Opinião > A sombra soviética Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Os trabalhadores, aqueles que vendem a força de trabalho, foram os grandes perdedores com o fim da URSS, ela era um freio importante para amenizar a exploração do trabalho, temerosos de uma revolução que os privaria da propriedade privada dos meios de produção, a classe burguesa deu anéis para preservar os dedos, sem um contraponto, o Estado do Bem Estar está indo a pique, direitos conquistados são solapados, aumenta a riqueza de poucos e a miséria de muitos !

    Responda
  2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O liberalismo , que tem mais de 300 anos , e até hoje não deu certo, gosta de falar mal do comunismo/socialismo , com uma experiência de 100 anos que falhou, e outra de metade disso que se tornou a segunda maior potência. Problema os dois polos tem , mas o editor , como todo bom liberal mente descaradamente , pra tanger o gado.

    Responda
  3. Marcelo Santana

    A URSS foi um experimento macabro, o proprio marx não reconheceria seu manifesto comunista naquilo. Até pq ele escreveu uma utopia e nunca se deve por uma utopia no mundo concreto. Vamos estudar ai gente.

    Responda
  4. José Cardoso

    Algumas grandes empresas estatais em certos setores como continua a existir na China não trazem tanta ineficiência. O que sufocou a URSS, (e continua sufocando Cuba), é o dogma de que tudo, das fazendas ao transporte de carga, da construção civil à de material elétrico, deve ser estatal.

    Responda
  5. josé SOARES

    Graças ao capitalismo neoliberal o Mundo respira justiça social,povos bem alimentados e governos democráticos e íntegros,ausência de milícias e violências nos campos e nas cidades.

    Responda
    1. Max Morel

      Você viu, José, o pessoal não entendeu sua ironia. Esse é o problema de ser irônico na escrita. Quando ao conteúdo do seu comentário, como dizem muitos, o capitalismo é o pior sistema que existe, excluídos todos os outros ainda piores.

    2. Marcelo Santana

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. ADRIANO ESPINDOLA CAVALHEIRO

      Onde?

  6. ADRIANO ESPINDOLA CAVALHEIRO

    O cunho ideológico desta Folha, transforma o artigo num poço de superficialidades. Por exemplo, deixa de separar o estado operário em construção por Lenin, Trotsky e outros, da aberração totalitária que se transformou a experiência soviética, em decorrência da burocratização, extremamente potencializada por Stalin e seus séquitos, colocando um sinal de igual entre ambos. Deixa de fazer quaisquer análises dos motivos pelos os quais há uma tremenda decepção com a restauração capitalista.Lamentável

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      Em que lugar desse planeta existiu alguma vez um "estado operário" que não se transformou em uma "aberração autoritária em decorrência da burocratização, etc..."? As democracias capitalistas até podem ser acusadas de concentrar riqueza, mas só os idiotas não veem que as experiências socialistas distribuem miséria, atraso e ditadura.

  7. Jose L F Trindade

    O sino. Um sino que a F badala: olha o risco da volta da esquerda. Ridículos. Editorial mektref

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.