Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo de Lima Lima

    Penso que o problema de um governo mau não é causar envelhecimento, mas sim, sugamento. Isto é, um governo mau, um presidente com política da morte (necropolítica) suga nossa energia vital, vampiriza nossa esperança, obriga-nos a não ver luz no fim do túnel. Um presidente sem compaixão, sem empatia, sem polidez, sem dignidade, sem respeito aos sofrentes, veja agora as enchentes e os desabrigados e desalojados, onde ele está?

    Responda
  2. Antonio Eugênio Duarte

    Folha SP, como vcs publicam uma coluna como esta do joao wainer e não deixam espaço pra comentários?

    Responda
  3. José Cardoso

    A história me lembrou do velho filme 'horizonte perdido', só que ao contrário. Quem saísse de Shangri-la começava a envelhecer rapidamente. No caso da pandemia tem um pouco disso: a casa de cada um se tornou uma espécie de refúgio no Himalaia, onde acreditamos estar a salvo da morte.

    Responda
  4. Jacqueline Parmigiani

    Mas afinal, o que se poderia esperar de um conservador? Alguém tinha dúvidas de que isto, ou algo pior, poderia acontecer?

    Responda
  5. marenildes silva

    Não concordo que bozo fez um tumor da política não, acho que ele talvez tenha aumentado o tumor existente desde a descoberta do brasil. Pra mim, o que diferencia bolsonaro dos demais, é que os outros, são os come quietos, dando um cala boca aqui, outro acolá e se perpetuando nas tetas do povo e o bolsonaro se acha onipotente, quer ganhar na marra e na corrupção óbvio, como todos fazem e fizeram.

    Responda
    1. marenildes silva

      Como a folha censura quase tudo que participo, as vezes acabo esvrevendo 2 vezes o mesmo tema, já que não é publicada de imediato, aí faço a segunda mudando algumas palvras e acabam sendo publicadas as 2

  6. marenildes silva

    Descordo que bozo fez o tumor, acho que ele aumentou o tumor que sempre existiu, e se os governos anteriores não tivessem devastado o país, mesmo com bozo e apesar do bozo, o situação seria menos trágica. O que diferencia o bozo dos demais pra mim, é que os outros são do tipo morde e assopra, dá um cala boca ali, outro acolá e o bozo ganha na marra

    Responda
  7. MARCOS BENASSI

    João, caríssimo, volta não. Fica pelaí mais um pouco, provavelmente é mais saudável. Falar procê, quando voltei daí, fiquei feliz, mas foi por pouco tempo e por coisa pequena: saindo de um inverno Minhoto, chuvoso e gelado, cheguei aqui numa tempestade tropical de carnaval: que deleite! De resto, só restos: perdemos vergonhosamente a copa, perdemos vergonhosamente a Dilma - ok, tava mal mesmo, mas o método foi vexaminoso - ganhamos temer e, para cúmulo, o Bozo. Ficaí, João, ficaí!

    Responda
  8. Fernando Costa

    Vários são os aspectos que poderiam ser objeto de comentário. Vou me fixar em um apenas: querer os amigos de volta... Pois não sei se vale a pena. Entre os bolsonaristas há ignorantes nos dois sentidos: os que não sabem nada sobre nada e os que fazem arminha com os dedos e que no fundo gostariam de dar tiros reais nos que se opõem ao "mito". Na real essa gente sempre foi o que agora demonstra. Só estavam esperando um Bolsonaro aparecer. O momento preservar amizades já é ultrapassado há muito.

    Responda
    1. Fernando Costa

      E digo mais: me surpreende saber que convivi muito tempo com alguns desses bolsonaristas sem perceber o que tinha por baixo daquele verniz enganador.

  9. Luiz Candido Borges

    Me parece que o Coutinho nunca entendeu plenamente o significado e consequências do Bolsonaro. Não é uma teoria, é uma prática de destruição total do país, física e institucional. Quer saber, melhor para ele permanecer distante deste horror!

    Responda
  10. Victor Martin Quintana Flores

    A grande mensagem da reportagem é: deixa esse personagem sair e receba (no meu caso de volta) os amigos, os familiares e colegas. Isso vale mais s pena do que o prejuízo da falta de convívio por este motivo quase torpe. Eu já tinha ouvido isso de amigos de verdade. Foi agradável ouvi-lo neste reportagem. Agradeço por isso, e os leitores atentos com certeza também. Grato.

    Responda
  11. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Gostei do artigo (ainda mais que fala mal do Bozo!) , mas essa : "...trazer o conservadorismo pro século 21..." Eh tão realista quanto "...levar a modernidade para o século 17..."

    Responda
  12. Eduardo Henrique de Oliveira

    Minha teoria é que o cavalão ao se espatifar de paraquedas morreu e, nas trevas do inferno fez um pacto com o demo que o permitisse voltar ao mundo onde conseguiria milhões de adeptos para adorar o chifrudo e causar mais de 600 mil mortes agonizantes e terríveis reunindo sob o seu comando o maior grupo de serviçais de satã nas primeiras fileiras do um manda e o outro obedece.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pacto, nada, caro Eduardo: mefistófeles mandou desinfetar a cela do Bozo - também a sela - e o expulsou rapidamente do inferno. Lá é um lugar decente, de pagamento de pecados, que não admite trambique, pagamento em dinheiro ou desvio de responsabilidades. Soda-fe o Brasil, que criou o estrupício, não o inferno...

  13. Fernando josé dos Santos

    Nós sabemos que Lula foi acusado de corrupção e também sabemos que Bolsonaro tem seus podres também. No entanto, é sabido que diversas políticas públicas importantes foram realizadas e muitas implementadas, ex. a transposição do rio são Francisco, pagamento da dívida externa, agronegócio, bolsa família, sem falar na humildade e vontade de ajudar o povo, e etc, nos governos anteriores. Qual pesa mais na balança política.

    Responda
    1. marenildes silva

      Pelo que vi, a transposição estava parada, mais uma das obras faraônicas que talvez ficasse inacabada. brasil sendo brasil

  14. sérgio dourado

    Foram os 4 anos mais desgastantes que já vi na política.

    Responda
    1. marenildes silva

      Engraçado, todo governo tem seus descontentes, sempre ouço reclamações então, a impressão que tenho é que ninguém agrada 100% como dizem os mais religiosos: "nem cristo agrada a todos", imaginem os humanos corruptos.

  15. Lourival Costa

    A sensação que tenho é a mesma. As vezes tenho inveja de quem se foi, pois dois anos ou um pouco mais em situações de máscaras, confinamentos, isolamentos, vacinas e asneiras de Bolsonaro provocam um envelhecimento de quarenta ou cinquenta anos. Tudo que era novo ficou velho e só Bolsonaro continuou velhaco.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, ótema!

  16. Fernando josé dos Santos

    Todos os políticos, por mais hipócritas que sejam, almejam o cargo de presidente da república, e Bolsonaro não seria diferente.Partindo do princípio que para ser eleito e preciso alguém votar em um candidato competente, eu pergunto, quem é mais hipócrita, aquele que se candidatou ou aqueles que o elegeram, sem ao menos procurarem saber de sua vida pregressa, sim, porque quem passa quase 30 anos como deputado sem ter um único projeto aprova serve? Portanto, Bolsonaro não tem culpa dessa situação.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Fernando José, acredito que uma boa parte dos eleitores do Bozo não foi hipócrita, muito ao contrário. Estes compõe o "núcleo duro", eram bozistas antes deste se candidatar e assim continuarão após sua partida. É aquele pessoal bruto, homofóbico, que não sabe, não quer saber, tem raiva de quem sabe e briga com quem quiser ensinar; inseguros, procuram o abrigo das armas, só reconhecem a supremacia da força. O respeito pelos outros é um mito ameaçador. Creio que chegam a uns 15% do eleitorado...

    2. Fernando josé dos Santos

      Marcos, eleger um presidente da república é um ato de grande responsabilidade, são vidas que importam, não é um joguinho de futebol não, quem elegeu Bolsonaro, além de ter sido hipócrita foi também muito irresponsável em votar sem conhecer o candidato, soltou meias dúzia de palavras já foi eleito. Vamos ver na próxima se aprenderam a lição de casa!

    3. marcos gomes

      Fernando José voce esta dizendo claramente que quem votou no Bozo é hipócrita é isso né? eu acho que são somentes lerdos mas respeito o que acha!

  17. Hans Rauschmayer

    Nas conversas a discussão sobre antidepressivos virou corriqueira. Sem dúvida, a certeza de que este governo está procurando fazer sempre a coisa errada e danosa multiplicou os efeitos da pandemia.

    Responda
  18. niemeyer franco

    Não foi Bolsonaro que fez da política um temor - Bolsonaro é temor desde anos 80, verifiquem "bomba na vila militar". Temor foram os 57.000.000 da idiotia que em 2018 elegeram um mili ciano.

    Responda
  19. niemeyer franco

    Não foi Bolsonaro que fez da política um temor - Bolsonaro é temor desde anos 80, verifiquem "bomba na vila militar". Temor foram os 57.000.000 da idio tia que em 2018 elegeram um mil iciano.

    Responda
  20. luiz jose almeida fayad

    Sim,é verdade,as sombras da caverna são a minha única realidade,como posso imaginar um mundo diferente deste?é impossível,as sombras me assombram,tomam conta da minha mente,eu não consigo pensar em mais nada.

    Responda
  21. Aristides Bueno junior

    João dória futuro presidente do Brasil Aguardem. O melhor governador do estado de São Paulo de todos os tempos.

    Responda
    1. marenildes silva

      Meu Deus! Talvez se a nossa imprensa não fosse partidária, os canditados e politicos atuais não existissem. Não sou politizada infelizmente, mas noto, que a maioria não quer uma politica republicana, mas sim, uma politica que lhes beneficiem, que se dane o coletivo para a maioria. Basta ter uma boa lábia ou boa aparência já meio mandato ganho.

    2. MARCOS BENASSI

      Jesus da Goiabeira, Aristides: o Bozo é ruim, mas não precisa baixar tanto o sarrafo. O EngomaDória, não serve nem para melhor "poster Boy" sócio-democrata do ano... Nem a coronavac o redime.

    3. marcos gomes

      Que tal por o marreco como vice do Doria e aí o jargão DORIRRECO !!!!

    4. Robson Simões

      Eu heim!? Aparece cada "aristides " nos Comentários. Espero que não seja o sargento que "fez" o Bozo na escola de cadetes .

    5. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      rararara faz-me rir ! sonhar não custa nada !

    6. Aristides Bueno junior

      É

    7. Carlos Fernando de Souza Braga

      É o que acorda moradores de rua no inverno com jatos de água gelada?

  22. Aristides Bueno junior

    João dória futuro presidente do Brasil Aguardem. O melhor governador do estado de São Paulo de todos os tempos.

    Responda
  23. Gil Almeida

    O Bozo não é um vírus. O COVID foi um erro da natureza que ocorre de tempos em tempos. A boa notícia é que no final, a natureza se auto corrigi, o que parece ser o caso do ômicron. O Bozo nasceu torto e cuidou de piorar com o tempo. O eleitor não podia prever os estragos do vírus, mas o Bozo disse que vinha para fazer o que fez - quebrar e arrebentar. O vírus deixa a sua carga genética, mas o Bozo pode ser vomitado em 2022. Não dá para desejar feliz ano novo, porque ainda será um ano Bozo.

    Responda
  24. Maria Lopes

    Viver aqui durante os tempos Bosssalnaaros é um tormento diário. Alguém vivendo fora do país não pode ter a mais pálida ideia do que seja. Uma doença coletiva. Que já estava em gestação ou não teriam eleito esse tra-ste esse li-xo. A culpa é de quem o votou. Não há desculpa para terem votado nesse li-xo humano.

    Responda
    1. Max Morel

      Concordo que a maior culpa é de quem votou, mas parte significativa da culpa é de Lula que não apoiou Ciro, que teria vencido no segundo turno. Parcela significativa votou contra o PT e suas fal ca truas.

  25. RICARDO BATISTA

    Às vezes o olhar estrangeiro ajuda a nos situar. Devem estar espantados : Como um personagem assim medíocre, se torna tão onipresente e faz refém um país de 200 milhões? Na Copa os visitantes já tinham reparado que o povo brasileiro não é aquela alegria toda de que se gabava ser. Agora piorou. Estamos sendo governados pela escória da escória. A caquistocracia da caquistocracia.

    Responda
  26. Raimundo Pires de Oliveira

    O governo atual surgiu pela necessidade de se opor á corrupção e o desgoverno do PT. O que pensávamos ser a solução não passou de uma ilusão: apenas trocamos seis por meia dúzia. Hoje temos um líder incompetente, patético truculento e uma lista infindável de maus adjetivos, que age apenas em defesa de sua família. A atual conjunta política parece nos levar a escolher entre o que hoje é péssimo e o que ontem era tão ruim ou pior ainda nas próximas eleições. Que venha uma terceira via!!!!

    Responda
    1. Raimundo Pires de Oliveira

      Quando empreguei a primeira pessoa do plural no meu comentário, especificamente no trecho “ … que pensávamos ser a solução …”, não quis me referir a mim, mas ao povo brasileiro como um todo. Eu me incluo nessa todo por fazer parte da nação, mas, de fato eu não votei em nenhum desses candidatos no primeiro turno. E no segundo, por falta de opção, tive que depositar um voto nulo na urna.

    2. marenildes silva

      Amigo, uma vez ouvi de um conhecido, que como eu, tambem não é entendido de política, que pessoas que querem realmente gazer mudanças significativas, não conseguem nem se inscreverem em siglas, e se conseguirem, serão trucidados antes mesmo de chegar a algum lugar, aí penso, que todos que lá estão, tem seu projeto pessoal de vida e não de nação. Infelizmente não tenho esperança de nada mudar, porque pode até mudar o agente e o interesse, mas o povo não será o foco

    3. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Para os que não gostavam nem gostam do petê, havia um candidato ideal para receber este votos ! Álvaro Dias ! O sujeito baba pelo canto da boca, tamanha a raiva que tem do petê e de Lula ! E tinha/tem experiência administrativa, por já ter sido governador do Paraná. Sem esta estorinha de dizer que não havia opção ! Lula e o coiso, nem de longe, se equivalem ! Extremista só há um; e é o cara em quem vc votou

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Havia oito candidatos de direita no primeiro turno pra "tirar o PT do poder". Todos (muito) melhores (ou menos piores, a depender do ponto de vista). Vocês escolheram um sujeito homofóbico, fascista, racista, que defende a ditadura e o assassinato de adversários e cujo ídolo é um militar que torturava mulheres na frente dos filhos. E não escondia isso de ninguém. Votou nele quem concordava com suas ideias. Sejam menos covardes.

    5. Fernando Ramalho

      Pensavam ser a solução? Não nos façam de idiotas! Todo mundo sabia quem era Bolsonaro, e que seu discurso era uma farsa em alto e bom tom do velho político. A única coisa real no seu discurso é que era apoiador da ditadura e de torturadores, armamentista convicto. E não me venha com essa conversa de que ele e Lula sejam 6 por meia-dúzia, isso é choro de cego.

    6. Max Morel

      Concordo totalmente.

    7. Maria Lopes

      Não, não trocamos 6 por meia dúzia. Isso deve ser a procura de álibi para seu voto em um deputado que em 30 anos mostrou que era um li-xo. Havia outras opções no primeiro turno mas escolheram ímpios de todos. Um li-xo como homem, como pai, como deputado e como presidente.

  27. SOLANGE AP LISBOA

    O jornalista deveria entender o motivo de seus amigos, que ficaram aqui no País, de acabarem falando sempre do mesmo tema. É uma catarse necessária para milhões de nós, que moramos aqui. E ele, que mora em outras plagas, bem longe daqui, e escreve que o nosso problema é apenas um detalhe para o mundo, não tem, no mínimo, empatia (para usar a palavrinha da moda) nem com os amigos, nem com o Brasil.

    Responda
    1. Maria Izabel Costa

      A mortandade é mero detalhe,?

    2. Maria Izabel Costa

      Concordo plenamente. Venha cá tirar reais conclusões e não ficar sonhando o que ocorre aqui. Empatia!!

    3. MIGUEL TANUS JORGE

      A destruição da Floresta Amazônica é só um detalhe para o resto do mundo?

    4. Maurizio Ferrante

      Deve ser triste escrever um artigo inteligente e perceber que tem pessoas que não entenderam nada -

  28. Daniel Souza Medeiros

    Bozolândia = Metástase a todo vapor.

    Responda
  29. Peter Janos Wechsler

    Demonstração clara do alto nível de um comentarista de direita.

    Responda
  30. VALTER MENDES JUNIOR

    Que venha 2019 Parte 4 aqui na Bozolândia!!

    Responda
  31. Wilton Santana

    Que elenão vá embora! Amém

    Responda
  32. Robson Simões

    Todos os dias eu "agradeço" à Folha por ter sido uma das mídias mais empenhadas pela eleição dele.

    Responda
    1. Robson Simões

      Marcelo, eu só queria e quero que a Folha seja insenta . Os candidatos do PT que a Folha massacrou no segundo turno eram e continuam idôneos. A propósito, estou vendo que ela já tem candidato. Saudações.

    2. MARCELO DAWALIBI

      Robson, o que a imprensa fez? E o que você queria? Que ocultasse escândalos de corrupção que vazavam pelos poros do governo? O que mais? Vai culpar o povo também? Aliás, no Brasil, quando um partido sai derrotado de uma eleição, nunca admite seus erros; a culpa é sempre do povo e da imprensa. Será assim também - espero - no ano que vem, quando o povo tirar Bolsonaro da Presidência. Para os minions, a culpa será da imprensa. Autocrítica jamais. Nisso a direita e a esquerda estão de acordo.

    3. Paul Muadib

      Adonay, não foi o PT que votou no geno cida, foram os eleitores que se identificaram com o mau-caratismo dele.

    4. Fernando José Nicoli

      "Amém " .Eu também.

    5. ADONAY ANTHONY EVANS

      A Imprensa, inimigo preferido dos autoritários nada tem a ver com isso. O monstro Bolsonaro saiu do ventre do PT, gerado por seu presidencialismo de coalizão movido a capitanias estatais com os mais reacionários grotões do coronelismo nacional. É fácil culpar a Imprensa. Fácil e torpe.