, Itamar, F H C, Lula, Dilma, bolsonaro... em vinte e três quem ganhar: Centrão governará! Tem que acabar com infinitas reeleições para o Legislativo.
A tendência do capitalismo com a taxa de lucro quase zero e com desemprego estrutural crescente é mais desigualdade menos polÃticas públicas e mais revoltas irracionais dos sujeitos consumidores impedidos de consumir, até nos paÃses ricos. Não há plus de democracia liberal que resolva.
Ora, VinÃcius, não seja ingênuo ou mal intencionado. Isso daÃ, de que é preciso criar meios para que o governante seja rápida e constrangedoramente chamado à s falas ou ao tribunal, nós já vimos acontecer. É só o governante, se for mulher, fica mais fácil, contrariar a mÃdia e a banca, com a intenção de estabelecer um estado de bem-estar social. Estado policial, tudo bem, do que não se pode tratar é da distribuição de renda e combate à s desigualdades.
É uma observação interessante. Visto que a maioria dos deputados é formada por gerentinhos da elite escravocrata brasileira, que a imprensa é a porta-voz dos seus interesses e a estrutura jurÃdica a protege, como essa mesma elite permitirá reformas que possam ir contra o seu interesse? O tal semi presidencialismo, que ela tanto quer, é uma clara manobra para tirar o poder de partidos de esquerda que conquistarem a presidência.
E para desbozificar será necessário muito diálogo e união, razão pela qual para tanto devemos eleger um presidente e um congresso respnsável. Lula é um polÃtico experiente e já mostrou que é capaz de governar para todos. E que no passado foi competente para incluir nas polÃticas públicas os mais necessitados. Lula é o polÃtico que reúne as condições para desbozificação do paÃs e suas instituições.
@neli. O mesmo vale para a sra. Pare de analisar as questões com olhos ideológicos. Procure estudar um pouco... se for para voltar no tempo, quem começou e lutou por um programa de renda mÃnima?
Tadeu: o pt uniu os Programas Sociais criados pela Ruth Cardoso ,Governo Fhc, num programa só: bolsa famÃlia. Pesquise direito. E o pt torrou dinheiro público em propaganda para iludir os incautos. Daqui a vinte anos dirá que foi bolsonaro quem criou essa renda Brasil? Ah, não votei para fhc em noventa e oito, portanto escrevo imparcialmente. Pare de analisar a história com olhos ideológicos.
Ruth Cardoso criou o bolsa famÃlia??? O Programa Bolsa FamÃlia (PBF) foi um programa de transferência de renda do Governo Federal, sob condicionalidades, instituÃdo no Governo Lula pela Medida Provisória 132, de 20 de outubro de 2003, convertida em lei em 9 de janeiro de 2004, pela Lei Federal n. 10.836. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolsa_Fam%C3%ADlia
É nada! Para acabar com a desigualdade só tem um meio: investir na Educação. Desde a tenra idade.Investir em faculdade, por mais meritório que seja, deixa um rastro educacional no passado: ensino infantil, primário e médio. É ali que se deve investir. Dar bolsa famÃlia(Criação de Rute Cardoso!), excelente, só que é paliativo.Ajuda no presente mas não investe no futuro! Investir em Fundão(pt uniu ao bolsonarismo!) e torrar dinheiro público em autopromoção, visando iludir os incautos,não!
Iludido!O Lula/pt sempre dividiu: nós x eles.Na Indireta, pt expulsou os deputados...votaram para o tancredo. Em 85, São Paulo, preferiu dar a vitória a Jânio a apoiar fhc. Erundina ministra do governo Itamar a expulsou,ou a convidou a. Votou contra o Plano Real! Votou contra a Reforma da Previdência do fhc. É o menos indicado para ser o conciliador,a união,Nacional.Quem seria?Não tem!Os PolÃticos só pensam em si mesmo,em seu projeto de poder. O Brasil existe para o bem estar dos PolÃticos!
Sim, porque a desbozificação tem que ser mundial. bolsonaro estragou a imagem do Brasil no mundo todo, daà só Lula para resolver isso. Lula 2022.
Desbozinificar é simples - é só tirar a caneta e proibir o uso de celular pelos antibozos, que aliás, diga-se de passagem, são uns idiotônicos.
A única saÃda que um fascistóide sem argumentos enxerga é proibir o contraditório. Eu, ao contrário, incentivo: venha mais vezes mugir suas opiniões. Divirta-me!
Belóide, como é lindo ouvi-lo rocinar. Teve treino profissional>
Excelente, ao sugerir medidas e reformas que realmente deveriam ser consideradas a sério.
Bolsonaro em apenas 3 anos conseguiu fazer o Brasil regredir 50 anos e de sobra desenterrou do fundo da internet escura uma parte da população que não tinha coragem de expressar seus preconceitos e violência. Agora possuem e praticam ao vivo e a cores.
Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sétima economia mundial, PIB multiplicado por cinco, reservas internacionais multiplicado por dez, emprego pleno, aumento do salário mÃnimo em dólar em três vezes e meia, dÃvida lÃquida do setor público reduzida pela metade, dobrou a produção de veÃculos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, dezoito universidades criadas, duzentos e quatorze escolas técnicas..quer mais?
Ao Marcos aà embaixo: os polÃticos do PP, PL etc que roubavam nos governos petistas são hoje da base do bozo e continuam roubando. Memória seletiva é achar lindo bozo abraçado ao Valdemar da Costa Neto.
Lula e Dilma conseguiram, em treze (eita número mal dito esse!!!) anos, realizar o maior sequestro de recursos públicos pertencente ao povo brasileiro em 522 anos de sua existência. Muito pouco provável que esse recorde venha a ser superado tamanha a volúpia com que os criminosos entregaram-se à prática criminosa. Petra lhas e ovelhas parecem sofrer de amnésia como se um passado bem recente não tivesse existido e sido comprovado. DifÃcil que um paÃs evolua quando seu povo é cego e surdo.
Caro Eduardo Rocha enquanto leio Shakespeare e Brecht vc muge. Mas cada um gosta de uma coisa né? Eu respeito seu gosto. Fica na paz
Muadib. Lula não foi inocentado, está na justiça de BrasÃlia. Foi condenado em terceira instância por 9 juÃzes. Moro +8. Mas pra vc ele é um santo inocente martirizado, não teve mensalão nem petrolao certo? Nem existiu Rosemary né. Grande homem e marido exemplar certo (contém ironia)...
Tava indo tão bem amigo, patinou no final. Marreco, bozo e o molusco, são todos iguais. Não soube do ex governador daqui do rio, que também foi juiz? São diferentes, mas são iguais e é que entende.
Lula foi inocentado pela instância jurÃdica máxima do paÃs. Se você prefere prender os ladrões, então não pode estar ao lado do marreco, que foi mostado claramente ser cor rupto.
Rebanho de ovelhas? Carneiros têm chifres só que curtos.
Waldo, pelo jeito, entendes de chapéu com chifres. Conte-me um segredo: é bom usar?
Espero que Marcos tenha comprado já seu chapéu com chifres para a tentativa de invasão do Congresso que o gado fará, quando bozo perder. Imitação do Trump. Se não comprou, tudo bem... a exemplo do seu mito, para muitos bozistas o chapéu é redundante.
SÃlvio, até desenhando, como fizeste, fica difÃcil o entendimento para seres como o Waldo. Não perca seu tempo. Ovelhas só sabem andar uma atrás da outra sem agir próprio e balir sempre os mesmos sons. Repetitivas e sem qualquer personalidade, têm comportamento de manada: siga o lÃder.
Caro SÃlvio, você é provavelmente um bozista arrependido. E ainda acha que pode dar lição de moral nos outros. A propósito, quem prende ladrão é a polÃcia, não o juiz. O juiz deve julgar de forma isenta, sem participar da acusação como fazia o marreco, pelo menos na lavajato. Chama Lula de deus-moloch e acha que ódio é o que os outros professam, né hipócrita?
Esse VinÃcius é, realmente, uma piada pronta. Que tal, antes de desbozificar as instituições e ideias do paÃs, despetralhar a nação? Foram treze anos de aparelhamento continuado que permanece até hoje. Talvez a maior sequela seja o Superior Tribunal Fal catrua que tantos prejuÃzos tem imposto ao paÃs além de faculdades e órgãos reguladores. Que tal,antes de desbozificar as instituições e ideias do paÃs, deslulizar a cabeça de ovelhas cegas que querem votar no maior corr upto que o paÃs conheceu?
Apoiado! Tá dificil es olher o menos pior.
O maior cor rupto que o paÃs conheceu pelo que sei é o geno...a noivinha do Aristides.
Mas de novo o petê? Fica assim não, amiguinho. Em janeiro de 2023 o homem estará de volta.
Marcos, de uma coisa você não tenha a menor dúvida ! Se aparelhamento houve em governos petistas, essa prática está, hoje, multiplicada por dez !!
Que tédio, hein, serrinha?
Disse o gado bozificado.
Zzzzzzzzzzz
Tirar do ogro para dar a Arthur Lira? Qual a diferença? Melhor um evangélico no STF que um coronel alagoano
Hein?
Não tem como minorar o problema da politização das forças armadas sem uma auditoria e modernização da formação que é dada nas escolas militares. Lá sim precisamos urgentemente de "Escola sem Partido". Sem acabar com a lavagem cerebral, continuaremos a financiar com nosso dinheiro a formação de militares que ameaçam à democracia e a nós mesmos.
Óia, dona Bene, pra isso é necessário que a Bozonéscia copie dos sobrinhos de Sam o profissionalismo de suas forças armadas: tá bão, é tudo meio reaça, mas tem dignidade e formação democrática básica. Não vai rolar nem com feitiçaria Gesserit! Muito menos com a macumba televangélica.
Nós já temos um Paul Muadib aqui. Agora, a Bene Gesserit. Por mim, tudo bem, adoro Duna.
"Moro num paÃs tropical, abençoado por Deus..." Lembram-se desta musica? Só que não consigo ver esse abençoamento...Nosso Brasil não decola...Estamos sempre estagnados...
6kkkkkkkkkkkkkk Gostei da analogia, mas não apóio o candidato
Os acordes e as letras entoavam uma quimera. Sonhar é preciso mas Nietzsche era mais enfático: o prolongamento do sofrimento pela esperança.
O fim do fisiologismo passa por se ter partidos comprometidos com um projeto nacional. DeverÃamos, também, trocar esse presidencialismo de coalizão pelo parlamentarismo. Os ocupantes de cargos polÃticos, em Tribunais Superiores, deveriam ser indicados pelos próprios juÃzes, de primeira e segunda instância, e aprovados pelo Senado, após sabatina, sem interferência do Executivo.
Parlamentarismo foi criado apenas para manter os privilégios de reis e rainhas tornando-os atrações turÃsticas. Não precisamos eleger um rei ou rainha a cada 4 anos
Concordo que as questões devem ser debatidas, Carlos. Mas não tenho confiança suficiente no Congresso para apoiar o parlamentarismo. Imagine que se o Brasil fosse parlamentarista anos atrás, o primeiro ministro seria o Cunha.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Depois de Bolsonaro, é preciso desbozificar instituições e ideias do país Voltar
Comente este texto