-
Marina Gutierrez
Migrar não é delito, mas ninguem deve arriscar a vida no processo, os meios de comunicação divulgam diariamente os perigos que as pessoas enfrentam quando cruzam fronteiras de deserto em caminhões de carrregar mercadorias, rios, travessias por mares agitados em barcos infláveis, etc. Tráfico humano é um delito.
-
Daniel Cabral
Dependendo do Estado e da situação da pessoa, migrar é uma infração direta, ou seja, é um delito. Dizer que as políticas não impedem de acontecer não implica que não é um delito. E dizer que "ninguém deve ser deixado para trás" também não ajuda, é circular. Só empurra a questão: por que? A não ser em casos de desastres naturais, ao invés de sair do seu país, as pessoas deveriam se unir para resolver seus problemas internos.
-
Dionisio DeBarros
Daniel, tambem nao concordo em fugir para outro pais, pq o nosso foi transformado num moedor de carne. O melhor seria lutar para fazer do Brasil um lugar digno de se viver. Contudo, ha fatores muito forte lutando contra. Setor financeiro que encampou a economia do pais nao quer mudanças na politica econômica de jeito nenhum, e tem poder para não deixar acontecer. Midia, apoia a financeirizacao do pais e eh contra mudanças. O povo emburrecido e alienado não sabe em quem acreditar.
-
Daniel Cabral
Eu entendo sua posição e a respeito, embora não concorde. De novo, eu prefiro acreditar na União da população de um país para transforma-lo em uma potência, em um lugar bom para viver, ao invés de ir ilegalmente para um lugar que não nos quer, nos discrimina e nos oprime.
-
Dionisio DeBarros
Daniel, ate que reparacoes sejam feitas aos povos prejudicados pela expansão Europeia do passado, o crime perdura. Novas geracoes não tem nada a ver com o que aconteceu no passado uma ova. Paises que prosperaram as custas de roubo de terras, escravidão e limpeza etnica, precisam prover reparacoes, antes de dizer que o passado eh passado.
-
Daniel Cabral
Caro Dionísio, quando você usa termos como "invadiram" a terra dos indios ou terras que os caras "roubaram" vc pressupõe o mesmo conceito de posse de terra que fundamenta a legislação para a restrição que Estados impõem hoje. Não confunda as questões. Além de tudo, o fato dos europeus terem cometido injustiças no passado não torna um "não delito" a imigração irregular nos dias de hoje.
-
Dionisio DeBarros
Os caras vieram da Europa, invadiram a terra dos Indios, exterminaran-os quase a todos, depois criaram leis proibindo gente de países pobres de entrarem nas terras que roubaram. Eh isso justica?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.