Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wilton Cardoso

    Uai, não sabia que os fascistas mudaram de nome para libertários.

    Responda
  2. Cristina Cabral

    O Anarquismo era libertário, em todos os sentidos. Neofascismo é a perda das liberdades, especialmente a de pensar diferente da caixinha conservadora. Relacionar conservadores extremistas com libertários é desvio semântico e de caráter.

    Responda
  3. Dimas Floriani

    O autor sequestrou do anarquismo a expressão libertarismo. Acho equivocada esta designação pois cria curto circuito semântico com a origem do termo. O anarquismo foi exrpessão extrema de libertarismo, contra o Estado, contra o capitalismo e em nome da liberdade individual que não deveria curvar-se frente às instituições. O que Kast e Milei representam,incluindo o insignificante e semi-letrado presidente atual do Brasil, é uma caricatura do neofascismo e do ultra-liberalismo. Nada mais.

    Responda
  4. José Cardoso

    Esse discurso talvez se possa compreender como um contraponto à balcanização social, onde cada grupo tenta defender seu próprio interesse, desligado de uma perspectiva universal. Como a perspectiva de uma economia socialista de planificação central se mostrou inviável, as formas mais comuns de família e de empresa são a experiência prática de sociabilidade da maioria da população.

    Responda